O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta quinta-feira, 22

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (22). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de amendoim com casca, de 10kg, a R$ 100,00. A caixa com 14 kg de couve-flor está custando R$ 6000. O saco com 60 kg do feijão de corda está a R$ 400,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

River Shopping e Sanvale firmam parceria inédita de reciclagem e economia circular

O River Shopping é referência quanto ao descarte do lixo, que já é feito naturalmente, separado de acordo com a seleção correta dos materiais e doado às entidades que recolhem e reaproveitam esses resídios. Mas pensando em ampliar essa ação, o River Shopping e a Sanvale Soluções Ambientais uniram forças e irão receber os materiais descartáveis dos clientes através de grandes conteiners instalados no estacionamento do mall.

A partir desta quinta-feira (22), será inaugurada a Estação de Resíduos, com um contêiner com cinco espaços para eletrônicos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, monitores e computadores antigos, além de pilhas, baterias e lâmpadas. O espaço irá funcionar das 10h às 18h, de segunda a sábado, e aos domingos, entre as 14h e 18h.

O objetivo da iniciativa é incentivar ainda mais a coleta seletiva e dar destino a itens que seriam descartados no lixo comum: “A nossa ideia é que as pessoas possam utilizar este ponto de coleta como um apoio, ajudando o meio ambiente e propagando a coleta seletiva do lixo também na suas casas e comunidade em geral”. Explica Welton Carvalho, superintendente do River Shopping.

A parceria faz parte da iniciativa dos cinco R’s da Economia Circular: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O evento de inauguração será nesta quinta-feira (22), a partir das 16h. O espaço vai estar aberto ao público no dia seguinte, a partir das 10h.

Atendimentos oftalmológicos: População aprova serviço implementado pela gestão Suzana Ramos nas UBSs

Os vinte primeiros dias do mês de fevereiro já contabilizam cerca de 50 atendimentos oftalmológicos em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas nos bairros Palmares e João XXIII.  Os atendimentos implantados na Atenção Primária tem a proposta de reduzir a fila de espera por este tipo de atendimento.As senhoras, Ana Maria de Souza e Doralice Gonçalves da Silva, ambas moradoras do bairro Joao XXIII, receberam atendimento com a oftalmologista que avaliou a saúde dos olhos e ainda fez a prescrição de óculos com o grau de correção necessário em cada caso, na própria unidade de saúde do bairro. “Estávamos precisando muito aqui desse atendimento. Fomos muito bem atendidos e tudo foi muito tranquilo”, disse Ana Maria.Doralice foi acompanhada pela filha, Soraia que aprovou a consulta. “O atendimento foi excelente. A médica encaminhou para fazer os óculos, mas está tudo dentro da normalidade com a visão de minha mãe”, declarou a filha da paciente. Os atendimentos consideram a demanda reprimida nas UBSs. São disponibilizadas 25 vagas por unidade, seguindo um cronograma definido pela Secretaria de Saúde. Em 2023 foram realizadas quase 2 mil consultas.A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, reafirmou seu compromisso na implantação de mais serviços e especialidades em prol da melhoria da vida das pessoas. “Mais um serviço, uma especialidade que as pessoas pediam dentro de sua rotina de cuidados nas unidades de saúde. É mais um avanço muito importante. Já implementamos outras ações como o ‘Saúde em Movimento’, ‘APS Itinerante’, ‘Laboratório Itinerante’ e seguimos trabalhando para melhorar os serviços e oferecer uma saúde com a qualidade que o juazeirense merece”, destacou.Fluxo
São ofertadas em média, cerca de 50 consultas por semana em esquema de rodízio entre as unidades de saúde. “Serviços como esse, os pacientes só encontravam no atendimento especializado e a fila de espera não reduzia. Agora, temos uma profissional que compõe a rede municipal de saúde para que possamos diminuir essa demanda reprimida por consultas desta especialidade. As equipes das UBSs entram em contato com os pacientes e fazem o agendamento”, reforçou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ
Fotos: Luan Medrado/ PMJ

Com o aval da Governadora Raquel Lyra, Ismael Lira disputará a prefeitura de Orocó pelo PSD

O pré candidato a prefeito de Orocó, Ismael Lira, bateu o martelo e disputará a prefeitura de Orocó pelo PSD, que é presidido em Pernambuco pelo Ministro da Pesca, André de Paula. Aliado de primeira hora da Governadora Raquel Lyra, Ismael Lira será o candidato apoiado pela Governadora no município sertanejo, e a decisão sobre sua filiação partidária teve o seu aval.

O PSD em Pernambuco, faz parte da base aliada da Governadora Raquel Lyra, e por outro lado, o Ministro André de Paula, abrirá as portas do Governo Federal para o pré candidato a prefeito Ismael Lira, e para Orocó.

Caixa Econômica lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

A Caixa Econômica Federal publicou nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial da União, o edital do concurso público para o preenchimento de 1,6 mil vagas para os cargos de técnico bancário novo e 1,6 mil para técnico bancário novo em tecnologia da informação e cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 3.762.As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 26 de maio, com divulgação dos resultados finais prevista para o dia 5 de agosto.

As inscrições começam às 10h do dia 29 de fevereiro e terminam às 16h do dia 25 de março, e devem ser realizadas no site da banca avaliadora, que é a Fundação Cesgranrio.

A taxa de inscrição para qualquer um dos cargos é de R$ 50 e pode ser paga por boleto bancário, ou PIX (com copia e cola ou código QR code).

O pedido da taxa de isenção deve ser feito até 7 de março. Nos dias 14 e 15 de março, os candidatos que tiverem isenção indeferida poderão apresentar recurso e no dia 21 de março, será publicada a lista final dos isentos.

O cartão de confirmação da inscrição estará disponível no dia 22 de maio.

Os aprovados para as vagas de técnico bancário serão distribuídos em 107 polos bancários e os profissionais de tecnologia da informação serão lotados em Manaus, Brasília, Goiania, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Os locais de aplicação das provas são os mesmos escolhidos para a lotação, em caso de aprovação.

Nível superior

Um segundo edital da Caixa, também publicado hoje, oferece 34 vagas para nível superior. São 11 vagas para engenheiro de segurança do trabalho com remuneração inicial de R$ 14.915 e jornada de 40 horas semanais. E outras 23 vagas para médico do trabalho, com remuneração inicial de R$ 11.186 e jornada de 30 horas semanais.

A prova ocorrerá também no dia 26 de maio, e a divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 18 de agosto. Os prazos de inscrição e solicitação de isenção da taxa serão os mesmos que para os concorrentes de nível médio, mas como haverá prova de títulos, o resultado final deverá ser divulgado somente no dia 18 de agosto.

Edição: Denise Griesinger/Agência Brasil

A Prefeitura de Petrolina intensifica os trabalhos de acolhimento à População em Situação de Rua

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem intensificado cada vez mais o Serviço Especializado em Abordagem Social. As ações são executadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), só no mês de janeiro foram realizadas 140 abordagens e 18 acolhimentos.

A Abordagem Social é formada por equipes compostas por Assistentes Sociais, Psicólogos e Educadores Sociais que trabalham das 7h às 17h e em plantões noturnos das 18h às 22h, realizando busca ativa nas ruas, praças, feiras e rodoviária. Eles identificam e acompanham as famílias e indivíduos em situação de rua, além de realizarem os encaminhamentos necessários. Em casos de acolhimento, este precisa ser voluntário.

Ao aceitar o acolhimento, as pessoas são encaminhadas para o Abrigo Municipal, local em que poderão contar com uma equipe multidisciplinar, cinco refeições diárias, dormitório, itens de higiene pessoal, além de receberem orientação para obtenção de documentação pessoal, inscrição no Cadastro Único e, caso necessário, aos serviços de saúde ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são disponibilizados cursos e capacitações para prepará-los para retornar ao mercado de trabalho.

Uma mulher, natural de Afrânio, vivia há 10 anos em situação de rua em Petrolina. Através do contato e orientação da Abordagem Social, aceitou o acolhimento no Abrigo Municipal no final de janeiro. Com a ajuda de toda a rede socioassistencial foi possível fazer emissão de seus documentos pessoais e localizar a família na cidade de origem. Ela demonstrou interesse em reestabelecer os laços familiares e aceitou realizar tratamento para alcoolismo.

Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial:

No mês de janeiro deste ano foi instituído um Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial, envolvendo o Social, a Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação, com o objetivo de criar e implantar um projeto com políticas próprias referentes às pessoas em situação de rua. O grupo atua com a finalidade de dar condições para que esse público tenha a oportunidade de deixar as ruas, atenuando suas vulnerabilidades e restaurando sua dignidade.

Prefeitura de Juazeiro apreende mais de 30 animais de grande porte durante mês de fevereiro

Em ações de fiscalizações contínuas, realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), mais de 30 animais de grande porte foram apreendidos nas vias urbanas e áreas públicas somente nos 20 primeiros dias de fevereiro. Todos os animais encontrados soltos foram capturados e recolhidos, especialmente aqueles submetidos a condições de maus-tratos, em conformidade com as disposições da Lei Complementar nº 018/2016.

De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, as operações visam identificar os responsáveis pelos animais e conscientizá-los sobre os perigos de deixá-los soltos, tanto para a população quanto para os próprios animais. “Além da aplicação das leis e da fiscalização rigorosa, apelamos aos donos dos animais para que os mantenham em locais apropriados e solicitamos a colaboração da comunidade para denunciar tais situações à Semaurb, uma vez que os animais causam transtornos no trânsito, bagunçam lixo e podem se ferir”, enfatizou Islédio.

Após a captura, os animais são levados para um curral do município, onde recebem tratamento e alimentação adequados. Somente após o pagamento de uma multa e a justificativa do proprietário na Semaurb é que o animal poderá ser devolvido.

Os cidadãos que avistarem animais soltos ou em situação de maus-tratos nas vias públicas podem fazer uma denúncia ligando para o número (74) 3612-3581, das 8h às 17h, ou enviar uma mensagem via WhatsApp. Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) está disponível para atender as ocorrências e pode ser contatada pelo telefone (74) 3611-9880.

Texto: Matheus Oliveira – Ascom/PMJ

Partido Republicanos organiza ato para declarar apoio a Simão Durando

O Republicanos será o primeiro partido a formalizar o apoio à pré-candidatura de Simão Durando para a reeleição de prefeito de Petrolina. O ato político está marcado para a próxima sexta (23), a partir das 18h, no Hotel Grande Rio. O evento terá a presença da principal liderança do Republicanos, o ministro Silvio Costa Filho, e o presidente estadual da legenda, Samuel Andrade.

O ato reunirá também lideranças ligadas ao prefeito Simão Durando, a exemplo do deputado federal Fernando Filho, o ex-prefeito Miguel Coelho, o deputado estadual licenciado Antonio Coelho, além de vereadores. O encontro é a largada para uma série de manifestações que devem ocorrer nos próximos meses em defesa do atual prefeito de Petrolina, marcando a movimentação da pré-campanha eleitoral.

“O Republicanos é um dos mais importantes partidos do Brasil. Nosso trabalho tem sido de unir forças, construir pontes e fico entusiasmado com o gesto do ministro Silvio Costa Filho e do presidente Samuel Andrade, que virão a Petrolina para demonstrar o reconhecimento a tudo que vem sendo feito em nossa cidade nos últimos anos. É o começo de uma construção coletiva que vai ouvir muitos grupos políticos e principalmente a população para saber qual a Petrolina que queremos para os próximos anos”, afirma Simão, que é filiado ao partido União Brasil.

A Educação transforma sonhos em realidade

Alimentação e material escolar são fortes aliados para um bom desempenho escolar, por isso, é fundamental a realização de ações efetivas que garantam os direitos básicos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Um levantamento feito pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), apontou que os itens escolares neste ano, estão, em média, 8,5% mais caros, influenciados pela inflação brasileira de 4,63% acumulada em 2023. E esse aumento representa um enorme desafio para as famílias mais vulneráveis, cuja prioridade é o alimento à mesa.

Para auxiliar quem mais precisa de ajuda, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove ações permanentes de incentivo ao ensino e de apoio às famílias, pois ela acredita que a Educação transforma sonhos em realidade. No início do ano letivo, a Instituição mobiliza doações para entregar kits de material pedagógico para crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Entidade e também aos auxiliados por organizações parceiras em todo o país. Entre as iniciativas, destaque para a campanha LBV — Educação: Futuro Presente! Que neste ano estabeleceu duas importantes metas: entregar, de janeiro a março, 18 mil kits pedagógicos e servir nesse período, um milhão de refeições em suas unidades. Para as famílias é uma ajuda e tanto.

Essa iniciativa da LBV contribui com a melhoria na Educação e para a segurança alimentar das famílias. Ajude a garantir um futuro melhor no presente para milhares de meninas e meninos. Colabore acessando o site www.lbv.org.br ou faça uma doação pela chave pix@lbv.org.br.

Alimentação x aprendizado

A boa alimentação na infância e na adolescência está diretamente relacionada ao desenvolvimento físico, mental e intelectual dos estudantes e representa reflexos a longo prazo que os acompanharão durante a vida. Meninas e meninos com carência alimentar podem ter dificuldades de assimilação, uma vez que a fome prejudica a capacidade de concentração e compromete o rendimento em sala de aula. Por isso, uma alimentação saudável é fundamental em todas as fases da vida do ser humano e é também uma extensão da aprendizagem. Daí a LBV ofertar todos os dias refeições com valor nutritivo a milhares de crianças e adolescentes atendidos em suas unidades socioeducacionais.

Polícia Federal cumpre mandados contra suspeitos de comércio de mel falso

Imagem: Reprodução / PF

Cerca de 80 policiais federais participam de ação deflagrada na manhã desta quarta-feira (21), em Minas Gerais, para desarticular uma organização criminosa suspeita de movimentar, cerca de R$ 4 milhões com a venda de mel falsificado no ano passado.Dezesseis mandados de busca e apreensão expedidos pela Subseção Judiciária Federal de Poços de Caldas (MG) estão sendo cumpridos na cidade de Campestre, no sul mineiro, a cerca de 40 quilômetros de Varginha (MG).

Em nota, a PF informou que a Operação Xarope II é fruto de investigações iniciadas em 2021. Na ocasião, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 18,4 milhões em bens patrimoniais dos investigados e autorizou o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Campestre e Poços de Caldas.

De acordo com a PF, os investigados usavam açúcar invertido – uma espécie de xarope de açúcar – para produzir mel. As investigações mostram que compravam o quilo do xarope por R$ 3 e o adicionavam ao produto, que era vendido como mel puro por até R$ 60, em Minas Gerais e São Paulo.

Para enganar os consumidores, o grupo falsificava o registro do Sistema de Inspeção Federal (SIF) e chegava a acrescentar favos de mel verdadeiros em algumas embalagens. Segundo a PF, todo o processo era feito em condições precárias de higiene.

A ação tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais.

Credibilidade

Segundo a Superintendência da PF em Minas Gerais, a adulteração de mel é recorrente na região sul do estado. O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Sérgio Luiz Gonçalves Farias, disse à Agência Brasil que o problema não se refere apenas ao estado, e exige fiscalização mais rigorosa por parte do Poder Público.

“Nós, do setor, vemos ações como a de hoje com bons olhos. Porque a falsificação de mel, aqui no Brasil, é muito grande, e a apicultura sofre muito com isso”, afirmou Farias, destacando que as fraudes afetam a credibilidade do trabalho de mais de 350 mil criadores de abelhas e produtores de mel em todo o país.

“A produção é muito grande. Os marginais, as pessoas gananciosas, enxergam nisto um grande potencial, já que a falsificação do mel é um processo muito simples. Basicamente, basta colocar açúcar e essências ou aromatizantes a um pouco de mel puro para fazer um melaço”, acrescentou Farias. Ele acrescentou que, além das falsificações grosseiras, há também aspectos comerciais legais que, segundo ele, precisam ser regulamentados.

“Há, também, uma outra questão que afeta o setor que são as empresas que informam que alguns de seus produtos contém mel quando, na realidade, muitas vezes, há uma porcentagem muito pequena de mel e quando não, um produto chamado preparado de mel”, disse o presidente da entidade.

“Os dois aspectos resultam em certo descrédito dos consumidores, que ao comprar mel, a primeira coisa que perguntam é se o produto é verdadeiro. A ação desses indivíduos e empresas que entulham o mercado com produtos de má qualidade causam impacto psicológico, o que leva parte da população a duvidar da procedência do mel”, destacou Farias. Ele comentou já ter visto mel de Jataí, cujo litro pode custar entre R$ 300 e R$ 400, sendo vendido por R$ 20.

“Isso, por si só, é indício das falsificações grosseiras que ocorrem em todos as unidades da federação e que podem até prejudicar a saúde dos consumidores”, alertou Farias. Segundo ele, o consumidor final pouco pode fazer para não ser enganado. “Procure comprar de fontes seguras, de apicultores locais que você já conheça e cujos produtos tenham o selo de inspeção dos órgãos responsáveis e de estabelecimentos confiáveis”, recomendou.

Edição: Maria Claudia/Agência Brasil