O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. A lista completa pode ser acessada aqui.
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”
“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.”
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).







A inscrição e o pedido de isenção podem ser feitos pela internet, no 
“Foi uma noite linda e a chuva veio para abrilhantar o evento, que não proporciona apenas entretenimento ao público evangélico e simpatizantes, como também faz a gente refletir sobre os valores de fé, paz e esperança”, enfatizou a prefeita Suzana Ramos que aproveitou o ‘Tô na Paz.’ Prestigiaram o evento, o deputado Jordávio Ramos, o vereador Gleidson Azevedo e secretários municipais.



Na ocasião, o superintendente Julianeli Tolentino discorreu sobre o histórico da instituição e evolução da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abordou os principais destaques do ano anterior, avanços, desafios e perspectivas para o ano corrente. Entre os indicadores apresentados, ressaltam-se:
Ademais, esteve em foco o acréscimo de mais de R$ 2 milhões por mês ao limite financeiro de média e alta complexidade (MAC), oriundos do Ministério da Saúde e repassados ao HU via gestor do SUS (Sistema Único de Saúde) local, a convocação de mais de 180 novos profissionais, a reabertura de 6 leitos de UTI e a destinação de R$ 20 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

