
Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom.
As aulas da rede de ensino de Petrolina começam nessa terça-feira (6), e as unidades educacionais estão prontas para receber os mais de 57 mil estudantes, com muito carinho, acolhimento e um ensino cada vez mais qualificado, seguro e confortável. Através de várias ações, a atual gestão tem investido para assegurar aos discentes uma aprendizagem mais dinâmica, humanizada e inclusiva. Um exemplo, são as formações continuadas para os profissionais da Educação, que durante o mês de janeiro passaram por uma série de encontros para fortalecer cada vez mais o ensino.
A Prefeitura de Petrolina também está avançando na ampliação do ensino integral, passando de 11 unidades para 18 em 2024. Na educação em tempo integral, considerada uma das prioridades pela administração municipal, as instituições contam com uma estrutura especial que proporciona aos discentes, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que no futuro contribuirão bastante no planejamento e execução do seu projeto de vida. Somente em 2023, esta modalidade de ensino trouxe grandes benefícios para mais de 2.600 estudantes.
Visando acolher, contribuir com o desenvolvimento dos pequenos estudantes e buscar uma criação de espaços mais confortáveis para a comunidade escolar, a atual gestão concluiu o ano de 2023 com o marco de 75% de salas de aula climatizadas, num investimento de R$ 6,5 milhões. Até o momento, um total de 1.282 salas de aula já foram beneficiadas com a iniciativa, que é realizada de forma gradativa, até que se atinjam todas as instituições.
Para a gestora da Escola Municipal João Batista, Ioneide Barbosa, a expectativa é grande para o primeiro dia de aula. “Nossa escola preparou tudo com muito carinho para acolher os alunos e suas famílias. A Secretaria de Educação tem trabalhado para que a escola seja um ambiente mais alegre, seguro e confortável, com isso a aprendizagem ganha cada vez mais espaço. São ações que ofertam ainda mais qualidade no ensino, através de reformas e ampliações na infraestrutura, construção de novas unidades, novos mobiliários, climatização de salas de aula, ampliação da frota de ônibus escolar, tudo pensando no bem-estar da nossa comunidade estudantil”, destaca Ioneide.
Dia 21 de março de 2024 é a data limite para os contribuintes aproveitarem as vantagens do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). A iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), oferece a oportunidade única de regularizar seus débitos como IPTU, ISS, taxas e multas, com condições especiais de pagamento e descontos que chegam até 100% na multa e nos juros.
“Estamos oferecendo diversas opções de pagamento de dívidas, com descontos e prazos flexíveis. Os contribuintes têm a opção de parcelar seus débitos em até 60 vezes, com descontos nos juros e multas, que variam de 50% a 90%. Para aqueles que optarem por pagar a dívida integralmente de uma só vez, oferecemos a isenção total dos juros e multas”, explicou o secretário da Sefaz, Edson Jorge Pacheco.
Como regularizar
Para regularizar sua situação financeira junto ao município, o contribuinte pode optar por buscar atendimento no Serviço de Atendimento Municipal da SEFAZ (SAM), situado na Rua Pedro Borges Viana, número 32, no Centro de Juazeiro (no prédio da Prefeitura), das 8h às 14h, com atendimento por ordem de chegada. Além disso, é viável consultar débitos, realizar parcelamentos e obter guias de pagamento através do site juazeiro.1doc.com.br/atendimento.
O Aeroporto de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, estima que mais de 11 mil passageiros cruzem os portões do terminal entre os dias 08 e 14 de fevereiro, período que corresponde ao carnaval 2024. A expectativa de movimentação é quase o dobro do carnaval do ano passado, que teve mais de 6 mil viajantes no terminal do sertão pernambucano, um aumento de 84%.
Para este ano, estão previstas 96 operações entre pousos e decolagens. A movimentação acentuada já inicia na quinta-feira, 08 de fevereiro, com mais de 1.800 pessoas embarcando e desembarcando. “Já estamos preparados para receber esse grande fluxo em todos os dias que correspondem às festas carnavalescas. Todos os setores foram reforçados para garantirmos os melhores serviços e uma passagem segura e tranquila pelo aeroporto”, pontua Jamerson Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina.
Nesses feriados prolongados, onde há aumento de fluxo, o aeroporto recomenda que os passageiros fiquem atentos aos horários de embarque. Para despacho de bagagem, recomenda-se que cheguem com 2 horas de antecedência. Já para viagens com mala de mão, o ideal é apenas 1h30 antes de embarcar. Se possível, também é recomendado que o check-in seja feito online. Dessa forma, podem começar os dias de folia sem transtornos.
Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 298 mil pessoas entre os dias 08 e 14 de fevereiro.
Obras no aeroporto
O Aeroporto de Petrolina também já deu início ao seu projeto de expansão do terminal com a realização de obras e melhorias. Com o aumento da demanda no feriado prolongado é importante a compreensão de todos, visto que, as intervenções visam o conforto e segurança dos passageiros.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
Boa notícia para os moradores do bairro Pedra Linda, zona oeste de Petrolina. A partir de agora, a comunidade contará com uma feira livre perto de casa. O equipamento foi entregue, neste domingo (4) pelo prefeito Simão Durando, junto a dezenas de feirantes, clientes, vereadores e lideranças. O local atenderá às necessidades da população, fomentando o desenvolvimento econômico local e regional, garantindo a geração de emprego e renda.
A feira tem uma extensão de 2.200 metros totalmente cobertos, trazendo maior conforto aos frequentadores. O espaço de vendas conta com um comércio diversificado como tempero seco, frutas, carnes, verduras, peixe, frutas, lanches e artesanatos. Além disso, é um espaço de convivência social, troca de experiências e ambiente de oportunidades para a comunidade.
O novo equipamento conta com espaço para até 90 comerciantes, garantindo a valorização da economia familiar e a produção de qualidade no município. O local funcionará todos os domingos das 5h às 13h. De acordo com o prefeito Simão, a feira, além de permitir que os permissionários possam trabalhar para incrementar as suas rendas, vem para somar aos investimentos no Pedra Linda, a exemplo da pavimentação de diversas ruas, abertura da Nova Semente, reforma da Unidade Básica de Saúde, entre outros.
“É uma obra de suma importância para os feirantes, para a população e a cultura de Petrolina. Recentemente, reformamos e entregamos as feiras da Areia Branca e da Cohab Massangano e agora inaugurando essa aqui no Pedra Linda. Entendemos que esses equipamentos vão além da venda de frutas e verduras, são parte de nossa tradição. Então, hoje, pude celebrar esse novo equipamento municipal, além de conferir e acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos feirantes. O progresso de uma cidade é conquistado com trabalho e é isso que vamos continuar fazendo. Trabalhando por Petrolina” pontou o gestor.
Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos.
O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”
Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.
“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, informa o ministério.
A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.
O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual foi selecionado.
A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.
Edição: Agência Brasil
O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (05). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.
O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de maxixe com 10kg a R$ 70,00. A caixa com 20 kg de caju está custando R$ 100,00. A caixa com 26 kg da manga Palmer está a R$ 60,00.
A cotação completa segue anexo em PDF.
Em celebração ao Dia Mundial ao Combate ao Câncer (4 de fevereiro), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), promoverá mutirões de exames e atividades educativas sobre os cânceres de próstata, mama e útero. As ações serão realizadas até o dia 08 de março nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).“Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nas regiões Norte e Nordeste, o câncer de próstata é o mais incidente, seguido do câncer de mama feminino e câncer do colo do útero. Por isso, definimos ações de rastreio para essas patologias nas UBSs. Faremos mutirões de coletas citopatológicas, conhecidas por exames preventivos, inclusive no período noturno e ações educativas”, explicou a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Pollyanna Evangelista.A Sesau também organizou, junto à Policlínica Regional, uma programação para a realização de mamografias para as pacientes que atendam às recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, mulheres de 40 a 69 anos e com dois anos da realização do último exame. As mamografias serão agendadas nas UBSs após a realização do exame preventivo.Os usuários devem procurar a sua UBS de referência e conferir a programação da unidade.—Texto: Marcela Cavalcanti- Ascom Sesau PMJ
O Vale do São Francisco se transformou em cenário de cinema com as gravações do filme ‘Nego D’água’, onde fragmentos são apresentados no trailer.A obra, que segue em elaboração, vai se encaixar em diversos gêneros do cinema e promete dar foco à uma figura lendária: o ‘Nego D’água’No longa, Luci Pereira, que vive a personagem “Maria Doida” e Romero Mateus, ator, jornalista e cantor soteropolitano será “Nego D’Água”, figura central da trama, conhecida em todo o país.ASSISTA AO TRAILER CLICANDO AQUI: TRAILER COMPLETO DO FILMEO filme é criado e dirigido por Flávio Henrique Fonseca com direção geral do consagrado cineasta Roque Araújo, produzido também pela Macambira Entretenimento, com direção artística e imagens por Luciano Peixinho (Sertão Mídia).
Confira a Sinopse:A trama conta a história de Marta, uma menina romântica ribeirinha que nasce em um bairro de Juazeiro e vive uma história de Amor, mistérios, lendas e medos. Marta é uma pessoa que vive entre moradores e pescadores no Angari, uma comunidade rica de crendices, folclores e superstições.Texto: Pablo Luan Silva / Ascom ‘Nego D’água o Filme’
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que a reabertura do Restaurante Popular de Petrolina que seria realizada nesta segunda-feira (05), precisou ser adiada. A medida foi tomada devido a problemas técnicos*, o atendimento ao público será retomado na próxima quarta-feira (07).
Texto: Irislane Pacheco