Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira, 26

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (26). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de maxixe com 10kg a R$ 80,00. A caixa com 12 kg de pimentão está custando R$ 30,00. A caixa com 20 kg do caju está a R$ 100,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Três indivíduos morrem após troca de tiros com a polícia em chácara no município de Juazeiro (BA)

Na noite de domingo (25), por volta das 23h00, policiais da Rondesp Norte, durante o patrulhamento tático na Serra da Batateira, Morrão, em Juazeiro, acompanhados do Motopatrulhamento Carcará, foram surpreendidas por disparos de arma de fogo, efetuados por indivíduos a partir do interior de uma chácara, havendo confronto direto dos criminosos com a RONDESP. Cessados os disparos, foram encontrados três corpos ao solo e três armas de fogo.

De imediato, foi prestado socorro até a UPA de Juazeiro, mas não resistiram aos ferimentos e tiveram o óbito constatado pela equipe médica.

Ainda segundo a PM, de posse da informação de que um dos indivíduos que se evadiu estaria na cidade vizinha, equipes da PMBA deslocaram a Petrolina, onde, com o apoio da PMPE (BIEsp e BEPI), conseguiram prender em flagrante o nacional J.L.S., 23 anos, o qual estava em posse de uma arma de fogo e munições. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia local para as providências legais.

Material apreendido:

• 01 (uma) pistola cal 9mm com seis munições intactas;

• 01 (uma) pistola cal 380 com quinze munições;

• 01 (um) revólver cal 32, com seis munições, sendo três intactas, duas pinadas e uma deflagrada;

• 01 (um) revólver cal 38 com seis munições, sendo cinco intactas e uma deflagrada;

• 07 (sete) trouxas e 01 (uma) porção de substância análoga à cannabis sativa (maconha);

• 16 (dezesseis) pinos e 02 (duas) porções de substância análoga à cocaína;

• 07 (sete) pedras de substância análoga ao crack.

• 02 (dois) relógios;

• 01 (um) anel;

• 02 (duas) correntes.

Em consulta aos Sistemas de Pesquisa, verificou-se passagem por homicídio qualificado em desfavor de um dos resistentes.

A RONDESP Norte, sob comando do Maj PM Sobral, atua alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA, e segue desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate à ações criminosas na região norte-baiana.

Fonte: Rondesp Norte

Um Sorriso do Tamanho do Brasil’: Prefeitura de Juazeiro vai levar programa para crianças do bairro Antônio Guilhermino

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Antônio Guilhermino vão receber no próximo dia 29 de fevereiro, das 8h às 12h, o programa ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’. O programa é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a empresa Colgate. O programa leva educação sobre a saúde bucal e inclusão social para dentro de escolas, centros comunitários, unidades de saúde e hospitais.As crianças também serão contempladas com palestra e orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, entrega de kits da Colgate e aplicação de flúor, além de pinturas e brincadeiras. Esta edição também contará com a participação da equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) que levará a temática sobre educação no trânsito. Também vai ter a participação da equipe do Núcleo de Endemias que vai orientar sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti nas residências e no bairro em que está localizado o centro educacional. Em 2023, foram distribuídos no programa mais de 30 mil kits por meio de atividades coletivas na sede e interior. No mesmo ano, o programa atendeu mais de 2 mil crianças no município. A diretora de Saúde Bucal da Sesau, Nadja Kayamar, explica que, desde o início, a gestão Suzana Ramos tem investido na melhoria dos atendimentos odontológicos no município. “Juazeiro reativou mais de 20 consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde, implementou o atendimento itinerante com a Unidade Móvel Odontológica (UMO), que está toda semana nas comunidades, e deu início às obras do Centro de Especialidades Odontológicas”, pontuou. Um Sorriso do Tamanho do BrasilO programa ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’ é desenvolvido pela ABO com os municípios brasileiros e tem como objetivo levar à população todo conhecimento sobre saúde bucal e inclusão social com ações desenvolvidas em todo o país. As ações também são desenvolvidas em escolas, hospitais infantis, comunidades e instituições que aderirem ao programa e em parceria com a empresa Colgate, o programa fornece também kits de higiene bucal para crianças.

IDOMED Juazeiro registra alta procura no processo seletivo de residências médicas

Neste mês de fevereiro de 2024, o Instituto de Educação Médica de Juazeiro, unidade de ensino de medicina vinculada à faculdade Estácio, realizou, em parceria com a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro, o quarto processo seletivo de residências médicas nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia e Traumatologia.

O processo seletivo desta edição registrou um aumento significativo no número de candidatos. Ao todo, foram 119 inscritos, sendo 68 para medicina de família, 31 para ginecologia/obstetrícia e 20 para ortopedia. O diretor Luiz Rodrigues, gestor do IDOMED Juazeiro, comemorou o sucesso do processo seletivo. “O IDOMED Juazeiro oferece um ensino em saúde de qualidade, capacitando profissionais de forma adequada. A alta taxa de inscritos no processo seletivo de residências médicas demonstra que estamos no caminho certo e que a comunidade reconhece a atuação do Instituto na região”, afirmou.

A seleção da residência, que ocorreu no dia 04 de fevereiro no IDOMED Juazeiro, teve o resultado divulgado e as matrículas poderão ser realizadas até o dia 27 de fevereiro, no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, das 8h às 14h.

“Pedimos atenção a todos os participantes para que não percam o prazo estabelecido para entrega da documentação. Ao todo, a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro, em parceria com o IDOMED Juazeiro, conta hoje com três programas de residências médicas: medicina de família e comunidade com seis vagas; ginecologia e obstetrícia com duas vagas; e Ortopedia e Traumatologia também com duas vagas”, pontuou a professora e coordenadora do Coreme do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro/IDOMED, Allana Moreira Silva Freire de Carvalho.

“Os programas de residência médica são considerados como padrão-ouro para a formação de especialistas no Brasil, e nosso objetivo é promover uma especialização de excelência, com preceptoria qualificada e cenários diversificados, que possa contribuir positivamente com a melhoria dos serviços de saúde prestados no município de Juazeiro”, destacou a coordenadora.

O resultado final do quarto processo seletivo de residências médicas e o gabarito oficial estão disponíveis no Diário Oficial do Município de Juazeiro, através do link: https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/Yad0gWam

Policiais Militares do 5°BPM conduzem indivíduo por roubo de celulares mediante ameaças no bairro Rio Corrente, em Petrolina-PE

Neste domingo (25), durante a Operação PETROLINA SEGURA, por volta das 05h50, o efetivo da *MP 5.113 PATRULHA MARIA DA PENHA* realizava patrulhamento no Bairro Rio Corrente, em Petrolina, quando uma vítima que estava numa parada de ônibus coletivo relatou que um indivíduo de casaco em uma motocicleta preta acabara de subtrair seu aparelho celular.

Foi possível avistar o indivíduo empreendendo fuga, momento em que foi feito o acompanhamento e obtendo êxito na captura do acusado no Bairro São Gonçalo, após o mesmo desequilibrar e cair da motocicleta.

Em posse deste, foram recuperados 08 aparelhos celulares de múltiplas marcas e modelos, além de diversas bolsas/mochilas/ carteiras com pertences pessoais, inclusive documentos de identidade.

Após consulta do nacional, consta passagem por ASSALTO E RECEPTAÇÃO, sendo encaminhado em seguida à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido para adoção das medidas pertinentes ao caso.

Ascom 5° BPM/PMPE

Miguel Coelho, Fernando Filho e Antonio Coelho comemoram apoio dos Republicanos à pré-candidatura de Simão Durando

Durante o evento de apoio do Partido Republicanos à pré-candidatura a prefeito de Petrolina de Simão Durando (União Brasil), na noite desta sexta-feira (23), o ex-prefeito da cidade, Miguel Coelho, o deputado federal, Fernando Filho, e o deputado estadual licenciado, Antônio Coelho, comemoraram a adesão da legenda. O encontro, realizado no Hotel Grande Rio, atraiu um grande número de pessoas e contou com a presença de importantes representantes do partido, como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade, além dos deputados federais Augusto Coutinho e Ossesio Silva, e os vereadores Alex de Jesus, Rodrigo Araújo e Marquinhos Amorim.

Em sua fala, Antônio Coelho destaca a força política de Petrolina. “Quero falar da alegria de poder ter o ministro, Sílvio Costa Filho, em nossa cidade para que ele possa fazer parte desse novo capítulo tão decisivo ao trabalho que nós iniciamos na eleição de 2016. Com esse projeto de desenvolvimento, onde foram pavimentadas novas avenidas do progresso, fortalecendo a educação, a saúde, nós conseguimos reconquistar o orgulho do petrolinense. E tudo isso foi através da nossa força política”, destacou.

“Nós temos tanta assertividade e disposição para lutar por nossa cidade, mas também a sabedoria e humildade de nos juntarmos e chegar mais perto dos melhores quadros políticos daqui de Pernambuco e do Brasil. Hoje é um marco na história de Petrolina e o apoio do ministro será decisivo para que a cidade possa continuar no ciclo do desenvolvimento e da prosperidade”, complementou.

Fernando Filho destacou que o prefeito Simão vai continuar recebendo mais apoio e a cidade vai continuar crescendo. “Eu tenho certeza que o Republicanos deu o pontapé inicial e nós teremos a oportunidade de, até a convenção partidária, celebrar e colher os frutos dos apoios de muitas pessoas que querem continuar ajudando para que Petrolina siga nesta mesma pegada. A cidade se transformou na terceira maior do estado, na que mais gera emprego no interior do Nordeste, na que tem os melhores indicadores na saúde e educação, e é isso que queremos que Petrolina continue sendo”, pontuou.

E Miguel Coelho demonstrou felicidade ao concretizar o apoio do Republicanos a Simão. “Quero destacar esse gesto que o ministro Sílvio Costa Filho está fazendo junto com todo o partido Republicanos, na esfera Nacional, Estadual e aqui em Petrolina. É um elo importante entre nós e o Governo Federal, por isso estou muito feliz com esse apoio. Tenho certeza de que esta eleição de 2024 será uma eleição bonita onde apresentaremos Simão, com o coração largo, pai de família, mas apaixonado por nossa cidade e pelo nosso povo. Enquanto a oposição bate cabeça sem saber quem tem coragem para enfrentar o nosso grupo, Simão não se importa com fofocas, ele traz ministros de estado, deputados federais e estaduais para poder captar recursos de Brasília e Recife e continuar fazendo os investimentos necessários”, frisou.

Em tempo de quaresma, Hospital Dom Malan em Petrolina realiza via sacra e destaca a Campanha da Fraternidade de 2024

Vivenciando o período da quaresma, fiéis católicos realizaram nesta sexta-feira (23) no Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a via sacra. Também conhecida como Via Crucis, é celebrada pela Igreja para retratar os últimos passos de Jesus desde a sua condenação até a morte de cruz e sepultamento. É um momento de reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Na maior unidade de saúde do Sertão, uma mãe usando vestes semelhantes às de Jesus, carregou uma cruz pelos corredores e alas do HDM Ismep, em preces e liturgia como forma de lembrar o sacrifício pela humanidade. A Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação. São as estações que se resumem em alguns momentos da via crucis de Jesus, como, por exemplo, na primeira estação, medita-se a condenação de Jesus à morte, e assim é feito o percurso até a décima quarta estação em que Jesus é colocado no sepulcro.

Para a coordenadora de contratos do HDM Ismep, Maria Eugência Sá, católica, a via sacra traz ainda lembranças da infância. “Minha avó materna era muito católica e eu cresci vivenciando esses momentos de fé. Quando a via sacra passou pelo meu setor eu acompanhei porque me traz paz ao meu coração, ” ressaltou.

“Nós realizamos a via sacra aqui no HDM Ismep dentro da Campanha da Fraternidade de 2024 que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’. Estamos sobretudo na quaresma que é um tempo de revisão e de conversão. Por isso, aqui no hospital chamamos funcionários, mães, acompanhantes, membros da Legião de Maria. Rezamos e fizemos as paradas e as citações. É muito importante para nós como cristãos católicos refletirmos sobre toda a trajetória de Jesus e estarmos em comunhão com os irmãos que carregam também sua cruz,  sobretudo no contexto do Hospital Dom Malan, com solidariedade e compaixão principalmente os que estão mais vulneráveis, ” destacou a Irmã Lucia Barbosa de Oliveira, Medianeira da Paz.

Quaresma

Quaresma período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência, jejum e preparação que antecede a Páscoa. Tradicionalmente, a Quaresma possuía 40 dias, mas desde Paulo VI tem duração de 44 dias.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – Ismep

Mesmo com previsão de chuva fraca, Defesa Civil de Petrolina mantém equipes em atenção

A Prefeitura de Petrolina mantém equipes em atenção. A Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria de Segurança Pública, monitora a instabilidade climática no município, para atuar em conjunto com os demais órgãos no reforço de ações preventivas, paliativas e atendimento às demandas que possam surgir durante o final de semana.

Até o final da manhã, os pluviômetros na cidade e na área irrigada, registraram para o mês de fevereiro o volume acumulado entre 177,2 mm e 192,2 mm. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a previsão meteorológica é de que ocorram precipitações com intensidade fraca até quarta-feira (28).

Mesmo diante a possibilidade de chuvas fracas, a Defesa Civil orienta que a população tome alguns cuidados durante o período chuvoso. É fundamental evitar se abrigar debaixo de árvores, próximo a postes ou permanecer em locais descampados, como campos de futebol. Atente-se a paredes úmidas que tenham circuitos elétricos e tomadas, como também ficar longe de equipamentos elétricos se estiver molhado e jamais seque roupas atrás da geladeira, mesmo sem a chuva. Além disso, é muito importante evitar instalar, desligar ou remover antenas durante a chuva. A instalação e manutenção em locais com alto risco de exposição a raios também deve ser evitada.

Atendimento – Em casos de emergência e outras situações de vulnerabilidade, a Prefeitura de Petrolina orienta que a população acione os seguintes contatos: Central de Operações da Defesa Civil o 153 ou (87) 99132-9568 (whatsapp) e do Programa Mais Luz: 0800 608 1022 (24 horas).

 

Policiais Militares do 5°BPM apreendem acusado de praticar estupro sob ameaça de simulacro na Vila Eulália, em Petrolina

Por volta das 13h desta sexta-feira (23), durante a OPERAÇÃO SATURAÇÃO, no bairro Vila Eulália, em Petrolina, após troca de informações e ação conjunta de prepostos das equipes RONDESC Alfa e Bravo, Malhas da Lei/5°BPM e GISO/SEAP, no tocante a um rapto e estupro, ocorrido na invasão do Bairro Pedro Raimundo, na manhã de hoje.

Em ação rápida, os militares do 5° BPM lograram êxito na identificação, localização e apreensão do autor e do simulacro, através do reconhecimento da vítima, bem como de imagens de câmeras locais.

Foram apreendidos os seguintes materiais:

  • 01 Veículo ÔNIX (utilizado no rapto)
  • 01 Simulacro de Pistola (utilizado na ameaça)

Diante do fato, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas pertinentes ao caso.

Ascom 5° BPM/PMPE

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma da Unidade Móvel Odontológica no período de 26 a 29 de fevereiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) no período de 26 a 29 de fevereiro. Serão realizados 15 atendimentos por dia, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS. Confira:26/02- Segunda-feira – Local: Escola Manoel Gomes, na comunidade de Porto de Pedra, Mandacaru I. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre;27/02- Terça-feira – Local: UBS Nossa Senhora das Pedreiras, distrito de Carnaíba do Sertão. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre;28/02- Quarta-feira – Local: UBS Residencial Dr. Humberto Pereira, na Rua B, próxima à quadra de esportes. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre;29/02- Quinta-feira – Local: Em frente à UBS do Residencial Praia do Rodeadouro. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.