Docente da Univasf será jurado em concurso internacional de queijos artesanais na ExpoQueijo Brasil 2023

Foto: Divulgação

Com ações e projetos de pesquisa e extensão na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) focados na produção de queijo artesanal, o docente do Colegiado de Medicina Veterinária, Daniel Ribeiro Menezes, será jurado no concurso de queijos artesanais que acontecerá na terceira edição do ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards. O evento será realizado em Araxá (MG), entre os dias 24 e 27 de agosto, e reunirá produtores de queijo de diversos lugares do Brasil e do mundo.

Tendo iniciado as atividades com cabras leiteiras desde o seu ingresso na Univasf, em 2009, Menezes possui relação direta com o concurso. O professor irá conhecer o que está sendo produzido em regiões com rotas e produção de queijos consolidadas e trazer para a região essas experiências. Com sua participação no concurso, as expectativas do docente são de ampliar seus conhecimentos no ramo do queijo artesanal, fazer diversas parcerias durante o evento e trazer para a Univasf o que está sendo produzido e estudado neste setor ao redor do país.

Segundo o professor Menezes, durante o evento também será possível dar visibilidade às ações realizadas no Vale do São Francisco, valorizar os produtos e promover os queijos dos produtores da região. “Será um grande aprendizado participar como jurado, pois terei a possibilidade de conhecer os maiores jurados e especialistas em queijos do Brasil e do mundo. Além disso, levarei queijos de produtores da nossa região que serão atendidos pelas ações dos projetos que sou coordenador”, diz o docente.

Dentre os trabalhos do professor, estão fornecer ingredientes que alteram a fisiologia das cabras e, com isso, aumentar os nutrientes benéficos à saúde humana presentes no leite e no queijo e o projeto de criação da Rota Turística de queijo de cabra, associada a rota dos vinhos na região.

A ExpoQueijo Brasil – Araxá Internacional Cheese Awards é um movimento de valorização do queijo artesanal no Brasil. O evento reúne produtores rurais, especialistas, empreendedores, gastrônomos e apreciadores do Brasil e do exterior em torno da valorização e promoção do queijo artesanal em todo o mundo. A estimativa é envolver cerca de 2 mil produtores e impactar 300 mil pessoas.

Valorização

O queijo artesanal desempenha um papel histórico e crucial como fonte de renda e sustento para famílias mineiras. Além de sua importância econômica, ele representa uma rica herança cultural, tradições familiares e identidade regional. Cada produtor de queijo artesanal imprime sua dedicação e amor em cada peça, tornando-a uma expressão autêntica e especial.

Atualmente, Minas Gerais soma 15 regiões produtoras de queijos artesanais formalmente reconhecidos. Representantes de todo o estado estarão expondo ou concorrendo na ExpoQueijo Brasil – 2023. De acordo com o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, a maior participação dos produtores mineiros no evento contribui para a projeção do Queijo Minas Artesanal. “Participar de um evento de magnitude tão significativa é uma forma de garantir visibilidade e reconhecimento do trabalho do produtor de queijo. A Emater-MG ao longo de décadas sempre trabalhou para melhorar a qualidade do Queijo Minas Artesanal em todas as regiões produtoras do estado, tendo como premissa, a preservação do modo de fazer passado de geração para geração”, destacou.

O produtor rural Alexandre Honorato participou das duas edições do evento. Foi medalha de ouro com um queijo meia cura em 2022 e medalha de prata com um queijo branco e bronze com um queijo resinado amarelo na primeira edição do evento. “Vamos participar agora pela terceira vez levando o nosso melhor. A ExpoQueijo é um evento grandioso que destaca os produtores. Isso é muito valioso para o produtor. Mesmo que ele não ganhe, ele tem a oportunidade de entrar em um concurso de altíssima qualidade e isso já é uma conquista. Impossível sair da exposição sem adquirir conhecimento. A oportunidade de trocar experiências, de conhecer mais do universo do queijo, através de palestras, cursos, já enriquece o trabalho”, destaca.