Simão Durando inaugura maior escola em tempo integral de Petrolina

O bairro Antônio Cassimiro, situado na área periférica de Petrolina, agora conta com a maior escola municipal da cidade. O prefeito Simão Durando inaugurou, na noite desta terça-feira (05), o equipamento educacional, que recebeu investimento de R$ 7,9 milhões. Batizada com o nome Lívia Cléa Viana Coelho, a escola em tempo integral foi entregue num evento com a presença da família da homenageada, do ex-prefeito Miguel Coelho, vereadores e lideranças, além de professores, pais e alunos.

A unidade escolar foi erguida do zero com uma ampla estrutura para atender as crianças da localidade. Com equipamentos modernos e inovadores, a escola em tempo integral é dotada de uma estrutura, que além de ser mais sustentável, possui maior resistência, versatilidade e melhor custo benefício. A unidade foi pensada em todos os detalhes, decorada e equipada de forma lúdica e pedagógica para atender 450 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A estrutura de ensino conta com 15 salas de aula climatizadas, laboratórios, auditório, ateliê criativo, biblioteca, brinquedoteca, quadra coberta, cozinha, refeitório, casa de gás, poço artesiano para irrigação, bloco administrativo, banheiros acessíveis, iluminação em led, telhado termoacústico, paredes de concreto revestidas em PVC, subestação própria de energia, cisterna de armazenamento de água, sistemas de irrigação, de alarme, de proteção contra incêndio e de proteção contra raios.

De acordo com o prefeito Simão, uma das principais metas da gestão é garantir uma educação pública gratuita, qualificada e inclusiva. O gestor petrolinense destacou que a gestão atingirá, nos próximos meses, a meta estabelecida com 15 escolas em tempo integral.

“Hoje, é um dia histórico para Petrolina, mas principalmente para o Antônio Cassimiro. Como prefeito eu estou muito feliz, mas não se compara ao orgulho que estou como filho de professor. O investimento em educação de qualidade sempre foi um compromisso da nossa gestão, junto com o nosso grupo político, e esta nova escola é um exemplo disso. Essa é a 13° escola em tempo integral e vamos continuar trabalhando para fortalecer ainda mais essa modalidade de ensino e nos próximos meses vamos entregar o número que prometemos à população. Eu tenho muito orgulho de dizer que a maior escola de tempo integral com uma estrutura que não deve a nenhuma escola privada é aqui no Antônio Cassimiro provando que estamos trabalhando nos quatro cantos da cidade, na certeza que estamos construindo um futuro brilhante para a nossa Petrolina”, destacou.

O ex-prefeito Miguel Coelho celebrou o momento e lembrou como era o cenário da educação em tempo integral em 2017. “Petrolina só tinha uma escola em tempo integral, que tinha sido inaugurada pelo então prefeito Fernando Bezerra, 10 anos depois resgatamos esse projeto. Assumi o compromisso em 2016, ao seu lado Simão, de fazer cinco escolas. Em 2020, com você também ao meu lado, terminar 2024 com 15 unidades. Pois bem, até junho vamos cumprir a promessa, mas, acima de tudo, realizando os sonhos das crianças e não apenas delas, dos seus pais também. Eu sou pai e sei que quando meu filho é bem cuidado, nós somos bem cuidados. Parabéns, prefeito. Feliz em ver que a melhor escola do município está no Antônio Cassimiro”, destacou.

Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre

Recepcionada com entusiasmo, prefeita Suzana Ramos inaugura em Itamotinga a 57° escola requalificada e ampliada da gestão

Recepcionada com abraços calorosos das crianças e com o sorriso de gratidão da comunidade escolar e local, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, inaugurou na tarde desta quinta-feira (7), a Escola Municipal Professora Iracy Nunes da Silva. A unidade é a 57° escola totalmente requalificada e ampliada da atual gestão. Localizada em Itamotinga, a escola recebeu o segundo maior investimento em recursos próprios, entre as mais de 60 escolas entregues e que estão em obras.

“Eu acredito que a educação transforma vidas e minha história é um exemplo disso. Sou filha do interior e encontrei na educação o caminho para me tornar uma liderança comprometida com o futuro do povo de Juazeiro. Entregar essa escola totalmente requalificada e ampliada, pra mim, é sinônimo de oferecer não somente conforto e qualidade de ensino, mas acima disso, oportunidades para um futuro promissor. Hoje, nós rompemos com o abandono de mais de duas décadas dessa unidade escolar e entregamos ao povo de Itamotinga a segunda maior escola com obras de requalificação e ampliação e com o segundo maior investimento em recursos próprios”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

Destacando as melhorias realizadas, o gestor da unidade educacional, Luís Cláudio Oliveira dos Santos, falou sobre a satisfação da comunidade e as conquistas alcançadas. “Assim como eu, a comunidade de Itamotinga está muito feliz com o reconhecimento da prefeita Suzana, que atendeu ao nosso apelo e transformou a realidade da nossa escola, que desde o ano 2000 não recebia nenhum tipo de requalificação. A obra possui uma estrutura incrível, com capacidade para atender cerca de 800 alunos, o dobro da capacidade anterior”, contou o gestor.

A estudante do 2° ano da unidade de ensino inaugurada, Anna Raquel Barros de Oliveira Santos, de 7 anos, compartilhou o sentimento de satisfação. “Eu estou muito feliz com minha nova escola. Agora a gente estuda no ar-condicionado, com tudo novinho e muito lindo”, concluiu Anna.

Na ocasião também estiveram presentes, o deputado estadual, Jordávio Ramos, o vereador Bebeto Matias, secretários municipais e lideranças comunitárias.

A obra

A obra tem 1.337,21m² de área construída, totalmente renovada, climatizada e com capacidade para atender mais de 790 estudantes. São 12 salas de aula, parque infantil, banheiros acessíveis, salas de multiuso, informática, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Sala de Tempo Integral (SATI), gestão, secretaria, coordenação e de professores, com banheiros incluídos, almoxarifado, cozinha, despensa, área de serviço, um novo pátio coberto e muito mais.

Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ

Fotos: Ayrton Latapiat – Ascom/PMJ

Agente de segurança do Aeroporto de Petrolina é destaque no Dia Internacional da Mulher

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaços que antes eram ocupados por homens. Na aviação, o cenário também está mudando e o público feminino já ocupa cargos de gerência, segurança e outros que tinham predominância masculina. Na CCR Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Petrolina (PNZ) e outros 16 aeroportos no Brasil, cerca de 38% do seu quadro de colaboradores é de mulheres, número que vem crescendo ao longo dos anos graças a competência e talento de colaboradoras como a Luziane Passos, Agente de Operações e Segurança do terminal petrolinense.

Luziane trabalha desde 2012 no setor e relata que a aviação ganhou seu coração. Como Agente de Operações e Segurança, preza pela segurança do terminal e dos passageiros, fiscalizando o tráfego de aviões, pessoas e veículos, realizando inspeções no pátio e na pista de pouso e decolagem, supervisionando o uso adequado dos equipamentos, credenciais, além de atuar como fiscal de pátio, auxiliando no estacionamento das aeronaves. “É uma função que preza pela excelência para que todas as atividades sejam feitas dentro dos procedimentos e normas para garantir a segurança das operações”, ressalta Luziane.

Mas para chegar ao cargo atual, foram 10 anos de estudos e atuação na aviação. “Meu primeiro contato com a aviação foi em 2012, quando iniciei meu trabalho no balcão de informações no aeroporto. Em 2013 comecei a trabalhar no setor de raio-x, onde adquiri muita experiência na área de segurança. E em janeiro de 2023, fui contratada pela CCR como Agente de Operações e Segurança, o que tem sido excepcional na minha vida profissional”, relata a agente.

Hoje Luziane descreve que se sente respeitada como profissional e orgulhosa por fazer parte do time. “Foram muitos desafios, estudos e aprendizados para chegar até aqui. Um dos maiores desafios foi o primeiro dia na responsabilidade de atuar no estacionamento de uma aeronave sozinha. O desafio foi cumprido com sucesso e sou grata pelas oportunidades. Me sinto muito feliz em ver essa importante profissão exercida por mulheres qualificadas, que buscam atuar na aviação com segurança e compromisso”, pontua Luziane.

Site da Prefeitura de Petrolina é alvo de ataque cibernético e apresenta oscilações

Nesta quinta-feira (7) o site da Prefeitura de Petrolina apresentou inconsistência após ser alvo de uma invasão de hackers. De acordo com a Secretaria de Tecnologia e Inovação, logo nas primeiras horas do dia a ferramenta começou a apresentar inconsistência e recebeu o suporte técnico necessário para que fossem identificados os problemas.
Dessa forma, a Prefeitura conta com a compreensão da população enquanto o acesso não é retomado. Com a instabilidade, a consulta de andamento de ofícios, solicitação de alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; entre outros serviços ficam suspensos. A equipe de tecnologia segue empenhada para resolver a situação o mais breve possível.

Cesta básica sobe em 14 capitais brasileiras em fevereiro

Foto: Nelson Fontes - Divulga Petrolina

Em fevereiro, o custo da cesta básica subiu em 14 das 17 capitais brasileiras analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, divulgada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).As únicas capitais que não apresentaram aumento no preço médio da cesta foram Florianópolis (-2,12%), Goiânia (-0,41%) e Brasília (-0,08%). As maiores elevações foram observadas no Rio de Janeiro (5,18%), São Paulo (1,89%) e Salvador (1,86%).

No mês passado, os produtos que mais contribuíram para o aumento no preço da cesta foram o feijão, a banana, o arroz, a manteiga e o pão francês. O feijão, por exemplo, subiu em todas as capitais analisadas pelo Dieese. Já a banana subiu em 16 capitais, com elevações que oscilaram entre 2,62% [em Belém] e 19,83% [em Belo Horizonte] na comparação com janeiro.

Na comparação anual, 12 capitais apresentaram alta no preço, com variações que oscilaram entre 0,32% (em Belém) e 11,64% (no Rio de Janeiro). Nesse período, as quedas mais importantes foram registradas no Recife (-7,79%) e em Natal (-7,48%).

A cesta mais cara do país foi encontrada no Rio de Janeiro, onde o conjunto dos alimentos básicos custava em média, no mês de fevereiro, em torno de R$ 832,80. Em seguida apareceram São Paulo (R$ 808,38), Porto Alegre (R$ 796,81) e Florianópolis (R$ 783,36). Nas capitais do Norte e do Nordeste do país, onde a composição da cesta é diferente, os menores valores médios foram registrados em Aracaju (R$ 534,40), no Recife (R$ 559,68) e em João Pessoa (R$ 564,50).

Com base no valor da cesta mais cara [que em dezembro foi a do Rio de Janeiro] e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e da família (com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência), o Dieese estimou que o valor ideal deveria ser de R$ 6.996,36 em fevereiro, ou 4,95 vezes o valor do salário mínimo atual de R$ 1.412,00.

Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil

Com presença da prefeita Suzana Ramos, servidoras da educação municipal de Juazeiro recebem homenagens e celebram o Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou na manhã desta quinta-feira (7), um café da manhã, seguido de diversas homenagens às servidoras. No encontro, que contou com a presença da primeira mulher prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, houve ações de reconhecimento e valorização pela importância que as servidoras da educação têm no desenvolvimento do município.

Com o tema ‘Tem que ser mulher’, a iniciativa contou ainda com a presença da chefe de gabinete, Fernanda Barros, representantes da Delegacia Especial da Mulher (DEAM), e da rede municipal de educação.  A prefeita Suzana Ramos, homenageou as mulheres e lembrou da importância deste dia para o reconhecimento das conquistas sociais e políticas das mulheres. “Com a aproximação do dia 8 de março, eu costumo reforçar a importância desta data que marca as conquistas das mulheres. Eu sinto uma honra muito grande de ser a primeira mulher prefeita de Juazeiro, vencendo o machismo político, social e cultural. Chegar até aqui me faz ser grata a todas as mulheres que contribuíram e fortaleceram essa conquista. Lugar de mulher é onde ela quiser e minha gestão segue contribuindo para que elas avancem cada vez mais”, ressaltou a prefeita.

De acordo com a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, o evento é uma forma de fortalecer o movimento de conquistas das mulheres. “Não poderíamos deixar de homenagear as servidoras que fazem a Educação Municipal uma referência de excelência. O Dia Internacional da Mulher é um momento reservado para celebrarmos nossas conquistas, lutas e união em busca de oportunidades equivalentes. Esse momento é muito satisfatório, pois fortalece o empoderamento das mulheres, rompe estigmas e reforça a necessidade de ocuparmos espaços de representatividade”, concluiu Alexandrina.

Pernambuco vai receber 478 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia, nesta quinta-feira, dia 7 de março, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.

As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos.

No total, foram selecionados 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.

Com as propostas selecionadas, Pernambuco receberá investimentos do Governo Federal para realizar 478 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 8,7 milhões de pernambucanos, 96% da população do estado.

EIXO MINISTÉRIO QUANTIDADE
Saúde Min. Saúde 180
Educação Min. Educação 252
Infraestrutura Social e Inclusiva Min. Cultura 21
Min. Esporte 25
478

Pernambuco teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 168 municípios foram contemplados. Estima-se que as obras e empreendimentos do Novo PAC Seleções beneficiem uma população de 8,7 milhões de pernambucanos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.

Confira as obras e empreendimentos que Pernambuco vai receber do Novo PAC Seleções:

EIXO MODALIDADE MINISTÉRIO QUANTIDADE MUNICÍPIOS QUANTIDADE

EQUIPAMENTOS

SAÚDE Policlínicas​ Saúde 1 1
Unidades Básicas de Saúde​ (UBS) Saúde 74 107
Centros de Parto Normal Saúde 1 1
Novas Ambulâncias – SAMU​ Saúde 29 30
Centros de Atenção Psicossocial​ (CAPS) Saúde 6 6
Centros Especializados em Reabilitação (CER) Saúde 1 1
Oficinas Ortopédicas Saúde 2 2
Unidades Odontológicas Móveis​ (UOM) Saúde 32 32
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Escolas em Tempo Integral​​ Educação 44 45
Creches e Escolas de Educação Infantil Educação 95 95
Transporte Escolar​​​ Educação 112 112
INFRA-

ESTRUTURA SOCIAL E INCLUSIVA​

CEU da Cultura​​​ Cultura 15 15
Patrimônio Histórico​ – Projetos de engenharia Cultura 5 6
Espaços Esportivos Comunitários​ Esporte 25 25
168 478

Novo PAC Seleções

O Novo PAC Seleções foi lançado no dia 27 de setembro de 2023 quando foram anunciados investimentos de R$ 65,4 bilhões para seleções de obras e empreendimentos com participação dos estados e municípios. O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025. O recurso está contemplado no investimento total do Novo PAC que é de R$ 1,7 trilhão.

No total, o programa compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República, conforme tabela abaixo:

NOVO PAC – SELEÇÕES
Água para todos R$ 4,84 bi
Cidades sustentáveis e resilientes R$ 40,04 bi
Educação, Ciência e Tecnologia R$ 9,24 bi
Infraestrutura Social e Inclusiva R$ 1,21 bi
Saúde R$ 9,89 bi

 

Com o Novo PAC Seleções, o Governo Federal ampliou o formato para as cidades e estados apresentarem as principais necessidades e prioridades para a população.

Os projetos selecionados se somam às obras já anunciadas pelo Governo Federal, em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC. O programa está consolidado como uma forte parceria entre Governo Federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, para gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Mais informaçõesNo site do Novo PAC é possível consultar as obras e empreendimentos das Seleções por estado e município, obter informações detalhadas sobre cada modalidade, além de compartilhar os resultados em redes sociais. Acompanhe as obras e os investimentos do Novo PAC pelo Brasil (PAC SELEÇÕES)APRESENTAÇÃO NOVO PAC܂pdfFonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Desde 2015, Brasil registra 10,6 mil feminicídios

De 2015 até 2023, foram vítimas de feminicídio no Brasil 10,6 mil mulheres, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No ano passado, foram mortas 1,4 mil mulheres, de acordo com a pesquisa.O feminicídio é uma qualificação do crime de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. É o assassinato decorrente de violência contra a mulher, em razão da condição do sexo ou quando demonstrado desprezo pela condição de mulher. A lei que instituiu o dispositivo foi sancionada em março de 2015.

No ano passado, foram 1,46 mil vítimas desse tipo de crime no Brasil, o que representa uma taxa de 1,4 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. O número apresenta um crescimento de 1,6% em relação a 2022.

Mato Grosso registrou a maior taxa de feminicídios, com 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Em números absolutos, foram 46 feminicídios no ano passado.

São Paulo tem o maior número absoluto de feminicídios, com 221 casos em 2023. A taxa do estado, entretanto, é menor do que a média nacional, com uma morte para cada grupo de 100 mil mulheres. Em comparação com 2022, foi registrada alta de 13,3% no número de feminicídios no estado.

O maior índice de crescimento de feminicídio foi registrado em Roraima, que passou de três para seis em 2023. A taxa no ano passado ficou em 1,9 mulheres para cada 100 mil.

No Distrito Federal, houve crescimento de 78,9% nos feminicídios de 2022 para 2023, chegando a 34 casos no ano passado. Com a alta, a taxa chegou a 2,3 mortes para cada 100 mil mulheres.

Em segundo lugar nas mais altas taxas de feminicídios estão os estados do Acre, Rondônia e Tocantins, com 2,4 mortes para cada 100 mil mulheres.

No Acre, houve crescimento de 11,1% de um ano para o outro, registrando dez feminicídios no ano passado. Em Rondônia houve queda de 20,8% nesse tipo de crime, com 19 casos em 2023. Enquanto Tocantins teve um aumento de 28,6%, com 18 mortes no ano passado.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro participa de encontro nacional de Centrais de Abastecimento em Porto Alegre

A Prefeitura de Juazeiro está representada na primeira edição de 2024 do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). O evento teve início nesta quarta-feira (6) e segue até sexta-feira (8) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Representam a Prefeitura de Juazeiro, o diretor-presidente da Agência Municipal de Abastecimento (AMA), Daniel Mota, e o coordenador do Banco de Alimentos, Luciano Monteiro. O encontro reúne os diversos Ceasas do país, além de representantes de outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai, e dialoga sobre temas como a segurança alimentar e o papel dos bancos de alimentos no combate à fome, energias renováveis, além de homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o painel sobre o protagonismo das mulheres nas Centrais de abastecimento. O evento conta com palestras, visitas técnicas e reuniões.“Esta é a primeira edição de 2024, a segunda que participo à frente da AMA e posso dizer que este encontro é muito importante para trocar experiências, debater sobra as Ceasas e fortalecer a economia do nosso país como um todo. Este ano, o Mercado do Produtor completa 40 anos e estamos em conversa para que uma edição do encontro nacional possa ocorrer em Juazeiro, para mostrar a força do Vale do São Francisco para o mundo”, destaca o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota.  Mercado do Produtor de Juazeiro
O Mercado do Produtor de Juazeiro, administrado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da AMA, é uma das 23 centrais de abastecimento que fazem parte da Abracen.

Inscrições para o Fies Social podem ser feitas de 12 a 15 de março

Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 7 de março, o Edital nº 10/2024, referente ao cronograma e aos demais procedimentos do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12 a 15 de março, no portal Acesso Único. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Em 2024, o Fies ofertará 112.168 vagas. 

O edital detalha as novas regras para reserva de vagas, conforme determina o Fies Social, que beneficiará a população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais. 

Outra mudança destacada no edital é referente às escolhas dos cursos por parte dos candidatos. Ao se inscrever no Fies, o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Anteriormente, exigia-se que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.  

Para definir os agrupamentos de cursos, o MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica. Assim, adotou como critério a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU). 

Além disso, o MEC criou regra para melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados. 

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.    

Fies – O Fies, instituído pela Lei nº 10.260, em 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas com avaliação positiva no Sinaes. 

Leia a íntegra do Edital nº 10/2024. 

Cronograma 

Inscrição: 12 a 15 de março
Resultado: 21 de março
Complementação da inscrição de quem for pré-selecionado: 22 a 26 de março 

Por: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)