Comissão do Idoso aprova projeto que regulamenta desaposentação no INSS

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou em novembro projeto de lei que permite a renúncia de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o recálculo do benefício para o segurado que ficou trabalhando, ou voltou, e contribuiu por mais 60 meses.

A medida foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Castro Neto (PSD-PI), para o Projeto de Lei 2567/11, do Senado, e 30 outros que tramitam em conjunto. A versão original do PL 2567 ampliava os benefícios destinados aos aposentados que voltam a trabalhar. Atualmente, eles têm direito, se for o caso, apenas ao salário-família e à reabilitação profissional.

“Pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), compete ao Poder Legislativo definir se há o direito à desaposentação”, disse Castro Neto. Segundo o relator, a medida é necessária para que as novas contribuições obrigatórias pagas pelos aposentados que trabalham tenham reflexo no valor dos benefícios.

Em 2016, sob argumento de que não havia lei a respeito, o Supremo decidiu pela inconstitucionalidade da desaposentação – a possibilidade de o aposentado pedir e obter na Justiça a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e contribuir obrigatoriamente para a Previdência Social. A decisão foi reiterada em 2020.

Mais 60 meses
O substitutivo aprovado prevê que somente as pessoas que voltaram a trabalhar e contribuíram por mais 60 meses para a Previdência Social poderão renunciar à aposentadoria e pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o recálculo do benefício. Um segurado poderá fazer pedidos semelhantes até duas vezes.

A regra não valerá para todas as aposentadorias. Os casos de incapacidade permanente, por exemplo, não terá o recálculo admitido. O segurado que tenha obtido aposentadoria especial também terá regras específicas, não sendo admitido o recálculo com base em tempo e salário de contribuição decorrente do exercício de atividade com exposição a agentes prejudiciais à saúde.

Por outro lado, pensionistas também terão direito a requerer o recálculo, caso o segurado não tenha feito antes o pedido. O texto aprovado não altera outros benefícios, e o aposentado que trabalha seguirá apenas com direito ao salário-família e à reabilitação profissional.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Prefeitura de Petrolina aproveita período das férias escolares para climatizar unidades de ensino 

Com as escolas em período de férias, a rede de ensino de Petrolina reforça os trabalhos internos e realiza ações que irão proporcionar mais conforto e comodidade aos estudantes e profissionais de educação, no retorno às aulas. Atualmente as equipes do setor de infraestrutura trabalham na climatização das salas de aula da Escola Municipal Júlia Elisa Coelho, no bairro Alto do Cocar, enquanto outra frente de trabalho prepara a rede elétrica da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), no bairro Cohab Massangano, para que os equipamentos sejam instalados em seguida.

Dentro do cronograma de serviços da Secretaria, a gestão também está trabalhando para climatizar as novas Escolas Municipais que serão entregues a população, neste início de ano, nos bairros Antônio Cassimiro, Jardim Imperial, Jardim Guararapes e Área 19. Em busca pela criação de espaços mais confortáveis, acolhedores e mais humanizados para a comunidade escolar, a atual gestão concluiu o ano de 2023 com o marco de 75% de salas de aula climatizadas, num investimento de R$ 6,5 milhões. Até o momento, um total de 1.282 salas de aula já foram beneficiadas com a iniciativa, que é realizada de forma gradativa, até que se atinjam todas as unidades escolares.

A climatização integra as ações da gestão municipal cujo objetivo é, além de investir na reforma e construção de novas escolas e creches, levar inovação e qualidade pedagógica para as unidades de ensino. A meta é chegar até o fim de 2024, com todas as salas da rede municipal climatizadas. A atual gestão também está investindo na readequação da rede elétrica de algumas unidades de ensino, para proporcionar uma estrutura que suporte o funcionamento regular dos aparelhos, com segurança e eficiência.

Carnaval de Juazeiro: Esquema de segurança contará com grande efetivo, reconhecimento facial e grupamento aéreo

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) anunciou na manhã desta terça-feira (16) o Plano de Segurança para o ´Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos`, que será realizado de 25 e 28 de janeiro. O esquema, no entanto, já começa no dia 24, com o ‘Tô na Paz’, evento voltado para o público cristão.

O esquema de segurança vai contar com as companhias CPR-N – 73ª, 74ª, 75ª, e 76ª CIPM de Juazeiro, 45ª CIPM de Curaçá, 95ª CIPM de Sobradinho, 6° BPM de Senhor de Bonfim, 54ª CIPM de Campo Formoso, 3º BEIC de Juazeiro, CIPT-N Rondesp, CIPE-Caatinga, Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, Batalhão de Polícia Rodoviária (4ª CIA/juazeiro), GRAER (Grupamento Aéreo), CPM de Juazeiro e agentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, realizando patrulhas, acompanhamento de trios, policiamento nos hospitais, acompanhamentos de ônibus, vistorias nos portais de entrada da festa com detecção de metais, entre outras operações de segurança. Assim como em 2023, o Carnaval de Juazeiro vai ter equipamentos de reconhecimento facial e uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer).

A segurança vai ser realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil Policia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Policia Rodoviária Federal, além de Guardas Civis Municipais e de Policiais Militares de Petrolina (PE). O coordenador do Carnaval de Juazeiro, Dadau Barbosa, parabenizou as forças de segurança, destacado para o esquema de segurança do Carnaval de Juazeiro 2023, que foi inspiração para outros municípios. “No ano passado o nosso carnaval foi de muita segurança. Todas as forças de segurança se mobilizaram e garantiram um carnaval de paz. Esse ano já podemos ver o empenho das polícias e outros órgãos de segurança para garantirem uma festa tranquila para todos”, disse o coordenador.

O Carnaval de Todos

A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças que abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Dica para a folia

Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

Alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para fazer Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa para divulgação dos resultados do Enem 2023. A pasta também liberou os resultados individuais dos participantes. De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta terça-feira a lei que institui o programa Pé-de-Meia. A iniciativa prevê uma espécie de bolsa-poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio. “Posso adiantar aqui que haverá também um incentivo para o jovem que fizer o Enem.”

“Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, explicou.

“Precisamos convencer e mostrar que, primeiro, não há custo nenhum para o jovem. Depois, que é a oportunidade que ele tem para acessar o ensino superior. Não há motivo de o jovem não fazer o Enem”, disse.

Dados da pasta mostram que cerca de metade dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 participaram da última edição do Enem. Outro agravante, segundo Santana, é que, dentre os que se inscreveram, muitos não chegaram a fazer a prova. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio que se inscreveram para o exame, apenas 1 milhão participaram efetivamente.

“Precisamos identificar os motivos em cada rede, em cada estado. E dialogar com as redes para identificar os motivos disso”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Colegiado Executivo do HU propõe doação de tomógrafo e discute retomada de projetos junto à Univasf

Em visita ao gabinete do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, na manhã desta segunda-feira (15), gestores do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh) propuseram a doação de equipamentos e a retomada do Projeto Consultórios Itinerantes, potencializando projetos de pesquisa e o atendimento à população da região.
O HU-Univasf substituirá, em breve, o tomógrafo utilizado no apoio diagnóstico e terapêutico aos pacientes e, com isso, o atual equipamento, com capacidade plena de funcionamento será destinado à universidade, com perspectiva de instalação no Hospital Veterinário. “Visando potencializar a interlocução entre o HU e a universidade, estamos propondo a doação de um equipamento moderno e com elevado potencial de apoio a diagnósticos por imagem”, sinalizou o superintendente do HU, Julianeli Tolentino.
O reitor Telio Leite ressaltou ainda o amplo suporte que o equipamento pode oportunizar para projetos de pesquisa em oncologia, por exemplo, durante a reunião que contou com a presença também do gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana, do gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, do gente administrativo Roberto Rivellino Almeida e da chefe da Divisão de Administração e Finanças, Ilânia Fonseca.
Consultórios Itinerantes
Inicialmente criado para oferecer atendimento oftalmológico e odontológico a crianças matriculadas na rede pública de ensino, o Projeto Consultórios Itinerantes (PCI) será retomado este ano. Para tanto, será formado um grupo de trabalho, envolvendo profissionais do HU e da Univasf, que avaliará a estrutura de consultórios e caminhões, visando uma completa manutenção dos bens.
“Com a reativação do PCI, há muitas possibilidades para atendimento à população, entre elas, consultas voltadas aos pacientes que possuem agendamento na Policlínica do HU, bem como outros projetos que beneficiem também pesquisas e iniciativas envolvendo estudantes da universidade”, afirmou o gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana.

Unidade Móvel da Compesa presta serviços no bairro Jardim Amazonas, em Petrolina (PE)

No período de 18 a 20 de janeiro, a Compesa estará com uma unidade móvel no bairro Jardim Amazonas, em Petrolina, realizando um mutirão de serviços para atendimento aos moradores. A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de 47 anos da comunidade, celebrados no sábado (20). A Unidade Móvel realizará os atendimentos na Rua Daniel Ferreira da Silva (antiga Avenida 40), S/N, em frente à Escola Padre Manuel de Paiva Netto. A ação será realizada na quinta e sexta-feira, no horário das 08h30 às 12h e da 13h às 16h30. Já no sábado (20), o funcionamento será da 08h às 12h.

Na unidade, os moradores poderão solicitar a inclusão na Tarifa Social, negociar débitos e emitir segunda via de fatura, além de solicitar revisão de consumo, mudança de titularidade e serviços operacionais, como conserto de vazamentos e manutenção na rede esgoto. Os moradores terão acesso a todos os serviços oferecidos na Loja de Atendimento sem precisar se deslocar para o centro da cidade. Para ser atendido na Unidade Móvel, o titular da conta deve apresentar documento de identidade (RG) e CPF, além do número da matrícula da Compesa do imóvel.

Serviço: Atendimento da Compesa com a Unidade Móvel no Aniversário do Jardim Amazonas

Data: 18, 19 e 20 de janeiro, quinta e sexta, das 8h30 às 12h, das 13h às 16h30. No sábado, das 08h às 12h

Local: Rua Daniel Ferreira da Silva (antiga Avenida 40), S/N, em frente à Escola Padre Manuel de Paiva Netto, Jardim Amazonas, Petrolina.

Resultados do Enem 2023 já podem ser acessados

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prefeitura de Juazeiro inicia credenciamento nesta quarta-feira (17) para o Camarote da Acessibilidade

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), abre nesta quarta-feira (17) o credenciamento para o camarote da Acessibilidade. O espaço é destinado para pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. O cadastramento segue até o dia 23 de janeiro.O Camarote da Acessibilidade dispõe de 40 vagas. “O Camarote da Inclusão e Acessibilidade tem o objetivo de dar oportunidade às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção uma participação de forma mais segura e tranquila, fazendo a inclusão nesse evento de grande porte. Estamos muito felizes e realizados em poder proporcionar um momento a esses foliões de alegria e muita diversão”, pontuou a secretária da Sedes, Nadja Dias.Interessados em se inscrever devem se dirigir ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, (Casa dos Conselhos), que fica localizado na Praça Imaculada Conceição (Praça da Catedral), das 8h às 14h, portando documento oficial com foto. Vale lembrar que cada credenciado tem o direito de levar um acompanhante.   Dica para a folia  Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente. Feriado do Carnaval de Juazeiro  A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014. O Carnaval de Todos  A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa &  Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta terça-feira, 16

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta terça-feira (16). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de beterraba com 20kg a R$80,00. O cento do abacaxi está custando R$ 350,00. A caixa com 20 kg da acerola está a R$ 70,00.

A cotação completa segue em anexo logo abaixo em PDF.

Senac realiza Open House do curso Técnico em Enfermagem; Inscrição gratuita

Responsável por realizar grande parte das ações em hospitais e na atenção básica, o Técnico em Enfermagem desempenha um importante papel na assistência a indivíduos e grupos sociais, atuando na educação, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, nos diferentes graus de complexidade. Referência de ensino neste segmento, o Senac, em Petrolina, realiza no dia 18 de janeiro, das 19h às 21h, a “Jornada para o Conhecimento – Open House do Curso Técnico em Enfermagem”, para quem deseja saber mais sobre a formação e a profissão.

Durante o encontro, serão apresentados o plano de curso com exemplos didáticos do que é ensinado, técnicas, materiais de apoio, estrutura do laboratório e biblioteca virtual. O Técnico em Enfermagem formado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.

O evento tem entrada gratuita e vagas limitadas. A inscrição pode ser feita por meio do link https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3508. A idade mínima exigida é de 18 anos. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Senac Petrolina, localizado à Rua Projetada, 650 – Antigo Aeroporto ou por meio dos telefones (87) 3983.7602 / 7603 / 7604 / WhatsApp: 98874-8456.

Serviço:

Jornada para o Conhecimento – Open House do Curso Técnico em Enfermagem

Data: 18 de janeiro

Horário: das 19h às 21h

Local: Senac (Rua Projetada, 650 – Antigo Aeroporto)

Investimento: Gratuito

Inscrição: https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3508.

Informações: (87) 3983.7602 / 7603 / 7604 / WhatsApp: 98874-8456.