CHESF e Defesa Civil de Petrolina iniciam instalação de placas do Plano de Contingência na Tapera 

Os equipamentos são orientações e devem ser colocadas apenas nas áreas abaixo a Barragem de Sobradinho.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), em parceria com  a Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, começou a instalar, nessa quinta-feira (23), 283 placas que vão sinalizar e orientar as áreas que ficam abaixo da Barragem Sobradinho, região denominada como Zona de Autossalvamento (ZAS). Em Petrolina, a instalação acontece na comunidade da Tapera, que está inserida nos Planos de Ação Emergencial (PAE) e de Contingência (PLANCON), e direciona a dois pontos de encontro (locais seguros para o resgate), que foram previamente determinados.

Em uma situação hipotética de risco de emergência, a comunidade pode se orientar e conhecer as rotas de fuga adotadas. Essa ação tem caráter preventivo e visa garantir o rápido alerta para as pessoas que habitam nas proximidades do Rio São Francisco. É importante destacar que todas as rotas foram pré-estabelecidas e validadas pela Defesa Civil e direcionam a comunidade para locais estratégicos e seguros.

É importante destacar que a Barragem de Sobradinho se mantém segura e seguindo todos os procedimentos operacionais de forma normal e sem riscos estruturais. Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência, o que demonstra que as equipes da Defesa Civil do município seguem realizando o seu trabalho com seriedade.

Outras informações sobre a ação, dúvidas ou sugestões, podem ser encaminhadas para a Central de Atendimento no número 153, que funciona 24h por dia.

 

Texto: Luzete Nobre        

Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade