O Programa Pernambuco Artesão lança suas Jornadas Criativas na mesorregião do São Francisco, na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, a partir das 9h, no Sebrae Petrolina. Artesãos petrolinenses e dos municípios das redondezas podem participar do evento, que é aberto a todos. Já entre os dias 12 de maio e 06 de junho, as Jornadas Criativas vão oferecer mentorias e consultorias gratuitas para 20 artesãos, que serão selecionados mediante inscrições. Os interessados devem se inscrever pelo site da ABPModa (https://lp.institutoriomoda-abpmoda.com.br/programa-pernambuco-artesao) até o dia 30 de abril.
As Jornadas Criativas são uma das ações do Programa Pernambuco Artesão, que é realizado graças a convênio do Sebrae e do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, que executa no Estado o PAPE — Programa do Artesanato de Pernambuco. Sete territórios pernambucanos, da Capital ao Sertão, estão contemplados nesta ação, que já passou por Caruaru e Garanhuns, agora acontece no Recife e em Goiana e, depois de Petrolina, ainda viajará para Araripina (30/04) e Serra Talhada (09/05).
PROGRAMAÇÃO
Para estimular os artesãos a aprimorarem seus trabalhos e ampliarem as redes e os mercados, o evento de lançamento das Jornadas Criativas em Petrolina, na próxima segunda-feira, dia 28, vai promover a palestra “Artesanato: Da Produção ao Mercado”, ministrada por Dorotéa Naddeo (MG), especialista em gestão de projetos de artesanato, e também o debate “Artesanato e Desenvolvimento”, mediado por O Imaginário, laboratório de Design da UFPE que prepara o Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado pela Adepe em 2023.
Já os 20 artesãos selecionados para participar de uma programação mais longa, que vai se estender de 12 de maio a 06 de junho, com mentorias coletivas e consultorias individuais, gratuitas, terão o acompanhamento das consultoras e designers Ana Luiza Nigri e Marina Bittencourt, que atuam no Projeto Fio (RJ) e outras iniciativas na área criativa.
“As Jornadas Criativas do Programa Pernambuco Artesão representam o que há de mais convergente entre os saberes e fazeres tradicionais e os princípios essenciais do design e do acesso ao mercado”, diz Roberto Meireles, diretor da ABPModa, que assina a curadoria desta ação. Para tanto, reforça, é criada “uma conexão sensível e respeitosa entre os consultores e os artesãos participantes, formando um ambiente propício para uma atividade geradora de valor”.
De acordo com o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, a instituição tem desenvolvido um trabalho contínuo com os artesãos do Estado, por meio de três eixos de atuação: gestão, inovação e acesso a mercado. “O Programa Pernambuco Artesão reúne todas essas ações, com o propósito de que os artesãos sejam bem-sucedidos como empreendedores. Nessa etapa de Jornadas Criativas, queremos capacitá-los e apoiá-los no desenvolvimento de novos produtos, para que eles se tornem mais competitivos”, afirma.
CONVÊNIO
O Programa Pernambuco Artesão foi lançado na 24ª Fenearte. Em dezembro de 2024, a iniciativa levou oito artesãs pernambucanas para a Expoartesanías, feira que acontece em Bogotá, Colômbia, e também viabilizou a viagem de dez artesãs e artesãos de todo o Estado para a 35ª Feira Nacional do Artesanato — Expominas, realizada em Belo Horizonte.
Neste primeiro semestre, além das Jornadas Criativas, que já contemplaram mais de 500 artesãos em Caruaru, Garanhuns, Recife e Goiana, o programa viabilizará a ida de seis artesãos e/ou associações para o 19º Salão do Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras, em maio, e realizará oficinas de marketing digital e gestão financeira, fora palestras sobre linhas de crédito.
“Executar políticas que fomentem o desenvolvimento do artesanato e dos artesãos do nosso Estado é uma das premissas do nosso trabalho aqui na Adepe. Quem trabalha com o fazer manual encontra no Programa Pernambuco Artesão uma excelente oportunidade de se qualificar gratuitamente e de estar em contato direto com as políticas do Governo de Pernambuco para artesãs e artesãos de todas as regiões, do Litoral ao Sertão”, detalha o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho.
EMISSÃO E RENOVAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DO(A) ARTESÃO(Ã)
Nos eventos de lançamento das Jornadas Criativas também será possível emitir ou renovar a Carteira Nacional do(a) Artesão(ã), através do PAPE — Programa do Artesanato de Pernambuco, que estará presente com sua equipe técnica. Quem está com a identificação vencida deve fazer a renovação imediatamente, sob o risco de perder definitivamente o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Para emitir a Carteira Nacional do Artesão é necessário realizar in loco o teste de habilidade e apresentar a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de residência. No caso de renovação, basta ter em mãos comprovante de residência.