Vilmar Cappellaro assina abaixo-assinado de revogação da RVS Tatu-bola e diz: “lutaremos para que nenhuma família de Lagoa Grande seja prejudicada” 

Os agricultores da cidade de Lagoa Grande, inseridos no Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola, saíram tranquilizados após reunião na Câmara de Vereadores. O prefeito Vilmar Cappellaro foi o anfitrião do encontro que  reuniu em Lagoa Grande, nesta segunda-feira (12), os prefeitos Simão Durando (Petrolina) e George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), e a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco  (Semas-PE), Inamara Mélo, para discutir as modificações no decreto nº 41.546.

O prefeito Vilmar Cappellaro comemorou quando destacado pela secretária estadual Inamara Mélo, que os agricultores poderão utilizar suas propriedades para a agricultura familiar, criação de caprinos e ovinos ou qualquer outra forma de subsistência sem nenhum impedimento. Outra conquista anunciada na reunião, fruto de uma das solicitações dos prefeitos das três cidades, foi que produtores poderão obter crédito rural junto às instituições financeiras, como também foram flexibilizadas as exigências solicitadas pela Neoenergia (Celpe).

O chefe do Executivo saiu do encontro satisfeito e disse que a primeira batalha foi vencida. “Estamos discutindo com maturidade um tema que foi pauta de várias reuniões nos últimos dias. Viemos aqui com responsabilidade, para ouvir e buscarmos um entendimento concreto que vai beneficiar nossos agricultores”, ponderou.

O gestor também destacou que as colocações da secretária Inamara Mélo, foram pertinentes e ajudaram a derrubar inúmeras desinformações e ajudaram a acalmar os corações dos agricultores. “A luta vai continuar! Lutaremos até que os nossos agricultores durmam tranquilos, pois temos a convicção que nenhum deles será retirado de suas terras. Assinei o abaixo-assinado, e poderemos batalhar juntos para que esse decreto seja revogado o mais rápido possível, caso essa seja a vontade da maioria”, concluiu.

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-bola, localizado nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina,  é a maior unidade de conservação criada pelo Estado de Pernambuco até o presente momento e possui uma área de 110.110,25 hectares e foi titulado em março de 2015, através do decreto nº 41.546.

Além das autoridades citadas, o encontro contou com a presença de vereadores (as), secretários, procuradores dos três municípios, Conselho Sustentável, Sindicado, agricultores e outras representações.