



O Loteamento Nova Petrolina foi o local escolhido pela gestão municipal para construir a segunda Escola de Educação Infantil em Tempo Integral do município. O equipamento moderno e acolhedor foi inaugurado na noite desta segunda (29) pelo prefeito Simão Durando. Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, a unidade de ensino ampliará o acesso à creche e pré-escola em comunidades periféricas da cidade.
A nova escola tem capacidade para atender 188 estudantes com até 5 anos de idade. O projeto é focado no desenvolvimento das crianças, em uma estrutura de alto padrão com todo suporte pedagógico qualificado. O investimento faz parte da política de expansão da educação em tempo integral em Petrolina com a atendimento da pré-escola, fortalecendo cidade que que já conta com a maior rede de creches em Pernambuco e é referência no ensino integral.
A unidade conta com bloco administrativo; cozinha e área de serviço; rouparia e lavanderia; copa e vestiário para funcionários; refeitório; sala de reuniões; fraldário, lactário e sala de amamentação; 10 salas de aula climatizadas com banheiros; pisos emborrachados; telhas termoacústicas; pátio coberto; espaço para horta; espaço para playground; banheiros com acessibilidade, banheiros infantis; sala multiuso; jardim, entre outros.
“Nem numa escola privada a gente encontra esse tipo de estrutura e cuidado. Nós estamos trazendo o que há de melhor em termos de educação e desenvolvimento infantil para o Nova Petrolina, para regiões que mais precisam. A gente tem a melhor educação pública de Pernambuco e estamos fazendo isso sempre levando em consideração os locais que precisam de apoio do poder público. Isso é priorizar quem mais precisa, e esta é a nossa missão, de todos que fazem a prefeitura”, defendeu o prefeito Simão Durando no evento.
O gestor ainda destacou que o loteamento tem recebido outros investimentos. “Ao lado, já temos uma UBS que foi construída e entregue pelo nosso ex-prefeito Miguel Coelho e do outro lado temos uma grande escola em construção que deve ser finalizada e inaugurada também neste ano. Aqui estamos implantando uma creche infantil modelo, com um altíssimo padrão de qualidade na estrutura, no ensino e acolhimento das nossas crianças. Mães e pais que, a partir de agora, poderão trabalhar tranquilos sabendo que seus filhos estão bem cuidados. E aqui, aproveito para fazer um agradecimento especial. Se a gente pode encher o peito e dizer que somos referência, que temos os melhores índices e a melhor educação de Pernambuco é muito graças ao trabalho de homens e mulheres, professores e servidores da educação que se dedicam para fazer uma Petrolina melhor, muito obrigado!”, destacou o prefeito Simão Durando.
Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre
A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que foi disponibilizado, nessa segunda-feira (29), os locais das provas do concurso público para o preenchimento de vagas para o cargo de Agente de Trânsito e Transporte do município, que acontecerá no domingo (04).
O edital com locais e horários estão disponíveis no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) através do link: https://www.idib.org.br/Concurso.aspx?ID=274.
A Autarquia alerta ainda que os candidatos devem estar atentos ao seu local de prova e aos horários para não ter contratempos. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h, portanto, o ideal é que se programem para chegar com 30 minutos de antecedência.
Durante quatro dias, de 25 a 28 de janeiro, os juazeirenses e muitos turistas aproveitaram o melhor Carnaval antecipado da Bahia. O ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’ foi um verdadeiro sucesso nos circuitos Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), além do Polo João Gilberto com a ‘Tenda da Educação’ e várias atrações no Palco Parlim (Orla II). As atrações atraíram uma quantidade de público que lotou as avenidas.
Fora atrações de renome, como de Timbalada, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Bell Marques, Olodum, Felipe Amorim, Psirico e Igor Kannário, entre muitos outros nomes. No Palco Dennes Caffé, houve a valorização dos artistas locais e regionais, a exemplo de, Manassés Almeida, João Sereno, Fernando Junior, Nilton Freitas, Peu Lucas e tantos outros, que fizeram a alegria no espaço que homenageou o grande artista Dennes Caffé.
As crianças também tiveram, mais uma vez, um espaço para a folia. O Polo João Gilberto, na Orla II, reuniu muita diversão, música e folia no sábado e domingo. Iniciativa pioneira da gestão Suzana Ramos, a ‘Tenda da Educação’ levou muita alegria, conforto e segurança, reunindo diversas famílias que aproveitaram a programação festiva.
Serviços
Os filhos de ambulantes e catadores de materiais recicláveis, que trabalharam na folia, tiveram um espaço, o Observatório Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), com dormida, brincadeiras, lanches e todo o conforto, para que os pais pudessem trabalhar com tranquilidade.
A Secretaria de Saúde intensificou as equipes no atendimento de urgência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), montou equipe estratégica na Policlínica Municipal para um eventual atendimento de urgência, que, junto ao SAMU, realizaram os atendimentos necessários. As equipes da Vigilância Sanitária fiscalizaram trios elétricos e vendedores ambulantes, orientando quanto às normas corretas de manipulação de alimentos, principalmente em relação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
O Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), esteve presente em todo o percurso da festa, com pontos fixos e também de modo itinerante com distribuição do preservativo e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A equipe montou um bloquinho que circulou nos circuitos com informativo e distribuição de preservativo.
A Guarda Civil Municipal de Juazeiro trabalhou durante os quatro dias. Foram mais de 150 guardas distribuídos em 22 patrulhas nos circuitos, além de cinco viaturas nas imediações da festa e terminal coletivo de ônibus; quatro motos e equipe de vídeo monitoramento com o suporte de drone. Durante os quatro dias foram realizadas pela GCM, mais de 400 abordagens e apreendidos objetos como garrafas de vidro, proibidas no circuito durante o evento.
Além da Guarda Municipal, a Polícia Militar também contou com equipes de policiamento de várias companhias da região, além de Juazeiro, como: Sobradinho, Campo Formoso, Curaçá, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, entre outros locais.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) também esteve presente, com 45 agentes de trânsito e transporte atuando nos quatro dias da folia, e ainda o apoio de 16 funcionários e 10 agentes administrativos, que trabalharam para garantir a ordem e segurança dos foliões no trânsito.
Economia
O Carnaval de Juazeiro não leva somente diversão para as pessoas, mas movimenta a economia da cidade. Aproximadamente 500 ambulantes foram cadastrados para comercializarem em diferentes pontos ao longo do circuito carnavalesco, além de 30 barracas e 3 camarotes. Os ambulantes são de Juazeiro e de outros municípios da região.
Além dos ambulantes, a rede hoteleira também foi beneficiada. Hotéis que chegaram à capacidade máxima. Cerca de 50 bandas e artistas locais foram contratados para se apresentarem durante os quatro dias de festa.
“Com certeza, a economia local é fomentada, vemos a alegria dos ambulantes e quem estava trabalhando para aumentar a renda neste período. As expectativas foram superadas”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.
Pesar
A Prefeitura de Juazeiro lamenta a morte de Rafael de Souza Lima, de 37 anos, ocorrido nas imediações dos festejo e se solidariza com a dor de familiares e amigos.
O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta terça-feira (30). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o Kg da abóbora comum a R$ 2,50. O saco com 20 kg da beterraba está custando R$ 70,00. O litro do feijão verde está custando R$ 12,00.
A cotação completa segue em anexo.
Em fiscalização realizada durante o final de semana pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) em Petrolina, os fiscais apreenderam, aproximadamente, 250 kg de carne sem registro. Os produtos estavam expostos nas feiras da cidade. Desde a reabertura do Abatedouro Municipal, em junho de 2021, os marchantes e feirantes devem seguir as recomendações sanitárias adequadas para abate e comercialização de carnes, ou seja, os produtos precisam de selo de inspeção e comprovação de que estão devidamente regularizados para comercializar.
As carnes apreendidas durante a fiscalização já foram doadas ao 72º Batalhão de Infantaria de Petrolina e servirão de alimento para os animais do Zoológico. As fiscalizações, através da Vigilância Sanitária, acontecem com periodicidade e têm como finalidade certificar, aos usuários, que os estabelecimentos alimentícios e de demais áreas são ambientes limpos, dentro das normas sanitárias e que atendem todas as diretrizes para funcionamento. Dessa forma, o consumidor final tem a garantia que alimentos possuem procedência. Caso não seja cumprido esse padrão, os produtos são apreendidos pelo órgão fiscalizador.
A população pode denunciar através do 156, Ouvidoria Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Embaixo de árvores, nas comunidades, em auditórios, em escolas, nas ruas, não importa o lugar. Ciganos que vivem em todo o Brasil estão sendo chamados por servidores do Ministério da Igualdade Racial para que apresentem as principais dificuldades do dia a dia. Na segunda (29) e nesta terça (30), a caravana Brasil Cigano está na cidade de Porto Seguro (BA). Desde maio, a iniciativa já visitou 12 cidades de seis estados e ouviu cerca de duas mil pessoas.
A ideia é prestar apoio e viabilizar políticas públicas a comunidades em situação de vulnerabilidade e que são alvos de preconceito. Segundo o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, até o momento a caravana escutou famílias das etnias Calon (a mais expressiva do país) e Rom. “A gente precisaria conhecer de perto os povos ciganos, ouvir o que querem dizer, conhecer a diversidade porque muito pouco se sabe sobre esses povos”, afirmou o secretário.
Segundo Santos, existem ciganos que ainda vivem no nomadismo (de forma itinerante), que são territorializados e semiterritorializados. Ele adianta que o governo pretende lançar uma política nacional para os povos ciganos no dia 24 de maio (Dia do Povo Cigano).
“A gente tem diversidade de cenários dos ciganos brasileiros. Há quem vive em ranchos, em lona, à beira de estrada, em situações muito vulneráveis à insegurança alimentar extrema. Outras comunidades não têm a pobreza como principal reclamação, mas sofrem muita discriminação”. Por isso, as reivindicações são de políticas públicas e proteção, já que são vítimas de anticiganismo, tanto por causas sociais quanto culturais.
Inclusive, uma das dificuldades do Estado é identificar onde residem essas comunidades. Há uma estimativa de 1 milhão de pessoas ciganas no Brasil, mas seria um número subnotificado. Uma pista é pelo cadastro único brasileiro para benefícios sociais. “Nem todo cigano está no cadastro e tem receio de ser identificado como cigano. Isso que a gente está fazendo traz um sentimento muito grande de responsabilidade porque há uma dívida do Brasil com essas pessoas”, diz.
Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil
Os preços da gasolina, do diesel e do botijão de gás ficarão mais caros nesta quinta-feira 1º de fevereiro com o início da vigência de novas alíquotas do ICMS aprovadas pelos governos estaduais em outubro.
A mudança é decorrente do reajuste das alíquotas do ICMS, aprovado em 2023, que saiu de 18% para 20%.
Esse é o primeiro aumento do ICMS após a mudança do modelo de cobrança do imposto, que passou a ter alíquotas em reais por litro e não mais em percentual sobre um preço estimado de bomba dos produtos. A intensidade da alta é criticada pelo setor.
A governadora Raquel Lyra liderou, nesta segunda-feira (29), reunião sobre o Juntos pela Segurança com a participação da vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os novos gestores das operativas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, e o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite. O encontro discutiu metas e ações para garantir um fortalecimento nas forças operacionais de Pernambuco e reduzir índices de criminalidade, além do que está planejado para o período do Carnaval.
“Fizemos mais uma reunião do Juntos pela Segurança, trabalhando não só a segurança para o nosso carnaval, mas o combate à criminalidade no nosso Estado. Também tratamos sobre concursos públicos para a área a fim de garantir que a nossa população possa ter mais paz. Esse é um trabalho incansável do nosso governo, toda a nossa energia aqui é para permitir que Pernambuco seja um Estado de mais paz”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Entre as pautas, discutiu-se o andamento dos concursos para as operativas – ontem ocorreram as provas para o certame da Polícia Militar – e o planejamento para o Carnaval, por exemplo. As ações para os festejos carnavalescos em Pernambuco serão detalhadas pela Secretaria de Defesa Social nesta terça-feira (30) em entrevista coletiva. A pasta irá apresentar à imprensa os principais pontos de ação que serão realizados no âmbito da segurança pública, como o efetivo, os trabalhos nos polos festivos, o monitoramento policial e a utilização de tecnologia.
Estiveram presentes também na reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Ana Maraíza (Administração), que compõem o Juntos, além de outros gestores da área de segurança do Estado.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
A Presidente da ASSIESPE e da ABCDE, Ana Gleide Leal, o Presidente da AEDA, George Modesto, e a Diretora da AEDAI, Fátima Oliveira, marcaram presença no ‘Colóquio Internacional de Educação Superior e Educação Básica: uma relação a reinventar’, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O evento ocorreu nesta sexta-feira, 26 de janeiro, no auditório G1 da UNICAP.
O Reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens, que também é presidente do CRUB, mediou o encontro que reuniu, na mesa de honra, um representante de cada segmento educacional – IES públicas federal, estadual, municipal, comunitárias e privadas. Estiveram presentes ainda a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Luciana Santos, e o Ministro da Cultura e Educação do Vaticano, o Cardeal Dom Tolentino de Mendonça. Embora estivesse prevista a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE, Luiz Curi, eles não conseguiram comparecer devido a conflitos de agenda.
Representando as IES Municipais na CRUB, em sua fala, o Reitor da UniRV, Alberto Barella, cumprimentou a presidente da ASSIESPE e destacou com orgulho o papel essencial das instituições municipais na presença da Ministra do MCTI, enquanto o Ministro da Educação participava remotamente. Fez também um apelo aos prefeitos para que apoiem suas fundações e instituições municipais, registrando a importância desse suporte para o avanço da educação nos municípios. 
Para a presidente Ana Gleide, “o evento foi um momento importante para o ensino superior, sobretudo para as IES municipais, pelo destaque e visibilidade que nos foi dado nas reflexões sobre futuro do ensino superior no Brasil”.
Vamos juntos fortalecer os rumos da educação!