Conselho Estadual de Educação aprova curso de medicina da Autarquia Educacional do Belo Jardim com primeiro vestibular para 2025

Nesta quarta-feira (10), o pleno do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) aprovou, por unanimidade, o parecer final da relatora Giselly Muniz, da Câmara de Ensino Superior para o curso de Medicina da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB/FBJ). “Após esta aprovação, será iniciada a fase das adequações física dos ambientes da Autarquia Educacional de Belo Jardim. Na sequência, serão implantados os laboratórios e efetivada a implantação do curso,” destacou o diretor-presidente da Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB/FBJ), Antonio Habib.

Para Habib, que também implantou o curso de medicina na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, é uma vitória de toda a equipe que faz a Autarquia Educacional do Belo Jardim. “Foram vários meses de muito trabalho e dedicação com equipe de professores de Pernambuco, de Goiás e São Paulo, para que o projeto se concretizasse. Além de recebermos apoios importantes do prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela e do deputado federal Mendonça Filho, ” frisou Habib.

O Prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela comemorou a aprovação do curso que segundo ele, irá transformar a realidade econômica do município e da região. “Sempre acreditei neste projeto e toda equipe recebeu nosso apoio incondicional. O curso de medicina de Belo Jardim será inovador e vai gerar uma cadeia de desenvolvimento para toda região”, destacou.

Vestibular

O curso de medicina vai ofertar 100 vagas por ano, divididas em dois semestres. Em 2025 será aberto o primeiro vestibular para seleção dos alunos e em 2026 as aulas serão iniciadas. A proposta da Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB/FBJ) é formar médicos de saúde da família. O perfil é de um profissional de confiança e credibilidade, capaz de acompanhar o paciente desde a infância até a terceira idade. Ele avalia as condições gerais e específicas do paciente, indicando mudanças de hábitos para evitar doenças ou o agravamento de condições preexistentes. Esse é um apoio fundamental para a manter a saúde preventiva.

Por: Assessoria de Comunicação da AEB/FBJ