Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma da Unidade Móvel Odontológica no período de 26 a 29 de fevereiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) no período de 26 a 29 de fevereiro. Serão realizados 15 atendimentos por dia, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS. Confira:26/02- Segunda-feira – Local: Escola Manoel Gomes, na comunidade de Porto de Pedra, Mandacaru I. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre;27/02- Terça-feira – Local: UBS Nossa Senhora das Pedreiras, distrito de Carnaíba do Sertão. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre;28/02- Quarta-feira – Local: UBS Residencial Dr. Humberto Pereira, na Rua B, próxima à quadra de esportes. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre;29/02- Quinta-feira – Local: Em frente à UBS do Residencial Praia do Rodeadouro. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.

A Polícia Civil da Bahia lamenta a morte do investigador Hilberto da Silva Lopes, em Juazeiro-BA

Hilberto da Silva Lopes

Hilberto da Silva Lopes, de 52 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo durante o cumprimento de mandados contra acusados de homicídios e tráfico de drogas, na Vila do Rodeadouro, naquele município, nesta sexta-feira (23). O policial estava lotado na sede da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Juazeiro) e integrava a equipe da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Norte).

Natural de Senhor do Bonfim, Hilberto entrou na instituição no ano 2000 e foi designado para a Delegacia Territorial de Sento Sé. Pouco mais de três anos depois, passou a fazer parte da sede da Coorpin de Juazeiro. No final daquela década, passou a trabalhar perto de casa, em Itiúba, na área da 19ª Coorpin, e foi lotado em sua cidade-natal no ano de 2011.

Em 2017, depois de uma rápida licença para disputar cargo eletivo, Lopes fez parte da Delegacia de Homicídios de Juazeiro. Dois anos depois, transferiu-se para a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), à época ainda denominada COE. Ele permaneceu na divisão de elite da Polícia Civil até 2021, quando voltou a Juazeiro.

A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, une-se no luto da família e dos amigos e expressa suas condolências.

Médicos residentes do Hospital Dom Malan em Petrolina se formam em solenidade realizada na Fundação Nilo Coelho

Nesta quinta-feira (22), 14 médicos concluíram o programa de pós-graduação em residência médica ofertado pelo Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os novos profissionais se especializaram em ginecologia e obstetrícia e pediatria.

Participaram da solenidade que aconteceu no auditório da Fundação Nilo Coelho, além dos formandos, os familiares, os preceptores e amigos. A mesa foi composta pela Presidente do ISMEP, Madre Maria Auxiliadora, a diretora geral do HDM/ISMEP Dra. Ana Carolina Lemos, a diretora de ensino e pesquisa Dra. Angélica Guimarães, o diretor médico e supervisor do programa de residência médica de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Stenio Galvão e a médica supervisora do programa de residência médica em pediatria, Dra. Ilka Juliana.

A programação de formatura dos novos residentes incluiu uma missa de ação de graças que foi celebrada nesta quarta-feira (21) na Igreja Matriz, no centro de Petrolina.

Programa de Residência do HDM Ismep

O programa de residência médica do HDM foi implantado há 13 anos e recebe médicos de várias partes do país. Se tornou referência no Nordeste do Brasil para os profissionais de medicina que buscam especialização em ginecologia e obstetrícia, pediatria e ultrassonografia.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – Ismep

Com chuva, aumenta o risco de reprodução do Aedes aegypti, alerta Prefeitura de Juazeiro

As chuvas que chegaram na região acedem um alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem atuando para combater os focos de reprodução do mosquito e pede o apoio da população para manter os índices de contaminação por dengue, chikungunya e zika baixos no município.“Diversos estados no Brasil estão sofrendo com epidemias de dengue, inclusive já há 151 mortes confirmadas no país. Em Juazeiro, foram registrados, até agora, 92 notificações de casos suspeitos de dengue, destes, 04 foram confirmados, 35 descartados e 53 estão aguardando o resultado. Precisamos da colaboração das pessoas em não manter água acumulada em suas casas e que recebam os nossos agentes de endemias”, falou o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves.PrevençãoO mosquito se reproduz em água parada, por isso é necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.Caso a pessoa apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.Dengue ZapA população pode entrar em contato com o Núcleo de Endemias para receber orientações ou solicitar a visita dos agentes em locais suspeitos de focos através do Dengue Zap: (74) 99945 – 5371, que está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para mensagens via Whatsapp.Mutirão de combate aos finais de semanaOs agentes de endemias estão fazendo mutirões de visitas aos finais de semana para reforçar o combate ao mosquito e orientar a população. Neste final de semana (24 e 25 de fevereiro), as equipes estarão no bairro Piranga.

Simão Durando vistoria pontos afetados pelas chuvas em Petrolina e acompanha trabalho das equipes

O prefeito Simão Durando esteve nesta sexta-feira (23), em algumas das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas que continuam atingindo a cidade sertaneja. O gestor foi acompanhar de perto o trabalho das equipes de vários órgãos municipais que estão nas ruas para atender às principais demandas da população mais prejudicada pela grande quantidade de água.

Juntamente com secretários e técnicos de vários setores, Simão esteve, desde as primeiras horas do dia, fazendo um mapeamento das áreas mais afetadas, avaliação das áreas de risco, além das intervenções emergenciais para minimizar os transtornos, como o acionamento de bombas das lagoas para ajudar no escoamento da água, serviços de drenagem, limpeza de ruas e canais em locais como o Jatobá 2, alguns pontos do bairro Dom Avelar e Antônio Cassimiro.

Segundo dados da Defesa Civil, foi registrada uma precipitação de 350 milímetros de chuva nos últimos dois meses, a média anual é de 450 milímetros. De acordo com Simão, mais de 300 homens estão na ativa em todas as áreas do município a fim de reduzir os transtornos para a população. O gestor destacou que foram montadas frentes de trabalho para amenizar os transtornos tanto na questão estrutural da cidade, quanto na parte de assistência social às famílias prejudicadas.

“Fiz questão de acompanhar esse trabalho, estamos nas ruas com as equipes e todo o maquinário disponível na prefeitura voltado para a execução de serviços como a abertura de canaletas para facilitar o escoamento da água, reforço na limpeza, com a retirada de mato e lixo que possam prejudicar a drenagem da água da chuva, entre outros. O maior volume de água dos últimos 20 anos, mas estamos todos mobilizados com as equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos, Saúde e Social para garantir a segurança do nosso povo. A gente sabe dos desafios que a nossa cidade impõe diariamente e estamos aqui com muito trabalho e compromisso ao lado da nossa gente”, concluiu.

Telefones úteis: Diante da previsão de mais chuva, a prefeitura reforça os contatos da Defesa Civil 153, Corpo de Bombeiros no 193 e do Programa Mais Luz: 0800 608 1022, em casos de ocorrências.

Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre

Pernambuco reforça atenção às mulheres com instalação de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em parceria com o Governo Federal

Para fortalecer ações voltadas ao combate à violência de gênero e à proteção das mulheres em situação de risco, a governadora Raquel Lyra e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, assinaram, nesta sexta-feira (23), o acordo de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco. Localizadas no Recife, em Petrolina – no Sertão, e Caruaru – no Agreste, o espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres vai oferecer serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. Os terrenos para construção foram cedidos pelo Governo do Estado.
 
“Esses espaços permitirão não só o acolhimento a mulheres vítimas de violência, mas também um atendimento multidisciplinar para permitir que ela possa sair desse ciclo. Isso não é uma política completa por si só, é um eixo de combate e estamos trabalhando também com prevenção social. Esse é o desenho e a estratégia que Pernambuco tem utilizado, e agora com o apoio do governo federal vamos garantir que o nosso Estado seja de paz para as mães e mulheres pernambucanas”, destacou Raquel Lyra.
 
De acordo com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, serão investidos, pelo governo federal, R$ 35 milhões nas três unidades. “A união do governo federal, do governo estadual e dos municipais é importante para que possamos enfrentar a violência contra as mulheres a nível de Executivo e do sistema de justiça. É uma parceria importante e fundamental para que, de fato, nós possamos primeiro prevenir, segundo atender e terceiro enfrentar a violência contra as mulheres no país”, evidenciou. Ainda em sua fala, a ministra anunciou a construção de um Centro de Referência na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
 
Nas Casas serão oferecidos serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. “Todos os serviços serão prestados em um único lugar para que a mulher em situação de violência não precise circular de um ambiente para outro, em um momento tão delicado”, afirmou a secretária estadual da Mulher, Mariana Melo.
 
“É um momento de celebração. Que a Casa da Mulher Brasileira seja transitória para que, futuramente, ela possa tratar de formação, empreendedorismo e políticas públicas que possam empoderar essas mulheres, cessando toda a violência”, acrescentou a senadora da República, Teresa Leitão.
 
Presente na solenidade, a desembargadora Daisy Andrade, coordenadora Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), reforçou que o Poder Judiciário está empenhado no combate à violência contra a mulher. “Pernambuco vai fazer a diferença nesse quesito de proteção à mulher, de combate e de prevenção. O sistema de justiça está disposto para que essa violência tão nefasta seja, de fato, banida do nosso Estado, do nosso País, com toda a sociedade junto, não apenas por uma norma, mas por um propósito”, concluiu.
 
Estiveram presentes na solenidade os deputados federais Iza Arruda, Túlio Gadelha e Carlos Veras; os estaduais Socorro Pimentel, Débora Almeida, Simone Santana, Rosa Amorim, Isaías Regis, Antônio Morais e João Paulo; a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; as secretárias da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Doriane Secchi; além de secretários estaduais e lideranças políticas.
 
CÂMARA TÉCNICA – Após a cerimônia, foi realizada a instalação da Câmara Técnica de Políticas para as Mulheres do Consórcio Nordeste. A governadora Raquel Lyra irá atuar na coordenação política da Câmara que terá, ainda, a secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, como coordenadora técnica.
 
Além da ministra, a reunião contou com a presença de secretárias das Mulheres e representantes dos nove estados da região. O objetivo é criar articulação entre os governos estaduais na atuação das políticas públicas para as mulheres a partir de encontros mensais.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

Defesa Civil de Petrolina faz interdição emergencial em muro do Condomínio Vila Verde

Durante os últimos dias, Petrolina recebeu um volume de chuva acima da média prevista. A cidade recebeu o maior volume dos últimos 20 anos. Entre as ações desenvolvidas pela Defesa Civil, nessa quinta-feira (22), foi feita uma vistoria no Condomínio Vila Verde. O local teve parte do muro interditado e isolado para que fossem tomadas medidas preventivas. A parte que ficará sem receber circulação de pessoas fica entre os blocos 04 e 05, 10 e 11 do edifício.

De acordo com os relatórios da Defesa Civil, alguns blocos do condomínio foram construídos paralelos ao sentido do curso natural da água, criando assim, um obstáculo de passagem das águas pluviais. Então, quando chove a água atravessa o muro carregando um grande volume de material arenoso.

Vale ressaltar que a Prefeitura já notificou a empresa responsável pela construção do condomínio e existe uma ação no Ministério Público para que a situação seja resolvida o mais breve possível. Equipes da Defesa Civil prosseguem monitorando a área e orientando os moradores para garantir segurança.

Texto: Luzete Nobre – Assessora de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública

Prefeitura de Juazeiro segue com ações efetivas durante período chuvoso na região

Em razão das intensas chuvas na cidade desde a última quarta-feira (21), a Prefeitura de Juazeiro está desenvolvendo ações efetivas para reduzir os impactos e garantir a segurança da população. O volume significativo de chuva em um curto período de tempo representou um desafio para a gestão municipal, que permanece com suas equipes e maquinários mobilizados para atuarem nas áreas mais afetadas.Dentro do planejamento para reduzir os impactos das chuvas, a prefeita Suzana Ramos se reuniu como secretariado da gestão municipal na noite desta quinta-feira (22), para buscar soluções em pontos de alagamentos da cidade. “Pedi que todos voltassem os olhares para os transtornos ocasionados pelas chuvas, com a finalidade de reduzir os impactos. Chuva é benção, mas infelizmente, causa problemas também, porém estamos empenhados em resolvê-los”, afirmou a prefeita.Na manhã desta sexta-feira (23), as equipes foram direcionadas para a área central da cidade e atuam na desobstrução de bueiros e galerias. O maquinário está nos bairros Nossa Senhora das Grotas, Quidé, Residencial São Francisco e Distrito Industrial, regiões mais atingidas. O vice-prefeito, Leonardo Bandeira, segue acompanhando o trabalho da gestão municipal. “Estamos com todo corpo técnico, máquinas e homens nas ruas, mobilizados em minimizar os transtornos causados pela chuva, como alagamentos em alguns pontos da cidade. Pedimos a compreensão dos moradores para que não joguem lixo nas ruas ou em riachos urbanos, pois hoje o grande motivo de alguns pontos de alagamentos são lixos entupindo as bocas de lobos, dificultando o escoamento da água”, disse.A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) também mobilizou as equipes de abordagem social para possíveis situações de risco ou de emergência ocasionadas pela chuva, além de acolhimento de casos de desalojados ou desabrigados. Até o momento, foram acolhidos três idosos, sendo dois irmãos e uma tia de 94 anos. O SAAE segue percorrendo os bairros com as equipes buscando pontos de extravasamento de esgotos, rompimentos de rede e vazamentos de água.  A coleta de lixo continua normalmente, podendo haver atraso nos locais mais atingidos pela chuva.De acordo com a Defesa Civil do município, da madrugada desta sexta-feira (23), até o momento, choveu 70mm. A Prefeitura de Juazeiro permanece monitorando a situação e atenta à previsão meteorológica, que indica a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias. Diante deste cenário, orienta os moradores a acionarem a Defesa Civil em caso de necessidade ou emergência através do número (74) 99931-2210. A Prefeitura reforça ainda o pedido de colaboração da população para que evite áreas de risco.Texto: Fabiana Diniz – Ascom Sesp/PMJ

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta sexta-feira, 23

DCIM100MEDIADJI_0251.JPG

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (23). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de cebola pêra com 20kg a R$ 90,00. A caixa com 25 kg de repolho está custando R$ 110,00. A caixa com 20 kg da acerola está a R$ 70,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Casal sofre descarga elétrica e mulher morre no bairro Padre Cícero, em Petrolina-PE

Um casal de personal trainers sofreu uma descarga elétrica ao manusear um varal de roupas em casa, no bairro Padre Cícero, em Petrolina (PE).

Segundo informações, Aila Pimenta tentou retirar o varal que estava preso a um ar-condicionado na área externa da residência, acabou sofrendo uma descarga elétrica e não resistiu.

Ao tentar salvar a esposa, o marido de Aila, Giovanny Diniz, também sofreu o choque. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário.

Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde de Giovanny.

Edição: Blog do Carlos Britto