Prefeitura de Petrolina explica sobre funcionamento do programa de prevenção da ‘Doença de Chagas’

Nesse domingo (14), foi comemorado o dia Mundial da Doença de Chagas, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância do combate à doença. Esta é uma infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que se não for tratada, pode levar a morte. A Prefeitura de Petrolina tem um programa cujo objetivo é monitorar o controle e a prevenção da doença no município.

As pessoas que diagnosticadas com a doença, fazem acompanhamento na Policlínica Municipal. A porta de entrada para o primeiro atendimento é a Unidade Básica de Saúde, após avaliação o paciente será encaminhado para coleta de exames laboratoriais. Se diagnosticado no inicio da doença, a chance de cura da doença é de 80%.  A Secretaria de Saúde intensificou as ações, com visitas às comunidades, palestras educativas e exames laboratoriais em áreas com indicação.

Vale ressaltar que caso seja encontrado um barbeiro na residência, é importante que a população não mate e tente capturá-lo vivo, com os seguintes cuidados: pegue um saco plástico, calce na mão e pegue o animal, anote em um papel o endereço da casa, o local onde foi encontrado, e o nome do dono da residência e a data da coleta. Após essa coleta, é necessário que leve até a Vigilância Epidemiológica, que funciona na Secretaria Municipal de Saúde.

PROGRAMAÇÃO:

17/04- Trabalho Itinerante nas comunidades, Uruás, Vila Beju, Baixa dos Ossos. Serão realizadas orientações e coleta de sangue para o rastreamento sorológico.

24/04 – Assentamento Curumatá – Atividades voltadas para as doenças de Chagas. Atividades educativas e coleta de sangue para rastreamento sorológico.