Ambiente aconchegante e amoroso proporciona acolhida no Centro de Parto Normal de Petrolina (PE)

Acolhimento é oferecer conforto a alguém, e é com esse propósito que a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, tem trabalhado para levar aconchego as pessoas. Prova disso é o amor e dedicação ofertados no Centro de Parto Normal (CPN) Maria das Dores de Souza. Em pouco mais de três anos, mais de cinco mil atendimentos às gestantes e seus familiares foram oferecidos no CPN, aproximadamente 1.500 crianças nasceram de maneira natural e sem intercorrências na unidade municipal.  

Mais que parir, as mulheres têm um ambiente único, onde podem viver os três estágios do parto no mesmo local: o Pré-parto, o Parto e o Pós-parto (PPP), sem necessidade de ir para o Centro Cirúrgico. O quarto PPP garante a presença do acompanhante, um trabalho de parto mais tranquilo, e também dá o estímulo para que a mulher seja mais ativa, ela vai poder andar, utilizar a bola, cavalinho entre outros equipamentos que ajudam no processo do parto. 

Em Petrolina, as gestantes podem conhecer o ambiente que desejam parir ainda na gravidez. No Centro de Parto Normal, toda terça-feira e quinta-feira, a partir das 10h, as profissionais da unidade recepcionam as parturientes e seus companheiros ou acompanhantes para uma visita guiada. Durante o período na unidade é conversado sobre o parto natural, são esclarecidos alguns mitos e verdades e, por fim, os presentes podem conhecer toda a estrutura e o passo a passo quando a futura mamãe chegar para parir.  

De acordo com a diretora médica do CPN, Renata Teixeira, todo o ambiente influência no trabalho de parto. “A mulher já está em um período muito sensível, com uma explosão de hormônios, e sim, um ambiente de conforto e segurança é muito importante e faz fluir naturalmente todo o andar do parto. Como costumamos falar aqui, a mulher tem direito de escolher como quer parir e cabe a nós, profissionais da saúde, apresentar os espaços, e isso tem sido muito bem aproveitado aqui no Centro de Parto, pois incluímos a família no processo. Isso é de suma importância, completa a sensação de segurança”, explicou Renata.  

Para as mulheres que desejam fazer uma visita, não é necessário realizar agendamento, só precisa ir até a unidade nas terças e quintas-feiras, a partir das 10h, para a ‘Visita Guiada’. O Centro de Parto Normal fica localizado na Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro.