OAB Petrolina leva animação e frevo às ruas de Petrolina com o bloco Liga da Justiça

A animação da advocacia do Sertão do São Francisco vai tomar conta das ruas de Petrolina em mais uma edição do Bloco ‘Liga da Justiça’, que se apresenta no sábado de carnaval, no dia 10 de fevereiro. O evento organizado pela OAB Petrolina deve reunir centenas de advogados e advogadas, estagiários e juristas da região em uma grande festa. Para participar, os interessados devem adquirir uma ou mais camisas na sede da instituição.

As vagas são limitadas e as vendas já estão no segundo lote, graças a grande procura. A camisa de acesso ao bloco pode ser adquirida por R$ 50 (valor do lote atual) e o pagamento via pix: oabpetrolina@gmail.com . Dúvidas e mais informações através do telefone: (81)2011-1958.

No sábado de carnaval (10), a concentração do bloco será na sede da OAB Petrolina, a partir das 17h, e seguirá em direção ao polo 21 de Setembro, no centro. Durante o percurso, o folião terá acesso ao open bar de cerveja, refrigerante e água. A música fica por conta da tradicional Frevuca com banda ao vivo.

Ascom OAB Petrolina

Baile Municipal: troca de doações por ingressos acontece na tenda do Transforma Petrolina

Os petrolinenses já estão se preparando para um evento de alegria e muita solidariedade que acontecerá nesse sábado (27), é o já tradicional Baile Municipal. O Transforma Petrolina vai participar desse grande evento. Uma tenda foi montada na entrada do Parque Josepha Coelho especialmente para realizar a troca de doações por ingressos individuais do Baile.

Para contribuir, os interessados podem trocar um pacote de fralda geriátrica, contendo, no mínimo, 20 unidades, ou uma cesta básica por um ingresso. O horário de funcionamento da tenda será das 8h às 11h e das 16h às 18h até sexta-feira (26). No sábado (27), dia do evento, as trocas serão feitas das 8h às 12h.

A ação solidária tem como objetivo beneficiar os lares de idosos Casa de Vó, Cantinho do Aconchego e Casa Geriátrica, além de incentivar a prática da solidariedade nas pessoas e fortalecer ações de impacto social nos eventos realizados no município.

O Baile Municipal de Petrolina também promete ser uma noite repleta de atrações, como Luiz Caldas, André Rio, Bia Villa-Chan e a Philarmônica 21 de setembro.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a participação da população fortalece o propósito social do Baile.  “Petrolina demonstra, mais uma vez, sua capacidade de unir diversão e responsabilidade social em um único evento, transformando uma noite festiva em uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas”.

Texto: Nayra Lima

Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina

Prefeitura de Juazeiro divulga 2ª convocação para preenchimento de vagas do Processo Seletivo Simplificado da AMA

A Prefeitura de Juazeiro divulgou no Diário Oficial desta terça-feira (23) a 2ª convocação do Processo Seletivo Simplificado, que visa o preenchimento de vagas no quadro de servidores da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).A relação dos convocados e a documentação necessária estão disponíveis no Diário Oficial do município. A entrega da documentação dos candidatos convocados será nos dias 25 e 26 de janeiro de 2023 na Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), localizada no prédio administrativo da Prefeitura Municipal, Rua 15 de Julho, das 8h às 14h.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NO DIÁRIO OFICIAL

Texto: Karem Moraes / Ascom AMA/PMJ

Inusitado: bar-prisão será inaugurado em Juazeiro-BA. Os clientes irão beber atrás das grades

Breve mais uma novidade em entretenimento para o Vale do São Francisco. Um bar que irá inaugurar em Juazeiro-BA. O ambiente vai oferecer uma experiência um tanto quanto inusitada.

Chamado de Prision Play Al-kuhl, o bar tem a temática de prisão e permite que o público beba atrás das grades.

O QUE ESPERAR EM PRISION PLAY AL-KUHL?

Inspirado em filmes e series que deram vida as histórias populares das prisões, Prision Play Al-kuhl é uma experiência teatral imersiva do mais alto tipo. Desde o seu próprio macacão laranja na entrada até as celas. Quando condenados a Prision Play Al-kuhl, os presos são levados a um mundo emocionante de travessuras, enquanto são instruídos por notórios contrabandistas de dentro do local a encontrar todos os contrabandos alcoólicos que estarão disponíveis.

Você não encontrará um cardápio fixo de bebidas aqui…afinal, é uma prisão! Prision Play Al-kuhl disponibilizará open bar de bebidas secretas todas as noites (vodka,drinks, cerveja, whisky, Cuba libre, energético, catuaba de açaí e selvagem, ice, ousadia, coca cola, Fanta, sucos).

O encarceramento não conseguiu mudar os maus hábitos e a gangue da faísca conseguiu tornar os Guardas de Prision Play Al-kuhl corruptos, subornando-os para ajudar os presos recém-condenados a encontrar os contrabandos alcoólicos.

SUA SENTENÇA

Como você passará seu tempo internamente? Receba seu macacão e uma ficha, encontre os contrabandos nas próprias celas, ou na biblioteca ou até mesmo na área de sol e beba do seu jeito ou peça ajuda aos guardas, envolva-se na operação de contrabando da faísca, sua cela será particular e dependendo do tamanho da sua gangue, pode acomodar até 6 presos, a sua sentença dura ihr30m, sem libertação antecipada por bom comportamento.

O BAR

Este é o Bar por trás das grades, onde os presos que servem são os seus bartenders. Os guardas são corruptos e você se torna parte da história.

Prepare-se para viver uma experiência teatral na prisão nesse primeiro Bar com experiência imersiva no Vale do São Francisco.

ESTEJA PRONTO PARA CUMPRIR SUA PENA!

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta quarta-feira, 24

Mercado, Cotação, Preços, Hortifrutegranajeiro, Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (24). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar a caixa  de pimentão com 12 kg a R$ 35,00. A caixa com 20kg do caju está custando R$ 100,00. A caixa com 20 kg da goiaba está a R$ 60,00.A cotação completa segue anexo em PDF

Seminário marca formação do Polo Sindical do Vale do São Francisco

Com o objetivo de fortalecer a luta pela garantia dos direitos das diversas classes trabalhadoras da região, foi realizado nesta terça-feira (23), o 1° Seminário de fortalecimento dos Sindicatos do Vale do São Francisco. O evento também marcou a formação do Polo Sindical, composto pelas diversas entidades representativas e contou com a articulação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemp), Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR). Na programação, foram abordados diversos temas imprescindíveis e atualizações importantes para o ativismo de classe, como por exemplo, a “Taxa assistencial – julgamento do STF e entendimento jurídico” e o “Movimento sindical no contexto econômico do Brasil”, nas palestras ministradas pelo advogado, Arthur Weiberg, e pela coordenadora do colegiado de Economia da Facape, Socorro Macedo, respectivamente. À tarde, os sindicalistas acompanharam a palestra com o tema “A importância da Fiscalização pelas empresas para a Saúde, Trabalho Decente e no combate a informalidade”, feita pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Luiz Roma e por fim, tiveram um proveitoso bate papo com a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Suze Rodrigues, que abordou o “Papel do Ministério do Trabalho, unicidade sindical e o fortalecimento das negociações coletivas”. A coordenadora regional do Sintepe, Cristina Costa, reforçou a relevância do evento. “Esse momento é muito importante, daqui vai surgir o nosso polo sindical. Os patrões se organizam no Vale do São Francisco, o que é correto, é bom e melhor ainda é os trabalhadores estarem organizados também para fortalecer a nossa luta. Então, esse é o momento em que cada um de nós vai levar as informações para as nossas bases, num próximo momento, será um momento mais amplo, com toda a base. Vamos buscar  o fortalecimento da taxa assistencial para poder capacitar e qualificar a nossa base”. A iniciativa foi bastante elogiada pela superintendente do MTE,  Suze Rodrigues. “Acho que é um momento histórico, estão todos de parabéns, os sindicatos presentes, as centrais sindicais, o Sindsemp, pela participação e pela coragem de tentar algo novo, que é reunir várias centrais sindicais, de várias categorias e pensar uma ação conjunta para os sindicatos do Vale do São Francisco. Para reivindicar direitos, para democratizar a geração de trabalho e, acima de tudo, para cobrar do órgão, como o Ministério do Trabalho, ações que a gente, porventura, não esteja conseguindo fazer. Eu ouvi aqui muitas demandas importantes que levarei para o MTE. Parabéns a todos que fizeram esse evento”.Por fim, o presidente do Sindsemp, Walber Lins, fez um balanço das atividades desenvolvidas e apontou os próximos passos a partir dessa construção. “O saldo foi estupendo, haja vista que a gente busca realmente a implantação do polo sindical no Vale do São Francisco, trazendo o conceito de unidade sindical. Essa condição de unidade, além de fortalecer a mobilização e a representatividade, reforça  a organização de toda a estrutura sindical no Sertão de Pernambuco e Norte da Bahia. Então, nós trazemos aqui um momento ímpar, histórico, o pontapé inicial de toda estruturação que está sendo conduzida para que a gente possa fortalecer ainda mais as lutas dos sindicatos no município, no Estado e nacionalmente. Essa união, esse princípio de unidade é a força maior de toda e qualquer classe trabalhadora”.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Governo de Pernambuco confirma voo Madrid-Recife, sétima ligação internacional do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), confirmou nesta terça-feira (23) o retorno do voo direto entre Recife e Madri, operado pela Air Europa. A rota, que já havia sido oferecida pela companhia aérea espanhola, foi interrompida em 2019.
“Estamos comemorando o retorno desta importante operação que irá conectar Pernambuco com o mundo. A nova rota também irá atrair turistas, aquecendo ainda mais a nossa economia. Esta será a sétima ligação internacional a operar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, que já conecta para Lisboa, Montevidéu, Orlando, Fort Lauderdale e duas ligações para Buenos Aires”, enfatizou Raquel Lyra.
 
O ano de 2023 terminou com a maior circulação de passageiros de todos os tempos, totalizando 9 milhões de pessoas. Somente de viajantes com destinos internacionais foram 315 mil no ano passado. Em 2022, este número foi de 180 mil viajantes.
 
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, garantiu, após conversa com a governadora, que todas as contrapartidas da Air Europa serão prioridade para a manutenção da conexão com a Espanha. “O retorno do voo Madrid-Recife é uma conquista importante para o turismo do nosso Estado. A rota é estratégica para atrair turistas europeus, que representam um importante mercado para Pernambuco”, afirmou Daniel Coelho.
 
“Estamos trabalhando para garantir que a Air Europa tenha todas as condições necessárias para operar o voo com sucesso. A conexão com Madri é essencial para o desenvolvimento econômico e turístico do nosso Estado, com mais uma conexão de Pernambuco com o velho continente”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
 
O secretário e o presidente da Empetur embarcam na noite desta terça-feira para a Espanha, onde participarão da Feira Internacional de Turismo de Madri. Daniel Coelho deve divulgar mais novidades sobre a rota amanhã (24).
 
Sobre a Air Europa
 
A Air Europa é uma companhia aérea espanhola fundada em 1986. A empresa opera voos regulares para mais de 100 destinos em todo o mundo, incluindo Europa, África, América do Norte e América do Sul.

Fotos: Léo Motta/Setur.

Revisão da tabela de isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois mínimos sai neste mês; Afirma ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje (23) que está em estudo a revisão da tabela de isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos. O anúncio deve ser feito até o fim do mês.A nova tabela vai se adequar ao novo valor do salário mínimo, que passou de R$ 1.320 para R$ 1.412.

“Até o fim do mês a gente vai ter essa conta. Esse mês ainda a gente vai ter a conta, tá bom?”, comentou o ministro ao chegar ao ministério, onde falou com  jornalistas.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou o assunto, na rede social X. Lula disse que vai cumprir a promessa de governo de garantir a isenção para o trabalhador que ganha até dois salários mínimos.

“As pessoas que ganham até 2 salários mínimos não vão pagar Imposto de Renda. Nós vamos fazer o que prometemos,” publicou.

Dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) apontam que, sem a revisão, quem ganha mais de dois salários voltará a ser tributado, já que a faixa de isenção não teve reajuste e permanece na tabela em R$ 2.112.

Desconto automático

Além disso, também houve um desconto automático de R$ 528 no salário, o que, na prática, deixou a faixa de isenção em R$ 2.640, que era equivalente a dois mínimos em 2023.

Haddad evitou falar se houve acordo para revogar a medida provisória (MP) que reonera a folha de pagamentos de alguns setores da economia. Editada no fim do ano passado, a medida traz a reoneração gradual de 17 setores beneficiados com descontos na na contribuição para a Previdência Social

Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil

Em Petrolina, mais de 300 auxiliares de cozinha passam por formação sobre manipulação de alimentos no ambiente escolar

Visando garantir uma merenda segura e de qualidade, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza durante esta semana uma formação para mais de 300 auxiliares de cozinha. Com o tema ‘Mãos que Nutrem’, o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar as boas práticas dos profissionais no preparo dos alimentos do ambiente escolar, pensando no início das aulas no dia 06 de fevereiro. A capacitação é dividida em dois momentos, unindo teoria e prática. Entre os conteúdos abordados estão: contaminantes alimentares; higiene e saúde do manipulador; doenças adquiridas por alimentos, manipulação higiênica e segura dos alimentos; ingredientes e cálculos da quantidade de alimentos; técnicas de preparo; preparação do cardápio escolar, entre outros.

O evento é ministrado pelas nutricionistas da rede municipal e demonstra o compromisso da Prefeitura de Petrolina em proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada para as crianças atendidas nas unidades de ensino. Vale destacar, que os profissionais recebem de forma permanente essas informações teóricas e técnicas, quanto aos procedimentos operacionais, de higiene e boas práticas.

A auxiliar de cozinha da Escola Municipal Luiz de Souza, Dayse Santos, conta que sua rotina é de muita dedicação ao trabalho e com as novas informações recebidas na capacitação, os cuidados serão reforçados. “Tudo o que vimos hoje é muito importante para termos um trabalho exemplar. É uma maneira de oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes sem nenhum perigo. Através dessas informações tenho ainda mais segurança no manuseio dos alimentos”, disse Dayse.

Para a auxiliar de cozinha da Escola Jacob Ferreira, Cleidimar Moreira, a formação agrega conhecimento à boa nutrição dos alunos. “Esse momento trouxe informações de como ter uma comunicação assertiva, melhorando nossa relação diária com os demais funcionários e com os estudantes. As nutricionistas foram claras e objetivas sobre como manusear os alimentos, garantir a higiene da cozinha e servir alimentos de qualidade para as crianças e adolescentes“, finalizou Cleidimar.

 

Carnaval de Todos: Ambulantes de Juazeiro recebem credenciais e orientações para o Carnaval 2024

Juazeiro está em clima de folia com o ‘Carnaval de Todos’. Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e de Saúde (Sesau), iniciou a entrega dos adesivos para os ambulantes que irão trabalhar no evento e segue até está quarta-feira (24) até as 14h na Sede da Semaurb. Durante a entrega, os ambulantes cadastrados receberam orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, saúde do trabalhador e participação de crianças e adolescentes no Carnaval, esta última promovida pela Vara da Infância e Juventude.A Prefeitura de Juazeiro também preparou um café da manhã para os ambulantes. Ao todo, cerca de 500 ambulantes foram credenciados para trabalhar no maior Carnaval de Rua da história de Juazeiro. “Os ambulantes precisam passar por essa etapa de orientações para receber a sua credencial, que dá a eles a legitimidade do trabalho. O ambulante que estiver no circuito do Carnaval sem o adesivo terá sua mercadoria recolhida”, explicou o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, destacando que a gestão da prefeita Suzana Ramos, reduziu em quase 80% as taxas de cobrança para os ambulantes oferecendo fazendo jus ao nome Carnaval de Todos.OrientaçõesEquipe da Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest), da Secretaria de Saúde, também repassaram orientações sanitárias e de saúde do trabalhador para os comerciantes cadastrados para trabalhar no Carnaval. “Explicamos sobre as recomendações sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como o uso de avental, toucas e luvas, ambientes higienizados e com condições para armazenar os insumos na temperatura adequada. Já o Cerest tratou a respeito de saúde do trabalhador, por exemplo, a necessidade de usar um sapato fechado para evitar lesões, cuidados para evitar queimaduras, a importância de beber água, entre outros pontos importantes”, explicou a superintendente em Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Morais.Vara da Infância e JuventudeDurante a entrega das credenciais para ambulantes, a Vara da Infância e Juventude entregou panfletos com informações sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A Vara da Infância e Juventude também estará presente durante todo o Carnaval para fiscalizar os trios elétricos, as barracas e os ambulantes. A equipe também distribuirá pulseiras de identificação para crianças de até 12 anos. “Caso a criança se perca, será mais fácil identificá-la com a pulseira que terá o nome do responsável e o telefone”, disse a coordenadora dos agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude, Patrícia Prado.Ambulantes satisfeitosOs ambulantes que participaram da entrega das credenciais se mostraram satisfeitos com a organização do evento. “Achei muito organizado e tranquilo.A equipe foi muito atenciosa e nos explicou tudo direitinho”, disse a ambulante, Maria da Penha.Luciene Alves de Souza, mais conhecida como Neninha, é ambulante e trabalha há mais de 40 anos no Carnaval de Juazeiro. Ela falou sobre a importância de não vender bebidas alcoólicas para menores de idade. “Aquele que vendem é porque não tem noção do perigo que ele está passando. Parabéns a todos pela organização e o atendimento a nós ambulantes”, disse Luciene.