Prefeitura firma parceria para realização de ações no combate ao Aedes aegypti

Nessa quinta-feira (21), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) colocaram em prática uma ação que tem como objetivo conscientizar as pessoas para os casos crescentes de doenças ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti. Durante as atividades, os agentes fiscalizadores abordavam os veículos e os Agentes de Combate às Endemias orientavam verbalmente sobre a importância de manter ambientes limpos e livres de água parada, os profissionais de saúde entregaram também panfletos com dicas e orientações.

Parada na blitz de conscientização, a promotora de vendas, Fabiana Pinto da Silva, ressalta a importância de massificar as informações para que as pessoas possam colaborar e não deixar que o mosquito se prolifere. “É algo extremamente importante, sem dúvidas. Falo com propriedade, pois eu e minha mãe já tivemos dengue e chikungunya e não gosto nem de lembrar do que passamos. Em minha casa temos o maior cuidado, não deixamos água parada, as garrafas são sempre guardadas com a boca para baixo, mas tudo precisa ser coletivo, todo mundo precisa fazer sua parte em casa. Sabemos que o mosquito só nasce se tiver água parada, então fazer uma limpeza em casa e observar as vasilhas é muito importante”, destacou a promotora de vendas.

Cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados nos domicílios, e com uma vistoria de 10 minutos por semana, a população pode auxiliar para que Petrolina não tenha surto de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. No boletim epidemiológico da última segunda-feira (18), Petrolina tem 853 notificações para dengue, destes, quatro casos confirmados e 123 descartados. Para Chikungunya os números indicam 103 notificações, 19 descartados e nenhum caso confirmado. Para Zika, são 16 notificações, dois casos descartados e nenhuma confirmação.