Governadora Raquel Lyra comanda reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança com novos comandantes das polícias Militar e Civil

A governadora Raquel Lyra liderou, nesta segunda-feira (29), reunião sobre o Juntos pela Segurança com a participação da vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os novos gestores das operativas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, e o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite. O encontro discutiu metas e ações para garantir um fortalecimento nas forças operacionais de Pernambuco e reduzir índices de criminalidade, além do que está planejado para o período do Carnaval.

“Fizemos mais uma reunião do Juntos pela Segurança, trabalhando não só a segurança para o nosso carnaval, mas o combate à criminalidade no nosso Estado. Também tratamos sobre concursos públicos para a área a fim de garantir que a nossa população possa ter mais paz. Esse é um trabalho incansável do nosso governo, toda a nossa energia aqui é para permitir que Pernambuco seja um Estado de mais paz”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Entre as pautas, discutiu-se o andamento dos concursos para as operativas – ontem ocorreram as provas para o certame da Polícia Militar – e o planejamento para o Carnaval, por exemplo. As ações para os festejos carnavalescos em Pernambuco serão detalhadas pela Secretaria de Defesa Social nesta terça-feira (30) em entrevista coletiva. A pasta irá apresentar à imprensa os principais pontos de ação que serão realizados no âmbito da segurança pública, como o efetivo, os trabalhos nos polos festivos, o monitoramento policial e a utilização de tecnologia.

Estiveram presentes também na reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Ana Maraíza (Administração), que compõem o Juntos, além de outros gestores da área de segurança do Estado.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

A Presidente da ASSIESPE e da ABCDE, Ana Gleide Leal, marca presença no Colóquio Internacional de Educação Superior e Educação Básica

A Presidente da ASSIESPE e da ABCDE, Ana Gleide Leal, o Presidente da AEDA, George Modesto, e a Diretora da AEDAI, Fátima Oliveira, marcaram presença no ‘Colóquio Internacional de Educação Superior e Educação Básica: uma relação a reinventar’, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O evento ocorreu nesta sexta-feira, 26 de janeiro, no auditório G1 da UNICAP.

O Reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens, que também é presidente do CRUB, mediou o encontro que reuniu, na mesa de honra, um representante de cada segmento educacional – IES públicas federal, estadual, municipal, comunitárias e privadas. Estiveram presentes ainda a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Luciana Santos, e o Ministro da Cultura e Educação do Vaticano, o Cardeal Dom Tolentino de Mendonça. Embora estivesse prevista a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE, Luiz Curi, eles não conseguiram comparecer devido a conflitos de agenda.

Representando as IES Municipais na CRUB, em sua fala, o Reitor da UniRV, Alberto Barella, cumprimentou a presidente da ASSIESPE e destacou com orgulho o papel essencial das instituições municipais na presença da Ministra do MCTI, enquanto o Ministro da Educação participava remotamente. Fez também um apelo aos prefeitos para que apoiem suas fundações e instituições municipais, registrando a importância desse suporte para o avanço da educação nos municípios.

Para a presidente Ana Gleide, “o evento foi um momento importante para o ensino superior, sobretudo para as IES municipais, pelo destaque e visibilidade que nos foi dado nas reflexões sobre futuro do ensino superior no Brasil”.

Vamos juntos fortalecer os rumos da educação!

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco forma 18 novos médicos especialistas até o mês de março

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), através da diretoria de ensino e pesquisa, está na etapa final de formação de médicos residentes do período 2021 a 2024.O programa de residência implantado há 13 anos, está formando ginecologistas obstetras, pediatras e especialistas em ultrassonografia. Serão 18 novos profissionais até março deste ano. Rair de Menezes Quirino, 31 anos, natural de Cabrobó-PE, é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Recife e fez residência médica em ginecologia e obstetrícia do Hospital Dom Malan. O médico conta porque escolheu o HDM Ismep para fazer a especialização. “Eu escolhi o HDM Ismep porque tem um ensino enriquecedor, mesmo com as dificuldades da saúde pública, consegue fazer ensino de qualidade sem os recursos que outros serviços têm. São preceptores e residentes dedicados, comprometidos em oferecer um serviço muito importante para a população. É um hospital onde a gente entra como residente, a gente se apega e quer ver o hospital garantindo assistência de qualidade à população da nossa região, ”relatou Rair. Além de Rair, outros 5 médicos estão se formando em ginecologia e obstetrícia até o mês de março deste ano. Em ultrassonografia, dois profissionais estão concluindo o curso no mesmo período.Na pediatria, o programa de residência médica do HDM Ismep está formando este ano 10 profissionais. Uma delas é Roberta Gomes, a recifense que escolheu Petrolina e o Hospital Dom Malan como parte de sua história. Aos 28 anos, os três de residência médica foram um divisor na vida pessoal e profissional, como parte do relato da médica que recebeu aprovação na residência nesta quinta-feira(25).  “O HDM Ismep é referência em todo o Sertão, atendendo muitos municípios com grande quantidade de crianças que chegam aqui para serem cuidadas e a gente tem muitas atividades práticas, porque temos pediatria sem subespecialidades para que a gente lance mão de todos os procedimentos, com muita experiência junto aos preceptores. Em três anos a gente consolida os conhecimentos que na capital, por exemplo, eu percebi que na pediatria se perde na prática clínica,” relatou Roberta.A nova pediatra sai do HDM Ismep para clinicar em Salgueiro, no Sertão, o que traz alegria a quem participa da. formação profissional. “Roberta está indo para Salgueiro e isso nos traz alegria em saber que nosso trabalho vai contribuir com a saúde das crianças de outros municípios da região. Nos traz orgulho ver que a formação que nós oferecemos aqui no HDM Ismep vai mudar a vida de crianças para além de Petrolina” destacou a diretora de ensino e pesquisa do HDM Ismep, Dra. Angélica Guimarães. Por: Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan -Ismep

Inscrições para o Prouni começam hoje, segunda-feira

Brasília - 27/06/2023 - O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Juca Varella/Agência Brasil/Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 começam nesta segunda-feira (29). O prazo segue até a próxima quinta-feira (1º) e elas são feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Essa edição do programa vai ofertar 406.428 bolsas — sendo 308.977 integrais, o que representa 76% do total oferecido, e 97.451 parciais (50%) , distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Redação do Enem

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 6 de fevereiro e em 27 de fevereiro.

O programa

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil

Visibilidade Trans: Prefeitura de Petrolina promove 2ª edição do ‘T+ Cidadania’ nesta terça-feira

Com o objetivo de garantir visibilidade, cidadania e inclusão, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), vai promover a 2ª edição do ‘T+ Cidadania’ nesta terça-feira (30), das 8h às 12h, na sede da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEDHMA).

O evento, em alusão ao ‘Dia Nacional da Visibilidade Trans’, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro, irá oferecer inscrição e atualização no Cadastro Único, testes rápidos, serviços de beleza, terapias naturais e oficina de trança. Também será feito um mutirão do programa Retifica Petrolina para quem desejar solicitar a retificação e ter o seu nome reconhecimento na certidão de nascimento e serão entregues, em parceria com o Cartório do Registro Civil e do Cartório do 1º Ofício de Notas e de Protestos de Petrolina, as novas certidões que foram solicitadas anteriormente.

Quem tiver interesse em solicitar a retificação deverá comparecer ao evento e levar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento original e título eleitoral.

Serviço:
Evento: 2ª edição do T+ Cidadania
Dia: Terça-feira (30/01)
Horário: 8h às 12h
Local: SEDHMA (Endereço: Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó – em frente ao SESI)

Micro e pequenas empresas podem aderir ao Simples Nacional até quarta

As micro e pequenas empresas de todo o país têm até esta quarta-feira (31) para optar pelo Simples Nacional, o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições. Para participar é necessário que o empreendimento esteja regular com as obrigações previstas em lei, como estar em dia com pagamentos do programa e ter cumpridas as normas trabalhistas e previdenciárias.Segundo a Receita Federal, até quarta-feira (24), dos 739.679 processos de opção iniciados, foram atendidos 258.620. Os outros 481.059 permaneciam pendentes por apresentarem irregularidades com a União, estados, Distrito Federal ou município.

A orientação nesses casos é que o contribuinte se informe pelo próprio sistema, no Portal do Simples Nacional, por meio da opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. Nela é possível acessar o Relatório de Pendências, que reúne as observações e instruções para resolver as irregularidades e ingressar no programa.

O prazo regulamentar vale para empresas que já estão em atividade e, após a confirmação da opção pelo Simples Nacional, tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2024. Para novas empresas, é possível aderir ao Simples Nacional em até 30 dias após a inscrição municipal ou estadual, com limite máximo de 60 dias de abertura do CNPJ, data considerada para efeito retroativo.

MEI

Além de optar pelo Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais (MEI) que queiram aderir ao regime também precisam solicitar enquadramento no sistema de recolhimento em valores fixos mensais, o Simei. O prazo limite é igual ao de adesão ao programa e também é necessário estar em dia com as obrigações legais.

Regime especial

Para optar pelo Simples Nacional é necessário que a micro ou pequena empresa fature o limite de R$ 4,8 milhões, ao ano. Para o MEI o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil.

A opção pelo regime especial permite ao contribuinte recolher em uma mesma guia, por meio de alíquota única, tributos federais junto com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido por estados e Distrito Federal, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), recolhido pelo município.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Desfile de blocos nas ruas de Juazeiro abrilhantam encerramento do Carnaval de Juazeiro

O ‘Carnaval de Juazeiro 2024- Carnaval de Todos’ chegou ao fim brilhando com a presença e a animação de blocos que tomaram as ruas da cidade. Com o resgate cultural, o que se viu na avenida foi diversidade, democracia e inclusão.

A prefeita Suzana Ramos expressou sua satisfação com a novidade. “Os blocos de rua são parte fundamental do nosso Carnaval, que é tão inclusivo e democrático. O Carnaval é a maior festa de Juazeiro, e os blocos de carnaval fazem parte da identidade do nosso povo”, afirmou a prefeita.

Ao longo dos quatro dias de folia, os blocos novos e os tradicionais garantiram momentos inesquecíveis de irreverência e animação. Uma das novidades deste ano foi o Bloco dos Garis, que trouxe os profissionais da limpeza pública para aproveitarem também a folia. “Eles que fazem a higiene de todos os circuitos nos dias de festa, não podiam ficar de fora. É o momento que eles podem brincar, se divertir e aproveitar o Carnaval como merecem”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Charles Leal.

Foliões compartilharam a alegria de participar do Carnaval de Todos. “Foi incrível ver a cidade ganhando vida com tantos blocos diferentes. O Carnaval desse ano foi, sem dúvidas, um dos melhores que já vivemos”, comemorou a recepcionista, Maria de Andrade.

Neste domingo (29), o encerramento da festa contou com a participação dos blocos Pinico; Eu, Você e João; Bloco da Vigilância; Bloco dos Garis; Bloco Tequila e Bloco Filhos da Pauta, proporcionando momentos finais de celebração e descontração.

O Carnaval de Juazeiro se consolida como um evento que resgata a tradição, promove a cultura local e reforça os valores de inclusão e diversidade. “Encerramos nosso carnaval com a sensação de dever cumprido e agradecemos ao povo que esteve o tempo todo nas ruas, brincando fazendo o sucesso da nossa festa”, concluiu a prefeita Suzana Ramos.

Texto: Fabiana Diniz- Ascom PMJ

Homem morre após ser atingido por bala perdida e outras ficam feridas em Juazeiro (BA)

(Foto: Reprodução/BBC)

Nesta madrugada de domingo para segunda-feira (29), um homem foi morto após ser atingido por bala perdida na Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro, Bahia.

Segundo informações policiais, a vítima identificado como Rafael Lima, idade 37 anos, participava da última noite de carnaval juntamente com esposa e o filho.

Ainda segundo informações complementares, além de Rafael, outras três pessoas foram atingidas e socorridas pelo SAMU.

Rafael Lima era natural de Senhor do Bonfim (BA) e trabalhava em uma empresa de vendas de motos na região do Vale do São Francisco.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde das demais vítimas ou possíveis suspeitos.

A Polícia Civil investiga o caso para tentar chegar ao autor dos disparos.

 

 

Concurso de Fantasias de Petrolina mantém tradição com muita alegria e criatividade 

Mais uma vez o brilho, a criatividade, as cores e a alegria estiveram presentes de forma intensa em mais uma edição do tradicional Concurso de Fantasias Carnavalescas de Petrolina, que aconteceu neste último sábado (27), no Iate Clube e reuniu 25 fantasias participantes nas categorias: Luxo, Originalidade, Arranjo de Cabeça e Fantasia Infantil de Papel. Realizado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, este ano o Concurso contou com premiação total de R$ 45.300,00, distribuídos nas quatro categorias.

Estreante no evento, a primeira categoria a desfilar foi a Fantasia Infantil de Papel, que trouxe muita criatividade e a alegria das crianças que se apresentaram. A grande vencedora da categoria foi a fantasia da autora, Danísia da Silva Santos, que apresentou o tema: O Pierrô da Paz, e levou o prêmio de R$ 2.500,00. A segunda colocada foi a fantasia “O Vendedor de Cordel Encantado”, de Ivo Lancelot. Em terceiro lugar ficou a criação de Roni Figueiredo, com o tema: Nossa Senhora da Rapadura

A segunda categoria a desfilar foi Arranjo de Cabeça. Nesta categoria, o carnavalesco, Gefferson Brandão, apresentou a manifestação de fé dos brasileiros em sua criação, abordando o tema: O Círio de Nazaré, levando a primeira colocação e o valor de R$ 3.300.00. O segundo e terceiro colocados da categoria foram as fantasias “Hidra, A Serpente de Três Cabeças”, de Duda Muniz, e “Alusão a Renato Oliveira”, de Jailson Santiago, respectivamente.

O terceiro quesito a se apresentar aos jurados e ao público, foi a de Originalidade, que assim como as duas primeiras categorias, destacou a criatividade dos artistas participantes. O grande vencedor da categoria foi Heliomar Santos, que abordou em sua fantasia o tema: Memórias de Uma Gueixa no Sertão, e levou uma premiação de R$ 6.300,00. A segunda colocação ficou com a fantasia “O Menestrel da Cultura Popular”, de Junior Lima e o terceiro lugar ficou com o artista Antônio Matos e a sua fantasia “Até os Anjos Feriram-se”.

E a noite de apresentações foi finalizada com os desfiles das fantasias da categoria Luxo, que levou muita beleza, requinte e um belo espetáculo à passarela. O prêmio de R$ 8.400,00 e título de primeiro colocada ficou com a fantasia “A Deusa Iris, de Sandra Farias, que destacou em sua criação a divindade egípcia, considerada a grande deusa da fertilidade e maternidade, e possuía um papel de destaque na religiosidade egípcia. O segundo lugar do quesito ficou com Geraldo Pontes e a criação “Sou Baião, Sou Nordeste, Sou Luiz Gonzaga”, seguido pela fantasia, “Encanto Indiano”, de Rapha West, que ficou com a terceira colocação.

Sucesso absoluto: ‘Carnaval de Todos’ encerra com grande multidão em Juazeiro (BA)

Após quatro dias de festa, o ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’ terminou na madrugada desta segunda-feira (29) e já deixou saudades. Uma verdadeira multidão prestigiou o último dia, que começou cedo com a pipoca do Kannário e terminou com La Fúria. Foram momentos de alegria, folia e diversão com os diversos ritmos que invadiram os polos criados para a festa mais democrática, que antecipa o Carnaval oficial da Bahia.

Com a sensação de dever cumprido, a prefeita, Suzana Ramos, celebrou o sucesso do evento que atendeu a diversos públicos. “É uma alegria imensa finalizar essa festa que foi organizada com muito carinho e dedicação à nossa terra. Juazeiro merece uma festa deste tamanho, que teve programação para crianças, para quem gosta de ritmos diversos, para quem gosta de acompanhar blocos, enfim, eu, como representante da cidade, só tenho a agradecer a quem prestigiou o Carnaval de Todos Nós”, afirmou Suzana Ramos.

O deputado estadual, Jordávio Ramos, vibrou com o evento que entrou para a história de Juazeiro. “É uma grande satisfação, sendo filho da terra, presenciar o quanto o Carnaval de Juazeiro foi grandioso. O quanto ouvi por onde passei as pessoas elogiando a organização, a segurança, os serviços. É uma felicidade sem tamanho presenciar isso”, comemorou o deputado estadual.

Grandes atrações, mistura de ritmos e valorização das bandas regionais

Atrações de renome, a exemplo de Timbalada, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Bell Marques, Olodum, Felipe Amorim, Psirico e Igor Kannário, abrilhantaram os circuitos Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), carregando multidões pela avenida.

A festa, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, também se preocupou com a valorização de bandas locais no Palco Dennes Caffé, que ficou no circuito Manuca Almeida. No último dia de Carnaval, tocaram, na Orla I, Manassés Almeida, João Sereno, Fernando Junior, Nilton Freitas e Peu Lucas.

Já no Polo João Gilberto, com diversão para a família e a criançada, o Palco Parlim contou, neste domingo (28), com as bandas Starkids, Banda Pirulito, Banda Turma Canina, e Infantil Ygor e Banda Macambira.

“Eu estou muito feliz de participar dessa festa. É a primeira vez que viemos à cidade e não deixa a desejar dos grandes centros. O Carnaval foi muito organizado, bonito, com muita gente. A cidade tá de parabéns”, destacou o turista carioca, Ademar Cunha, que veio com a esposa e a filha do Rio de Janeiro.