Fraternidade e Amizade Social são tema da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2024 tem o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). O lançamento da campanha foi na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, nesta Quarta-feira de Cinzas (14), dia que marca para as religiões cristãs o início da Quaresma. O período, com duração de 44 dias, com fim na Quinta-feira Santa, é considerado de reflexão e recolhimento para os cristãos até a Páscoa, data de comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, depois de seus sofrimentos e morte.Este ano, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos ininterruptos. Nesta edição, a campanha foi inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti assinada em outubro de 2020, na cidade italiana de Assis, pelo Papa Francisco.

Durante a cerimônia de lançamento da iniciativa, foi apresentado um vídeo da autoridade máxima da Igreja Católica sobre a campanha deste ano. Na mensagem, o Papa Francisco convida os brasileiros, durante a Quaresma, ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, em uma fraternidade universal.

“Lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses, de estender o nosso amor a todo ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço”, disse o papa.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, esclareceu que o tema e lema foram escolhidos há 2 anos pelos religiosos brasileiros. “Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência. Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado Papa Francisco, que na sua Encíclica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social”.

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ainda enfatizou que a Campanha da Fraternidade 2024 ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas, chamadas pelo religioso de “o próximo”.

“No texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. Mas podemos ver também uma Igreja em saída, pessoas comprometidas, podemos ver um empenho maior de uma consciência maior do nosso papel de batizado de cristão neste mundo”, diz dom Ricardo Hoepers.

60 anos

A Campanha da Fraternidade teve início em 1962, na arquidiocese de Natal e, a partir de 1964, se estendeu a todo o Brasil. Naquele ano, o tema foi Lembre-se: você também é Igreja.

Em vídeo, o Papa Francisco também destacou o trabalho dos integrantes da CNBB nesses 60 anos da Campanha da Fraternidade. “Um itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção. Esse percurso é proposto, a cada ano, à Igreja no Brasil e a todas as pessoas de boa vontade desta querida nação”.

No Brasil, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, celebrou as seis décadas ininterruptas da ação evangelizadora, em nível nacional. “São 60 anos de uma vivência eclesial que, em busca de conversão pessoal, comunitária e social, com propostas que unem todas as dioceses e a nação inteira. 60 anos de solidariedade e de projetos que salvaram e transformaram vidas. 60 anos de coragem e coerência também anunciando o Evangelho e denunciando injustiças.”

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

IFPA reúne profissionais do setor de FFLV do Vale do São Francisco em Petrolina

A Internacional Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos, defende os interesses e apoia os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Pela primeira vez, a IFPA realizará um Café da Manhã em Petrolina/Pernambuco para reunir os principais líderes da indústria de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV), dos produtores aos varejistas do Vale do São Francisco. Esse é um encontro para criar conexões, compartilhar experiências, conhecer as tendências do setor e gerar novos negócios.

Haverá duas palestras para tratar das oportunidades em 2024:

  • CEO do Hortifruti Natural da Terra, Fábio Amorim, um dos maiores e mais relevantes varejistas de FFLV, que vai abordar as perspectivas e tendências do mercado nacional;
  • Representante da USA Pears no Brasil, Francesco Sicherle, produtora americana de peras com forte atuação no país, que vai explicar as oportunidades para o mercado norte americano.

“Destacamos a relevância da IFPA, uma entidade global no setor de frutas, flores, legumes e verduras, para fortalecer as conexões institucionais e comerciais no Vale do São Francisco, tanto em nível nacional quanto internacional. Além disso, ressaltamos a importância da oitava edição da The Brazil Conference, a principal feira do setor – esse ano realizada nos dias 07 e 08 de agosto, em São Paulo – e que reúne a cadeia para exposição, negócios e compartilhamento de conhecimento. O Vale do São Francisco desempenha um papel fundamental no fortalecimento do FFLV e aumento do consumo”, explica Valeska de Oliveira Cire representante da IFPA no Brasil.

O evento será dia 22 de fevereiro, às 9h, no Nobile Suítes Del Rio Petrolina (Av. Cardoso de Sá, 215). Inscrições – https://meta2md.com.br/cafe-da-manha-ifpa

O café da manhã da IFPA no Vale do S. Francisco tem o patrocínio das empresas: HMSMR, Industrade, Agrivale, IFCO, Kuará Frutas, Perboni, Rei, Trebeschi; e Apoio Institucional da ABRAFRUTAS, Sindilojas PE e Valexport.

Das 14h às 17h haverá um tour da produção e processo produtivo na empresa Kuará, com inscrição prévia.

Empreendedores aquecem economia durante o Carnaval de Petrolina

Durante as quatro noites da Folia de Momo em Petrolina, cerca de 30 empreendedores participantes da Vila do Empreendedor, puderam negociar seus produtos aos milhares de foliões que estiveram circulando entre os três polos da festa. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), e tem contribuído com o fortalecimento de microempreendedores individuais do município.

A professora Keidylânia Costa curtiu duas noites do Carnaval e também aproveitou para adquirir produtos gastronômicos da “Vila”. “Além de curtir uma programação bem cultural, com segurança, pude conhecer e comprar produtos na ‘Vila do Empreendedor’. Achei uma iniciativa muito válida, já que valoriza os microempreendedores locais, contribuindo para a divulgação dos seus produtos e, com certeza, isso também impacta positivamente na economia da cidade”, afirmou.

Os empreendedores foram divididos em dois grupos de 15 expositores para participar da Vila durante dois dias cada.

Segundo a direção da Agência, o evento mostrou mais uma vez que é bem aceito pelos empreendedores locais, já que a procura é sempre maior do que a do quantidade de vagas disponibilizadas, e é abraçado também pela população que comparece e adquire produtos tanto de artesanato quanto alimentícios.

Bloco da Limpeza mantém tradição e encerra os festejos de carnaval em Petrolina

Após quatro dias de festa, enquanto muitos foliões ainda se recuperam do período carnavalesco, a quarta-feira (14) foi o momento da equipe de Limpeza Pública de Petrolina festejar. Ao som de frevo, os agentes de limpeza da Prefeitura recolheram o lixo dos três polos do Carnaval de Petrolina.

Com o auxílio de caminhões pipas, as vias foram lavadas com água, sabão e essência perfumada. Os trabalhadores também puderam aproveitar um delicioso café da manhã oferecido na Praça da 21 de Setembro, ao som de muita música com a frevuca. O agente de limpeza Danilo Castro Lima, ressalta que o carnaval foi tranquilo e que estava ansioso por esse momento. “Trabalhei todos os dias de festa, cedinho já estávamos aqui deixando tudo limpo e arrumado. Graças a Deus foi um carnaval tranquilo e hoje depois da limpeza, é só diversão”, destaca.

Como todos os anos, foi montado um esquema pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) e contou com a participação de cerca de 70 profissionais por dia, possibilitando a retirada de 28 toneladas de lixo das ruas durante os dias de folia.

INSS começa a pagar benefícios de fevereiro a partir do dia 23

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o benefício de fevereiro a aposentados e pensionistas a partir do dia 23 de fevereiro, para quem ganha até um salário mínimo. Os pagamentos seguem até 7 de março. A ordem dos depósitos leva em conta o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que fica depois do traço.

Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.

Neste ano, o salário mínimo foi reajustada para R$ 1.412. Para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos começam em 1º de março e seguem até 7 de março. Nesse caso, o teto para benefícios pagos pelo INSS encontra-se em R$ 7.786,01.

Atualmente, o INSS paga todo mês mais de 39 milhões de benefícios, dos quais 33,3 milhões benefícios previdenciários e 5,6 milhões em assistenciais. Os números se referem à folha de pagamento de novembro, dados mais recentes já divulgados, e podem oscilar mês a mês.

Os valores a receber do INSS podem ser conferidos pelos beneficiários na internet, por meio do Meu Inss, seja no computador, pelo site ou pelo aplicativo para celular.

Quem não tiver acesso à internet pode ligar para a central 135 e fornecer o número do CPF. Em seguida serão confirmadas informações de cadastro para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Confira abaixo as datas para os pagamentos referentes ao mês de fevereiro:

Até um salário mínimo:

23 de fevereiro – cartão de final 1

26 de fevereiro – cartão de final 2

27 de fevereiro – cartão de final 3

28 de fevereiro – cartão de final 4

29 de fevereiro – cartão de final 5

1º de março – cartão de final 6

4 de março – cartão de final 7

5 de março – cartão de final 8

6 de março – cartão de final 9

7 de março – cartão de final 0

Mais de um salário mínimo:

1º de março – cartão de final 1 e 6

4 de março – cartão de final 2 e 7

5 de março – cartão de final 3 e 8

6 de março – cartão de final 4 e 9

7 de março – cartão de final 5 e 0

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Empregadores têm o dia 29 para enviarem informe de rendimentos

Os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para enviar aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a 2023. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras aos seus clientes. A disponibilização dos informes de rendimentos é obrigatória e pode ser feita pelo correio ou na forma digital, por e-mail, internet ou intranet.Os informes são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024 (IRPF). Este ano, o período de entrega das declarações do Imposto de Renda, sem multa, vai de 15 de março a 31 de maio.

Entre as informações contidas nos informes de rendimentos estão o total dos rendimentos tributáveis, a exemplo dos salários; os descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); os rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte, como o 13º salário; imposto de renda retido na fonte, se houver; eventuais rendimentos isentos, como venda das férias e descontos; e despesas com plano de saúde ou odontológico coletivo, se houver.

A declaração do IRPF é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos. A nova tabela foi publicada em uma medida provisória no dia 6, e alterou a primeira faixa da tabela progressiva mensal, com elevação do limite de aplicação da alíquota zero, que passou de R$ 2.112 para R$ 2.259,20.

O contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824 mensais será beneficiado com a isenção porque, em razão do desconto simplificado de R$ 564,80, que resulta em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, o mesmo limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Receita orienta o contribuinte a guardar os informes de rendimentos por, no mínimo, 5 anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. A regra também vale para os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas na declaração.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Diversidade de ritmos, estilos e expressões culturais garantiram folia democrática no último dia do carnaval de Petrolina

Axé, frevo, forró, rock e samba foram alguns dos ritmos que animaram os milhares de foliões ao longo desta terça-feira (13), último dia do Carnaval Multicultural de Petrolina. O público ferveu nos três polos, que contaram com verdadeiros espetáculos de alegria, cores e tradições, na mais diversificada e democrática festa de rua do sertão de Pernambuco. Na Orla, o público, grande protagonista do reinado de Momo, pôde conferir shows de Edenio, DJ Aquiles, Ana Costa, Luan Estilizado e Lenno, que honraram a despedida e fizeram uma noite inesquecível ao som de vários hits.

Já no polo Matingueiros, que se destaca por ser um espaço fundamental para a valorização da cena musical independente do Vale do São Francisco, o público curtiu o último dia ao som das mais variadas vertentes do rock, eletrônico e pop. Com o polo lotado por uma multidão de petrolinenses e turistas, os grupos musicais mostraram no palco que a folia em Petrolina, é, de fato, democrática e multicultural. Entre o leque de atrações, o público em êxtase com as cantoras Andrezza Santos e Camila Yasmine, além da Banda Cabelo de Serpente e grupo Samba di Mal.

No polo da 21 de Setembro, conhecido por sua efervescência cultural, um grande público acompanhou as apresentações de Mauro Lima e Banda, Fernando Júnior e Dalmo Natan. Os foliões ainda contaram com as apresentações das Orquestras Serpente Imperial e Grito de Águia e da escola de samba Unidos da Ponte, que prepararam uma programação diversificada, atendendo a todos os gostos e idades. Assim como no primeiro dia de Carnaval, os foliões se esforçaram para deixar a festa ainda mais bonita e se esbaldaram no frevo, samba e nas antigas marchinhas de carnaval.

A analista fiscal Melinda Cesar curtiu a terça-feira de carnaval no polo Multicultural Matingueiros e amou a experiencia. Acompanhada de um grupo de amigos, a jovem aprovou a iniciativa da Prefeitura de Petrolina de proporcionar aos foliões a diversidade de ritmos. “Foi um carnaval maravilhoso e em paz. Além disso, acho muito legal a Prefeitura de Petrolina ter esse polo alternativo, porque tem gente que não gosta do Carnaval tradicional e acaba ficando em casa. Foi muito bom abrir espaço para outros ritmos musicais, que têm a mesma vibe pulsante do carnaval e clima de descontração. Dançar ao som de diferentes estilos e, acima de tudo, fazer parte de um evento que celebra a cultura, a música e a união foi fantástico”, finalizou Melinda.

Texto: Elaine Barbosa

Assessora de Imprensa da Prefeitura de Petrolina

Prefeitura de Juazeiro inicia matrícula para cursos da Escola de Idiomas na próxima segunda-feira (19)

A Prefeitura de Juazeiro vai iniciar na próxima segunda-feira (19) o período de matrículas para o semestre letivo da Escola de Idiomas, ação pioneira da Gestão Suzana Ramos. O espaço oferece cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos são voltados para alunos da rede municipal, matriculados entre o 4º e o 8º ano do Ensino Fundamental, servidores e professores que atuam na rede municipal.

As matrículas serão realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro, presencialmente, na sede da Escola de Idiomas, localizada na Praça da Bandeira, nº 16, Centro, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.

No ato da matrícula, os interessados devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou RG com foto, RG e CPF da mãe ou responsável legal, declaração ou comprovante de matrícula, comprovante de residência, 2 fotos 3×4 e documentos comprobatórios para alunos com deficiência. Para servidores municipais, é exigida, ainda, a declaração da instituição na qual está lotado ou o contracheque.

Texto: Ascom Seduc/PMJ

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta-feira, 14

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (14). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o cento da banana Pacovan a R$ 48,00.  A caixa com 20kg da acerola está custando R$ 40,00. A caixa com 26kg da manga Tommy está a R$ 60,00.A cotação completa segue anexo em PDF.

Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas é um dia religioso observado principalmente por cristãos católicos e algumas outras denominações cristãs. Ela ocorre após o Carnaval, marcando o início da Quaresma, um período de 40 dias de penitência e reflexão que antecede a Páscoa.

Na Quarta-feira de Cinzas, os fiéis participam de serviços religiosos onde recebem uma marca de cinzas na testa, geralmente na forma de uma cruz, enquanto o sacerdote diz: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Durante a Quaresma, muitos cristãos optam por jejuar, abster-se de certos prazeres ou dedicar-se a práticas espirituais mais intensas como forma de preparação para a celebração da Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.