Gestão Suzana Ramos garante mais assistência à saúde infantil com reforço na equipe da Unidade Pediátrica e cirurgião 24 horas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reforçou a equipe médica para os atendimentos na Unidade Pediátrica (Uped) devido a este período do ano, quando há um aumento de infecções respiratórias agudas, situação em que cresce a demanda de atendimento nas urgências.

“Estamos, constantemente, investindo na melhoria do atendimento na UPED por entendermos que o serviço de saúde tem que ser otimizado sempre. A unidade recebeu reforço na escala de pediatras, com a contratação de mais um profissional e o cirurgião 24 horas, que já está no atendimento desde 2023, além do suporte com a equipe de assistência formada por médicos pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos especializados em pediatria, assistente social, técnicos e auxiliares de enfermagem”, descreveu a prefeita, Suzana Ramos.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, enfatiza que, mesmo com as dificuldades, os serviços têm melhor assistido à população. “Estamos sempre buscando mais investimentos, inserção no serviço em programas do governo federal e estadual, buscado apoio e a prova é a aquisição do profissional cirurgião pediátrico em escala de sobreaviso 24 horas por dia, manhã, tarde e noite. Mesmo sendo um serviço de média complexidade, a gestão da prefeita Suzana Ramos tem tido o cuidado de melhorar, mais ainda, a qualidade dos atendimentos”, destacou. O cirurgião plantonista poderá realizar pequenos procedimentos e/ou avaliação.

Unidade Pediátrica

A Uped atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade em situação de urgência e emergência, acolhendo pacientes da rede PEBA que integra, além de Juazeiro, pacientes de municípios da Bahia e de Pernambuco. São realizados, em média 170, atendimentos por dia, e funciona 24 horas.Criada em abril de 2020, a unidade tem 12 leitos, incluindo os de isolamento e sala vermelha e conta com 71 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos e corpo administrativo. É um hospital de média complexidade. A Uped fica localizada no bairro Jardim Flórida, na Rua Paula Bispo de Carvalho, número 210.

Os atendimentos de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Inverno e Doenças respiratórias

No período que compreende os meses de maio, junho e julho, as temperaturas caem e favorecem a disseminação dos vírus causadores de Síndromes Respiratórias como gripe, resfriado e, até mesmo, a Covid-19, que continua circulando. Além das infecções, neste período desencadeiam doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite, em especial nos festejos juninos, quando a população acende as fogueiras.

A Sesau alerta para que as pessoas evitem aglomerações, mantenha os locais ventilados e o cartão de vacina em dia contra a gripe e a Covid-19.