Clínica em Petrolina oferece tratamento para dependentes em jogos

A Clínica Hospitalar Vida Serena em Petrolina, sertão de Pernambuco, é pioneira em tratamento para vícios em jogos, através de uma equipe multidisciplinar. De acordo com especialistas, as pessoas podem desenvolver vícios em qualquer coisa que cause uma sensação de bem-estar e satisfaça a sua necessidade por recompensas. Os jogos de azar são viciantes justamente porque despertam prazer, adrenalina e, quando se ganha, alívio e sensação de vitória. Por outro lado, quando se perde, o indivíduo fica tentado a jogar mais algumas rodadas para mudar a sua sorte.

Entre os tratamentos disponíveis para o vício em jogos, sejam de azar, eletrônicos e outros, é a psicoterapia. “A terapia cognitiva-comportamental (TCC) e a terapia behaviorista são consideradas as abordagens mais adequadas para o tratamento de comportamentos compulsivos,” ressalta a psicóloga da Clínica Hospitalar Vida Serena, Ana Íris Verbênia.

As clínicas de reabilitação são o caminho para o tratamento com mais eficácia por oferecer estrutura e equipe multidisciplinar. “Os jogos ativam diversas partes do cérebro, como o córtex pré-frontal ventromedial, associando à tomada de decisão e memória, e o córtex frontal orbital, o qual ajuda no controle emocional. Quando os jogadores compulsivos têm um resultado positivo, o sistema de recompensa do cérebro, responsável pela sensação de prazer, é ativado,” explica Ana Íris.

A sensação de satisfação é que provoca a compulsão por jogos. “Com essa sensação, o jogador associa o ato de apostar a algo positivo, levando-os a jogar cada vez mais, a investir seus recursos , trazendo impactos negativos na vida. Carreira, relacionamentos, a autoestima também são impactados, provocando outros transtornos como depressão, abalando a saúde mental e física.” completa a psicóloga.

Sintomas do jogo patológico

Os psicólogos descrevem comportamentos que podem identificar como sintomas para o vício em jogos. Esses sintomas são desenvolvidos aos poucos e, como a pessoa viciada esconde a gravidade do problema. “A impulsividade e comportamentos como mentir sobre não estar apostando para não preocupar entes queridos, não admitir o vício, esconder que está perdendo dinheiro, perder o interesses em outras atividades. A pessoa passa a faltar a compromissos, como eventos sociais ou trabalho, para poder apostar,” destaca Ana Íris.

É doença

O jogo patológico é considerado um transtorno pelo CID (Classificação Internacional de Doenças) devido à sua capacidade de causar prejuízos à saúde mental e física, bem como à qualidade de vida das pessoas.
De acordo com especialistas, pessoas viciadas em jogos de azar são mais suscetíveis a desenvolver depressão. É importante buscar tratamento para a compulsão assim que os sinais forem percebidos, e, em casos severos, procurar informações sobre internação.

Vida Serena

A Clínica Vida Serena trata pessoas, do sexo masculino, viciadas em jogos. Uma equipe com médicos, enfermeiros, terapeutas, entre outros, é responsável pelo atendimento.
A Vida Serena está localizada à Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida Serena, 620. O espaço fica aberto 24 horas, de domingo a domingo.

Para os pacientes e familiares, o contato pode ser feito através dos números: 87 – 99209-6678. Outras informações no Instagram:
clinicavidaserena_vsf.

Assessoria de Comunicação Clínica Vida Serena