Parto humanizado: Mais de mil crianças nasceram no Centro de Parto Normal em Petrolina (PE)

O parto é um momento transformador na consolidação familiar. A partir do momento que uma criança vem ao mundo, nasce uma mãe dedicada e disposta a enfrentar tudo pelo seu filho. São esses sentimentos que as mulheres compartilham no Centro de Parto Normal (CPN) de Petrolina, que com pouco mais de dois anos de funcionamento já realizou 1005 partos humanizados.  

O parto realizado no CPN acontece em pacientes sem histórico de alterações durante a gestação, já que a unidade atende gestantes de risco habitual e que tenham o desejo do parto natural.  A unidade funciona 24h, conta com uma equipe multidisciplinar, e atende mulheres residentes em Petrolina que são assistidas na rede de atenção básica ou particular da cidade. 

A coordenadora do CPN, Francisca Castro, explica os critérios para a realização do parto na unidade. “Para as mamães que desejam ter o seu filho de forma natural e humanizada, é necessário que elas façam acompanhamento de pré-natal, com no mínimo cinco consultas e realizem todos os exames solicitados, pois através deles é possível identificar o histórico da paciente e assegurar um parto seguro e tranquilo” destaca.  

Vale destacar que as futuras mamães também podem realizar uma visita guiada toda terça e quinta-feira às 10h30. Durante a visita, além de conhecer o local, também é possível tirar dúvidas com os profissionais. O Centro de Parto Normal fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade.