Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em janeiro

Cerca de 1,7 milhão de trabalhadores com carteira assinada nascidos em janeiro podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará R$ 1,9 bilhão neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste ano, R$ 22,6 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,95 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão R$ 19,8 bilhões do PIS e 2,72 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito a R$ 2,7 bilhões do Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Saque do PIS, pago pela Caixa

Para trabalhadores de empresas privadas

arte saque pis
arte saque pis – Arte/Agência Brasil
Saque do Pasep, pago pelo Banco do Brasil
arte saque pasep
arte saque pasep – Arte/Agência Brasil
Para quem trabalhou em empresas públicas

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

arte abono salarial
Arte/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta quinta-feira, 15

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (15). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

 O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o cento da banana da terra a R$ 160,00.  O saco com 50 kg da batatinha está custando R$ 220,00. A caixa com 18kg da maçã nacional está a R$ 145,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Prefeitura de Juazeiro inicia entrega das Carteiras de Identificação para autistas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou a entrega das Carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Os documentos estão sendo distribuídos, gradualmente, às pessoas com autismo.A Sesau realizou mais de 370 cadastros e já começou a distribuição das carteiras. “Nossas equipes estão entrando em contato por telefone, através dos números disponibilizados durante o cadastramento. Pedimos que as pessoas aguardem o nosso contato e depois nos procurem na Secretaria”, explicou a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista.As carteiras estão sendo distribuídas na Secretaria de Saúde, que fica localizada no Shopping Águas Center, na Avenida Adolfo Viana, S/N, das 8h às 14h. CIPTEAA Carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi instituída no município através da Lei 3.118/ 2023 e garante direitos como a prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento será disponibilizado a crianças e adultos, independentemente do grau de autismo.DocumentosPara realizar o cadastro a pessoa autista ou seus responsáveis precisam levar os seguintes documentos:– Laudo Médico que aponte o Transtorno do Espectro Autista;– CPF, RG ou Certidão de Nascimento;-Comprovante de endereço;-Uma foto 3×4 recente;-RG e CPF dos responsáveis.

Governadora Raquel Lyra participa do início da Campanha da Fraternidade 2024 e lança ação solidária realizada pela Compesa

A governadora Raquel Lyra prestigiou, na tarde desta quarta-feira (14), o início da Campanha da Fraternidade 2024 e lançou uma ação de solidariedade realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a Casa do Pão, organização católica que presta serviços a pessoas em vulnerabilidade social. A vice-governadora Priscila Krause também participou da agenda. As duas gestoras estaduais ainda acompanharam a Missa de Cinzas, celebrada no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. 
 
Em seu discurso, a governadora destacou algumas ações sociais do governo estadual. “Para nós, do Governo de Pernambuco, é uma meta prioritária trabalhar pelo combate à fome e pela superação da pobreza. Enquanto não conseguirmos superar esse mal, que, infelizmente, faz parte da geografia de Pernambuco, ainda não vamos ter cumprido nossa missão. Por isso lançamos um programa chamado Pernambuco Sem Fome. Este mês, iremos inaugurar a 100ª cozinha comunitária de Pernambuco em parceria com as prefeituras. Vamos fazer uma nova pactuação, colocando mais recursos para, se Deus permitir, inaugurar, pelo menos, mais 100 cozinhas comunitárias. O Mães de Pernambuco logo mais virará realidade para cerca de 100 mil famílias pernambucanas que têm crianças de 0 a 6 anos e que estão em situação de extrema pobreza. Iremos assegurar uma renda extra de R$ 300 que se somará à renda do Bolsa Família”, declarou Raquel Lyra.
 
A parceria entre a gestão estadual e a Casa do Pão faz parte do programa Conta Comigo, idealizado pela Compesa para possibilitar a doação mensal de dinheiro via conta de água, livre de operação bancária. Os clientes doadores podem optar por um dos quatro valores pré-estabelecidos: R$ 10,00, R$ 5,00, R$ 2,50 e R$ 1,00.
 
“A gente está muito feliz de poder participar desse projeto ao lado da Casa do Pão, sabendo que essa é uma iniciativa que está alinhada com os propósitos do Governo de Pernambuco. Agradecemos aos nossos clientes que puderem se irmanar nesse gesto de solidariedade”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos.
 
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria. “É mais uma instituição contemplada com o apelo e a força do trabalho realizado pela Arquidiocese e por uma rede imensa de voluntários, entre os quais a Compesa e o Governo de Pernambuco. Essa é uma tarde histórica porque nós queremos mais e mais potencializar o atendimento, o cuidado, o respeito e a revitalização de vidas”, disse. 
 
CASA DO PÃO – A Casa do Pão foi fundada em 2022, durante o XVIII Congresso Eucarístico Nacional e foi idealizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife para oferecer atendimento médico, psicológico, jurídico, espiritual e alimentar a pessoas em situação de rua. Ela é a 11ª entidade participante do programa Conta Comigo. “Nós agradecemos a Raquel por esse zelo, esse cuidado, a Priscila, que nos acolheu, e também ao presidente da Compesa. Pedimos para que sejam generosos nas doações”, declarou o diácono Aerton Carvalho, coordenador da Casa do Pão.
 
Para participar do programa Conta Comigo e contribuir com a Casa do Pão, os clientes da Compesa devem ligar para o telefone 08000810195 ou usar o aplicativo Compesa Mobile. Podem, ainda, procurar atendimento na sede da Casa do Pão ou nas Paróquias de Olinda e Recife. “A gente forma mais uma parceria para ajudar as pessoas do nosso Estado em maior situação de vulnerabilidade”, enfatizou a governadora.
 
FRATERNIDADE – O tema da Campanha da Fraternidade em 2024 é “Fraternidade e amizade social” e o lema é “Vós sois todos irmãos e irmãos’ (Mt 23,8). A Campanha marca o início da Quaresma, tempo litúrgico em preparação para a Páscoa. 
 
Além de Raquel Lyra e Priscila Krause, o Governo de Pernambuco ainda esteve representado pelos secretários Zilda Cavalcanti (Saúde) e Hercílio Mamede (Casa Militar) e pelo comandante geral da Polícia Militar, Coronel Torres. Também participaram do evento o deputado estadual Sileno Guedes e os vereadores do Recife, Felipe Alecrim, Doduel Varela e Ronaldo Lopes.
 
Fotos: Hesíodo Goes/Secom

Em Petrolina, Cia Biruta de Teatro abre inscrições gratuitas para oficina de leituras dramatizadas

Os textos teatrais produzidos por mulheres e que tratam da sua representação na história e na contemporaneidade são o foco do projeto “Medusas – Ciclo de Leituras Dramatizadas”, desenvolvido pela Cia Biruta de Teatro (Petrolina/PE). Com inscrições abertas até 20 de fevereiro, a iniciativa é gratuita e voltada, principalmente, para mulheres e jovens residentes na periferia de Petrolina.

Podem se inscrever no projeto mulheres e jovens artistas, produtores culturais, estudantes de artes cênicas e pessoas da comunidade surda. Os interessados devem ter mais de 14 anos e residir em Petrolina. Para participar, basta realizar a inscrição, através do endereço eletrônico https://forms.gle/UcsKcUXLnWnbSey88. Todas as aulas contarão com interpretação em Libras.

A oficina de leitura dramatizada propõe um olhar sobre textos dramatúrgicos produzidos por mulheres em diversos períodos. “Durante o projeto, que terá duração de três meses, além de abordar os textos teatrais, vamos trabalhar com fundamentos técnicos do teatro, exercícios de expressão e consciência corporal, modulação de energia e muitos outros. Ao final da oficina, realizaremos o ciclo de leituras dramatizadas, que é uma mostra pedagógica na qual serão apresentados os textos estudados no decorrer dos encontros”, explica a coordenadora geral do projeto, Camila Rodrigues. 

Produtora executiva do projeto ‘Medusas’, Letícia Rodrigues conta que as redes sociais serão uma ferramenta importante para ampliar o alcance da proposta. “Além de registrar os estudos e vivências do projeto em um diário virtual, o ciclo de leituras dramatizadas será transmitido ao vivo nas redes sociais da Cia Biruta. Nós queremos promover maior acesso a esses textos e contribuir com a fruição da leitura dramatizada”, revela.

Nesse contexto, o objetivo da Cia Biruta é diversificar o repertório dramatúrgico dos participantes e estimular a sua capacidade de análise dos diferentes textos. “Com o projeto ‘Medusas’, a ideia é ampliar o acesso à diversidade de textos produzidos por mulheres no cenário mundial e local, além de estimular o pensamento crítico dos participantes, abordando questões de gênero e alteridade na construção das identidades, a partir da produção de conhecimento e de práticas que visam a superação de preconceitos, como o machismo e a invisibilidade da produção e criação femininas”, pontua a oficineira e também organizadora da iniciativa, Cristiane Crispim.

O projeto tem incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Fundarpe), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura Geral 2020-2021), e será ministrada pelos fundadores da Cia Biruta de Teatro, Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo, com coordenação geral de Camila Rodrigues, produção executiva de Leticia Rodrigues e assistência de produção de Amanda Martins. Os encontros serão realizados no Cineteatro Massangano – Praça CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, de 24 de fevereiro a 13 de abril, sempre aos sábados (15h às 18h) e domingos (09h às 12h).

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

Prefeitura implanta sistema próprio para transações financeiras da AMA

Para otimizar o atendimento e agregar os serviços utilizados pelos permissionários, como pagamentos e parcelamentos, a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) está implantando um sistema na sede da Autarquia, no Mercado do Produtor. Antes, os permissionários precisavam ir até a Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Prefeitura de Juazeiro, para realizar pagamentos e acordos de parcelamento, por exemplo. Com a implantação do sistema próprio, as negociações e demandas poderão ser resolvidas no próprio Mercado do Produtor, no setor de Boletos.“Pensamos e temos já realizado diversas melhorias para a AMA e o Mercado do Produtor, seja nas estruturas físicas, como a rotatória do entorno do entreposto, ou nos uniformes aos carrinheiros, bem como proporcionando mais comodidade àqueles que trabalham aqui, de poder resolver suas demandas referentes a pagamentos, acordos, parcelamentos, tudo por aqui”, destaca o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota.O Setor de Boletos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, e deverá ser utilizado por todos os permissionários.

Texto: Karem Moraes/ Ascom AMA PMJ

No Maranhão, veículo com destino a Petrolina é abordado pela PRF e trio suspeito de praticar assaltos e furtos de celulares são presos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde do último sábado (10), três homens suspeitos de praticarem uma série de roubos e furtos de aparelhos eletrônicos no Maranhão. Com o trio, foram encontrados 16 celulares, 44 cartões de memória e uma maquineta de cartão.

Os homens, que encontravam-se em um veículo de modelo Fiat Siena Flex, foram abordados durante fiscalização na BR-316, em Picos, em frente à Unidade Operacional da PRF.

Durante a abordagem, o condutor, um homem de 61 anos, informou que o trio havia saído de Barão de Grajaú, no Maranhão, com destino à Petrolina (PE). Por meio de consultas aos sistemas, a equipe constatou que o motorista, assim como os dois passageiros, possuíam antecedentes criminais por homicídios e roubo.

Questionados sobre a presença de possíveis ilícitos ou entorpecentes, os homens negaram e afirmaram que poderia ser feita uma vistoria no interior do veículo.  Durante a busca, a equipe encontrou diversos volumes envolvidos com papel alumínio no compartimento de bagagem, contendo 16 celulares, 44 cartões de memória em um recipiente de plástico e uma maquineta de cartão.

Neste momento, alguns celulares ainda estavam ligados e recebendo chamadas. Após comunicação da equipe com uma das vítimas do roubo, constatou-se que os celulares tinham origem de Barra do Corda, no Maranhão e que poderiam ter sido roubados ou furtados recentemente.

Diante das informações obtidas, foi constatada, em princípio, a ocorrência de Receptação e Associação Criminosa. Desta forma, os envolvidos foram conduzidos à Polícia Civil de Picos para que os procedimentos cabíveis fossem adotados.

Fonte: PRF

Fraternidade e Amizade Social são tema da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2024 tem o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). O lançamento da campanha foi na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, nesta Quarta-feira de Cinzas (14), dia que marca para as religiões cristãs o início da Quaresma. O período, com duração de 44 dias, com fim na Quinta-feira Santa, é considerado de reflexão e recolhimento para os cristãos até a Páscoa, data de comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, depois de seus sofrimentos e morte.Este ano, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos ininterruptos. Nesta edição, a campanha foi inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti assinada em outubro de 2020, na cidade italiana de Assis, pelo Papa Francisco.

Durante a cerimônia de lançamento da iniciativa, foi apresentado um vídeo da autoridade máxima da Igreja Católica sobre a campanha deste ano. Na mensagem, o Papa Francisco convida os brasileiros, durante a Quaresma, ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, em uma fraternidade universal.

“Lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses, de estender o nosso amor a todo ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço”, disse o papa.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, esclareceu que o tema e lema foram escolhidos há 2 anos pelos religiosos brasileiros. “Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência. Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado Papa Francisco, que na sua Encíclica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social”.

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ainda enfatizou que a Campanha da Fraternidade 2024 ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas, chamadas pelo religioso de “o próximo”.

“No texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. Mas podemos ver também uma Igreja em saída, pessoas comprometidas, podemos ver um empenho maior de uma consciência maior do nosso papel de batizado de cristão neste mundo”, diz dom Ricardo Hoepers.

60 anos

A Campanha da Fraternidade teve início em 1962, na arquidiocese de Natal e, a partir de 1964, se estendeu a todo o Brasil. Naquele ano, o tema foi Lembre-se: você também é Igreja.

Em vídeo, o Papa Francisco também destacou o trabalho dos integrantes da CNBB nesses 60 anos da Campanha da Fraternidade. “Um itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção. Esse percurso é proposto, a cada ano, à Igreja no Brasil e a todas as pessoas de boa vontade desta querida nação”.

No Brasil, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, celebrou as seis décadas ininterruptas da ação evangelizadora, em nível nacional. “São 60 anos de uma vivência eclesial que, em busca de conversão pessoal, comunitária e social, com propostas que unem todas as dioceses e a nação inteira. 60 anos de solidariedade e de projetos que salvaram e transformaram vidas. 60 anos de coragem e coerência também anunciando o Evangelho e denunciando injustiças.”

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

IFPA reúne profissionais do setor de FFLV do Vale do São Francisco em Petrolina

A Internacional Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos, defende os interesses e apoia os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Pela primeira vez, a IFPA realizará um Café da Manhã em Petrolina/Pernambuco para reunir os principais líderes da indústria de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV), dos produtores aos varejistas do Vale do São Francisco. Esse é um encontro para criar conexões, compartilhar experiências, conhecer as tendências do setor e gerar novos negócios.

Haverá duas palestras para tratar das oportunidades em 2024:

  • CEO do Hortifruti Natural da Terra, Fábio Amorim, um dos maiores e mais relevantes varejistas de FFLV, que vai abordar as perspectivas e tendências do mercado nacional;
  • Representante da USA Pears no Brasil, Francesco Sicherle, produtora americana de peras com forte atuação no país, que vai explicar as oportunidades para o mercado norte americano.

“Destacamos a relevância da IFPA, uma entidade global no setor de frutas, flores, legumes e verduras, para fortalecer as conexões institucionais e comerciais no Vale do São Francisco, tanto em nível nacional quanto internacional. Além disso, ressaltamos a importância da oitava edição da The Brazil Conference, a principal feira do setor – esse ano realizada nos dias 07 e 08 de agosto, em São Paulo – e que reúne a cadeia para exposição, negócios e compartilhamento de conhecimento. O Vale do São Francisco desempenha um papel fundamental no fortalecimento do FFLV e aumento do consumo”, explica Valeska de Oliveira Cire representante da IFPA no Brasil.

O evento será dia 22 de fevereiro, às 9h, no Nobile Suítes Del Rio Petrolina (Av. Cardoso de Sá, 215). Inscrições – https://meta2md.com.br/cafe-da-manha-ifpa

O café da manhã da IFPA no Vale do S. Francisco tem o patrocínio das empresas: HMSMR, Industrade, Agrivale, IFCO, Kuará Frutas, Perboni, Rei, Trebeschi; e Apoio Institucional da ABRAFRUTAS, Sindilojas PE e Valexport.

Das 14h às 17h haverá um tour da produção e processo produtivo na empresa Kuará, com inscrição prévia.

Empreendedores aquecem economia durante o Carnaval de Petrolina

Durante as quatro noites da Folia de Momo em Petrolina, cerca de 30 empreendedores participantes da Vila do Empreendedor, puderam negociar seus produtos aos milhares de foliões que estiveram circulando entre os três polos da festa. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), e tem contribuído com o fortalecimento de microempreendedores individuais do município.

A professora Keidylânia Costa curtiu duas noites do Carnaval e também aproveitou para adquirir produtos gastronômicos da “Vila”. “Além de curtir uma programação bem cultural, com segurança, pude conhecer e comprar produtos na ‘Vila do Empreendedor’. Achei uma iniciativa muito válida, já que valoriza os microempreendedores locais, contribuindo para a divulgação dos seus produtos e, com certeza, isso também impacta positivamente na economia da cidade”, afirmou.

Os empreendedores foram divididos em dois grupos de 15 expositores para participar da Vila durante dois dias cada.

Segundo a direção da Agência, o evento mostrou mais uma vez que é bem aceito pelos empreendedores locais, já que a procura é sempre maior do que a do quantidade de vagas disponibilizadas, e é abraçado também pela população que comparece e adquire produtos tanto de artesanato quanto alimentícios.