Um policial militar foi morto a tiros na noite do último domingo (6), durante uma vaquejada no Parque Maratá, localizado no município de Trizidela do Vale, interior do Maranhão. O principal suspeito do crime é o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), de 27 anos.
Segundo testemunhas, o policial Geidson Thiago da Silva dos Santos, conhecido como “Dos Santos”, se desentendeu com o prefeito no evento. Durante a discussão, João Vitor teria sacado uma arma e efetuado ao menos cinco disparos contra o soldado, que estava de folga no momento do ocorrido.
A vítima foi socorrida e levada inicialmente para um hospital em Pedreiras. De lá, foi transferida para o hospital de Peritoró, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames periciais.
Após o crime, o prefeito João Vitor fugiu do local. Até a manhã desta segunda-feira (7), ele seguia foragido. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e do setor de inteligência estão mobilizadas para localizar o suspeito.
João Vitor Xavier foi eleito em 2024 com mais de 70% dos votos válidos. Ele é filho do atual prefeito de Bernardo do Mearim e sobrinho de Erlanio Xavier, ex-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), o que ampliou a repercussão política do caso.
O crime chocou a população local e gerou manifestações de pesar por parte de colegas da corporação militar. O comando da Polícia Militar do Maranhão divulgou nota lamentando a morte do soldado e pedindo que a justiça seja feita.
A motivação do crime ainda é investigada. Imagens de câmeras de segurança do local estão sendo analisadas e testemunhas estão sendo ouvidas pela Polícia Civil.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) disse que lamenta o crime e informou que as polícias Civil e Militar, com apoio da Inteligência, realizam buscas para localizar o suspeito, que seria o prefeito de Igarapé Grande.






