Jogos de Paris: Seleção brasileira perde para Argentina e fica fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos

Foto: Joilson Marcone/CBF

O futebol masculino brasileiro está fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França) em 2024. A ausência do Brasil, atual bicampeão na modalidade (na Rio 2016 e em Tóquio 2020), foi confirmada na noite deste domingo (11), após derrota de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela), em partida válida pela última rodada do quadrangular final.

Como o Pré-Olímpico oferece apenas duas vagas para os Jogos de Paris, o Brasil permaneceu sem possibilidades de garantir a classificação após ser superado pelos hermanos. Isto porque a equipe canarinho ficou na 3ª posição, com apenas 3 pontos. Já a Argentina alcançou 5 pontos, ocupando momentaneamente a liderança e confirmando a classificação para Paris, quando falta ainda a disputa da partida entre o 2º colocado Paraguai (com 4 pontos) e a lanterna Venezuela (com 1 ponto).

Esta é a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil fica fora de uma edição dos Jogos Olímpicos, após a ausência em Atenas em 2004.

A vitória da Argentina neste domingo foi garantida graças a gol de cabeça de Gondou, marcado aos 32 minutos do segundo tempo após cruzamento do lateral Barco.

Edição: Fábio Lisboa/Agência Brasil

Com representatividade de matrizes africanas, Cortejo Afro desfilou na festa do momo em Petrolina

Nesse sábado (10), a mistura de ritmos abrilhantou a primeira noite de carnaval em Petrolina. Trazendo representatividade para as ruas, o Cortejo Afro comemorou seus 22 anos. Com pouco mais de 100 pessoas, entre eles pais, mães e filhos de santos, o respeito à cultura e a diversidade marcaram o cortejo pelas ruas da cidade.

Para o Coordenador do Cortejo Afro, Antônio Matos, manter a tradição é existir e resistir. “Já temos 22 anos desfilando e é uma forma de manter viva a nossa tradição. O carnaval de Petrolina é conhecido por sua diversidade, o povo daqui fomenta a cultura. Esse é o momento de representatividade onde dizemos: existimos e resistimos”, expressou.

Alinhados com vestimentas e acessórios que enfatizam a expressão da cultura negra, por todo o percurso o Cortejo propagou axé e muitas bênçãos através dos ramos com folhas e flores, água de cheiro e alfazema. Os integrantes chamaram a atenção do público por onde passavam. Para a foliã Ana Melina Matos, o momento fortalece a história e a cultura desses povos. “Quando nos remetemos ao processo histórico, é o povo de matriz africana que traz essa manifestação cultural. Ver isso sendo preservado no carnaval de Petrolina nos certificamos do fortalecimento desses povos”, enfatizou.

Carnaval de Petrolina ganha as ruas da cidade e é sucesso de público

Já é carnaval em Petrolina e o primeiro dia da festa foi marcado pelas cores, alegria e animação, ganhando as esquinas, ruas e avenidas da cidade. A festa de momo trouxe a tradicional mistura de ritmos, apresentando ao folião a potência da cultura local, misturando o frevo de Pernambuco com o pagode baiano. A abertura oficial do evento, foi feita pelo prefeito Simão Durando, neste sábado (10), no polo da 21 de Setembro com a entrega da chave da cidade a corte momesca, declarando aberto oficialmente o Carnaval da Capital do Sertão.

Neste ano, o Carnaval está homenageando as batucadas, trazendo Vera de Maria Maga e Ferreirinha, como rainha e rei, figuras marcantes da cultura petrolinense. Logo no fim da tarde já se podia ver os blocos, cortejos e escolas de samba colorindo as ruas da cidade e anunciando a chegada do Carnaval de Petrolina 2024. Centenas de foliões circularam pelos três polos culturais instalados na área central da cidade.

Na Praça 21 de Setembro, as famílias brincaram ao som da Skalla Musical, Sem Radar e Marcelo Portela. No Polo Matingueiros o primeiro dia foi marcado pelo som de MPA, Killauea, Roberto Possidio & Banda Eletrorústica. Já o Polo Orla, que concentrou um maior número de pessoas, subiram ao palco Jonathan Araújo, Rubinho e Wallas Arrais. A novidade deste ano foi uma estrutura montada para um DJ animar os intervalos entre uma banda e outra, o primeiro dia quem comandou foi o DJ Aquiles.

O prefeito Simão Durando celebrou o sucesso da primeira noite. “Meu coração é só alegria. Em 2017 essa festa foi ampliada e restaurada pelo nosso ex-prefeito Miguel Coelho e, agora, com muito trabalho, conseguimos atingir um novo salto, ela está ainda maior. Uma festa democrática que promove um encontro de ritmos, estilos, cores, idades e gostos. Tudo foi organizado com muito carinho para celebrar esse momento. Petrolina está vestida de alegria, e em cada esquina acontece um verdadeiro encontro de culturas e gerações. Aproveito para convidar todo os petrolinenses e turistas. Tem programação para todos os públicos”, concluiu.

Confira a programação do Carnaval neste domingo:

  • Polo Orla: Trio Granah/ Alan Cleber/ Fabinho Testado / DJ Vondeck
  • Polo Matingueiros: DJ Werson/ Soda Solta/ Luana Canta Edson Gomes
  • Polo 21 de setembro: Infantil DO RE MI/ Visão Musical/ Xandão da Bahia/ Orquestra Aquarel

Raquel Lyra prestigia o 45° desfile do Galo da Madrugada

Há 45 anos atraindo a presença e os olhares do Brasil e do mundo, o tradicional bloco do Galo da Madrugada desfilou, neste Sábado de Zé Pereira (10), pelas ruas do Centro do Recife. E assim como a multidão que se rende todos os anos aos encantos da agremiação, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, fizeram questão de dedicar o dia para prestigiar a festa e cumprimentar os foliões.
 
No início da manhã, a governadora, acompanhada de secretários estaduais e deputados, participou do tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Em seguida, cumprimentou o efetivo que está fazendo a segurança do bloco e caminhou do local até o Camarote Oficial do Galo.
 
“O carnaval de Pernambuco é um dos mais diversos do País e eu estou muito feliz e honrada em prestigiar o Galo da Madrugada pela primeira vez como governadora. No nosso Estado nós temos caboclinhos, maracatu, caiporas, caretas, papangus. Na capital temos a festa do Recife Antigo, na Região Metropolitana temos Olinda, um monte de coisa bonita do carnaval de rua, do carnaval de clube, dos camarotes, tem folia para todos os gostos e todas as rendas. É o carnaval mais democrático do Brasil e o Galo, sem dúvidas, encanta o coração de todos. Vamos fazer uma festa linda nesse ano”, declarou Raquel Lyra.
 
Símbolo tradicional da cultura e do turismo pernambucanos, o desfile do Galo da Madrugada deste ano tem como tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”. “É uma homenagem mais do que justa. Reginaldo Rossi é um dos artistas responsáveis pela construção plural da cultura pernambucana, dessa nossa cultura popular, que envolve todos os pernambucanos e casa bem com as homenagens feitas pelo próprio Governo do Estado a Alceu Valença, Claudionor Germano, e Lia de Itamaracá”, enalteceu a vice-governadora Priscila Krause.
 
No maior bloco carnavalesco do mundo o efetivo de segurança conta com 4.297 homens e mulheres, sendo 3.528 policiais militares. “O planejamento da segurança do carnaval 2024 está sendo feito desde setembro do ano passado e vai dar tudo certo. São mais de quatro mil homens e mulheres fazendo a segurança, entre bombeiros, policiais civis, policiais militares e da Polícia Científica, por isso temos essa certeza. Estaremos acompanhando tudo de perto durante todo o dia, para que os foliões fiquem seguros”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Galo da Madrugada homenageia este ano o cantor Reginaldo Rossi

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Galo da Madrugada, bloco tradicional do Recife, reconhecido desde 1994 pelo Livro dos Recordes (Guinness Book) como o maior do mundo, desfila neste sábado (10) com uma homenagem ao cantor e compositor Reginaldo Rossi, considerado o Rei do Brega, que morreu em 2013. A agremiação promete um carnaval de frevo e brega pernambucanos, em um espetáculo único.Pernambucano do Recife, Rossi iniciou a carreira artística depois de cursar engenharia e lecionar física e matemática. Na época, foi crooner (cantor) em boates na capital e comandava a banda de rock The Silver Jets. Fez parte do movimento Jovem Guarda, que tinha como inspiração ícones internacionais do rock’n roll como Elvis Presley e The Beatles.

Quase cinco anos depois do primeiro álbum, já na década de 70, Reginaldo deu início a um trabalho romântico que resultou no álbum À Procura de Você. Desde então, suas canções, com letras de forte apelo sentimental, tomaram as camadas mais populares e foram rotuladas de de “bregas” pelas elites.

Ao mesmo tempo, músicas como Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme e Pedaço de Mau Caminho ganharam espaço entre os brasileiros e, ainda no início da década de 80, Rossi ganhou o primeiro disco de ouro, ao vender 100 mil cópias do álbum A Volta.

Daí em diante, seu trabalho reverberou dentro e fora do país, Reginaldo tocou com os grandes nomes da MPB (música popular brasileira) e do pop nacional, revisitando seus grandes sucessos, foi premiado, recebeu homenagens e elevou a música romântica a patamares mais elevados.

Pluralidade

De acordo com os dirigentes do Galo da Madrugada, o tema Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo busca reunir o brega ao frevo, como dois importantes ícones da cultura popular pernambucana, de forma plural, como Reginaldo Rossi cantava as belezas do Recife. “Temos uma pluralidade imensa de expressões artísticas, mas, sem dúvidas, essas duas estão entre as que mais levam nossa identidade a outras partes do Brasil e do mundo”, declarou o presidente do Galo, Rômulo Meneses.

Fundado em 1978, o Galo da Madrugada é um dos blocos mais tradicionais da capital pernambucana e, em 45 anos, já homenageou grandes nomes da cultura pernambucana, como o escritor Ariano Suassuna e o cantor e compositor Alceu Valença. Este ano, os 30 trios elétricos que desfilam, ao longo de nove horas, pelo bloco devem reunir no centro do Recife mais de 2,5 milhões de pessoas, número de foliões alcançado no carnaval de 2023.

No centro das celebrações, o brega, quase dez anos após a morte de Reginaldo Rossi, em 2013, foi considerado pela prefeitura do Recife Patrimônio Cultural Imaterial. Atualmente, o gênero musical ganhou a dimensão de um movimento e é produzido e consumido em toda a região metropolitana da capital pernambucana e em vários outros estados, como o Pará, gerando, inclusive novos gêneros como o tecnobrega.

Atualmente, inúmeros artistas despontam no cenário cultural recifense por meio das músicas românticas ao estilo do “rei”, como o Conde Só Brega, que é um dos nomes aclamados pelo movimento, como sucessor no forte legado deixado por Reginaldo Rossi.

Edição: Nádia Franco

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma da Unidade Móvel Odontológica nos dias 15 e 16 de fevereiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) nos dias 15 a 16 de fevereiro.Serão realizados 15 atendimentos por dia, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS. Confira:15/02- Quinta-feira – Local: UBS Maniçoba I. Serão atendidos 15 pacientes por demanda livre.16/02- Sexta-feira – Local: UBS São Geraldo. Serão atendidos 15 pacientes por demanda livre.

Policiais Militares do 5°BPM conduzem indivíduo por disparo em via pública e porte ilegal de arma de fogo no Projeto Maria Tereza, zona rural de Petrolina

Por volta das 04h47, deste sábado (10), durante a OPERAÇÃO SATURAÇÃO, no Projeto Maria Tereza (KM 25), zona rural de Petrolina, a GTR 5.211 do 5° BPM foi acionada pelo Copom para verificar uma ocorrência de disparo de arma de fogo e invasão de domicílio, e chegando ao local, o fato foi constatado e o suposto autor localizado.

Foi apreendido um Revólver calibre 38, Special, mais 04 cápsulas deflagradas do mesmo calibre.

Em ato contínuo, o autor dos disparos foi socorrido ao Hospital Universitário para tratar de suas lesões corporais, possivelmente ocasionada por ele próprio, ficando internado na sala de cirurgia.

Diante do fato, a arma de fogo e a vítima do dano foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para adoção das providências legais cabíveis.

Ascom 5° BPM/PMPE

Alegria e muito frevo embalaram o carnaval de idosos da Casa Geriátrica de Petrolina

Um momento de festa, cores, alegria e muita nostalgia tomou conta da Casa Geriátrica de Petrolina, nesta sexta-feira (9). É que o local foi tomado por uma tocata carnavalesca, promovida pela entidade, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura. A festa contou com a participação especial da Philarmônica 21 de Setembro e dos músicos de duas tradicionais orquestras de frevo: Orquestra de Frevo do Bolinha e Orquestra de Frevo da Rebarba.
A tarde de folia não teve limitações, com apoio dos seus cuidadores e toda a equipe, os internos da Casa Geriátrica, esbanjaram vitalidade, muita dança e diversão ao som de um repertório preparado pela Philarmônica 21 de Setembro. “Eu gostei do carnaval, foi lindo, maravilhoso. Lembrei dos carnavais de quando era criança, de quando morei em Trindade”, destaca Maurinivia de Souza, de 63 anos.
A alegria da festa contagiou todos. “Grandes músicos da região, tocando e agradando todos perfeitamente. Eu adorei a apresentação, gostei demais, foi muito bom”, comentou o ex-músico, Gilvan do Musical Magia. “Foi muito bacana, gostei muito, adorei, dancei, pulei. Estou com as pernas já que não aguento”, comentou aos risos, Dona Herninia, que é assistida pela unidade.

Polos de Carnaval contarão com internet gratuita em Petrolina

Para os foliões que forem se divertir no carnaval de Petrolina, além de curtir as atrações durante os quatro dias de festa, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia, através do Programa Bora Conectar+, disponibilizará internet gratuita em dois polos montados para o evento.

A Rede com o Wifi gratuito, tem velocidade de 1 GB e capacidade para 1.500 acessos simultâneos, vai permitir que os foliões naveguem na internet, atualizem as suas redes sociais, façam transmissões ao vivo durante a folia, recebam e enviem mídias, acessem os aplicativos de transporte, façam pagamentos e consigam fazer as trocas de mensagens com tranquilidade.

Para o primeiro acesso à Rede Wifi gratuitamente na Praça 21 de Setembro e Porta do Rio, na Orla, os foliões devem seguir os seguintes passos:

1 – Conectar à Rede Bora Conectar+;

2 – Clicar em login;

3 – Preencher formulário com nome completo e número de telefone

4 – Clicar no “Aceito”;

5 – Agora é só aproveitar e curtir a festa conectado

 

Carnaval: cinco doenças mais comuns que podem ser passadas pelo beijo

O Carnaval é o período mais propício para beijar na boca e também para contrair diversos tipos de doenças. Por mais inofensivo que parece ser, a troca de saliva pode provocar infecções como Mononucleose infecciosa, herpes e até mesmo candidíase oral. Para alertar sobre os cuidados durante as festas, o cirurgião dentista Paulo Zahr, também presidente do Grupo OdontoCompany, listou as cinco problemas mais comuns passados pelo beijo:

Doença do beijoA mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como “doença do beijo”, é causada pelo vírus Epstein-Barr. Essa doença costuma ser silenciosa e é caracterizada por sintomas como febre, dor de garganta, fadiga e aumento dos gânglios linfáticos.

Candidíase OralMais conhecida como ‘’sapinho’’,  ela é responsável pelo surgimento de uma série de sinais que afetam as mais variadas regiões da boca, embora sejam muito mais recorrentes na área da língua. “Esse fungo é normalmente passado de pessoa para pessoa por meio do contato direto. Um bom exemplo de prática que favorece essa transmissão é o beijo, mas o contato sexual também pode ser o responsável pelo contágio. Além disso, o ato de compartilhar utensílios e objetos também pode ser um possível agente causador do problema”, alerta o dentista.

Além de afetar a saúde bucal, a candidíase pode trazer malefícios para outras regiões, espalhando para, por exemplo, órgãos do sistema respiratório e até mesmo para a pele.

Herpes labialO herpes simplex vírus (HSV-1) pode ser transmitido através do contato direto com uma lesão ativa ou ferida no lábio. Ela é caracterizada por pequenas bolhas ao redor dos lábios.

Cárie dentáriaCertas bactérias, como Streptococcus mutans, que contribuem para a cárie dentária, podem ser transmitidas pela troca de saliva. Essa é mais um risco que se corre ao trocar beijos com estranhos.

Infecções respiratóriasO vírus da gripe ou resfriado, responsáveis por infecções respiratórias, podem ser transmitidos através das gotículas de saliva presentes no beijo.

O dentista alerta que o risco de transmissão dessas doenças pode ser reduzido com práticas simples de higiene bucal, como escovação regular dos dentes e uso de fio dental. “É importante ficar alerta e evitar trocar beijos quando há lesões visíveis ou sintomas de doenças transmissíveis. Além disso, a comunicação aberta e a conscientização sobre a saúde pessoal de cada um também podem ajudar a prevenir a transmissão de doenças”, alerta Paulo Zahr.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 33 anos no mercado e mais de 13 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.