SAMU Petrolina registra maior número de trotes durante período de férias  

O que parecer ser uma simples brincadeira é considerado crime. Os trotes são arriscados e quando praticados com serviços de saúde, podem custar a vida de uma pessoa. Em Petrolina, de janeiro a novembro de 2023, mais de 7.380 trotes foram registrados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU). Em janeiro do ano passado, período de recesso escolar, foram contabilizados mais de 790 trotes, o equivale a mais de 25 ligações falsas por dia.  

Nos três primeiros dias de 2024, o SAMU já registrou 73 falsas ocorrências, ou seja, cerca de 24 ligações por dia se tratavam de chamados sem vítimas. Essa ação faz com que as equipes se desloquem para uma ocorrência mentirosa, atrapalhando a rotina de urgências e emergências que a unidade deve prestar para toda cidade.  

As chamadas desnecessárias ao SAMU interferem no andamento do serviço disponibilizado para a população que realmente precisa dos atendimentos. Infelizmente, grande parte das ocorrências são identificadas quando a equipe chega ao endereço informado na ligação.  Essa prática é criminosa, conforme estabelecido no o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, quem a comete pode pegar de um a três anos de detenção e multa.  

Com o período em que as crianças ficam mais tempo em casa, a Secretaria de Saúde pede é para que os pais ou responsáveis redobrem a atenção e não deixem os telefones em locais de fácil acesso para que essa prática não aconteça.