As Orlas de Petrolina e Juazeiro ficaram lotadas de pessoas na expectativa de ver o eclipse anular

Nesta tarde de sábado 14 de outubro, as Orlas de Petrolina e Juazeiro lotaram de expectadores para ver o eclipse anular. Muitos conforme recomendações levaram seus equipamentos de proteção.

Um eclipse anular, também conhecido como eclipse de “anel de fogo”, é um tipo de eclipse solar que ocorre quando a Lua cobre a maior parte do disco do Sol, deixando uma aparência semelhante a um anel conhecida como “anel de fogo” ou anel. Isso acontece porque a Lua está muito longe da Terra para cobrir completamente o disco solar.

Durante um eclipse anular, a Lua parece menor que o Sol, por isso não bloqueia completamente o Sol. Como resultado, um anel de luz solar permanece visível ao redor da Lua, criando o característico efeito de anel de fogo.

Orla de Petrolina

Os eclipses anulares são um fenômeno raro e são sempre visíveis em uma região específica da Terra, que normalmente fica ao longo de um caminho estreito. Pessoas em áreas fora deste caminho observarão um eclipse solar parcial.

É importante observar que observar um eclipse solar, seja total, anular ou parcial, requer proteção ocular adequada para evitar danos oculares. Olhar para o Sol sem proteção adequada pode causar lesões oculares graves e permanentes, incluindo cegueira.