Beneficiários com o Bolsa Família bloqueado terão atendimento prioritário em Petrolina-PE

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que, exclusivamente nesta semana, irá disponibilizar vagas prioritárias para beneficiários que estejam com o Bolsa Família bloqueado.

Os agendamentos poderão ser feitos a partir desta segunda-feira (12), através da Agenda Social: agendasocial.petrolina.pe.gov.br, até o preenchimento das vagas. Os atendimentos serão agendados para a sede da Central do Cadastro Único, localizada no Centro Administrativo de Assistência Social (Praça Pio XII, conhecida como Praça do Galo, Nº 264, Centro).

Segunda noite do Carnaval de Petrolina mantém clima de alegria e mistura de ritmos

E o que não faltou foi alegria, disposição e animação para quem foi aproveitar a segunda noite do carnaval de Petrolina. O domingo teve shows para todas as idades e estilos musicais. A festa começou mais cedo no Polo da Praça 21 de Setembro com o show infantil Carnaval Encantado Dó-Ré-Mi, que fez uma apresentação especial, trazendo um repertório voltado para a criançada, que cantou e dançou bastante com as canções infantis.

Também na Praça 21 de Setembro, subiram ao palco, o grupo Visão Musical, que tocou grandes, sucessos do frevo e do axé, teve ainda o cantor Xandão da Bahia e a Orquestra Aquarela, que encerrou os shows da noite na Praça. Além dos shows dos artistas nos palcos, os foliões brincaram ao som dos blocos e grupos carnavalesco da cidade, como o Bloco Tio Diego, orquestras, Bandinha do Chicão e do Bolinha, bem como, a Escola de Samba Império de São Francisco.

No palco montado no Polo Orla, a noite teve início com Trio Granah, que com irreverência, trouxe um repertório bastante dançante. A segunda atração da noite foi o cantor Alan Cleber, que também apresentou ao público uma coletânea de sucessos carnavalescos. O forró, o piseiro, axé e pagodão, foram o tempero final para fechar a noite na Orla, com um grande show do cantor Fabinho Testado. No Polo Matingueiros, os shows da noite ficaram por conta do DJ Werson, da cantora Luana, que fez uma homenagem ao cantor e compositor baiano Edson Gomes, e ainda teve ainda o reggae da banda Sóda Solta.

Quem tem frequentado os polos do Carnaval de Petrolina, reforça o sucesso da festa. “Um ambiente muito agradável, ótimo para as crianças e para as famílias brincarem e curtirem o carnaval de forma tranquila. Muito bom, muito sossegado, um clima de organização, paz e alegria, além de segurança. Estamos gostando muito”, destaca a engenheira de minas, Aline Simões, que brincou pela primeira vez, ao lado da família, no polo 21 de Setembro.

 

Morre aos 97 anos, a fundadora do Magazine Luiza

A fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca, no interior paulista, aos 97 anos. Ela era tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da empresa.Aos 31 anos, investiu as economias dos anos de trabalho no varejo para comprar seu próprio negócio, a loja de presentes Cristaleira, localizada no centro de Franca, que depois foi rebatizada de Magazine Luiza.

No início da década de 90, ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano como sucessora à frente dos negócios. Na época, a empresa era uma rede de varejo de eletroeletrônicos e móveis familiar, com lojas localizadas, principalmente, em cidades de São Paulo e Minas Gerais. Sob o comando de Luiza Helena, o Magazine Luiza tornou-se uma varejista nacional e de capital aberto.

“Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30 mil colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio”, diz nota da Magazine Luiza.

 

Edição: Aline Leal/Agência Brasil

Gestão Suzana Ramos entrega escola totalmente requalificada no Horto, Salitre, nesta quinta-feira (15)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vai inaugurar nesta quinta-feira (15), às 16h, a requalificação e ampliação da Escola Municipal Lúcia Carmem Sobreira, localizada no Horto, Salitre. Mais uma obra realizada pela gestão Suzana Ramos custeada com recursos próprios.
Com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, a unidade educacional foi totalmente reestruturada e ampliada, recebendo mais uma nova sala de aula, construção do muro, que antes era completamente aberta sem proteção, climatização, requalificação da sala de gestão e a construção de ambientes totalmente novos, como a secretaria, as salas de coordenação, professores, leitura e informática, novos banheiros, cozinha com despensa, refeitório, área de serviço, depósitos, parque infantil e horta.
“Além da Escola Lúcia Carmem Sobreira, mais oito unidades de ensino estão com obras de requalificação e ampliação finalizadas e serão inauguradas brevemente, incluindo a construção de uma creche novinha em Itamotinga. Seguimos trabalhando, investindo e reafirmando nosso compromisso em construir uma nova Juazeiro, com mais infraestrutura, educação, saúde e tudo que o nosso povo merece”, declarou a prefeita Suzana Ramos.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ

Petrolina: Agendamento do Cadastro Único via Whatsapp será nesta quarta-feira  

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que, exclusivamente nesta semana, o agendamento do Cadastro Único via Whatsapp será nesta quarta-feira (14), devido ao recesso de Carnaval.

Outra novidade é que nesta semana, a gestão municipal está dando prioridade aos beneficiários que estão com o Bolsa Família bloqueado. Portanto, o agendamento nesta quarta-feira será exclusivo para quem estiver com o benefício bloqueado.

Os agendamentos permanecem através do canal do Cadastro Único no WhatsApp (87) 98122-1335 (somente mensagem), das 8h às 12h, até o preenchimento das vagas. Os atendimentos são agendados sempre para a sede da Central do Cadastro Único, localizada no Centro Administrativo de Assistência Social (Praça Pio XII, conhecida como Praça do Galo, Nº 264, Centro).

Saiba como fazer o agendamento:

– Salve o número do Cadastro Único: (87) 98122-1335

– Envie uma mensagem através do WhatsApp a partir das 8h (somente mensagem) e informe seu nome completo, CPF ou NIS.

– Aguarde e receberá uma mensagem com seu dia e horário de agendamento.

– Após enviar os dados, não é necessário enviar outras mensagens.

Governadora Raquel Lyra enaltece riqueza cultural do Estado durante folia de Momo em Vitória de Santo Antão

A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste domingo (11), a folia de Momo de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito da cidade, Paulo Roberto, de secretários estaduais e deputados, a chefe do Executivo cumprimentou os foliões e visitou o Camarote da Acessibilidade. Na Terra das Tabocas, o ponto alto da folia é o Encontro dos Bichos, quando blocos saem em desfiles com carros alegóricos, representados figurativamente por animais, e arrastam a população pelas ruas do município.
 
“A riqueza cultural do nosso povo é extraordinária, e é isso que nos diferencia de qualquer outro lugar do mundo. Ela é revelada, sobretudo, durante o nosso carnaval. Desde setembro do ano passado que o nosso time vem trabalhando junto com as prefeituras para garantir que a festa seja feita com tranquilidade, da melhor forma possível, com segurança para todos os que vêm para cá e também garantindo a economia girando, com emprego e renda para nossa gente”, destacou Raquel Lyra.
 
Neste ano, a festa em Vitória de Santo Antão presta homenagens ao Clube de Fados Taboquinhas e ao Clube Misto Urso Branco, que celebram 100 anos de história, além dos carnavalescos Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho), que faleceram recentemente.
 
Ao lado da governadora durante todo o percurso, o prefeito de Vitória de Santo Antão enalteceu o amor do pernambucano pelas suas raízes. “O pernambucano é apaixonado pelo seu Estado. Nós precisamos ter esse sentimento de pertencimento para mostrar os grandes valores que a gente tem. Hoje nós tivemos o prazer de receber a governadora e a vice-governadora, que têm raízes vitorienses, na nossa linda festa”, ressaltou Paulo Roberto.
 
Também presente na comitiva, a deputada federal Iza Arruda exaltou a festividade no município. “O melhor carnaval do Brasil está em Pernambuco. E Vitória de Santo Antão traz as raízes das alegorias, o que é muito cultural. Temos os Fados, Taboquinhas, Girafa, são tantos blocos e alegrias e é por isso que todos precisam conhecer a nossa festa”, finalizou a parlamentar. 
 
O deputado estadual Joaquim Lira e o vice-prefeito do município, Edmo Neves, também estiveram presentes na festividade.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Centro de Atendimento ao Turista auxilia visitantes durante o Carnaval de Petrolina

Os turistas que chegarem à capital do Sertão do São Francisco para vivenciar e curtir o Carnaval de Petrolina 2024 tem à disposição um stand do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Polo 21 de Setembro, próximo ao Hotel Reis Palace. O CAT está disponível até terça-feira (13), das 18h às 1h.

Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), o CAT conta com uma equipe técnica preparada para fornecer informações relevantes da festa, serviços da cidade, como localização de restaurantes, supermercados, bancos e a distribuição do guia de atrativos turísticos de Petrolina.

O objetivo é garantir uma recepção calorosa aos turistas que vierem de outras cidades e estados. O local também busca garantir uma boa experiência aos turistas que escolheram a cidade sertaneja para curtir o melhor carnaval do interior de Pernambuco.

O casal de turistas, Josinete Sobreira e Vinicius Guimarães, vindos de Aracaju, aproveitaram o espaço para obter informações sobre os serviços de transporte e locais para passear na cidade. Eles elogiaram o atendimento e a hospitalidade dos atendentes. “Ficaremos aqui até a quarta de cinzas. Estamos muito felizes por vir conhecer Petrolina. Na nossa cidade o carnaval é fora de época, então procuramos um lugar mais tranquilo para passar o carnaval oficial. Estou muito satisfeita com o atendimento e com a utilidade desse serviço para quem não conhece a cidade”, destacou Josinete.

Prefeitura de Juazeiro divulga segunda convocação do processo seletivo para o Programa Aprova Juazeiro-BA

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), divulgou a segunda convocação dos candidatos selecionados no processo seletivo para o Programa Aprova Juazeiro. A lista com os classificados está disponível no Diário Oficial do Município (Doem) da sexta-feira (9). Os candidatos aprovados deverão realizar a confirmação de matrícula e assinatura do Termo de Compromisso nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 8h às 12h, ou das 13h às 17h, no prédio da Seduc, localizado na Rua Antônio Pedro, nº 139, Centro.
.
É necessário que a assinatura do Termo de Compromisso esteja de acordo com a categoria indicada no ato da inscrição (concluintes do ensino médio ou egressos, ambos da rede pública de ensino de Juazeiro).
.
Foram disponibilizadas 200 vagas, distribuídas entre dois grupos distintos, sendo 100 vagas ofertadas para alunos que já concluíram o Ensino Médio e 100 vagas destinadas para alunos matriculados na 3º série do Ensino Médio e que devem concluir esta etapa do ensino ainda em 2024.
.
O Programa
O Aprova Juazeiro é um programa municipal, que tem como objetivo auxiliar o ingresso de estudantes da rede pública nas universidades, concedendo bolsas de estudo integrais em cursos pré-vestibulares privados do município. Em 2022, houve uma ampliação do número de bolsas para 200, cerca de 75% a mais do que no ano anterior, e essa ampliação se manteve em 2023 e 2024.
 —
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/ PMJ

Jogos de Paris: Seleção brasileira perde para Argentina e fica fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos

Foto: Joilson Marcone/CBF

O futebol masculino brasileiro está fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França) em 2024. A ausência do Brasil, atual bicampeão na modalidade (na Rio 2016 e em Tóquio 2020), foi confirmada na noite deste domingo (11), após derrota de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela), em partida válida pela última rodada do quadrangular final.

Como o Pré-Olímpico oferece apenas duas vagas para os Jogos de Paris, o Brasil permaneceu sem possibilidades de garantir a classificação após ser superado pelos hermanos. Isto porque a equipe canarinho ficou na 3ª posição, com apenas 3 pontos. Já a Argentina alcançou 5 pontos, ocupando momentaneamente a liderança e confirmando a classificação para Paris, quando falta ainda a disputa da partida entre o 2º colocado Paraguai (com 4 pontos) e a lanterna Venezuela (com 1 ponto).

Esta é a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil fica fora de uma edição dos Jogos Olímpicos, após a ausência em Atenas em 2004.

A vitória da Argentina neste domingo foi garantida graças a gol de cabeça de Gondou, marcado aos 32 minutos do segundo tempo após cruzamento do lateral Barco.

Edição: Fábio Lisboa/Agência Brasil

Com representatividade de matrizes africanas, Cortejo Afro desfilou na festa do momo em Petrolina

Nesse sábado (10), a mistura de ritmos abrilhantou a primeira noite de carnaval em Petrolina. Trazendo representatividade para as ruas, o Cortejo Afro comemorou seus 22 anos. Com pouco mais de 100 pessoas, entre eles pais, mães e filhos de santos, o respeito à cultura e a diversidade marcaram o cortejo pelas ruas da cidade.

Para o Coordenador do Cortejo Afro, Antônio Matos, manter a tradição é existir e resistir. “Já temos 22 anos desfilando e é uma forma de manter viva a nossa tradição. O carnaval de Petrolina é conhecido por sua diversidade, o povo daqui fomenta a cultura. Esse é o momento de representatividade onde dizemos: existimos e resistimos”, expressou.

Alinhados com vestimentas e acessórios que enfatizam a expressão da cultura negra, por todo o percurso o Cortejo propagou axé e muitas bênçãos através dos ramos com folhas e flores, água de cheiro e alfazema. Os integrantes chamaram a atenção do público por onde passavam. Para a foliã Ana Melina Matos, o momento fortalece a história e a cultura desses povos. “Quando nos remetemos ao processo histórico, é o povo de matriz africana que traz essa manifestação cultural. Ver isso sendo preservado no carnaval de Petrolina nos certificamos do fortalecimento desses povos”, enfatizou.