O bairro Antônio Cassimiro, situado na área periférica de Petrolina, agora conta com a maior escola municipal da cidade. O prefeito Simão Durando inaugurou, na noite desta terça-feira (05), o equipamento educacional, que recebeu investimento de R$ 7,9 milhões. Batizada com o nome Lívia Cléa Viana Coelho, a escola em tempo integral foi entregue num evento com a presença da família da homenageada, do ex-prefeito Miguel Coelho, vereadores e lideranças, além de professores, pais e alunos.
A unidade escolar foi erguida do zero com uma ampla estrutura para atender as crianças da localidade. Com equipamentos modernos e inovadores, a escola em tempo integral é dotada de uma estrutura, que além de ser mais sustentável, possui maior resistência, versatilidade e melhor custo benefício. A unidade foi pensada em todos os detalhes, decorada e equipada de forma lúdica e pedagógica para atender 450 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A estrutura de ensino conta com 15 salas de aula climatizadas, laboratórios, auditório, ateliê criativo, biblioteca, brinquedoteca, quadra coberta, cozinha, refeitório, casa de gás, poço artesiano para irrigação, bloco administrativo, banheiros acessíveis, iluminação em led, telhado termoacústico, paredes de concreto revestidas em PVC, subestação própria de energia, cisterna de armazenamento de água, sistemas de irrigação, de alarme, de proteção contra incêndio e de proteção contra raios.
De acordo com o prefeito Simão, uma das principais metas da gestão é garantir uma educação pública gratuita, qualificada e inclusiva. O gestor petrolinense destacou que a gestão atingirá, nos próximos meses, a meta estabelecida com 15 escolas em tempo integral.
“Hoje, é um dia histórico para Petrolina, mas principalmente para o Antônio Cassimiro. Como prefeito eu estou muito feliz, mas não se compara ao orgulho que estou como filho de professor. O investimento em educação de qualidade sempre foi um compromisso da nossa gestão, junto com o nosso grupo político, e esta nova escola é um exemplo disso. Essa é a 13° escola em tempo integral e vamos continuar trabalhando para fortalecer ainda mais essa modalidade de ensino e nos próximos meses vamos entregar o número que prometemos à população. Eu tenho muito orgulho de dizer que a maior escola de tempo integral com uma estrutura que não deve a nenhuma escola privada é aqui no Antônio Cassimiro provando que estamos trabalhando nos quatro cantos da cidade, na certeza que estamos construindo um futuro brilhante para a nossa Petrolina”, destacou.
O ex-prefeito Miguel Coelho celebrou o momento e lembrou como era o cenário da educação em tempo integral em 2017. “Petrolina só tinha uma escola em tempo integral, que tinha sido inaugurada pelo então prefeito Fernando Bezerra, 10 anos depois resgatamos esse projeto. Assumi o compromisso em 2016, ao seu lado Simão, de fazer cinco escolas. Em 2020, com você também ao meu lado, terminar 2024 com 15 unidades. Pois bem, até junho vamos cumprir a promessa, mas, acima de tudo, realizando os sonhos das crianças e não apenas delas, dos seus pais também. Eu sou pai e sei que quando meu filho é bem cuidado, nós somos bem cuidados. Parabéns, prefeito. Feliz em ver que a melhor escola do município está no Antônio Cassimiro”, destacou.
Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre




“Eu acredito que a educação transforma vidas e minha história é um exemplo disso. Sou filha do interior e encontrei na educação o caminho para me tornar uma liderança comprometida com o futuro do povo de Juazeiro. Entregar essa escola totalmente requalificada e ampliada, pra mim, é sinônimo de oferecer não somente conforto e qualidade de ensino, mas acima disso, oportunidades para um futuro promissor. Hoje, nós rompemos com o abandono de mais de duas décadas dessa unidade escolar e entregamos ao povo de Itamotinga a segunda maior escola com obras de requalificação e ampliação e com o segundo maior investimento em recursos próprios”, declarou a prefeita Suzana Ramos.
A obra

Luziane trabalha desde 2012 no setor e relata que a aviação ganhou seu coração. Como Agente de Operações e Segurança, preza pela segurança do terminal e dos passageiros, fiscalizando o tráfego de aviões, pessoas e veículos, realizando inspeções no pátio e na pista de pouso e decolagem, supervisionando o uso adequado dos equipamentos, credenciais, além de atuar como fiscal de pátio, auxiliando no estacionamento das aeronaves. “É uma função que preza pela excelência para que todas as atividades sejam feitas dentro dos procedimentos e normas para garantir a segurança das operações”, ressalta Luziane.
Hoje Luziane descreve que se sente respeitada como profissional e orgulhosa por fazer parte do time. “Foram muitos desafios, estudos e aprendizados para chegar até aqui. Um dos maiores desafios foi o primeiro dia na responsabilidade de atuar no estacionamento de uma aeronave sozinha. O desafio foi cumprido com sucesso e sou grata pelas oportunidades. Me sinto muito feliz em ver essa importante profissão exercida por mulheres qualificadas, que buscam atuar na aviação com segurança e compromisso”, pontua Luziane.

As únicas capitais que não apresentaram aumento no preço médio da cesta foram Florianópolis (-2,12%), Goiânia (-0,41%) e Brasília (-0,08%). As maiores elevações foram observadas no Rio de Janeiro (5,18%), São Paulo (1,89%) e Salvador (1,86%).

De acordo com a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, o evento é uma forma de fortalecer o movimento de conquistas das mulheres. “Não poderíamos deixar de homenagear as servidoras que fazem a Educação Municipal uma referência de excelência. O Dia Internacional da Mulher é um momento reservado para celebrarmos nossas conquistas, lutas e união em busca de oportunidades equivalentes. Esse momento é muito satisfatório, pois fortalece o empoderamento das mulheres, rompe estigmas e reforça a necessidade de ocuparmos espaços de representatividade”, concluiu Alexandrina.

O feminicídio é uma qualificação do crime de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. É o assassinato decorrente de violência contra a mulher, em razão da condição do sexo ou quando demonstrado desprezo pela condição de mulher. A lei que instituiu o dispositivo foi sancionada em março de 2015.

