Governo de Pernambuco dobra investimento e Carnaval 2024 recebe o aporte de R$ 20 milhões

O Governo de Pernambuco apresentou, nesta segunda-feira (5), durante coletiva de imprensa, os investimentos para o Carnaval 2024. Este ano, o aporte será de R$ 20 milhões na realização da festividade. O valor representa o dobro do que foi investido em 2023 e será repassado via Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O montante é destinado a contratações de artistas da cultura popular, que farão 820 apresentações em 91 municípios contemplados. Este ano, o Carnaval de Pernambuco tem como grandes homenageados os cantores Alceu Valença, Claudionor Germano e Lia de Itamaracá. Além da cultura, o Estado está investindo R$12,2 milhões em segurança, que irá garantir o aumento de 10,2% no efetivo de agentes. Durante a festa serão empregadas 67.842 jornadas extras de trabalho para garantir a tranquilidade dos foliões.
 
“O Carnaval de Pernambuco tem como diferenciais a diversidade, a multiculturalidade e os ritmos. Esse ano, como novidade, nós temos o Cortejo Brincantes, que começou no dia 1º de fevereiro e tem uma extensa programação no interior e na Região Metropolitana. Também estamos valorizando nossos gigantes, como o Homem da Meia Noite e o Galo da Madrugada, que repercute pelo Brasil e por todo o mundo”, destacou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
 
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, disse que a expectativa é de aumento em 10% da movimentação turística. “Por via aérea, nós temos a previsão de alcançar um aumento em 10% da chegada de turistas no Estado. Esperamos cerca de R$ 2,2 bilhões em movimentação econômica pela chegada de turistas e que gera impacto social em todo o Estado”, comentou.
 
Cultura
 
Do montante, R$ 400 mil serão aplicados em ações nas escolas da Rede Estadual de Ensino, contemplando 51 apresentações culturais nos centros escolares. Neste período de retorno às atividades escolares na semana pré-carnavalesca, estudantes da rede pública de ensino terão contato com artistas e grupos da cultura popular. 
 
O Homem da Meia Noite volta a contar com apoio do Governo de Pernambuco. A gestão está promovendo incentivo de R$ 100 mil. Já o Galo da Madrugada terá investimento na ordem de R$ 700 mil (Empetur e Copergás). Além disso, a Fundarpe é responsável pela contratação artística das atrações do trio da Secretaria Estadual da Mulher, que desfilará no maior bloco de rua do mundo ao som da Orquestra 100% Mulher e das cantoras Cristina Amaral e Gabi do Carmo.
 
Possibilitando que os turistas e toda a população possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana, o Cortejo Brincantes de Pernambuco une 70 grupos de cultura popular em diversas apresentações. O projeto idealizado e executado pela Secult-PE e pela Fundarpe já iniciou sua programação no Recife, na última quinta-feira (1º). Na sequência, desfilará em Olinda, no dia 8 de fevereiro; Ipojuca/Porto de Galinhas, no dia 9; Pesqueira, no dia 10; Arcoverde, no dia 11; Itamaracá e Triunfo, no dia 12; e Bezerros, no dia 13.
 
Turismo e Lazer
 
Blocos, agremiações e festas públicas estão recebendo investimentos de R$ 4,5 milhões através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Cerca de 80 municípios serão contemplados com contratações exclusivas de artistas pernambucanos quando feitas diretamente pelo Governo do Estado. Além disso, a secretaria está promovendo desde dezembro de 2023 uma campanha de marketing com o slogan “Carnaval de Pernambuco não dá para explicar. Tem que se viver”, a fim de atrair turistas para o Estado. 
 
Secretaria da Mulher
 
Para o cuidado e apoio às mulheres, a Secretaria da Mulher realiza uma ação educativa de enfrentamento à violência contra o gênero com os temas “Tem que Respeitar” e “Não é Não”. Durante os festejos, haverá distribuição de 750 mil cartilhas com os telefones úteis das delegacias de atendimento à mulher em todos os municípios do Estado, além de Fernando de Noronha. A pasta também vai promover capacitações com policiais e motoristas de ônibus sobre a necessidade do acolhimento de mulheres vítimas de violência durante as prévias.
 
Saúde
 
O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) estará estruturado com uma unidade de governança, prontidão e resposta a possíveis emergências que ocorram durante o período carnavalesco. Os profissionais vão realizar o acompanhamento de situações como internações, surtos, epidemias, óbitos, entre outros indicadores, junto com os serviços de vigilância em saúde das cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior onde ocorrem festividades com maior fluxo de pessoas. Para evitar desabastecimento de bolsas de sangue durante o Carnaval, o Hemope Recife irá funcionar nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro normalmente, das 7h15 às 18h30, inclusive com o serviço de agendamento de doações. Segundo o Ministério da Saúde, no período de Carnaval ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. 
 
Mobilidade e Infraestrutura
 
O Governo do Estado, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, montou um esquema com dez linhas que irão atender ao Expresso Carnaval, sendo duas delas circulando apenas no Sábado de Zé Pereira, quando acontece o desfile do Galo da Madrugada (o Circular do Galo e o Shopping Camará/Galo). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) vai desenvolver ações educativas, preventivas e coercitivas durante os dias de Carnaval nos principais polos da folia do Recife, cidades da Região Metropolitana e do interior. 
 
Recursos Hídricos e de Saneamento
 
A Compesa realizou ações no Grande Recife desde dezembro do ano passado, com conclusão para até 8 de fevereiro, para a vistoria de 44 quilômetros de redes de água e 104 execuções de manutenções eletromecânicas nos sistemas de abastecimento. Além disso, a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento estabeleceu uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco para a manutenção de 37 hidrantes em bairros do Recife e Olinda com o objetivo de garantir a segurança desses equipamentos durante os festejos.  
 
Para a garantia do abastecimento, a distribuição de água será reforçada e monitorada no Recife Antigo, foco da folia. Em Olinda, o regime especial de distribuição de água foi iniciado desde a quinta-feira (1º) e seguirá até a Quarta Feira de Cinzas (14). Nesse período, o foco da folia no município receberá água durante 20 horas, em média, por dia. Em relação ao abastecimento do Litoral Norte, o esquema de distribuição de água será reforçado através de carros-pipa em vários bairros. No Litoral Sul, a Compesa está aumentando a vazão em 200 litros por segundo (l/s) no sistema de bombeamento.
 
Em Bezerros, o órgão está atuando para ampliar a vazão ofertada em 40 l/s durante os festejos através dos sistemas de Jucazinho, Brejão e Araçá. O carnaval dos Caiporas, em Pesqueira, receberá um incremento de vazão em 30 l/s da Adutora do Agreste. Em Gravatá, haverá incremento da vazão ofertada em 80 l/s com a instalação de conjuntos motobombas nas unidades do Sistema Amaraji. E, em Garanhuns, que recebe o Festival de Jazz no período carnavalesco, estão sendo realizados investimentos nos sistemas Inhumas, Cajueiro e Mundaú para trazer segurança hídrica ao município. 
 
Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas
 
No carnaval 2024, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas vai atuar, em conjunto com municípios, oferecendo formação e apoio técnico para sensibilização sobre trabalho infantil, proibição da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, assim como o enfrentamento às violências sexuais em grandes eventos.  
 
Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência
 
Através da Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, o Procon-PE vai descentralizar suas ações no Carnaval com a distribuição de leques contendo informações como: Telefone Úteis e regras de Formas de Pagamentos e Taxa de 10%. O material será entregue em municípios como Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Bezerros. A pasta executiva de Direitos Humanos vai realizar a entrega de panfletos da campanha “Carnaval com Respeito às Diferenças: Celebrando a Diversidade na Folia” nos principais polos de folia do Estado. Além disso, a pasta executiva de Promoção da Equidade Social vai executar o PE Conduz para o transporte de usuários e foliões com deficiência que usam cadeiras de rodas para camarotes acessíveis no Carnaval do Recife e Olinda.

Participaram da coletiva os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Mariana Melo (Mulher), Flávio Oliveira (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Zilda Cavalcanti (Saúde), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobres Drogas), o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas e o assessor da Diretoria Regional Metropolitana da Compesa, Robson Santos.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Rede de Ensino de Petrolina inicia as aulas nesta terça-feira

As aulas da rede de ensino de Petrolina começam nessa terça-feira (6), e as unidades educacionais estão prontas para receber os mais de 57 mil estudantes, com muito carinho, acolhimento e um ensino cada vez mais qualificado, seguro e confortável. Através de várias ações, a atual gestão tem investido para assegurar aos discentes uma aprendizagem mais dinâmica, humanizada e inclusiva. Um exemplo, são as formações continuadas para os profissionais da Educação, que durante o mês de janeiro passaram por uma série de encontros para fortalecer cada vez mais o ensino.

A Prefeitura de Petrolina também está avançando na ampliação do ensino integral, passando de 11 unidades para 18 em 2024. Na educação em tempo integral, considerada uma das prioridades pela administração municipal, as instituições contam com uma estrutura especial que proporciona aos discentes, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que no futuro contribuirão bastante no planejamento e execução do seu projeto de vida. Somente em 2023, esta modalidade de ensino trouxe grandes benefícios para mais de 2.600 estudantes.

Visando acolher, contribuir com o desenvolvimento dos pequenos estudantes e buscar uma criação de espaços mais confortáveis para a comunidade escolar, a atual gestão concluiu o ano de 2023 com o marco de 75% de salas de aula climatizadas, num investimento de R$ 6,5 milhões. Até o momento, um total de 1.282 salas de aula já foram beneficiadas com a iniciativa, que é realizada de forma gradativa, até que se atinjam todas as instituições.

Para a gestora da Escola Municipal João Batista, Ioneide Barbosa, a expectativa é grande para o primeiro dia de aula. “Nossa escola preparou tudo com muito carinho para acolher os alunos e suas famílias. A Secretaria de Educação tem trabalhado para que a escola seja um ambiente mais alegre, seguro e confortável, com isso a aprendizagem ganha cada vez mais espaço. São ações que ofertam ainda mais qualidade no ensino, através de reformas e ampliações na infraestrutura, construção de novas unidades, novos mobiliários, climatização de salas de aula, ampliação da frota de ônibus escolar, tudo pensando no bem-estar da nossa comunidade estudantil”, destaca Ioneide.

Atenção, contribuintes! Prazo final do PPI de Juazeiro se aproxima: regularize seus débitos com descontos de até 100%

Dia 21 de março de 2024 é a data limite para os contribuintes aproveitarem as vantagens do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). A iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), oferece a oportunidade única de regularizar seus débitos como IPTU, ISS, taxas e multas, com condições especiais de pagamento e descontos que chegam até 100% na multa e nos juros.

“Estamos oferecendo diversas opções de pagamento de dívidas, com descontos e prazos flexíveis. Os contribuintes têm a opção de parcelar seus débitos em até 60 vezes, com descontos nos juros e multas, que variam de 50% a 90%. Para aqueles que optarem por pagar a dívida integralmente de uma só vez, oferecemos a isenção total dos juros e multas”, explicou o secretário da Sefaz, Edson Jorge Pacheco.

Como regularizar

Para regularizar sua situação financeira junto ao município, o contribuinte pode optar por buscar atendimento no Serviço de Atendimento Municipal da SEFAZ (SAM), situado na Rua Pedro Borges Viana, número 32, no Centro de Juazeiro (no prédio da Prefeitura), das 8h às 14h, com atendimento por ordem de chegada. Além disso, é viável consultar débitos, realizar parcelamentos e obter guias de pagamento através do site juazeiro.1doc.com.br/atendimento.

Aeroporto de Petrolina estima mais de 11 mil passageiros no período de carnaval

O Aeroporto de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, estima que mais de 11 mil passageiros cruzem os portões do terminal entre os dias 08 e 14 de fevereiro, período que corresponde ao carnaval 2024. A expectativa de movimentação é quase o dobro do carnaval do ano passado, que teve mais de 6 mil viajantes no terminal do sertão pernambucano, um aumento de 84%.

Para este ano, estão previstas 96 operações entre pousos e decolagens. A movimentação acentuada já inicia na quinta-feira, 08 de fevereiro, com mais de 1.800 pessoas embarcando e desembarcando. “Já estamos preparados para receber esse grande fluxo em todos os dias que correspondem às festas carnavalescas. Todos os setores foram reforçados para garantirmos os melhores serviços e uma passagem segura e tranquila pelo aeroporto”, pontua Jamerson Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina.

Nesses feriados prolongados, onde há aumento de fluxo, o aeroporto recomenda que os passageiros fiquem atentos aos horários de embarque. Para despacho de bagagem, recomenda-se que cheguem com 2 horas de antecedência. Já para viagens com mala de mão, o ideal é apenas 1h30 antes de embarcar. Se possível, também é recomendado que o check-in seja feito online. Dessa forma, podem começar os dias de folia sem transtornos.

Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 298 mil pessoas entre os dias 08 e 14 de fevereiro.

Obras no aeroporto

O Aeroporto de Petrolina também já deu início ao seu projeto de expansão do terminal com a realização de obras e melhorias. Com o aumento da demanda no feriado prolongado é importante a compreensão de todos, visto que, as intervenções visam o conforto e segurança dos passageiros.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Prefeito Simão Durando entrega nova Feira do Pedra Linda, em Petrolina-PE

Boa notícia para os moradores do bairro Pedra Linda, zona oeste de Petrolina. A partir de agora, a comunidade contará com uma feira livre perto de casa. O equipamento foi entregue, neste domingo (4) pelo prefeito Simão Durando, junto a dezenas de feirantes, clientes, vereadores e lideranças. O local atenderá às necessidades da população, fomentando o desenvolvimento econômico local e regional, garantindo a geração de emprego e renda.

A feira tem uma extensão de 2.200 metros totalmente cobertos, trazendo maior conforto aos frequentadores. O espaço de vendas conta com um comércio diversificado como tempero seco, frutas, carnes, verduras, peixe, frutas, lanches e artesanatos. Além disso, é um espaço de convivência social, troca de experiências e ambiente de oportunidades para a comunidade.

O novo equipamento conta com espaço para até 90 comerciantes, garantindo a valorização da economia familiar e a produção de qualidade no município. O local funcionará todos os domingos das 5h às 13h. De acordo com o prefeito Simão, a feira, além de permitir que os permissionários possam trabalhar para incrementar as suas rendas, vem para somar aos investimentos no Pedra Linda, a exemplo da pavimentação de diversas ruas, abertura da Nova Semente, reforma da Unidade Básica de Saúde, entre outros.

“É uma obra de suma importância para os feirantes, para a população e a cultura de Petrolina. Recentemente, reformamos e entregamos as feiras da Areia Branca e da Cohab Massangano e agora inaugurando essa aqui no Pedra Linda. Entendemos que esses equipamentos vão além da venda de frutas e verduras, são parte de nossa tradição. Então, hoje, pude celebrar esse novo equipamento municipal, além de conferir e acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos feirantes. O progresso de uma cidade é conquistado com trabalho e é isso que vamos continuar fazendo. Trabalhando por Petrolina” pontou o gestor.

Selecionados na primeira chamada do SISU têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos.O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, informa o ministério.

Chamada

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Edição: Agência Brasil

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta segunda-feira, 5

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (05). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de maxixe com 10kg a R$ 70,00. A caixa com 20 kg de caju está custando R$ 100,00. A caixa com 26 kg da manga Palmer está a R$ 60,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Prefeitura de Juazeiro promove atividades e mutirões de exames para prevenção e combate ao câncer durante o mês de fevereiro

Em celebração ao Dia Mundial ao Combate ao Câncer (4 de fevereiro), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), promoverá mutirões de exames e atividades educativas sobre os cânceres de próstata, mama e útero. As ações serão realizadas até o dia 08 de março nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).“Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nas regiões Norte e Nordeste, o câncer de próstata é o mais incidente, seguido do câncer de mama feminino e câncer do colo do útero. Por isso, definimos ações de rastreio para essas patologias nas UBSs. Faremos mutirões de coletas citopatológicas, conhecidas por exames preventivos, inclusive no período noturno e ações educativas”, explicou a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Pollyanna Evangelista.A Sesau também organizou, junto à Policlínica Regional, uma programação para a realização de mamografias para as pacientes que atendam às recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, mulheres de 40 a 69 anos e com dois anos da realização do último exame. As mamografias serão agendadas nas UBSs após a realização do exame preventivo.Os usuários devem procurar a sua UBS de referência e conferir a programação da unidade.Texto: Marcela Cavalcanti- Ascom Sesau PMJ

Trailer de ‘Nego D’água o Filme’ é lançado nas plataformas digitais

O Vale do São Francisco se transformou em cenário de cinema com as gravações do filme ‘Nego D’água’, onde fragmentos são apresentados no trailer.A obra, que segue em elaboração, vai se encaixar em diversos gêneros do cinema e promete dar foco à uma figura lendária: ‘Nego D’água’No longa, Luci Pereira, que vive a personagem “Maria Doida” e Romero Mateus, ator, jornalista e cantor soteropolitano será “Nego D’Água”, figura central da trama, conhecida em todo o país.ASSISTA AO TRAILER CLICANDO AQUI:  TRAILER COMPLETO DO FILMEO filme é criado e dirigido por Flávio Henrique Fonseca com direção geral do consagrado cineasta Roque Araújo, produzido também pela Macambira Entretenimento, com direção artística e imagens por Luciano Peixinho (Sertão Mídia).Confira a Sinopse:A trama conta a história de Marta, uma menina romântica ribeirinha que nasce em um bairro de Juazeiro e vive uma história de Amor, mistérios, lendas e medos. Marta é uma pessoa que vive entre moradores e pescadores no Angari, uma comunidade rica de crendices, folclores e superstições.Texto: Pablo Luan Silva / Ascom ‘Nego D’água o Filme’

Reabertura do Restaurante Popular de Petrolina será adiada para próxima quarta-feira

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que a reabertura do Restaurante Popular de Petrolina que seria realizada nesta segunda-feira (05), precisou ser adiada. A medida foi tomada devido a problemas técnicos*, o atendimento ao público será retomado na próxima quarta-feira (07).

Texto: Irislane Pacheco