Prefeitura de Juazeiro realiza quase 30 mil atendimentos na marcação de consultas e exames no primeiro trimestre de 2024

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), registrou quase 30 mil atendimentos no sistema de marcação de consultas e exames especializados de janeiro a março deste ano. Por mês, foram, em média, 9 mil atendimentos com pacientes encaminhados para a Policlínica Municipal, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), unidades hospitalares do estado e a Policlínica Regional.

Esses atendimentos são para tratamentos especializados, sem contabilizar os acolhimentos de rotina realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maternidade de Juazeiro e unidades de urgência e emergência como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Pediátrica (UPED). O coordenador da Central de Marcações, Vitor Bomfim, destaca que, quando abre a agenda de marcações, dia 25 de todo mês, a sede da Secretaria recebe cerca de 250 pessoas por dia na primeira semana. “Esse número vai normalizando para 50, 70 atendimentos por dia conforme o mês avança. Isso porque na Secretaria estamos atendendo apenas o grupo prioritário e a equipe faz o possível para que o usuário não saia sem sua consulta ou exames marcados”, afirmou.

Bomfim reforça que, os atendimentos totais de marcações também incluem as UBS, que realizam agendamento próprio na abertura da agenda e, agora, com a priorização dos idosos nas unidades. “Desde o mês passado, reforçamos que os idosos devem agendar suas consultas especializadas e exames nas unidades de saúde por ser mais confortável, próximo de suas casas, reduzindo as filas na Secretaria”, destacou.

Público-Prioritário
A marcação na Sesau é para pacientes oncológicos, com fibromialgia, com lúpus, autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, em busca de ressonância, tomografia, cateterismo e cirurgias ginecológicas e de baixa e média complexidade.

Documentação
Para fazer a marcação na Secretaria de Saúde é preciso apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação: os pacientes do TFD precisam apresentar o carimbo e o número do prontuário do TFD. A Sesau disponibiliza uma carteirinha para estes pacientes e para o atendimento é necessária a apresentação da mesma. Os pacientes oncológicos precisam apresentar a carteirinha do tratamento. Já os pacientes com fibromialgia devem apresentar o relatório médico da doença. Os pacientes com Lúpus precisam apresentar a carteirinha e o relatório médico. Os pacientes pré-operatório têm que apresentar as requisições de pré-operatório.

Além desta documentação, todos os pacientes precisam apresentar um documento oficial com foto, o Cartão SUS e as guias médicas. Cada paciente poderá marcar apenas as suas requisições. As marcações de terceiros devem ser feitas apenas por familiar ou com procuração.

 


Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ