Líderes religiosos deixarão de ter isenção tributária sobre os salários. Receita Federal anula a isenção

Líderes religiosos, como pastores e ministros, deixarão de ter isenção tributária sobre os salários. A Receita Federal editou ato declaratório que reverteu decisão do governo anterior. A medida foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.Assinado pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o ato declaratório suspende o benefício concedido pelo ex-secretário especial do órgão Julio Cesar Vieira Gomes, pouco antes do início da campanha eleitoral de 2022. Segundo o Fisco, a reversão da isenção tributária seguiu determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O ato declaratório representa uma interpretação da Receita Federal sobre a aplicação de normas fiscais. Segundo o TCU, a isenção é considerada atípica porque não foi analisada pela Subsecretaria de Tributação da Receita.

Segundo o ato cancelado, “serão consideradas remuneração somente as parcelas pagas com características e em condições que, comprovadamente, estejam relacionadas à natureza e à quantidade do trabalho executado, hipótese em que o ministro ou membro, em relação a essas parcelas, será considerado segurado contribuinte individual, prestador de serviços à entidade ou à instituição de ensino vocacional”.

O ex-secretário especial Julio Cesar foi exonerado da Receita Federal em junho do ano passado, após sair à tona o envolvimento dele no caso da liberação de joias dadas de presente por governos estrangeiros ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando comandava o órgão, Julio Cesar assinou o despacho que pedia aos auditores da Receita no Aeroporto de Guarulhos que entregassem um conjunto de joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita ao ex-presidente em 2022. A defesa de Bolsonaro nega qualquer irregularidade.

Edição: Aline Leal/Agência Brasil

Farmácia Popular começa a distribuir absorventes gratuitos

Mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular começaram a distribuir absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. Segundo o Ministério da Saúde, a oferta é direcionada a grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada.  Podem receber absorventes brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas, neste caso, a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda. O público-alvo do programa abrange  24 milhões de pessoas.

Exigências

Para garantir o benefício, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal com número do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF – e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital – nova versão do aplicativo Conecte SUS – com validade de 180 dias. A aquisição de absorventes para menores de 16 anos deve ser feita pelo responsável legal.  As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.

Em caso de dificuldade para acessar o aplicativo ou emitir a autorização, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde (UBS). Pessoas em situação de rua também podem buscar nos centros de referência da assistência social, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua. Para pessoas recolhidas em unidades do sistema penal, a entrega será coordenada e executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a distribuição realizada diretamente nas instituições prisionais.

A iniciativa integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual e envolve as seguintes áreas: Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Mulheres e Educação.

Combate às desigualdades

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que a ação contribui no combate às desigualdades causadas pela pobreza menstrual e configura “um importante avanço para garantir o acesso à dignidade menstrual”.

“A menstruação é um processo natural, que ocorre em todo o mundo com, pelo menos, metade da população. Ainda assim, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a pobreza menstrual, associada aos tabus que ainda cercam essa condição, podem ocasionar evasão escolar e desemprego. No Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes)”, explica a nota.

Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil

Motociclista é detido após atear fogo na própria moto durante fiscalização da PRF na BR-428, em Petrolina

Polícia Rodoviária Federal (PRF), deu voz de prisão a um motociclista após ele ter ateado fogo em sua própria moto durante fiscalização na BR-428, em Petrolina/PE, nesta terça-feira (16).

O homem conduzia a motocicleta Xy 50q que chamou a atenção dos policiais por estar sem emplacamento. Ele recebeu ordem de parada e, ao ser questionado, afirmou não possuir o documento de quitação do licenciamento anual do veículo.

Além desta irregularidade, ele ainda apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 2019 e sem a categoria “ACC” ou “A”, necessárias para a condução de ciclomotores e motocicletas.

Com base no Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) comete infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira, quem dirige veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado. Além da multa de R$293,47, a medida administrativa para esses casos é a remoção do veículo até que sanada a irregularidade.

A equipe policial cientificou o motociclista das irregularidades observadas e os procedimentos que seriam realizados. Insatisfeito, o homem pediu permissão para retirar suas mercadorias do veículo e foi atendido. No entanto, depois de retirar as caixas, o homem usou uma substância inflamável e com um fósforo incendiou a motocicleta.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas. Com o fogo controlado, foi possível observar que motocicleta ficou completamente destruída. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Petrolina/PE. A moto foi removida para o pátio conveniado, onde passará por perícia.

CRIME – As irregularidades referentes ao veículo e CNH talvez fossem de conhecimento do motociclista. O que ele talvez não tinha soubesse é que a atitude de atear fogo na moto fosse enquadrada como crime.

De acordo com o Art. 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é crime; e qualificado quando se emprega substância inflamável ou explosiva. Vale destacar que na ocorrência da BR-428, embora estivem esperando a remoção, o veículo já estava na posse e guarda da PRF.

Folia e saúde: Prefeitura de Juazeiro intensifica serviços de saúde durante o Carnaval

A Prefeitura de Juazeiro vai intensificar os serviços de saúde durante os dias de Carnaval, desde prevenção até os atendimentos. De 25 a 28 de janeiro, os serviços de urgência e emergência serão reforçados e também serão realizadas ações educativas para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Além de mantermos os serviços de saúde atendendo normalmente durante os quatros dias de festa, também organizamos uma operação para garantir assistência rápida e efetiva para quem for brincar no Carnaval. O juazeirense gosta de curtir a folia em paz, mas estaremos prontos para qualquer eventualidade”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.

Confira como será o esquema da Sesau:

Atendimentos de urgência e emergência

A Policlínica Municipal, na Orla, será o ponto para um primeiro atendimento. Uma equipe formada por: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem estará à disposição na unidade com uma estrutura com respirador mecânico e cardioversor, para suporte de casos graves, enquanto aguardam remoção.

As ambulâncias estarão em pontos estratégicos na Avenida Adolfo Viana e a motolância do SAMU também dará suporte de forma itinerante no percurso. Além dos atendimentos no percurso, a Sesau estará reforçando a equipe noturna da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com mais três médicos e três enfermeiros no plantão noturno.

Pontos para distribuição de preservativos e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Pela primeira vez, o Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), disponibilizará um ponto fixo para testagem de ISTs, que funcionará no prédio anexo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) na Orla I.  Os preservativos serão disponibilizados em três pontos fixos: na frente da Sesau (Avenida Adolfo Viana), na Sedes na Orla l e na Orla ll. As equipes também farão a distribuição de maneira volante pelo circuito.

Fiscalização Vigilância Sanitária

As equipes da Vigilância Sanitária farão fiscalização em trios elétricos e com os vendedores ambulantes, fazendo orientações quanto às normas corretas de manipulação de alimentos, principalmente em relação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a exemplo de máscaras e toucas.

Texto: Marcela Cavalcanti- Ascom Sesau PMJ

Lei garante a professores plano de carreira e jornada reduzida

Marcello Casal

Depois de tramitar 5 anos no Congresso Nacional, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (17), a Lei 14.817/2024 que estabelece as diretrizes para valorização de professores da rede pública. Plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho, como jornada de 40 horas, foram asseguradas.A lei define que, além dos professores, serão alcançados pelas diretrizes outros profissionais “detentores da formação requerida em lei” como os que exercem funções de suporte pedagógico (diretores e administradores escolar, inspetores, supervisores e orientadores educacionais) ou de suporte técnico e administrativo (com formação técnica ou superior em área pedagógica).

As diretrizes estabelecem como deverá ser constituída a carreira desses profissionais, que só poderão ingressar exclusivamente por concurso de provas e títulos. Entre as considerações estão a possibilidade de progressão funcional periódica e o estímulo ao desenvolvimento profissional, em que levem em conta as titulações e formação continuada, a avaliação de desempenho e experiência profissional, além da assiduidade.

A lei também assegura piso atrativo e progressão que estimule a carreira e prevê que sejam consideradas as especificidades das redes de ensino e questões como atribuições adicionais e dedicação exclusiva na concessão de gratificações e adicionais.

A jornada de 40 horas semanais também foi garantida e deverá ter parte dedicada a estudos, planejamento e avaliação, além de garantia da integração do trabalho individual com a proposta pedagógica da escola. Outras condições também foram estabelecidas como número adequado de estudantes e de turmas, por profissional, além de ambiente físico saudável e seguro.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Pensando sempre na segurança dos banhistas, a prefeitura de Juazeiro entrega novos kits aos guarda-vidas do município

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), realizou nesta quarta-feira (17), a entrega de novos kits aos guarda-vidas do município. O evento foi realizado na sede da Seculte.    

“A gestão Suzana Ramos vem, ao longo desses três anos, dando total apoio à equipe de guarda-vidas do município. Além dessa nova aquisição, em breve chegarão equipamentos para ampliação da área de atuação e melhoria do trabalho da equipe”, pontuou o secretário interino de Seculte, Rogério Rêgo.     

O kit entregue aos guarda-vidas é composto de bonés, moletom, calças, shorts, camisetas regata e térmicas. De acordo com o coordenador dos guarda-vidas Eriel Alves, os dispositivos servem para a proteção da vida dos profissionais. “Estamos felizes por mais uma aquisição. Esses itens melhoram nossa forma técnica de agir e nos preserva de fatores externos. Quero agradecer ao apoio da prefeita Suzana Ramos, e do nosso atual secretário, Rogério Rêgo.     

O banho no Rio São Francisco é uma prática comum entre os ribeirinhos e os turistas que visitam Juazeiro. Com a chegada do verão e o carnaval antecipado, cresce o fluxo de pessoas na Orla de Juazeiro. Diante disso, durante o período de Carnaval, a equipe vai atuar de forma efetiva em pontos estratégicos na prevenção e orientação desses banhistas durante a folia.   

  

Texto: Maiara Santos- Ascom Seculte/PMJ 

Áudio; Ariel- Coordenador

Saiba como funcionará o Programa Pé-de-Meia para estudantes

Estudantes - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

lei que cria o Programa Pé-de-Meia, para incentivo educacional de estudantes do Ensino Médio público, foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União. A legislação define quem poderá receber o incentivo e a forma de financiamento do benefício, e como e quando o dinheiro poderá ser usado.

Embora o detalhamento sobre valores que serão depositados nas poupanças e efetivação dos saques devam ser regulamentados em outra publicação, a lei já define quem poderá participar do programa. Os principais critérios são relacionados à educação e renda.

Para o ensino regular

Ser estudante do ensino médio das redes públicas;

pertencer a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

efetivar a matrícula no início de cada ano letivo;

ter frequência escolar mínima de 80% do total de horas;

concluir o ano com aprovação;

participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da avaliação externa de estados e Distrito Federal, para o ensino médio;

e participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último ano do ensino médio.

Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ter idade entre 19 e 24 anos;

pertencer a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

participar no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja),

e participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Estudantes de famílias com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218 terão prioridade na participação do programa. Nos casos de famílias compostas por uma pessoa, a poupança não poderá ser acumulada com o recebimento dos Benefícios de Renda de Cidadania, Complementar, Primeira Infância, Variável Familiar e Extraordinário de Transição.

Fundo

Alguns dos principais objetivos do Programa Pé-de-Meia estão relacionados à redução das taxas de retenção, abandono e evasão escolar, geralmente causadas por desigualdades e falta de mobilidade sociais.

Inicialmente, o Ministério da Educação anunciou um aporte de R$ 20 bilhões para integrar a criação de um fundo para custear o programa. Desse valor, uma cota de R$ 13 bilhões tem origem no superávit do fundo social da venda de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos, do período de 2018 a 2023.

O fundo será basicamente constituído pela integração de cotas que podem ter origem na União e em outras pessoas físicas ou jurídicas, inclusive estados, Distrito Federal e municípios; por aplicações financeiras desses recursos e por outras fontes que ainda serão estabelecidas.

Um agente financeiro oficial deverá criar e gerir o fundo, que terá natureza privada e patrimônio próprio separado dos cotistas, e sem comunicação com o patrimônio do gestor, ou seja, não poderá ser usado de nenhuma forma por bancos públicos ou outras instituições que sejam contratadas para administrar esses recursos.

Saque

Os recursos serão depositados em uma conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

Os estudantes do ensino regular, beneficiários do programa, poderão realizar saques, a qualquer momento, nos 3 anos do ensino médio, apenas do percentual relativo à manutenção dos estudos, desde de que cumpram as exigências de matrícula e frequência. Esses valores, deverão ser depositados pelo gestor do fundo, ao menos nove vezes ao longo de cada ano.

Já os depósitos relativos à participação nas avaliações e no Enem, só poderão ser sacados depois que o estudante receber o certificado de conclusão do ensino médio.

Parte dos recursos depositados poderá ser aplicada pelo estudante em títulos públicos federais ou valores mobiliários, principalmente os que são voltados para financiar a educação superior.

Estados, Distrito Federal e municípios colaborarão com informações sobre matrícula e frequência dos estudantes, por exemplo, além de incentivarem a participação da sociedade no acompanhamento e fiscalização do programa.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Começa em Petrolina convenção coletiva de trabalho da fruticultura 2024

Teve início nesta terça-feira (16), no auditório do Senac, em Petrolina- PE, as negociações da 30ª Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Fruticultura Irrigada no sertão de Pernambuco.

Na abertura dos trabalhos, as lideranças das entidades sindicais, patronal e laboral de Petrolina, Lagoa Grande e Belém do São Francisco, discutiram as pautas dos produtores e trabalhadores rurais, com ênfase para as cláusulas econômicas e sociais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, a primeira rodada de negociações foi muito positiva e promete avanços substanciais, até a próxima sexta-feira (19), prazo inicial para a conclusão da CCT 2024. “Tudo em um clima de muito respeito e com resultados favoráveis para ambas as partes”, ressaltou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), Maria Joelma, também manifestou a expectativa de concluir a convenção no menor tempo possível, “conduzindo com muita responsabilidade e maturidade a discussão e negociação das pautas”, frisou.

Em 30 anos de convenções coletivas do trabalho da fruticultura no Vale do São Francisco, esta é a primeira vez que as negociações acontecem de forma separada nos estados de Pernambuco e Bahia. A CCT  2024 do lado baiano foi concluída no dia 22 de dezembro do ano passado, após a realização de acordos, entre produtores e trabalhadores rurais de 6 municípios do norte baiano, em tempo recorde (3 dias e meio de negociações).

Por: CLAS Comunicação & Marketing

Tendas da Educação: Com atividades lúdicas e recreativas, Prefeitura de Juazeiro garante muita diversão para pequenos foliões no Carnaval 2024

Abrindo os festejos momescos na Bahia, o Carnaval de Juazeiro promete entregar muita diversão, conforto e segurança para os pequenos foliões. Através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a Prefeitura Municipal está preparando um espaço exclusivo com programação especial para as crianças durante as festividades de Carnaval 2024. Repetindo o sucesso das edições anteriores, as “Tendas da Educação” estarão de volta para abrilhantar ainda mais a folia, oferecendo estrutura completa, que estará localizada no Polo João Gilberto (Orla II), com programação disponível no sábado (27), das 16h às 20h, e no domingo (28), das 15h às 19h.Com o tema ‘Carnaval de Todos’, a gestão municipal vai garantir que os pequenos foliões aproveitem a festa com conforto e muita diversão, oferecendo área coberta, mais um palco 360º, shows musicais, espetáculo infantil, pintura facial, contação de histórias, distribuição de água e picolé, além da presença de personagens infantis. “A alegria já marca a prévia de um dos festejos mais tradicionais de Juazeiro, o Carnaval. E por se tratar de uma festa popular, pensamos em uma programação especial, democrática e inclusiva, onde as crianças pudessem estar presentes com seus familiares em um espaço confortável, seguro e muito divertido”, disse o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.

Dica para a foliaDevido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.Feriado do Carnaval de JuazeiroA Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJFotos: PMJ

Comissão do Idoso aprova projeto que regulamenta desaposentação no INSS

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou em novembro projeto de lei que permite a renúncia de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o recálculo do benefício para o segurado que ficou trabalhando, ou voltou, e contribuiu por mais 60 meses.

A medida foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Castro Neto (PSD-PI), para o Projeto de Lei 2567/11, do Senado, e 30 outros que tramitam em conjunto. A versão original do PL 2567 ampliava os benefícios destinados aos aposentados que voltam a trabalhar. Atualmente, eles têm direito, se for o caso, apenas ao salário-família e à reabilitação profissional.

“Pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), compete ao Poder Legislativo definir se há o direito à desaposentação”, disse Castro Neto. Segundo o relator, a medida é necessária para que as novas contribuições obrigatórias pagas pelos aposentados que trabalham tenham reflexo no valor dos benefícios.

Em 2016, sob argumento de que não havia lei a respeito, o Supremo decidiu pela inconstitucionalidade da desaposentação – a possibilidade de o aposentado pedir e obter na Justiça a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e contribuir obrigatoriamente para a Previdência Social. A decisão foi reiterada em 2020.

Mais 60 meses
O substitutivo aprovado prevê que somente as pessoas que voltaram a trabalhar e contribuíram por mais 60 meses para a Previdência Social poderão renunciar à aposentadoria e pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o recálculo do benefício. Um segurado poderá fazer pedidos semelhantes até duas vezes.

A regra não valerá para todas as aposentadorias. Os casos de incapacidade permanente, por exemplo, não terá o recálculo admitido. O segurado que tenha obtido aposentadoria especial também terá regras específicas, não sendo admitido o recálculo com base em tempo e salário de contribuição decorrente do exercício de atividade com exposição a agentes prejudiciais à saúde.

Por outro lado, pensionistas também terão direito a requerer o recálculo, caso o segurado não tenha feito antes o pedido. O texto aprovado não altera outros benefícios, e o aposentado que trabalha seguirá apenas com direito ao salário-família e à reabilitação profissional.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias