Operação Carnaval da PRF começou na madrugada desta sexta-feira

Em meio ao aumento do tráfego rodoviário durante o período de carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou nesta sexta-feira (9) a Operação Rodovida Carnaval 2024. As ações tiveram início às 00h01 e seguem até as 23h59 da próxima quarta-feira (14). De acordo com a corporação, o objetivo é reduzir o número de acidentes por meio do reforço do efetivo em locais estratégicos.“O foco será concentrado nos trechos mais movimentados, priorizando os locais e horários com maior ocorrência de acidentes graves e crimes. Durante esse período, serão implementadas medidas para coibir infrações de trânsito, especialmente aquelas que frequentemente resultam em acidentes, como condução sob efeito de álcool, ultrapassagens indevidas e outras condutas que contribuem para o aumento desse índice”, informa a PRF.

A Operação Carnaval é a última etapa da Operação Rodovida, que englobou as operações Natal e Ano Novo da PRF. “Esse conjunto de operações envolve a implementação de medidas coordenadas e colaborativas, com a participação de vários entes governamentais e da sociedade civil ligadas à segurança viária, atuando de forma simultânea e coordenada, visando combinar esforços para diminuir os índices de violência no trânsito e os impactos sociais resultantes”, explica a corporação.

AMMPLA informa horário dos “corujões” durante o Carnaval de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa aos foliões que vão curtir o Carnaval na cidade o horário dos “corujões” (transporte coletivo) e os locais de táxi, mototáxis e motoristas por aplicativos próximos aos polos. A folia começa neste sábado (10) e segue até a terça-feira (13).

Durante os quatro dias de festa carnavalesca, os “corujões” irão trafegar de meia-noite até às 4h da manhã. Quatro ônibus estarão à disposição dos foliões, sendo dois ônibus para a Zona Leste da cidade e dois para a Zona Oeste (todos os bairros serão atendidos). Os locais de embarque e desembarque serão no Banco Itaú e no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Será cobrado o valor da tarifa atual R$ 5.

Os pontos de táxi serão localizados na Avenida Cardoso de Sá (em frente ao ponto das barquinhas) e na Rua Joaquim Nabuco (na Praça Maria Auxiliadora). Os mototaxistas estarão em frente do Posto Orla e na Rua Joaquim Nabuco (na lateral do Banco Itaú).  Já os motoristas por aplicativo ficarão na Rua João Clementino (lateral da Praça Maria Auxiliadora).

Unidades de Ensino de Petrolina promovem Bailinhos e valorizam as  tradições do carnaval brasileiro

Ao som de músicas carnavalescas e com muita alegria, confetes e serpentinas, os alunos da Rede de Ensino de Petrolina  entraram no clima da festa momesca e caíram na folia durante esta semana. Por trás da festa, a programação dos Bailinhos de Carnaval  teve um caráter pedagógico, oportunizando as crianças aprenderem sobre os fortes elementos da cultura carnavalesca do país, através de atividades lúdicas em sala de aula.

Os elementos da cultura popular brasileira, as letras, danças e figuras emblemáticas do carnaval fizeram parte dos trabalhos pedagógicos dos estudantes. O objetivo da ação foi inserir as crianças no universo das festividades, estimulando a imaginação, através de atividades de recorte, colagem, oficinas de pintura, confecção de máscaras e fantasias, contação de histórias, momento temático com músicas e decoração em sala de aula.

A professora da Escola Municipal Eliete Araújo, Eliana Oliveira, destaca que o carnaval na unidade é uma data muito esperada pelos alunos, porque além de ser uma manifestação artística e cultural, é um momento de diversão para eles. “Os principais símbolos da festa Momesca são manifestações autênticas da cultura popular, por isso, é tão importante conhecer duas raízes, influências e evolução. Na Rede Municipal de Ensino de Petrolina temos a preocupação de preservar a cultura de uma festa típica brasileira que traz alegria, diversão e integração. É uma satisfação ver a alegria no rosto de cada um dos nossos alunos, pois são nesses momentos, de interação coletiva, que fortalecemos o vínculo entre eles e a construção de sua própria identidade”, explicou Eliana.

Confira como fica atendimentos do Detran-PE no Carnaval 2024

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), fecham no feriado de carnaval.

A sede do órgão, no bairro da Iputinga – Recife, as Circusncrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), a Unidade de Táxi e Coletivos (DUAT) e as lojas instaladas nos shoppings, têm atendimento normal na sexta-feira ( dia 9) – shoppings (9h às 21h – exceto Camará e Igarassu, das 9h às 15h), Ciretrans, DUAT e Sede (7h45 às 13h30).

O Ciretran em Petrolina e Expresso Cidadão fecham nos dias 10/02, 12, 13 e 14/02.

Nos demais dias, sábado (10), domingo (11), segunda (12), terça (13) e quarta (14), todas as unidades estarão fechadas. Veja os horários abaixo:

SEXTA-FEIRA (09/02) – HORÁRIO NORMAL:

Sede do Detran-PE – 7h45 às 13h30

Ciretrans – 7h45 às 13h30

Unidade de Táxi – DUAT – 7h45 às 13h30

 

Shopping Center Plaza – 9h às 21h

Shoppping Center Recife – 9h às 21h

Shopping Center Tacaruna – 9h às 21h

Shopping Costa Dourada – 9h às 21h

Shopping Caruaru – 9h às 21h

Shopping Rádio Difusora – 9h às 21h

Shopping Vitória – 9h às 21h

Shopping Guararapes – 9h às 21h

Shopping Paulista North Way – 9h às 21h

 

Expresso Rio Mar – 8h às 20h

Expresso Garanhuns – 7h às 18h

Expresso Petrolina – 8h às 20h

 

Shopping Camará – 9h às 15h

Shopping Igarassu – 9 às 15h

 

SEXTA-FEIRA (09/02) – ATÉ ÀS 13 HORAS:

Expresso Olinda

Expresso Boa vista

SÁBADO (10/02), DOMINGO (11/02), SEGUNDA-FEIRA (12/02), TERÇA-FEIRA (13/02) e QUARTA-FEIRA (14/02) – TODAS AS UNIDADES FECHADAS

Após intervenção da Alepe greve da civil no carnaval foi cancelada

Acabou! Policiais Civis decretaram o fim da greve iniciada a dois dias. A decisão foi tomada após assembleia realizada hoje o auditório do Sindicato dos Policiais Civis e que contou com a participação do integrante da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e membro da Comissão de Segurança, Deputado Joel da Harpa.

Na ocasião, Joel apresentou um oficio se comprometendo para no dia 19 de fevereiro, as 10h da manhã, receber a diretoria do Sinpol na Assembleia Legislativa junto ao presidente da Casa para intermediar a abertura de dialogo com o Executivo. O parlamentar garante que a maior preocupação, nesse momento, é com a população e o estado de Pernambuco, num momento delicado como o carnaval. “É importante sermos prudentes e estratégicos. O pleito da categoria é justo e estamos à disposição para ajudar nas negociações.”, garante.

Governadora Raquel Lyra acompanha trabalhos da Operação Segurança no Carnaval 2024 de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra visitou nesta sexta-feira (9) o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), no bairro de São José, no Recife, para acompanhar a operação das forças de segurança durante o Carnaval 2024. A gestora comandou uma reunião com representantes das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Corregedoria Geral da SDS e Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI). Na ocasião, foi feita também a ativação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) de Petrolina e Caruaru. Para o período carnavalesco de 2024, a gestão está investindo R$ 12,2 milhões nas forças de segurança. Houve um aumento de 10,2% no efetivo, chegando a 67.842 jornadas extras de trabalho.

“São 67 mil lançamentos de homens e mulheres para garantir a segurança pública do nosso Estado. O Centro de Comando Operacional da Defesa Social está funcionando na capital, no Agreste e no Sertão com todas as operativas do Estado para garantir que o folião que brinca em Pernambuco possa voltar para casa com tranquilidade”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Nos dias de folia, a SDS vai atuar de maneira integrada com o sistema de acompanhamento de ocorrências, a Corregedoria Geral, células integradas de inteligência e o monitoramento das ações das Corporações.

Através do Centro, haverá a coordenação de todo trabalho de policiamento nos polos de folia do carnaval, com o espelhamento de câmeras das Prefeituras de Olinda e Recife. Serão monitoradas cerca de 450 câmeras, sendo 358 no Recife, 45 em Olinda, além do monitoramento nos terminais integrados através das câmeras do Consórcio de Transporte Metropolitano.

“O folião pode ir tranquilo brincar o carnaval nas ruas, pois nós temos o lançamento de efetivo que é dez por cento maior do que no ano passado, o planejamento foi muito bem feito e agora ele está sendo colocado em prática. A secretaria de Defesa Social vai atuar diuturnamente para garantir a estrutura necessária para atender bem os pernambucanos e turistas”, destacou Alessandro Carvalho.

As tecnologias irão auxiliar no combate à violência no período carnavalesco. Estão à disposição drones nos principais polos de folia da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Agreste e do Sertão. As equipes também contam com 14 câmeras das Plataformas de Observação Elevada (POE) da SDS que disponibilizam em tempo real as imagens que serão direcionadas simultaneamente para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS). Quatro helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) serão utilizados para sobrevoos.

A Segurança Pública estará presente para principais eventos do Estado como o Galo da Madrugada, no Sítio Histórico de Olinda, nos polos descentralizados do Recife, e no carnaval das cidades de Caruaru, Bezerros, Pesqueira, Triunfo e Petrolina.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Com muita alegria e confetes, estudantes da educação infantil da rede municipal de ensino de Juazeiro celebram festejos de Carnaval

Confetes, fantasias, guloseimas e muita animação marcaram a manhã dos estudantes da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Juazeiro nesta sexta-feira (9). Com programação lúdica, recreativa e atrativa, a criançada caiu na folia ao som do repertório carnavalesco, participou de diversas brincadeiras e desfilaram com as fantasias de personagens irreverentes.

A gestora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Suely Medrado Araújo, localizada no bairro Tabuleiro, Tânia Rosa, destacou que a folia realizada com os pequenos estimula a interação entre as crianças. “A programação de Carnaval cumpre o objetivo de aproximar as crianças da cultura brasileira, oferecendo uma experiência educativa dinâmica, através do incentivo do uso de fantasias e todos os demais elementos característicos do tradicional festejo de carnaval”, explicou a gestora.

Prestigiando o momento festivo das filhas Analice e Ana Louise, de 2 e 4 anos, Ana Cleide compartilhou o sentimento de participar da iniciativa. “Está tudo lindo e caprichoso. Eu me sinto super feliz e satisfeita de minhas filhas estudarem nessa escola. O Carnaval da Emei Maria Suely está incrível. Eu acho muito importante que a escola incentive as crianças a valorizar a cultura do nosso país, além de ensinar valores de paz e cidadania durante o carnaval”, disse Ana.

Além da Emei Maria Suely Medrado Araújo, outras unidades de ensino da Educação Infantil também tiveram programação alusiva aos festejos de Carnaval, como parte das atividades desenvolvidas no calendário pedagógico da rede municipal.

No Pátio do Carmo, governadora Raquel Lyra participa da abertura do Carnaval de Olinda

A governadora Raquel Lyra participou da abertura oficial do Carnaval de Olinda na noite desta quinta-feira (8). A chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada de todo secretariado e foi recepcionada pelo prefeito da cidade, Professor Lupércio. Na Marim dos Caetés, acompanhou o desfile do Cortejo Brincantes de Pernambuco do Governo do Estado e os shows no palco Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo.
 
Ao todo, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 20 milhões na realização do Carnaval em todo o Estado, sendo o valor o dobro do que foi investido no ano passado. A gestão também está investindo outros R$ 12,2 milhões em segurança, assegurando o aumento de 10,2% no efetivo de agentes. Durante a festa serão empregadas 67.842 jornadas extras de trabalho para garantir a tranquilidade dos foliões. 
 
“Não tenho dúvida de que será o maior e melhor carnaval que Pernambuco já viu, além do mais seguro. Já fizemos mais de mil contratações voltadas para artistas pernambucanos, respeitando a cena cultural do nosso Estado. Estamos investindo muito mais na segurança nesse ano, garantindo a integração das operativas por meio da tecnologia. Todos nós estamos trabalhando para garantir o maior e melhor carnaval do Brasil”, disse a governadora Raquel Lyra. 
 
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, destaca que o período de carnaval vai movimentar a economia do Estado. “Serão R$ 3 bilhões injetados. Temos mais de mil artistas pernambucanos contratados. O Governo do Estado, sob orientação da governadora Raquel Lyra, só contrata artista pernambucano e, na sua maioria, provenientes da nossa cultura popular. Então é um carnaval que tem muita cultura, que tem muita tradição e, por toda a sua diversidade, é único”, disse. 
 
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, declarou que o carnaval do Estado neste ano será marcado pela diversidade. “Agora Pernambuco não para. Vai até a Quarta Feira de Cinzas, mostrando o que a gente tem de melhor, que é essa diversidade cultural e essa riqueza das manifestações. Agora está oficialmente aberto o melhor carnaval do Brasil, o carnaval do Pernambuco”, declarou. 
 
Dos R$ 20 milhões investidos na cultura para o carnaval, R$ 1,1 milhão está sendo direcionado para o Cortejo Brincantes de Pernambuco, projeto idealizado e executado pela Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com a participação de manifestações culturais carnavalescas.
 
“O apoio do governo do Estado é fundamental. Eu agradeço principalmente a questão da segurança e também a cultura, que nos ajudam a fazem o carnaval de Olinda ainda maior”, contou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio. 
 
Para a cidade de Olinda, o Governo de Pernambuco fez um aporte total de R$ 2 milhões, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe e Secretaria de Turismo e Empetur. Em 2024, a gestão estadual voltou a apoiar o bloco Homem da Meia-Noite, um patrimônio vivo de Pernambuco. O incentivo é na ordem de R$ 100 mil. No desfile do Calunga, duas aeronaves do GTA vão sobrevoar a área, enquanto o Corpo de Bombeiros também vai atuar com um Posto de Comando.
 
Outra ação estadual no carnaval da Marim dos Caetés neste ano é a ativação do plantão da Delegacia Especializada da Mulher, nas proximidades da Praça do Carmo. Essa será uma atuação conjunta da SDS e da Secretaria da Mulher de Olinda. O Sítio Histórico contará também com uma Delegacia Móvel e uma Plataforma de Observação Elevada (POE).
 
Estiveram presentes na abertura, o ministro da Pesca e da Agricultura, André de Paula; os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social); Cacau de Paula (Cultura); Daniel Coelho (Turismo e Lazer); Zilda Cavalcanti (Saúde); Ivaneide Dantas (Educação); Mariana Melo (Mulher); Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); Túlio Vilaça (Casa Civil); Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobres Drogas) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além de vereadores e lideranças locais.
 
Também prestigiaram o evento o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, Eduardo Loyo e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.

Feriado de Carnaval: confira o que abre e o que permanece fechado em Petrolina (PE)

A festa de carnaval em Petrolina, no Sertão pernambucano, altera horários de funcionamento de órgãos públicos, comércio e agências bancárias no município. Confira o que abre e o que permanece fechado.

Comércio

Em nota, o Sindilojas de Petrolina explicou que “nos municípios nos quais não há lei especificando a segunda e terça-feira de Carnaval, como feriado (caso de Petrolina), o comércio pode abrir normalmente, sem qualquer ônus para o lojista, uma vez que não é feriado oficial, é uma festa popular de tradição. O ponto facultativo decretado pela prefeitura não atinge a iniciativa privada

No entanto, o empreendedor que resolver não abrir seu estabelecimento na terça momesca e parte da quarta feira de cinzas, poderá compensar as horas posteriormente, junto com seus colaboradores”.

Prefeitura Petrolina

A cidade de Petrolina já vive o clima do Carnaval, que começa neste sábado (10) e segue até a terça-feira (13). A festa acontece em três polos: Orla, Matingueiros e Praça 21 de Setembro. Em função do período, alguns serviços prestados pela prefeitura serão suspensos durante os dias de folia.

As atividades estarão paralisadas nos órgãos ligados à Administração Pública, direta e indireta, de segunda-feira (12) até quarta-feira (14), pois de acordo com o decreto 004/2024 foi determinado ponto facultativo nesses dias. Durante este período, também não haverá expediente nas escolas da Rede Municipal.

Apesar do ponto facultativo, a oferta de serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança, trânsito e serviços de limpeza pública serão mantidos normalmente.

Agências bancárias

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público durante o feriado de Carnaval 2024 na segunda-feira (12) e terça-feira (13), informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Conforme a Febraban, a decisão segue a Resolução n.º 4.880 do Conselho Monetário Nacional, que não considera sábados, domingos e feriados como dias úteis para fins de operações bancárias, e isso inclui a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Ainda assim, os clientes podem utilizar os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente.

River Shopping funciona em horário especial durante o Carnaval

Durante a folia de Momo o River Shopping irá funcionar em horário especial.

  • Sábado (10), o shopping vai funcionar das 10h às 22h e o Carrefour das 8h às 22h.
  • Domingo, (11), as lojas funcionam das 12h às 20h, e a praça de alimentação se estende até às 22h.
  • Segunda-feira (12), o River abre das 10h às 22h.
  • Terça-feira de Carnaval (13), as lojas abrem de 12h às 20h, a praça de alimentação abre no mesmo horário e fecha às 22h, e o Carrefour será aberto das 8h às 22h.
  • Na quarta-feira de cinzas (14),as lojas abrem um pouco mais tarde, das 14h às 22h, a praça de alimentação das 12h às 22h, e o Carrefour das 8h às 22h.

O Cinema irá funcionar de acordo com a programação e os horários das sessões podem ser conferidos pelo site orientcinemas.com.br.

ASSAÍ EM PERNAMBUCO DURANTE O CARNAVAL

O Assaí Atacadista informa que todas as suas lojas em Pernambuco terão alterações de horários de funcionamento no dia 13/02. As unidades estarão abertas das 7h às 18h, contudo, na segunda-feira que precede a data comemorativa (12/02), as unidades operam em horário normal de funcionamento, das 7h às 22h.

HU-Univasf realiza primeira transmissão de cirurgia com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica

Faz parte do Programa Científico “SBCT vai até você”, que possibilitou também outro marco: a realização, pela primeira vez, da análise citopatológica ainda durante o procedimento
Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). Na ocasião, aconteceu pela primeira vez, a transmissão de um procedimento do bloco cirúrgico para o auditório e para o público on-line, além da análise citopatológica realizada concomitantemente à cirurgia.
A iniciativa “SBCT vai até você”, percorre diversas regiões do país, visando a discussão e disseminação de conhecimentos e conceitos modernos na Oncologia Torácica, e contou com a participação de mais de 140 pessoas, presencialmente e on-line, incluindo membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e das equipes médica e multiprofissional do HU-Univasf, além de residentes.
Estiveram presentes no evento, o presidente da SBCT, Francisco Neto e o secretário científico da Sociedade, Daniel Bonomi. No primeiro dia, foi realizada a palestra “Como ser um cirurgião melhor na área de IA”, ministrada pelo médico J.J. Camargo, que destacou as características essenciais que os profissionais de saúde, especialmente cirurgiões, precisam desenvolver para oferecer um atendimento positivo e insubstituível ao paciente.
O segundo dia do evento contou com a participação de profissionais da cirurgia torácica nacional, com destaque para a transmissão simultânea de um procedimento do bloco cirúrgico para o auditório do HU e para os que participaram do evento de forma remota. Foram, ainda, abordados temas variados durante a discussão, incluindo cirurgia de traqueia, rastreamento do câncer de pulmão, desafios de atuação no SUS, neoadjuvância (tratamento administrado antes da cirurgia para retirada do tumor) e tratamento definitivo não cirúrgico.
“A realização da lobectomia superior esquerda representou um marco significativo para o HU-Univasf, sendo a primeira ressecção pulmonar por VATS, com fins oncológicos, na instituição. Essa abordagem minimamente invasiva não só proporciona um menor tempo de recuperação para o paciente, mas também um pós-operatório praticamente livre de dor”, explica o cirurgião torácico do HU-Univasf e organizador do evento na instituição, Luís Enrrique Maurera.
Interação entre especialidades
O gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Ricardo Santana, considera que o evento foi um marco histórico para a instituição, pois além da parceria com a SBCT, também foi possível realizar a integração entre profissionais de diferentes especialidades.
“Isso nos motiva muito, pois além desta conquista, podemos possibilitar que outros eventos como este aconteçam e fortaleçam o nosso hospital como referência no ensino, na geração de conhecimento e na formação de profissionais, especialmente na área da saúde, na região do Vale do Rio São Francisco”, destaca Ricardo Santana. A transmissão da cirurgia foi coordenada pela Unidade de E-saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, juntamente com a equipe da SBCT.
Análise citopatológica
Durante a cirurgia, que se tratou de um caso oncológico de tumor no pulmão, foi realizada a análise citopatológica do material biológico retirado do paciente. Esta foi a primeira vez que uma cirurgia no HU-Univasf contou com a participação da anatomia patológica durante o procedimento cirúrgico, o que se deu por conta da adequação do ambiente hospitalar para este tipo de integração entre as especialidades médicas.
“Do ponto de vista do ensino e da pesquisa, a interação das especialidades em questão é muito importante, porque qualifica ainda mais a assistência em saúde prestada aos nossos pacientes e ensinada aos nossos estudantes da Univasf. Isso nos deixa com a sensação de missão cumprida e de que a Ebserh faz a diferença na gestão dos hospitais universitários federais”, ressalta Ricardo.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.