Petrolina promoveu caminhada contra abuso e exploração sexual infantil 

Na manhã desta quinta-feira (18), as ruas do Centro de Petrolina foram palco de uma caminhada para alertar a população sobre a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização foi promovida pela Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH). 

A caminhada teve saída na Praça Maria Auxiliadora e encerramento na Praça do Bambuzinho. A mobilização contou com a participação do prefeito Simão Durando, de servidores e de profissionais da rede de proteção, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares. A banda marcial Irmã Dourado, do PETRAPE, se apresentou durante o percurso.  

A ação foi realizada em alusão ao 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data criada através da Lei Nº 9.970/2000. De acordo com a gestora da pasta, Doriane Secchi Mascarelo, o objetivo da caminhada é fortalecer as medidas de proteção, sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.  

“O prefeito Simão Durando sempre reforça que cuidar das pessoas é nossa prioridade. Mas, não é só o Poder Público e os órgãos de proteção que têm a missão de proteger as crianças e adolescentes contra a violência sexual, toda a sociedade tem esse papel. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia, através de ligação anônima ou em qualquer unidade do Conselho Tutelar”, alerta Doriane.

Como denunciar: 

O principal objetivo da campanha é chamar a atenção para o tema e reforçar a importância das denúncias. Qualquer pessoa pode denunciar e a forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos: Disque 100. Em Petrolina, as denúncias também podem ser feitas aos seguintes órgãos: Conselho Tutelar R1: (87) 3862-9211; Conselho Tutelar R2: (87) 3862-2022.  

.

Fotos: Deivid Menezes – Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)