Cooperativas assinam contrato para coleta seletiva em Petrolina (PE)

A cooperativa médica Unimed Vale do São Francisco, assinou um contrato de doação de resíduos sólidos com a cooperativa do Trabalho dos Catadores de Petrolina- Renascer. Com o tempo de duração inicial de um ano, o contrato tem como objeto a doação de resíduos sólidos, a exemplo de papel, papelão, plásticos em geral, garrafas PET e latas de alumínio.

De acordo com o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, a assinatura do termo significa um ato de intercooperativismo e sustentabilidade. “A cooperativa médica, hoje com 520 cooperados, vai destinar os resíduos sólidos gerados pela rede de serviços que inclui hospitais, clínicas, centro de diagnóstico, núcleos de saúde e terapia, laboratório e postos de coleta laboratorial, Espaço Viver Bem e Espaço Crescer Bem”, acrescentou.

Segundo a presidente da cooperativa do Trabalho dos Catadores de Petrolina-Renascer, Luana Marina, o contrato de doação vai transformar os resíduos em renda para 15 famílias de catadores, além de fomentar a reutilização dos materiais, impactando positivamente no meio ambiente. Os resíduos serão selecionados e prensados na sede da entidade, que fica no bairro Dom Avelar.

O termo de doação assinado pelas cooperativas, segue o Decreto nº 10.936, de 2022, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e regulamenta o tratamento (separação e destinação final) adequado dos resíduos sólidos produzidos pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.