Incontinência urinária é mais comum em mulheres

A incontinência urinária, de grande incidência na população brasileira, pode ocorrer em mulheres, homens e crianças. A incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos de idade.

O coordenador do Departamento de Disfunção Miccional da SBU, Alexandre Fornari, disse nesta sexta-feira (2) à Agência Brasil que, na incontinência urinária em geral, a causa mais comum é o mau funcionamento da bexiga, chamado bexiga hiperativa.

“É quando a pessoa está parada e, do nada, dá uma vontade urgente de urinar. E tem que urinar, senão vaza urina. Às vezes, não dá tempo e acaba vazando. Pode dar em homens e mulheres e a maior parte das vezes não chega a ser incontinência; é só urgência urinária.”

Em crianças, a incontinência mais comum resulta de problemas neurológicos ou relacionados ao aprendizado da micção, no momento da retirada das fraldas. Nos homens, Fornari afirmou que “quanto mais idoso, mais incontinência tem”.

O distúrbio, geralmente, pode estar relacionado a problemas neurológicos ou a problemas da próstata, causa mais comum. “Afeta tanto quem faz cirurgia de próstata, como quem não faz. E, às vezes, precisa fazer, justamente para tratar essa incontinência urinária, porque o fato de a próstata trancar um pouco a saída da urina faz a bexiga funcionar mal e leva à incontinência urinária”, disse o urologista.

Nas mulheres
Nas mulheres, que é mais comum, há a incontinência urinária de esforço. “Quando ela tosse, espirra, levanta peso, perde urina”. O médico explicou que apesar de normalmente se achar que o maior fator de risco são gestações e partos, na verdade esse é o segundo maior fator de risco.

O primeiro é a história familiar. “Mãe, tia, irmã mais velha que têm perda de urina de esforço acabam sendo o maior fator de risco”. Isso, geralmente, está relacionado a um problema que é o esfincter, músculo que fica na saída da urina e que tem que segurar a urina mas que, por algum motivo, não está segurando bem.

“Isso pode ser resultado do envelhecimento, do esforço”. O mais significativo é a qualidade do colágeno, que está presente nos ligamentos que sustentam essa região e que tem a parte genética como fator de risco”, disse Alexandre Fornari.

Afirmou que, nas mulheres, o mais comum é ter incontinência urinária a partir dos 45 anos ou 50 anos. Nos homens, quanto mais idosos e com mais problemas de próstata, maior a incidência.

Tratamento
O primeiro passo para o tratamento, “e mais importante de todos”, segundo o especialista, é ver qual é o tipo de incontinência urinária. Considerando o mais comum, que seria a bexiga hiperativa, o tratamento pode ser com fisioterapia e medicação, “que resolvem 85% dos casos”. Nos casos em que esses dois tratamentos não funcionem, pode-se fazer aplicação de botox na bexiga ou implante de um marcapasso nesse órgão.

Quando é problema de próstata, recomenda-se medicação ou alguma cirurgia. No caso de incontinência urinária de esforço, que dá mais em mulheres, o tratamento é fisioterapia ou cirurgia, quando se coloca uma tela embaixo da uretra para dar sustentação e melhorar o funcionamento do músculo esfincter, que não estava segurando a urina.

O coordenador do Departamento de Disfunção Miccional da SBU orientou que tanto mulheres como homens, que estejam sendo afetados pelo distúrbio da incontinência urinária, devem procurar um urologista, que é o médico especialista no trato urinário.

“São treinados para fazer tratamento de todos os tipos de incontinência, seja por causa neurológica ou de esforço. O profissional mais adequado seria, realmente, o urologista, que vai indicar o tratamento correto para aquele paciente.”

Cura
Fornari assegurou que a incontinência na mulher tem cura. “Tem como ficar seca. Às vezes, o caminho é um pouco mais comprido. Às vezes, precisa fazer cirurgia, às vezes algumas sessões de fisioterapia já resolvem. Outras vezes, tem que botar um marcapasso para a bexiga.”

Na avaliação do médico, é muito difícil que se tenha alguma situação que o especialista não consiga resolver. Nesse caso, destacou que existem várias formas de amenizar o impacto da incontinência, incluindo produtos como fraldas, absorventes, dispositivos implantáveis. “Há muitas coisas que se pode fazer para melhorar a situação quando não tem cura. Mas é difícil que não se consiga resolver a incontinência urinária”, destacou.

Edição: Maria Claudia/Agência Brasil

Carnaval do Sucata agitou Caruaru neste sábado

Neste sábado (03), os foliões de Caruaru e do Agreste pernambucano, puderam festejar e relembrar a famosa tradição das festas pré-carnavalescas da região. Com incentivo da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco – Secult e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, o Polo Sucata reuniu uma multidão na Rua João Condé, lugar em que nasceu o bloco que gerou toda essa efervescência momesca no centro da cidade. 

“O Carnaval de Pernambuco também acontece pelo interior, onde a gente tem uma grande tradição na semana pré-Carnaval. Especialmente aqui em Caruaru, com o Carnaval do Sucata que é um grande polo que agrega pessoas de várias cidades da região, um polo famoso, que começou com Pedro Sucata. A Prefeitura de Caruaru, com apoio do Governo do Estado, através da Secult-PE, Fundarpe, Empetur e Secretaria  Estadual do Turismo, está fomentando todas as regiões, não só a região metropolitana, mas, também, o interior, como Caruaru, Pesqueira, Triunfo, Arcoverde, Bezerros, Petrolina… muitas cidades estão sendo contempladas com esse apoio do Governo de Pernambuco“, comentou Leonardo Salazar, Secretário Executivo de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco 

Há cerca 20 anos, um grupo de amigos sucateiros se reuniam para fazer uma brincadeira pré-carnavalesca sem maiores pretensões. Assim nascia o Bloco do Sucata, que desfilou com cerca de 50 pessoas em seu primeiro ano. Hoje, considerado o maior bloco pré-carnavalesco de Caruaru, reúne milhares de pessoas, e de trocinha, para bloco, acabou se tornando um Polo de Eventos. 

Hoje, a Rua João Condé esteve, mais uma vez, lotada de passistas, super heróis, caboclos, crianças, idosos, famílias inteiras mostrando que a Capital do Forró também sabe fazer Carnaval. A festa começou com o a Orquestra de Frevo Mirim e o Grupo Folia Circense animando a criançada com brincadeiras, malabares, pintura de rosto, palhaço e poesia. Logo depois, a banda olindense Academia da Berlinda colocou todo mundo pra dançar. 

Os shows seguiram tarde a dentro com Natália Calazans, Benil e Convidados e o Projeto Alceu Dispor.

Governo anuncia mudanças na Secretaria de Projetos Estratégicos de Pernambuco

Foi publicado no Diário Oficial deste sábado, 3, o ato de exoneração, a pedido, da secretária de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Carolina Cabral. Em seu lugar assume a Pasta o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro, atual Secretário Executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.
 
Engenheiro civil Rodrigo Ribeiro

“Agradeço a Carol por toda dedicação ao serviço público desde o início da nossa gestão como secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas e de Projetos Estratégicos. Ela também contribuiu muito na Prefeitura de Caruaru como Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa e como Secretária de Planejamento e tenho certeza que terá muito sucesso em seus novos projetos. Rodrigo, que já estava no nosso time, assume a Secretaria para dar continuidade às nossas ações estratégicas que são coordenadas pela secretaria”, declarou a governadora Raquel Lyra.

 
Currículo
 
Rodrigo Ribeiro de Queiroz é concursado da Caixa Econômica Federal desde 2012. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, com MBA em Gestão de Pessoas na UNIFACS – Universidade de Salvador e concluindo o MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação.  
 
Na CAIXA, exerceu função gerencial desde 2015, com atuação em estados como Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde foi Gerente de Filial na Gerência Executiva de Governo de Caruaru atendendo a 170 municípios em todo Estado.
 
Antes da Caixa Econômica Federal, atuou na área de Saneamento como concursado da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., onde exerceu função gerencial entre 2007 e 2012, respondendo pela Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em diversos municípios do Estado da Bahia.

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma da Unidade Móvel Odontológica para o período de 5 a 9 de fevereiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) para o período de 5 a 9 de fevereiro. Serão realizados 15 atendimentos por dia, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS. Confira:05/02-Segunda-feira – Local: UBS Nossa Senhora das Grotas, em frente à unidade. Serão atendidos 15 pacientes, por demanda livre.06/02- Terça-feira – Local: UBS Alto do Cruzeiro, em frente à unidade. Serão atendidos 15 pacientes, por demanda livre.07/02- Quarta-feira – Local: UBS Massaroca, em frente à unidade. Serão atendidos 15 pacientes por demanda livre.08/02- Quinta-feira – local: Residencial Brisa da Serra, em frente ao Centro Comunitário da Rua G. Serão atendidos 15 pacientes, por demanda livre.09/02- Sexta-feira – Local: em frente à UBS Parque Residencial. Serão atendidos 15 pacientes, por demanda livre.Texto: Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ.

No Brasil tem mais estabelecimentos religiosos que escolas e hospitais

Foto: Tomaz Silva

Dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos que unidades de saúde e escolares juntas.Segundo detalhamento do Censo 2022, do total de endereços, 579,8 mil são relativos a finalidades religiosas, independente de qual seja a crença. Isso inclui igrejas, sinagogas, templos, centro espíritas e terreiros, por exemplo.

Os estabelecimentos de ensino somam 264,4 mil localizações, enquanto os de saúde totalizam 247,5 mil endereços.

O levantamento considera a utilização final do imóvel, e não a administração do estabelecimento. Por exemplo, uma escola católica conta como uma unidade de educação, e não como localização religiosa. O mesmo vale para um hospital mantido por santa casa, que é contabilizado como endereço com atividade de saúde.

A localização exata desses pontos e o tipo de utilização foram capturados por meio de georreferenciamento durante visitas dos recenseadores nos 5.568 municípios brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal.

Foi a primeira vez em que o instituto identificou a localização precisa e o tipo de finalidade de todos os endereços do país.

Finalidades

Dos 111, 1 milhões de pontos mapeados, 90,6 milhões são domicílios particulares, prédios residenciais e casas, por exemplo. Isso representa 81,5% do total.

A segunda utilidade mais comum são as chamadas outras finalidades, que representam 10,5% do universo pesquisado. São 11,7 milhões de endereços que funcionam como lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, entre outros.

Os recenseadores identificaram 4,1 milhões de estabelecimentos relacionados a atividades agropecuárias e 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma.

Em 2022, o Brasil tinha 104,5 mil domicílios coletivos, como asilos, pensões e penitenciárias.

Os dados estão disponibilizados à sociedade em mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama.

Utilidade

O IBGE explica que os dados em grau máximo de detalhamento são fontes de informações, entre outros fins, para elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas. Por exemplo, é possível saber com precisão onde estão localizadas unidades de saúde de uma determinada localidade e quantas pessoas vivem no raio de influência desses estabelecimentos.

“É preciso saber onde a população está concentrada, como ela está distribuída e qual a utilização que é destinada a cada uma das edificações construídas no país”, afirma o instituto

Edição: Aline Leal/Agência Brasil

Policiais Militares do 5°BPM apreendem arma utilizada em homicídio no bairro São Joaquim em Petrolina

Nessa quinta-feira (01), durante a Operação Saturação, por volta das 19h28, Policiais Militares da GT 5.118 do 5° BPM, durante rondas no Bairro São Joaquim, em Petrolina, escutaram estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo, e em seguida se deslocaram em direção ao local, sendo logo avistados dois indivíduos, cada um em uma bicicleta, evadindo-se do local em alta velocidade.

A GT fez o acompanhamento dos indivíduos, momento em que foi dado voz de parada, porém um deles pulou da bicicleta e adentrou no matagal ali próximo efetuando disparos de arma de fogo contra o efetivo, que de imediato foi revidado a injusta agressão.

O suspeito conseguiu fugar para dentro do citado matagal, e ao ser feito uma varredura logo depois, foi localizada uma Pistola de marca Taurus HC PLUS, calibre 380, de número de série H40605, utilizada no homicídio.

E o segundo suspeito aproveitou da situação do seu comparsa e tomou destino ignorado.

Ascom 5° BPM/PMPE

Prefeitura de Juazeiro divulga os inscritos para seleção do programa de residência médica; Prova será neste domingo (04)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou nesta quinta-feira (01), a lista dos candidatos inscritos para a seleção da Residência Médica de Medicina da Família e Comunidade, nos programas de Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia e Traumatologia promovidos pela Coordenação Regional de Residência Médica (COREME) do Fundo Municipal de Saúde.As provas serão aplicadas neste domingo, dia 04 de fevereiro, das 14h às 18h na Faculdade Estácio de Juazeiro.Processo seletivoO processo seletivo está sendo realizado em duas etapas: prova teórica l, de caráter classificatório e eliminatório, e análise curricular.A lista com os candidatos selecionados está no link https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/ZNqnpZa1Estão sendo disponibilizadas 05 vagas de ampla concorrência e uma vaga para cota em Medicina da Família, 2 vagas para Ginecologia e Obstetrícia e 2 vagas para Ortopedia e Traumatologia.Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/ PMJ.

Maternidade Municipal de Juazeiro realizou mais 14 mil atendimentos em 2023

Durante o ano de 2023, a Maternidade Municipal de Juazeiro realizou 14.315 atendimentos, entre partos, consultas e procedimentos. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem investindo na infraestrutura física e no aperfeiçoamento da equipe técnica para poder atender à crescente demanda pelos serviços da unidade que recebe pacientes dos 53 municípios integrantes Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA).O número de partos realizados ano passado foi de 4.152, destes, 2.834 naturais e 1.325 cesarianas, o que resultou na impressionante média de 346 por mês. “O perfil da nossa unidade é para partos de baixa complexidade, o que colabora com o número expressivo de partos normais. Além do mais, o Ministério da Saúde recomenda o parto normal e a redução das cesarianas que não forem necessárias, em virtude dos diversos benéficos do parto natural para a saúde das mamães e dos bebês”, comentou o diretor da Maternidade Municipal, Eduildson Nunes.A unidade também realizou, 1.088 procedimentos cirúrgicos, 2.940 atendimentos de pré-natal de alto risco e os testes de orelhinha, olhinho e coraçãozinho passaram dos 9 mil. Ao longo do ano, foram 6.420 internamentos.A prefeita Suzana Ramos comentou sobre os investimentos realizados na unidade para oferecer atendimento de qualidade e humanizado. “Ao longo de 2023, adquirimos equipamentos como camas hospitalares e aparelhos de fototerapia, além do início das obras para requalificação do prédio. Tudo isso, para dar o suporte e o acolhimento que as mamães merecem nesse momento tão especial”, disse.Sobrecarga de atendimentosA secretária de Saúde de Juazeiro, Ana Lúcia Alves, destacou que os números da Maternidade refletem a sobrecarga de atendimentos que a unidade absorve em decorrência de deficiências nas unidades de saúde que compõem a Rede PEBA. “A Maternidade dispõe de 50 leitos, mas tivemos uma média mensal de 535 internamentos por mês, destes 29,5% são de pessoas de Petrolina e 16,8% de outros municípios. A unidade está subfinanciada, pois recebemos um valor de pouco mais de R$ 600 mil, contudo as despesas giram em torno de R$ 2,5 milhões. Estamos em constante diálogo com os agentes que compõem a rede para que sejam feitas repactuações e definições, sobretudo quando se trata do financiamento dos serviços”, comentou.

Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom – Sesau PMJ
Sonora: Ana Lúcia Alves – secretária de Saúde

Indústria de embalagens sustentáveis anuncia ampliação com investimento de R$ 100 milhões em Pernambuco

Durante reunião com a governadora Raquel Lyra, nesta sexta-feira (2), representantes da Ball Corporation anunciaram investimentos de R$ 100 milhões para melhoria da capacidade produtiva da empresa, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape. Líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball injetará, ainda, os recursos em áreas como logística, tecnologia, infraestrutura e ativos de mercado.
 
“Ficamos muito felizes em saber que a Ball escolheu Pernambuco para continuar crescendo aqui no Brasil. São investimentos que vão ofertar novos processos e mais geração de emprego e renda para o nosso povo. Teremos mais uma cadeia produtiva sendo fortalecida com a economia sustentável, garantindo compromisso com o meio ambiente, o que vai ao encontro com a economia do futuro, onde Pernambuco se encaixa com perfeição”, destacou Raquel Lyra.
 
De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, a atração do novo investimento foi possível graças à concessão de incentivos fiscais de 85%, liberados por meio do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). “Pernambuco dá mais um passo à frente e reforça que 2024 será um excelente ano. Só nesse primeiro mês, já anunciamos mais de R$ 800 milhões de investimentos aqui no Estado das empresas anunciadas”, enfatizou.
 
Para o presidente regional da Ball Corporation para a América do Sul, Fauze Villatoro, Pernambuco representa um diferencial estratégico para a indústria. “O incentivo fiscal que o estado de Pernambuco concede é muito importante porque nos torna mais competitivos, já que fornecemos produtos para toda a América do Sul”, apontou. A empresa se destaca como uma gigante do setor, fabricando mais de 110 bilhões de latas anualmente e empregando aproximadamente 21.000 profissionais globalmente.
 
Também participaram do encontro a diretora de Atração de Investimentos da Adepe, Brena Castelo Branco; o diretor tributário da Ball Corporation, Tiago Guerra Machado; e o diretor de comunicação, Fabio Mincarelli Monfrin.
 
Operação em Pernambuco – O atual empreendimento do grupo em Pernambuco foi instalado em 1997, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Complexo de Suape. Em operação há mais de 20 anos, o empreendimento industrial detém uma das mais modernas plantas da Ball Corporation, sendo responsável por boa parte da produção nacional e por toda a produção regional de latas e tampas do grupo no Brasil.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Na abertura do Ano Letivo, Prefeitura de Petrolina apresenta tema do projeto que será trabalhado durante 2024

Com o tema “Saberes e Vozes Daqui: A Educação no Contexto da Caatinga”, os profissionais da rede municipal de ensino participaram, na noite desta quinta-feira (3), da abertura do Ano Letivo de 2024. O evento foi realizado de forma online, transmitido pelo canal da Escola do Saber no YouTube e contou com apresentações culturais; palestra do pedagogo e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Edmerson dos Santos Reis; e com a socialização do exemplo de garra e determinação da estudante pernambucana mais idosa do mundo, Maria Edelzuíta de Souza.

Diante de plateia virtual formada por aqueles que fazem a diferença na vida dos estudantes de Petrolina, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, deu as boas-vindas a comunidade escolar e apresentou de forma dinâmica o projeto pedagógico que irá permear as práticas nas unidades educacionais. Este ano, a rica biodiversidade natural da caatinga, que faz parte do cotidiano de quem vive no semiárido nordestino, será trabalhado durante todas as ações do ano letivo, nas mais de 220 unidades de ensino.

O projeto será um marco na história do município, pois ensinará de forma dinâmica e criativa aos mais de 57 mil estudantes, os valores culturais, sociais e ambientais sobre o tema proposto, mostrando na prática os elementos da caatinga, a importância de preservação da fauna e da flora, além de despertar a curiosidade dos alunos acerca do assunto e resgatar o orgulho de ser catingueiro. Para a professora da Escola Municipal José Joaquim, Aurilene Maria dos Santos, é fundamental uma vivência pedagógica de valorização do meio ambiente e da cultura local para a formação de novas gerações de cidadãos críticos e politizados.

Será um projeto fantástico, pois despertará no aluno a sua percepção sobre a importância de ações e atitudes para o consumo consciente dos recursos naturais existentes no nosso Bioma, a sua conservação e preservação, o uso sustentável e racional do meio ambiente. Trazer esse tema é importante para a escola, pois irá promover concepções pedagógicas diferentes e que se complementam e contribuem para ações socioambientais”, destacou a professora Aurilene.

 

Texto: Elaine Barbosa

Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação de Petrolina