Carnaval e alimentação: o que fazer depois da folia?

No carnaval, dentro dos blocos, nas ruas, nos clubes, o que não falta é espaço para folia com muito suor na camisa, abadá e na fantasia. Mas como o corpo fica nesse gasto de energia? Além, claro, do consumo de bebida alcoólica, comum nessa festa.

Para isso, a nutricionista Maria Freitas, alerta sobre os cuidados com a saúde a cada dia da folia de momo.
“Ao final de um dia de carnaval, pode beber gelado com folhas de hortelã ou com suco de limão. O limão é bem-vindo em todas as bebidas nesse período, por ser rico em vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater os males causados pela folia. Outras fontes de vitamina C são a laranja, acerola, kiwi, manga e tomate”, destaca Maria.

Também é indicado comer castanha do Pará ou do Brasil. “Por ser rica em selênio, outro ótimo antioxidante, a castanha protege o organismo dos excessos. Uma unidade já seria o suficiente, pela alta concentração do mineral.”

Depois da festa, vem a ressaca

Na quarta-feira de cinzas, é comum que o estômago esteja “reclamando”. A dica de Maria Freitas, é fazer refeições leves e de fácil digestão. “Nos dias seguintes à festa, os foliões precisam recuperar as horas de sono perdidas e aproveitar para repousar. Além do descanso, é necessário também se alimentar com bastante frutas e legumes, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes eliminados no suor”, ressalta Maria.

Para repor as energias, a dica é, outra vez, consumir carboidratos, preferencialmente de baixo índice glicêmico, por serem mais saudáveis e evitam picos de glicemia. Para quem tomou bebidas alcoólicas, uma ajuda para a “ressaca” é consumir chá de boldo, que auxilia o trabalho do fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca.

Assessoria de Comunicação Nutricionista – Maria Freitas
Contato: 87 – 99975-1991