Com o compromisso de ampliar a escuta, fortalecer políticas públicas e valorizar o protagonismo das pessoas idosas, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realiza na próxima sexta-feira (30), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Petrolina (FACAPE), tendo como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, Direitos e Participação”.
A conferência tem como característica marcante a união entre governo e sociedade civil, com ênfase na participação direta das próprias pessoas idosas, vindas de diferentes contextos culturais e sociais. O encontro é um espaço fundamental para que os desafios do envelhecimento populacional sejam debatidos de forma democrática, resultando em decisões coletivas sobre as prioridades que devem nortear as políticas públicas municipais. Além disso, será uma oportunidade para avaliar as ações já realizadas em Petrolina, reforçando a importância da escuta ativa e da construção conjunta.
Durante o encontro, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho, distribuídos em salas temáticas que abordarão os seguintes eixos: financiamento das políticas públicas; fortalecimento da proteção à vida e à saúde; enfrentamento da violência e do abandono; participação social e vida comunitária; e fortalecimento dos conselhos de direitos. Essa estrutura visa garantir discussões mais aprofundadas e a formulação de propostas que atendam à diversidade das velhices presentes na sociedade.

Ao final da Conferência, serão eleitas as propostas que representarão Petrolina nas etapas estadual e nacional, além da escolha de seis delegados(as) que levarão a voz do município para os próximos debates. “Eventos como este são importantes para conscientizar o governo e a população sobre a situação da pessoa idosa”, destacou a organização. A 6ª Conferência reafirma o compromisso do município com a equidade, a dignidade e a promoção da cidadania das pessoas idosas.