Dentista alerta sobre consumo de comidas juninas para quem usa aparelho ortodôntico e cuidados com a higiene bucal

É difícil resistir às delícias do cardápio junino. Mas quem usa aparelho ortodôntico precisa ter atenção com as comidas feitas a base de milho, amendoim, etc. “A escovação é a primeira atitude para promover saúde. E a saúde começa pela boca. A gente tem bactérias na boca que quando consumimos alimentos que contêm açúcar, as bactérias transformam em ácido e destroem os dentes, ” explica Dra. Tereza Alencar, odontóloga da Clínica Saúde Alencar em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

Quem não gosta de pé de moleque, milho verde? A Dra. Tereza explica que é preciso atenção de quem usa aparelho ortodôntico na hora de comer esses alimentos. “Para comer o milho, é preciso usar uma faca para debulhar o milho e não morder o sabugo. Morder pode entortar os fios do aparelho provocando dor e inflamação, ou quebrar o aparelho, o que vai atrasar o tratamento ortodôntico. Para comer o pé de moleque, tire o amendoim ou a castanha, mas evite comer maçã do amor porque o risco de quebrar dentes, facetas, descolar coroas é muito grande, ” alerta a dentista.

O aparelho ortodôntico é um dispositivo retentivo para alimentos. As reentrâncias do aparelho servem para grudar a comida. “Existem fio dental próprio para quem usa o aparelho ortodôntico. Existe também o passa fio que facilita o uso. Cuscuz, paçoca, milho, se acumulam no aparelho e é preciso limpar mesmo. E a dica é: primeiro a gente passa o fio dental, que tira a sujeira entre os dentes, e em seguida, usa a escova de dentes para complementar a higiene bucal, ” finaliza Dra. Tereza.

.

Assessoria de Comunicação da Clínica Alencar Saúde