Era criança correndo para lá e para cá, entre gritos de animação e passos ligeiros no chão de areia. A Ilha do Fogo virou cenário de uma verdadeira gincana ambiental nesta quarta-feira (30), com mais de 50 estudantes da Rede Municipal de ensino, além do público em geral, reunidos em um mutirão de limpeza que parecia ‘só’ brincadeira, mas era cuidado com a natureza.
A ação, parte do programa Juazeiro Limpa, simbolizou o fim dos 30 dias de manutenção da ilha, responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) da cidade como parte do acordo de cooperação com Petrolina (PE). Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a manhã de atividades teve apoio, além da Sesp, das secretarias de Mulher e Juventude, Educação e Ordenamento Urbano.
Desde cedo, as atividades tomaram conta da ilha: rodas de conversa, plantio de mudas, palestra ao ar livre e mutirão com sacos e mais sacos de lixo recolhidos do 8º ano. Os alunos mais velhos participaram de uma caça ao tesouro — entre uma dica e outra, recolhiam resíduos pelo caminho. Já os menores se encantaram com a “Ararinha Tita” e aprenderam sobre o descarte correto com a equipe da Sema e o ambientalista Victor Flores.
Atenta à experiência, a estudante Ketelyn Rayara comentou: “Eu achei o evento muito bom! Acho que as pessoas deveriam se conscientizar mais sobre a limpeza da cidade e essa é uma dinâmica legal; a gente sai um pouco da escola e faz algo muito divertido”.
O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Leal, reforçou a importância da atividade com os jovens para construção de um futuro melhor: “No mês de abril, Juazeiro esteve presente na Ilha do Fogo com equipes dedicadas à limpeza e à manutenção. Encerrar esse ciclo com a participação das crianças mostra que o trabalho vai além do que é visível: estamos semeando consciência e responsabilidade coletiva”.
Ascom PMJ – Layla Shasta