Prefeitura de Juazeiro informa que coleta de lixo irá funcionar normalmente durante Carnaval

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), informa que a coleta de lixo domiciliar irá funcionar normalmente durante o Carnaval oficial na Bahia.

O SAAE reforça que a comunidade coloque o lixo apenas nos dias específicos em que a coleta passa nos bairros. “A coleta de lixo vai funcionar normalmente e a gente conta com a colaboração de todos para que só coloquem o lixo nos dias em que o caminhão passa em sua rua, contribuindo para não deixar as ruas sujas e dejetos espalhados”, diz a coordenadora de resíduos sólidos, Yana Maggie Caldas.

AMMPLA informa as ruas que estarão interditadas durante o carnaval de Petrolina-PE

A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que haverá mudanças no trânsito da cidade durante os quatro dias de Carnaval, que começa neste sábado (10) e segue até a próxima terça-feira (13). A orientação é que os condutores tenham atenção redobrada neste período.

A Avenida Cardoso de Sá estará interditada todos os dias de folia, sempre a partir das 17h, do monumento ‘Eu Amo Petrolina’ até o cruzamento da Rua Joaquim André, onde os veículos que vierem do sentido Facape poderão se dirigir à Avenida Guararapes. A Porta do Rio também estará interditada os quatro dias de festa, sempre a partir das 17h.

Ainda haverá interdição na Avenida Joaquim Nabuco, do semáforo da Prefeitura até a Rua Aristarco Lopes, todos os dias, a partir das 16h. A Rua Barbosa Lima, onde acontecerá o Polo Matingueiros, estará livre até o cruzamento da Rua Aristarco Lopes. O restante da via, até o cruzamento com a Avenida Guararapes, estará interditado sempre a partir das 17h.

A Autarquia destaca ainda que, nos quatro dias do carnaval, a partir da 17h, os condutores poderão trafegar da esquina da Rua Joaquim André até a esquina da Rua Joaquim Nabuco, pois a Avenida Guararapes estará extraordinariamente como mão dupla para garantir a mobilidade dos condutores que irão curtir a folia.

Durante os quatro dias de folia, serão disponibilizados aproximadamente 25 agentes de trânsito por noite, para realizar o ordenamento do tráfego.

 

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta sexta-feira, 9

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (09). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o kg da abóbora comum a R$3,50. O saco da batata-doce está custando R$ 70,00. A caixa com 25kg da macaxeira está custando R$ 70,00.

A cotação completa segue em anexo.

Automedicação no carnaval: os riscos do uso exagerado dos “Kits Ressaca” durante a folia 

Design sem nome - 4

A festa mais popular do Brasil está batendo à porta e muita gente foca nos preparativos para curtir os quatro dias de folia. Em algumas cidades, a festa é até maior, começando já na sexta-feira e seguindo até a madrugada da quarta-feira de cinzas.

E haja saúde e disposição para aguentar essa maratona. Tem gente que começa à tarde e vai até o outro dia cedo, para só um pouco para descansar e já começa tudo de novo. E, para não perder o ritmo, entram os famosos “kits ressaca”, cada vez mais comuns nas farmácias. Compostos de várias medicações combinadas, os tais kits prometem neutralizar os efeitos da noite de folia no organismo e recuperar o corpo o mais rápido possível para mais algumas horas de folia.

O problema é que, ao usar vários medicamentos ao mesmo tempo, é possível desencadear uma interação medicamentosa grave no corpo, levando a problemas de saúde bem piores do que uma ressaca.

Confira abaixo algumas combinações arriscadas, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia:

• Analgésicos + álcool: pode causar irritação da mucosa do estômago, hemorragia gastrointestinal, tonturas e perda da coordenação motora.•Antiácido + Contraceptivo oral (anticoncepcional): reduz do efeito do contraceptivo pela diminuição da absorção desde pelo organismo.

A superdosagem é outro agravante que pode prejudicar a saúde dos foliões. Se consumidos em doses além das recomendadas, medicamentos como o paracetamol (analgésico e antitérmico) podem causar lesões no fígado. Se for utilizado junto com anti-inflamatórios, a combinação, pode aumentar as chances de intoxicação.

Já doses muito altas de dipirona sódica (analgésico e antitérmico) podem causar alergias e alterações sanguíneas. E, se o medicamento ingerido em grande quantidade for o ácido acetilsalicílico (analgésico e anti-inflamatório), os sintomas possíveis são náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, gastrite, hemorragia gástrica e urticárias. O uso prolongado e em dose excessiva pode predispor a danos renais. Outro risco é o de induzir crises em pacientes propensos a asma.

PRECAUÇÕES

Para evitar problemas, a professora de Farmácia da Wyden, e professora do IDOMED, Rayssa Bueno, defende a orientação profissional como a principal forma de utilizar os medicamentos e evitar problemas

“É preciso se informar. Converse sempre com o farmacêutico de plantão. A combinação de álcool e medicamentos traz riscos e a moderação, tanto no uso de álcool como no de medicamentos, pode salvar vidas”.

Recém-nascidos ganham fantasias em carnaval no Hospital Dom Malan em Petrolina

‘O primeiro carnaval a gente nunca esquece’ foi tema da folia preparada especialmente para os recém-nascidos do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.Voluntários e coordenação de humanização, produziram fantasias de super-heróis para os bebês do berçário da unidade de saúde.


Mesmo sem música, a decoração foi caprichada nos bercinhos e as mamães e papais acompanhantes entraram na brincadeira. “É uma forma de incluir esse grupo dos pequenos no momento de festa. Já trouxemos orquestra de frevo para as enfermarias pediátrica e de obstetrícia, além do ambulatório e os nossos recém-nascidos não poderiam ficar de fora. Uma memória para que os familiares contem no futuro como foi o primeiro carnaval da vida deles, ” destacou a coordenadora de humanização do HDM Ismep, Ingride Lima.

HDM

O Hospital Dom Malan é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – ISMEP e atende pacientes de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia). É unidade referência no atendimento materno infantil de alta complexidade.

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP

Novo Plano Estratégico do HU-Univasf conta com colaboração da Prefeitura de Petrolina

Gestores do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) se reuniram, durante a tarde desta quinta-feira (08), na sede da Prefeitura de Petrolina-PE, para cumprirem uma das etapas cruciais de elaboração do Plano Diretor Estratégico (PDE 2024-2028) da instituição, com a participação do prefeito Simão Durando e de representantes da Secretaria de Saúde do município.

Na ocasião, foi aplicada entrevista direcionada ao secretário de Saúde do município de Petrolina, João Luís Barreto, com base em um roteiro padronizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), envolvendo expectativas sobre a evolução do HU nos próximos anos, desafios observados no âmbito municipal, valores a serem priorizados, desenvolvimento tecnológico e indicadores-chave para mensuração dos resultados.
O prefeito Simão Durando destacou a relevância do fortalecimento da parceria entre o Hospital Universitário da Univasf e instâncias da gestão municipal: “O expressivo crescimento populacional e o desenvolvimento do município de Petrolina demandam uma construção coletiva de estratégias voltadas à saúde pública. Este momento é muito oportuno para pensarmos juntos o aprimoramento dos serviços do HU a longo prazo, aproveitando todo o potencial tecnológico e científico da instituição, que é referência em muitos aspectos para toda a população”, pontuou Durando.
O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, apresentou também um breve panorama sobre os investimentos e projetos idealizados, além de explicar a metodologia de composição do PDE 2024-2028: “Complementando as entrevistas junto aos entes federativos com os quais o HU-Univasf se relaciona, realizaremos oficinas que contarão com a participação de diversos atores e áreas hospitalares. Todas estas contribuições e parcerias são essenciais para o planejamento seguro e eficaz das iniciativas do hospital, aperfeiçoando ainda mais a atenção à saúde, a gestão administrativa e financeira, o ensino, pesquisa, extensão e inovação”.
A reunião contou com o suporte dos gerentes de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, e de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana, bem como do chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU-Univasf, André Coelho. Contribuíram ainda com proposições a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, e a assessora técnica em Saúde do município, Cássia Maria Feitosa.

“Estamos de portas abertas, acolhendo apontamentos e análises do município, sobretudo neste processo de elaboração do plano, que perpassará por muitos pontos, como a qualificação do cuidado hospitalar, sustentabilidade financeira, responsabilidade ambiental e social, desenvolvimento de pessoas, entre outros, corroborando para a estratégia de longo prazo da Ebserh”, sinalizou André Coelho, responsável pela condução das oficinas de elaboração do novo PDE.

Em um ano, Petrolina investiu cerca de R$ 36 milhões em obras de infraestrutura na Educação Básica

Com recursos aplicados em construções, reformas e manutenções de creches e escolas, Petrolina investiu cerca de R$ 36 milhões em infraestrutura da educação básica. O montante, referente ao ano de 2023, foi divulgado pelo prefeito Simão Durando. As obras fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, que inclui a melhoria dos ambientes físicos, com reforma e ampliação dos espaços, além da construção de novas das unidades de ensino.

Os investimentos possibilitaram diversos avanços que contribuíram, significativamente, com a qualidade e a humanização do ensino. Dentro do cronograma de obras do ano anterior, um total de 23 escolas e CMEIs foram reformados pela atual gestão, além da realização constante de manutenção predial nas demais unidades de ensino.

Já com relação à construção de unidades de ensino, a prefeitura atuou nos bairros Antônio Cassimiro, Jardim Imperial, Jardim Guararapes, Área 19, Nova Petrolina e Jardim Petrópolis, de modo a garantir um ambiente acolhedor, acessível e apropriado para as diferentes etapas da educação básica. Esses investimentos, beneficiam diretamente toda a comunidade escolar, desde os alunos aos professores, e viabilizam o aumento de vagas na rede pública.

De acordo com Simão, os investimentos representam o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade educacional para crianças, adolescentes e jovens. O gestor petrolinense destacou o momento de transformação que a educação pública municipal vem passando nos últimos anos.

“Desde 2017, Petrolina tem vivenciado uma verdadeira transformação na educação. Nós estamos colhendo frutos desses investimentos, através dos prêmios e resultados alcançados pela rede. Temos uma educação de referência, a maior rede de creches públicas e de escolas em tempo integral. A cidade já é reconhecida por ter a melhor nota no Ideb e Idepe em Pernambuco. A nossa estrutura escolar do município possui um dos maiores percentuais de salas de aula com climatização, a meta é ter 100% da rede climatizada em 2024 e não perde para nenhuma escola privada. Isso se dá graças aos investimentos realizados pela nossa gestão municipal. Como filho de professor, estou muito orgulhoso”, celebrou.

—–
Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre

Adesão ao Pé-de-Meia destinada aos estudantes começa nesta quinta (8)

A partir desta quinta-feira, 8 de fevereiro, as redes federais, estaduais, distrital e municipais ofertantes de ensino médio já podem assinar o Termo de Compromisso do Programa Pé-de-Meia — poupança destinada aos estudantes matriculados no ensino médio das redes públicas de ensino — e indicar os responsáveis pelo envio mensal das informações dos alunos para o Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos devem ser realizados pelas secretarias de Educação até o dia 25 de fevereiro, por meio do módulo Pé-de-Meia do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Somente os perfis do respectivo secretário estadual e municipal de Educação e do reitor das instituições federais que ofertam ensino médio regular podem acessar o módulo no Simec e fazer a adesão. 

Portaria n. 84/2023, que estabelece o calendário operacional do Pé-de-Meia para o ano de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8). Com a assinatura do Termo, as redes ofertantes de ensino médio se comprometem a fornecer e compartilhar, com o MEC, as informações dos estudantes matriculados nessa etapa de ensino e, quando for o caso, de seus representantes legais. A cooperação dos sistemas de ensino possibilitará o acesso de seus alunos matriculados ao incentivo financeiro-educacional, conforme a Lei n. 14.818/2024, que instituiu o Pé-de-Meia.   

O Programa Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivos anuais, que chegam a R$ 3 mil por estudante. Ao final do ensino médio, podem atingir até R$ 9.200. Os pagamentos aos estudantes elegíveis terão início no final de março. O incentivo financeiro-educacional visa promover a permanência e a conclusão escolar de alunos matriculados no ensino médio público. 

Incentivos 

  • Matrícula — R$ 200 
  • Frequência — R$ 1.800 (valor total anual) 
  • Conclusão — R$ 1.000 (valor total anual) 
  • Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — R$ 200 
  •  Objetivos do Pé-de-Meia 
  • Democratizar o acesso dos jovens ao ensino médio e estimular a sua permanência nele;  
  • Mitigar os efeitos das desigualdades sociais na permanência e na conclusão do ensino médio;  
  • Reduzir as taxas de retenção, abandono e evasão escolar;  
  • Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação; 
  • Promover o desenvolvimento humano, com atuação sobre determinantes estruturais da pobreza extrema e de sua reprodução intergeracional; e  Estimular a mobilidade social.  

Critérios – Para participar do programa, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse início, a prioridade serão os beneficiários do Programa Bolsa Família.   

Os requisitos de acesso e permanência dos matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) no Programa Pé-de-Meia, bem como os valores e as formas de operacionalização e saque para os estudantes dessa modalidade, serão definidos posteriormente em ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Fazenda.  

Envio das informações – O primeiro período para as redes (federais, estaduais, distrital e municipais) enviarem ao MEC as informações dos estudantes matriculados no ensino médio será de 29 de fevereiro a 8 de março, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP). O conjunto mínimo de dados (CMD) a ser fornecido será definido em portaria do MEC.  

O não compartilhamento das informações pelos sistemas de ensino nos prazos previstos no Termo de Compromisso poderá causar o não pagamento dos incentivos relativos ao período em que as informações não foram compartilhadas. O MEC disponibilizou o endereço eletrônico pedemeia@mec.gov.br para as redes de ensino ofertantes tirarem dúvidas sobre o Programa Peì-de-Meia. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Em clima de Carnaval, mulheres são recebidas em mutirão de saúde na UBS CSU no bairro Alto do Alencar nesta quinta-feira (8), em Juazeiro-BA

Quase 40 mulheres que são atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) CSU, no bairro Alto do Alencar, participaram de um mutirão de preventivos realizado na unidade nesta quinta-feira (8). A ação reforça o cuidado com a prevenção de doenças.A jovem, Luana de Jesus Silva, 27 anos, foi uma das usuárias que buscaram UBS para realizar o exame Papanicolau, conhecido como preventivo, exame que previne o câncer de colo de útero. “A última vez que fiz o exame foi ano passado. Então aproveitei o mutirão para ver se estava tudo bem. É importante a gente estar com os exames em dia”, disse.Além do exame preventivo, as pacientes puderam ainda aferir pressão arterial e de glicemia, ter orientações de enfermagem, atendimento médico, vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimento psicológico.A enfermeira e gerente da UBS, Cynthia Maiara Teles Piauí, destacou que o mutirão convocou as mulheres para o cuidado e prevenção e ainda levou a alegria para as pacientes atendidas na unidade. “O mutirão foi importante para que as mulheres fossem acolhidas na UBS para que seus exames estejam em dia. O momento foi importante porque trouxe a comunidade para a unidade de saúde”, destacou.A UBS CSU atende a população dos bairros Alto do Alencar, Alto do Cruzeiro e Monte Castelo.Texto: Iana Lima – Ascom Sesau /PMJ

Governadora Raquel Lyra empossa Ismênio Bezerra como secretário da Criança e Juventude

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta quinta-feira (8), Ismênio Bezerra como novo secretário estadual da Criança e Juventude de Pernambuco. A pasta que Ismênio assume foi criada a partir da Reforma Administrativa, sancionada pela chefe do Executivo estadual em janeiro deste ano, que desmembrou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) em duas novas secretarias, a de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e a da Criança e da Juventude. A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do secretário-executivo do ministério, Wolney Queiroz. 
 
Raquel Lyra apontou que a reorganização das secretarias vai possibilitar um trabalho mais focado nas políticas públicas direcionadas para as crianças e jovens do Estado. “Estamos construindo um movimento no nosso estado que busca alcançar a expectativa que o povo depositou em nós, de mudança de Pernambuco. Tenho certeza de que a experiência de Ismênio vai nos permitir chegar ainda mais longe atendendo a população, aos que esperam um governo efetivo que possa transformar a sua realidade”, disse a governadora Raquel Lyra.
 
O secretário Ismênio Bezerra agradeceu ao convite da governadora, e propôs, no comando da pasta, um trabalho transversal em parceria com as demais secretarias. “Nós vamos fazer um diagnóstico com a ajuda de todos os secretários. Não é possível cuidar da política de criança, de adolescente e de juventude só em uma secretaria, porque as pautas são transversais. Nós viemos aqui ajudar a governadora a servir o povo de Pernambuco para colocar os jovens no lugar principal do desenvolvimento, e cuidar das crianças como elas precisam”, afirmou o novo secretário. 
 
Já o ministro Carlos Lupi citou a oportunidade dada pela governadora de permitir mais contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco, principalmente a partir de parcerias com o governo federal. “Teremos muitos convênios a assinar com o ministério, trabalhos importantes para as crianças que tenham algum tipo de deficiência e vamos ter de forma pioneira as casas de atendimento para mães e crianças com deficiência”, declarou Lupi. 
 
Ismênio Bezerra é formado em administração e, antes de assumir a nova secretaria estadual, atuava como assessor parlamentar do Ministério da Previdência Social. Já foi presidente do Instituto de Educação, Cultura e Arte (CUCA). Atuou, ainda, como assessor técnico da Câmara dos Deputados, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza e do gabinete do governador do Estado do Ceará (2007-2014). Anteriormente, entre 2005 e 2007, assumiu a Secretaria Nacional de Juventude.
 
Estiveram presentes no ato de posse o deputado federal Túlio Gadêlha; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Socorro Pimentel; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros; os vereadores do Recife Ronaldo Lopes, Doduel Varela e Felipe Alecrim. Também compareceram ao ato os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Mariana Melo (Mulher), Flávio Oliveira (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Zilda Cavalcanti (Saúde), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobres Drogas), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Ivaneide Dantas (Educação), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Wilson José de Paula (Fazenda), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Túlio Vilaça (Casa Civil), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo).