Hospital Dom Malan em Petrolina reforça equipe de pronto socorro infantil por causa do aumento de doenças respiratórias

A vendedora Lara Rodrigues, de 29 anos, está há três dias com a filha Luna, de 3 anos, internada no Pronto Socorro Infantil do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. “Ela nunca tinha tido cansaço respiratório. Começou com tosse, febre e a respiração foi ficando ofegante. Precisei vir para a urgência no sábado e quando fizeram o raio x aqui no hospital, viram que ela está com pneumonia e foi logo recebendo oxigênio, ” contou a mãe de Luna.

Também atendida no Pronto Socorro, está Ágata Vitória, de 1 ano e dois meses. A mãe, Andreza Evangelista, 19 anos, conta que a filha começou a apresentar sintomas de gripe. “ Ela começou com uma coriza, depois veio tosse, cansaço respiratório e eu trouxe para o Hospital Dom Malan.”

As maiores queixas das crianças são cansaço, coriza, tosse, além de vômito e diarreia.  O número de atendimento começou a ser observado já nos dois primeiros meses do ano. Foram mais de 2.400 atendimentos registrados em fevereiro. 500 a mais que o mês anterior, de acordo com a Coordenação Médica da Emergência Pediátrica do Hospital Dom Malan Ismep.

“O Hospital Dom Malan, já prevendo esse aumento significativo no número de atendimentos, ampliou a nossa escala de profissionais com a contratação de um médico pediatra, mais um enfermeiro, um fisioterapeuta e dois técnicos de enfermagem por plantão, ” explicou a diretora geral do HDM Ismep, Ana Carolina Lemos.

O movimento no Hospital Dom Malan se intensifica aos finais de semana porque as unidades básicas de saúde estão fechadas. A direção do HDM Ismep chamou a Secretaria Municipal de Saúde para a elaboração de estratégias de forma a programar ações para enfrentar a sazonalidade das doenças respiratórias. “O que sugerimos ao Município foi a abertura de um ambulatório de baixa complexidade, que seja próximo ao hospital, considerando que estamos com a superpopulação por causa dessas doenças do trato respiratório, para que o HDM Ismep, dentro da sua missão, atenda os pacientes de classificação vermelha e amarela, os que requerem maiores cuidados, e o que atendimento mais simples, na classificação verde, seja feito por esse ambulatório. Estamos aguardando que seja o mais rápido possível, ” ressaltou Ana Carolina Lemos.

Síndromes Respiratórias

A médica pediatra e Coordenadora Médica da Emergência Pediátrica do Hospital Dom Malan Ismep, Maria Cláudia Ralino, explica que as crianças apresentam sintomas gripais. Essa sazonalidade é bem reconhecida nas unidades de saúde e se inicia mais precocemente na região nordeste do país, no mês de fevereiro, se estendendo até meados de julho.  “A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O Vírus Sincicial Respiratório é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida, ” destaca a pediatra.

Prevenção

A prevenção é a melhor estratégia contra o vírus sincicial respiratório. Algumas ações comuns para evitar gripes e resfriados ajudam a prevenir a infecção: Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de “tocar” no bebê; usar álcool gel sempre que possível; evitar contato do bebê com pessoas que apresentam sintomas de gripe, como coriza e tosse; manter objetos limpos; evitar ambientes fechados; evitar proximidade com fumaça de cigarro; manter o calendário vacinal atualizado.

Por: Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – ISMEP