Agricultores familiares começam a receber Garantia-Safra 2022/2023 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina informa aos 1.725 agricultores familiares cadastrados no programa ‘Garantia-Safra’ que a parcela única referente ao ano de 2022/2023 começa a ser disponibilizada a partir desta quarta-feira (17). Os produtores podem conferir, junto à Caixa Econômica Federal, o saldo em conta de acordo com a numeração final do seu cartão do Número de Identificação Social (NIS), sendo os primeiros beneficiados em ordem crescente a partir do número 1.

O seguro será pago em parcela única no valor de R$ 1.200, o que significa dizer que serão injetados na economia local mais de R$ 2 milhões. O Garantia-Safra é um programa do Governo Federal gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Os agricultores que já possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, renda mensal de até um salário-mínimo e meio, com 0,6 a 5 hectares de plantação de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca têm direito ao seguro.

Aqueles agricultores e agricultoras que apresentarem algum problema nos dados cadastrais podem procurar a Secretaria de Agricultura (Seagri) para que as incongruências sejam corrigidas e repassadas ao MAPA. A Secretaria está situada na Rua Santa Cecília, 35, Centro, próxima ao Estádio Paulo Coelho, com atendimento ao público das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.