O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta quinta-feira, 7

DCIM100MEDIADJI_0251.JPG

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (07). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco do amendoim com casca, com 10kg, a R$ 100,00. A caixa com 20 kg do chuchu está custando R$ 100,00. O fardo com 30 kg de farinha está a R$ 150,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Petrolina realiza o 1º Encontro ‘Acolher e Proteger’ para discutir Lei da Escuta Protegida

A prefeitura de Petrolina, através da  Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), realizará às 14h, dessa quinta-feira (07), o  1º Encontro Acolher e Proteger” do Selo UNICEF. O evento reunirá a Rede de Proteção, Sistema de Justiça e Garantia de Direitos do município para apresentação do fluxo e Lei da Escuta Protegida nº 13.431/17 , que tem como objetivo promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, e contribuir para a melhoria dos processos.
Além de discutir a Lei e os procedimentos de escuta, o encontro também vai abordar a importância da implantação desses espaços  no município para assegurar que as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência recebam o suporte adequado.
O primeiro encontro será realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizado na Praça do Galo, no Centro de Petrolina, e contará com diversas autoridades do município.

Hospital Dom Malan em Petrolina amplia UTI neonatal e dobra o número de leitos

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está finalizando a reforma da área destinada a uma nova Unidade de Terapia Intensiva. Serão mais 10 novos leitos de UTI pediátrica, dobrando a capacidade de atendimento da unidade de saúde.“Uma das nossas metas de gestão, acordadas com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), era a abertura da nova UTI pediátrica com previsão para o mês de março. Já tínhamos aqui no HDM Ismep, um local, que foi usado como área para pacientes de covid durante a pandemia. Colocamos nossa equipe de engenharia dentro do espaço e adequamos o que era necessário. Estamos expandindo a rede de gases – tubulação em que ocorre a distribuição dos gases da central de gases para toda a instituição-  É rede de gases medicinais, como:oxigênio, ar comprimido, vácuo, tudo de acordo com a norma regulamentar preconizada pelo Ministério da Saúde, ”explicou a diretora geral do HDM Ismep, Ana Carolina Lemos. O Hospital Dom Malan Ismep tem hoje 10 leitos de UTI neonatal que atende pacientes de 53 municípios da Rede PEBA (Hospitais de Pernambuco e Bahia do Sistema Único de Saúde – SUS). Para o funcionamento da nova UTI também serão contratados mais profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem. Serão pelo menos 41 profissionais para o atendimento na nova ala. “Estamos contratando profissionais com experiência e encontramos bons profissionais em neonatologia e pediatria, e tudo já está bem encaminhado. Estamos aguardando os equipamentos para a instalação de respiradores, berços aquecidos, incubadoras e incubadoras de transporte. Estamos nos programando para colocar esses leitos à disposição da população a partir do dia 10 de março, ” ressaltou Ana Carolina Lemos. LeitosCom a ampliação da UTI, serão 10 para neonatologia e 10 leitos para a pediatria em toda a unidade.  Além do atendimento aos bebês de alto risco na UTI neonatal, o Hospital Dom Malan Ismep tem também 32 leitos na Unidade de Cuidados Intensivos, a UCI.O HDM Ismep tem também 10 leitos de UTI obstétrica,que são os únicos no estado atendendo mães de gestação de alto risco bem como parturientes com necessidade de terapia intensiva.Por: Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan -ISMEP

SESI Bahia tem mais de 4 mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) tem mais de 4 mil vagas gratuitas abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em oito cidades baianas. As oportunidades são voltadas para jovens 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br).

As vagas são oferecidas nos polos da Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia, nas cidades de Camaçari (400), Feira de Santana (390), Ilhéus (435), Jequié (200), Juazeiro (415), Luís Eduardo Magalhães (230), Salvador (1.100), Teixeira de Freitas (440), Vitória da Conquista (400).

As aulas são na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância, pela plataforma de ensino do SESI, e 20% presencial. Por isso, os candidatos precisam ter acesso à internet.

Liderança 

O SESI Bahia é líder na oferta de vagas de educação de jovens e adultos em toda a Bahia, com cerca de 10 mil alunos matriculados anualmente em diversas modalidades. A instituição trabalha com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. A principal vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios dos estudantes pode diminuir o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para concluir o ensino fundamental ou médio.

O curso de EJA do SESI Bahia é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação.

Confira as vagas disponíveis nos Polos da EJA do SESI Bahia:

Cidade

Escola SESI

Contato

Vagas

Camaçari

Escola SESI Milton Santos

(71) 3234-8230

400

Feira de Santana

Escola SESI José Carvalho

(75) 3321-9420  WhatsApp: (75)3321-9420

390

Ilhéus

Escola SESI Adonias Filho

(73)3222-7077/ (73)3222-7069

435

Jequié

Polo EJA Jequié

(77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722

200

Juazeiro

Escola SESI João Gilberto

(74) 2102-7144   WhatsApp: (71) 9 9700-7119/ (71) 9 9906-8083

415

Luís Eduardo Magalhães

Escola SESI João Ubaldo Ribeiro

(77) 3639-6400/6401 (77) 9 8825-5471

230

Salvador

Escola SESI Reitor Miguel Calmon

(71) 3234-8230

900

Salvador

Escola SESI Itapagipe

(71) 3234-8230

200

Teixeira de Freitas

Escola SESI Maria Odília Teixeira

(73 )3164-2704

440

Vitória da Conquista

Escola SESI Anísio Teixeira

(77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722

400

Total

 4.010

SERVIÇO:

O QUE: Inscrições para vagas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Bahia

 INSCRIÇÕES: Pela internet, no site www.sesibahia.com.br

Prefeita Suzana Ramos comemora ordem de serviço junto à Codevasf para a execução da obra da adutora do Salitre

A prefeita Suzana Ramos, comemorou na tarde desta quarta-feira (06), na sede da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), junto ao superintendente regional, Miled Cussa Filho, e ao prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, a ordem de serviço para a implantação da adutora de água tratada do Salitre. Um investimento de mais de R$ 20 milhões, através de emenda parlamentar do deputado federal, Elmar Nascimento, que vai levar água para milhares de famílias, deixando para trás o carro-pipa.

A prefeita Suzana Ramos falou da importância da adutora. “Uma obra importante que vai levar água para os salitreiros. Eu que venho do interior, sei das dificuldades para ter acesso a água tratada e agora a região do Salitre vai receber essa adutora, deixando para trás todo sofrimento para ter esse líquido precioso. Agradeço de coração ao deputado federal, Elmar Nascimento por ter colocado a emenda para essa obra tão importante para nossa região”, disse a prefeita Suzana Ramos.

O ato da assinatura da ordem de serviço também reuniu o vereador Hitallo Marcelino; o deputado estadual, Junior Nascimento, além de outras autoridades política da região norte.

A Adutora do Salitre

Com um investimento de mais de R$ 20 milhões, a obra vai levar água tratada para o Junco, na região do Salitre, até o Curral Velho, em Campo Formoso, passando por mais de 13 comunidades rurais, beneficiando mais de 6 mil pessoas, deixando para trás o abastecimento por carro-pipa.

Miguel Coelho: “A Data Magna de Pernambuco celebra as conquistas do passado e nos inspira a enfrentar os desafios do futuro” 

Hoje, comemoramos os 207 anos da Revolução Pernambucana, um evento que ecoa a força e a coragem do povo pernambucano ao longo da história. A Data Magna de Pernambuco marca um momento crucial em que, há mais de dois séculos, a Revolução de 1817 proclamou a independência do estado, erguendo-o como uma nação soberana por 75 dias. Este movimento, precursor da independência do Brasil, deixou um legado duradouro que continua a inspirar os pernambucanos até os dias atuais.
 A resistência pernambucana é um reflexo do espírito resiliente que permeia a história do estado. Nossa luta diária é um testemunho vivo desse compromisso com a liberdade e a justiça. Em um momento em que enfrentamos desafios, é essencial lembrar o legado daqueles que vieram antes de nós e que lutaram incansavelmente pela emancipação.
 Domingos José Martins, Antônio Carlos de Andrade e Silva, e o Frei Caneca são figuras históricas que lideraram a Revolução Pernambucana, buscando libertar o Brasil da opressão da Corte Portuguesa. Embora tenham enfrentado adversidades, seu movimento contribuiu significativamente para a independência do Brasil, ocorrida cinco anos depois.
Hoje, ao celebrarmos a Data Magna, é importante reconhecermos não apenas as conquistas do passado, mas também os desafios do presente. Devemos nos unir em prol de um estado que promova o bem-estar de todos os seus cidadãos, garantindo que ninguém seja deixado para trás. A instituição da Data Magna como feriado nos convida a refletir sobre o futuro de Pernambuco e a trabalhar juntos para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
 Portanto, nesta data especial, parabenizo todos os pernambucanos que mantêm viva a memória dos feitos de seu povo. Que possamos nos inspirar na coragem e na determinação de nossos antepassados para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro melhor para as gerações vindouras. Juntos, podemos transformar esperança em realidade e promover mudanças positivas em nosso estado.
 Miguel Coelho

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta-feira, 6

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (06). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o quilo do morango a R$ 30,00. A caixa com 18 kg da tangerina ponkan está custando R$ 115,00. A caixa com 18 kg da maçã nacional está a R$ 110,00.
A cotação completa segue em anexo.

Feriado da Data Magna de Pernambuco neste 6 de março; Confira o que abre e o que permanece fechado em Petrolina

Feriado 6 de março 2024, Data Magna de Pernambuco, e para celebrar a Data Magna do Estado de Pernambuco, em referência ao dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817, o dia 6 de março será feriado estadual.

Este será o segundo ano que esse acontecimento passar a fazer parte do calendário de feriados do Estado e foi instituído por meio da Lei nº 16.059/2017.

Confira o que abre e o que permanece fechado em Petrolina-PE

COMÉRCIO

As lojas do comércio de Petrolina não vão funcionar durante o feriado. Os lojistas reabrem os estabelecimentos normalmente na quinta-feira (07). ” O empreendedor que resolver abrir as portas pode faze-lo, desde que cumpra os dispositivos legais previstos nos artigos 46 e 47 da Convenção Coletiva Vigente”, destaca o Sindilojas Petrolina.

SHOPPING

O shopping da cidade vai abrir em horário especial nesta quarta. As lojas e quiosques abrem das 12h às 20h, a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h e o supermercado das 8h às 22h. Os horários do cinema podem ser conferidos no site.

PREFEITURA DE PETROLINA

Nessa quarta-feira (6), feriado da Data Magna, não haverá expediente nos órgãos públicos municipais. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria Geral do Município, os atendimentos serão retomados normalmente na quinta-feira (7). Os serviços considerados essenciais como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Parto Normal, segurança e limpeza pública não serão afetados.

Os contribuintes que precisarem de algum serviço público podem buscar por meio da Plataforma ‘Petro Online’, onde é possível consultar o andamento de ofícios, solicitar alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; emissão de boleto de IPTU, entre outros serviços. O transporte público irá circular seguindo a tabela de horários de domingo, os passageiros podem consultar os horários atualizados, em tempo real, pelo aplicativo ‘BUS2’.

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

As agências bancárias de Petrolina não vão abrir nesta quarta-feira (6). Caixas eletrônicos e atendimentos online e pelo celular permanecerão ativos.

Combate à Dengue: Prefeitura de Juazeiro realiza treinamento com Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nesta terça-feira (5) para um treinamento com foco na capacitação dos profissionais para conhecimento clínico e epidemiológico e entendimento das medidas preventivas no combate ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.A superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, deu início ao treinamento e enfatizou a importância dos agentes na rede de saúde pública. “Os agentes comunitários de saúde estão dentro das casas, com o histórico dos moradores e conhecem mais do que qualquer profissional da rede as comunidades e seu moradores na área em que atuam. Partindo desse princípio, a Secretaria está capacitando esses profissionais para ajudar o município na prevenção e encaminhamento dos usuários que apresentem qualquer quadro clínico a procurarem o serviço de saúde”, detalhou.O agente de saúde, Ailton Messias, aprovou o encontro. “É muito importante essa comunicação e treinamentos como esse, especialmente nesse momento de alerta em todo o país contra a dengue. Os agentes comunitários de saúde estão dentro das casas e conhecem todos os usuários dentro do seu território, o que facilita a orientação e a identificação de possíveis casos clínicos”, destacou.Treinamento
O enfermeiro da rede, Ítalo Ricelly, e o supervisor geral de endemias, Diego Alves, realizam o treinamento, que iniciou com a contextualização da situação epidemiológica do país, as características do mosquito Aedes aegypti, que transmite as três arboviroses dengue, zika e Chikungunha, seu ciclo de vida, hábitos, transmissão e o aspecto sintomático das doenças, e por fim o manejo em campo para evitar a proliferação do mosquito.“Além do treinamento para orientação da população e identificação dos possíveis casos de clínicos, estamos aqui para enfatizar a importância dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias que estão dentro das casas, bairros, territórios e têm mais facilidade de chegar até a população com as informações necessárias para o combate ao mosquito e às doenças que são transmitas por ele”, destacou.Ainda segundo Ricelly, a Secretaria de Saúde montou um plano de ação com várias atividades direcionadas aos profissionais, tanto da rede básica como para os profissionais da rede especializada, contemplando assim toda a rede municipal de saúde para um atendimento mais qualificado. “Também teremos ações voltadas para a comunidade como os mutirões nas comunidades para incentivar a limpeza e fiscalização, um trabalho em parceria com as escolas, integrando as crianças como multiplicadores do conhecimento e fiscais em suas residências, entre outras ações”, afirmou.  

Instituto Social Medianeiras da Paz completa um ano de gestão do Hospital Dom Malan em Petrolina com importantes ações realizadas

O Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP) completou um ano administrando o Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. É a maior unidade de saúde da região, atendendo mulheres e crianças de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia credenciados ao Sistema Único de Saúde – SUS).

Nesse primeiro ano de gestão, muitas melhorias já foram implantadas, a exemplo da reestruturação do centro cirúrgico, onde são realizadas cerca de 20 cirurgias por dia, entre eletivas e emergências, com aquisição de maca cirúrgica. A aquisição de 05 berços aquecidos para a Unidade de Cuidados Intensivos – UCI, que faz atendimento a recém-nascido de alto risco. Foi feita a reestruturação de todo o sistema de refrigeração da unidade, a manutenção de enfermaria de oncologia, com 5 leitos e média de 25 atendimentos por mês; reestruturação da cozinha hospitalar e reestruturação do laboratório de análises clínicas. Ainda para melhorar a estrutura e o funcionamento do hospital, a gestão construiu um poço artesiano, dando autonomia e reduzindo custos da unidade com o abastecimento de água.

Nesse primeiro ano, o Hospital Dom Malan Ismep fez contratação temporária de profissionais para o atendimento de pacientes com doenças respiratórias, com equipe extra para Pronto Socorro Infantil (pediatra, enfermeiro, técnico em enfermagem e fisioterapeuta). Para melhorar o atendimento, foi feita a aquisição de equipamento de RAIO X digitalizado.

 Na parte estrutural, foi realizada a limpeza e manutenção da subestação elétrica (não é realizada manutenção desde sua instalação há mais de 20 anos). Isso trouxe mais segurança para a implantação de novos serviços que demandam energia elétrica.

Ações Pioneiras

O Ismep realizou ações pioneiras no HDM que tem 92 anos de fundação, a exemplo de endoscopia para retirada de corpo estranho, com média de 6 atendimentos mês. Antes o paciente era transferido para Recife para o procedimento. Outra ação realizada pela primeira vez no HDM foi o exame de broncospia da unidade, única do SUS na região a oferecer o serviço.

Melhorando a qualidade do serviço de assistência à população, o Ismep implantou o serviço social 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.  Com uma ação pioneira em unidades do SUS na região, o HDM realiza aplicação de medicação para atrofia muscular espinhal, uma doença rara. Um dos setores que recebeu reforço profissional foi o ambulatório, com mais especialistas a exemplo de:  endocrinopediatria, neuropediatria, psiquiatria pediátrica e dermato infantil.

Primando pela segurança de funcionários e população, o HDM Ismep contratou segurança armada para a unidade, em 4 portarias, com serviço 24 horas.

Balanço de atendimentos

Entre os meses de fevereiro a dezembro de 2023, somente na urgência, foram realizados 83.352 atendimentos. No ambulatório o número foi ainda maior: 84.309 atendimentos no mesmo período atingindo 113% da meta prevista. Foram realizadas no total 5.655 cirurgias na unidade.

O hospital Dom Malan Ismep possui um laboratório funcionando 24 horas por dia para apoio aos diagnósticos. Além dos exames de bioimagem como radiologia e ultrassonografia. Ao todo foram realizados nesse primeiro ano de gestão mais de 21.300 exames de maior complexidade como ressonância magnética, mamografias, endoscopias, tomografia computadorizada para pacientes de ambulatório e internados na unidade.

Na ala e oncologia, parceria com o Hospital Dom Tomás, o HDM Ismep realizou 1.777 atendimentos, incluindo quimioterapia, cirurgias e apoio diagnóstico.

A gestão do Hospital Dom Malan era para nós um desafio diante da complexidade do atendimento que a unidade oferece a toda uma região. Mas com o empenho de todos os nossos funcionários, com a atenção que recebemos da Secretaria Estadual de Saúde, nós estamos cumprindo nossas metas e buscando melhorias, porque o nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade à população, “ destacou a superintendente do Ismep, Irmã Fátima Alencar.

Próximas ações

Para o ano de 2024, o Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP), planeja a reforma da área interditada há 6 anos, onde funcionará o Centro Acadêmico, e também será liberada a área do alojamento patológico com incremento de 12 leitos. Serão abertos mais 10 leitos pediátricos para melhor atender às necessidades da região.

Por: Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – ISMEP