Nena Queiroga lançará seu novo single para o carnaval 2024, intitulado de “Frevo Empoderado” no próximo dia 28

Nesta música, a mulher é protagonista em todos os contextos, no carnaval e na vida, fortalecendo a campanha “Não é Não, no qual a mulher é dona do seu corpo, dos seus desejos, da sua vida.

Não é apenas uma música, é um objeto de reflexão e fortalecimento ao empoderamento feminino, e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, para que todas sejam respeitadas nos 365 dias do ano, não só no carnaval.

É uma música leve, bem humorada, mas que dá um recado claro: Respeito e Amor. O single estará disponível em todas as plataformas musicais, a partir do próximo dia 28 de dezembro.

Casa de Apoio da Prefeitura de Juazeiro, em Salvador, realizou em 2023 mais de 20 mil atendimentos à pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

Uma média de oitenta pacientes, entre internos e transitórios, são recebidos diariamente na casa de apoio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que fica localizada na Rua Joaquim Batista Neves, nº 02, no bairro de Brotas, na capital, Salvador. Honrando o seu compromisso de oferecer uma saúde eficiente e humanizada, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem investido em melhorias dos equipamentos que atendem os pacientes usuários do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).Em 2023, a casa de apoio realizou mais de 20 mil atendimentos/hospedagens dos pacientes e acompanhantes cadastrados no serviço, que utilizam a infraestrutura oferecida pela prefeitura para dar sequência aos tratamentos de saúde na capital baiana, Salvador.A prefeita Suzana Ramos destacou a escolha da casa que oferece mais conforto e tem mais espaço para receber os pacientes de Juazeiro. “Participei da escolha do imóvel ano passado, e levamos em consideração a localização, o espaço, que conta com 10 quartos amplos, vários banheiros, onde são servidas cinco refeições diárias e recebemos uma média de 80 pessoas por dia. Planejamos o ambiente para que seja um lar para os pacientes enquanto eles passam por seus tratamentos de saúde”, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.A Secretária de Saúde Ana Lúcia Alves visitou a casa no início do mês e deliberou algumas melhorias para dar mais conforto para os pacientes. “A gestão da prefeita Suzana prioriza o acolhimento à população e por esta razão fui pessoalmente verificar o andamento do serviço, conversei com pacientes e participei de uma refeição para constatar a qualidade da alimentação e do serviço como um todo”, ressaltou.A paciente Maricélia Dedino da Silva Santos, é paciente do TFD há mais de cinco anos, afirmou que os pacientes do TFD estão bem assistidos e agradece a dedicação da equipe da casa de apoio. Maricélia. “A casa está cada dia melhor, a equipe é muito atenciosa e as refeições são de primeira. Quero agradecer também a confraternização que a equipe realizou com os pacientes”, elogiou fazendo referência às confraternizações de Natal realizadas na quinta-feira (21) e sexta-feira (22).A acompanhante e paciente Edjane da Silva Oliveira também elogiou o atendimento da equipe e o cardápio da casa de apoio. “As refeições aqui são completas, me alimento melhor aqui do que na minha própria casa. Além disso, o ambiente é muito organizado, quartos separados respeitando a privacidade dos pacientes. Uso o serviço há muitos anos, como acompanhante e como paciente”, ressaltou.Confraternização
A prefeita Suzana Ramos através da Secretaria de saúde realizou na última semana uma confraternização entre equipe do TFD, pacientes e acompanhantes. Um jantar e um almoço reuniu todos os que estão hospedados na casa com o objetivo de acolher os usuários que não estariam com suas famílias para a ceia natalina.A paciente Maricélia disse que se emocionou com a iniciativa da equipe. “Foi gratificante e fiquei muito emocionada. Estamos longe de casa, de nossas famílias e essa atenção é muito importante. Foi uma surpresa, estávamos no quarto quando fomos chamados e surpreendidos com a mesa posta para uma ceia natalina”, relatou.Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJFotos: Sesau

Família de vítima de covid deverá ser indenizada em R$ 1,4 milhão

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Justiça Federal no Amazonas decidiu que os familiares de uma mulher que morreu durante a pandemia de covid-19 devem ser indenizados em R$ 1,4 milhão. O pagamento da quantia deverá ser dividido entre os governos federal e estadual, além da prefeitura de Manaus, em função da falta de oxigênio na cidade, em 2021. Cabe recurso contra a decisão.Leoneth Cavalcante de Santiago foi internada em janeiro de 2021 com sintomas críticos de covid. Em seguida, o quadro evoluiu para desconforto respiratório e ela precisaria ser internada em uma UTI, mas não havia vagas disponíveis. Sem oxigênio e sem vaga na UTI, Leoneth faleceu no dia 15 de janeiro. A família chegou a obter uma liminar da Justiça para garantir o tratamento intensivo, mas a decisão não chegou a ser cumprida em função do falecimento.

Na ação, os familiares de Leoneth alegaram que a morte ocorreu durante o colapso no fornecimento de oxigênio para o Amazonas, fato que também ocasionou diversos falecimentos de pacientes no estado. Eles também afirmaram que é obrigação dos governos garantirem os serviços essenciais para a assistência à saúde. Diante dos fatos, os familiares solicitaram o pagamento de indenização e a responsabilização dos governos federal, estadual e municipal pela morte.

Ao julgar o caso, a juíza Jaiza Maria Fraxe afirmou que houve omissão dos governos em abastecer adequadamente as unidades de saúde com oxigênio e garantir leitos de UTI e determinou o pagamento de R$ 1,4 milhão de indenização.

“O desespero, a dor, a tristeza e a revolta experimentados pelo marido e pelos filhos ao saberem que sua esposa e mãe perdeu a vida asfixiada por falta de oxigênio e sem receber o atendimento necessário para salvar sua vida é evidente e refoge ao simples dissabor do dia a dia”, escreveu a juíza.

Fonte: Agência Brasil

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega importante rodovia em área do perímetro irrigado

Estrada que representa importante acesso ao perímetro irrigado de Petrolina, no Sertão do São Francisco, a VPE-639 foi entregue totalmente requalificada, nesta terça-feira (26), pela governadora Raquel Lyra. 
 
Utilizada para o escoamento da fruticultura no município e ligando pelo menos cinco projetos de irrigação, a via é estratégica para a economia da localidade. 
 
A requalificação dos 10 km de extensão era aguardada há muito tempo pelos moradores e produtores do município. Paralisada há um ano, a obra foi retomada no último mês de julho com o aporte de R$ 20,7 milhões. 
 
A solenidade de entrega da via contou com a presença de agricultores da região, dos deputados federais Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Lucas Ramos, do deputado estadual Luciano Duque, além de prefeitos e lideranças políticas do Sertão.
 
“Estamos entregando uma obra de cerca de 10 quilômetros e vamos inaugurar a próxima já em março. Um investimento de R$ 60 milhões, ao todo. Essa entrega beneficia pessoas que moram há anos aqui e agora serão contempladas com um melhor acesso, para poder transitar com mais tranquilidade. Com isso, estamos garantindo mais qualidade de vida, gerando mais empregos e renda para a população pernambucana. Essa era uma obra sonhada há muitos anos e estamos felizes por fazer esta entrega”, afirmou Raquel Lyra.
 
O cronograma previa a entrega da intervenção somente em 2024. Mas a atual gestão avançou nos serviços de recapeamento, pintura e sinalização, entregando antes do prazo inicial. A obra foi iniciada no mês de setembro de 2022, mas foi abandonada. Demanda aguardada pelos moradores, a entrega foi garantida ainda no primeiro ano de gestão Raquel Lyra..
 
“O que mais importa é que estamos atendendo a quem mora na região e melhorando o deslocamento. Continuamos trabalhando na PE-638, que ficará pronta no próximo ano”, apontou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
 
A melhoria viária da VPE-639 representa impacto positivo na economia de Petrolina, como pontuou o deputado federal Lucas Ramos. “A condição que se encontrava a via provocava prejuízo para quem fazia a colheita dos produtos e insegurança no ir e vir”, disse. “A obra das estradas atrai negócios, traz conforto para quem circula e mais desenvolvimento. Agradeço a sensibilidade da governadora Raquel Lyra por trazer progresso para nossa região”, apontou Guilherme Coelho, ex-deputado federal e assessor especial da governadora.
 
O deputado estadual Luciano Duque, por sua vez, destacou a retomada do investimento nas estradas estaduais. “Todo o povo do Sertão agradece porque esse é um investimento estratégico. A governadora está assumindo seu compromisso de restaurar nossas estradas”, disse. “Essa é uma ação prática de quem vem do Agreste, conhece bem o interior de Pernambuco e valoriza aqueles que trabalham e produzem na região”, comentou o ex-deputado estadual Odacy Amorim.
 
Também presente na cerimônia de entrega da obra, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, chamou atenção para a geração de desenvolvimento em todo o Sertão do São Francisco. “Há anos que essa obra estava sendo arrastada e agradecemos a governadora por ter tirado do papel. A qualidade da estrada vai trazer mais desenvolvimento para todo o perímetro irrigado, facilitando o escoamento da produção, além de melhorar o deslocamento das famílias envolvidas na pecuária e na agricultura”, pontuou.
 
A obra da PE-638 atende aos 17,8 quilômetros de extensão da via. Iniciada em outubro de 2022, a requalificação foi retomada em julho deste ano e já tem garantidos R$ 39,7 milhões necessários para conclusão. A previsão é de que ela seja entregue em março de 2024.
 
“Essas obras representam mais trabalho e renda para as famílias que vivem no município e para quem trabalha no campo. Nossa população poderá, agora, trafegar com mais segurança. Parabenizo e agradeço ao Governo do Estado pela iniciativa”, disse Lucinha Mota, vereadora de Petrolina.
A entrega também contou com a presença dos secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar) e Eduardo Vieira (Gabinete), do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Melo, dos prefeitos George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Galego de Nanai (Cabrobó) e Josimara Cavalcanti (Dormentes).
 
Fotos: Janaína Pepeu e Yêdo Leonel.

PRF encerra Operação Natal com queda no número de mortes nas BRs pernambucanas

Atenta à movimentação de veículos devido ao feriado do Natal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, à zero hora da última sexta-feira (22), a Operação Natal 2023 nas rodovias federais de Pernambuco. Ações de conscientização sobre condutas adequadas no trânsito e a fiscalização para prevenir colisões graves foram intensificadas até esta segunda-feira (25). A iniciativa integra o Programa Rodovida.

Como esperado, o feriado natalino atraiu um número significativo de pessoas para praias e, por esse motivo, a BR 101 que leva ao litoral apresentou um aumento na circulação de veículos. Muita gente também escolheu o interior do estado para passar o Natal e por isso as BRs 232, 423, 428 e 407 também tiveram um aumento no fluxo e uma atenção especial por parte das equipes policiais.

Com reforço no efetivo e com fiscalizações mais assertivas em pontos considerados de maior probabilidade de sinistros e criminalidade, a PRF registrou, durante os quatro dias de operação, 39 sinistros de trânsito, que resultaram em 33 pessoas feridas e quatro mortes. As estatísticas refletem uma diminuição de mortes no trânsito nas BRs pernambucanas. Na Operação Natal do ano passado, realizada também de 22 a 25 de dezembro, a PRF registrou seis mortes, 31 feridos e 36 sinistros.

 

op natal 01.jfif
op natal 05.jfif

No ranking das infrações mais cometidas nas BRs do estado durante a Operação Natal 2023 estão as ultrapassagens indevidas (203), o não uso do cinto de segurança (92), a falta da cadeirinha (41), o não uso do capacete (50) e a desobediência ao descanso obrigatório por parte dos motoristas profissionais (25). No combate à alcoolemia ao volante, 38 motoristas foram autuados por beber e dirigir; dois deles acabaram detidos. O excesso de velocidade merece destaque e ocupa a primeira posição no ranking. Com reforço nesse tipo de fiscalização, a PRF flagrou com o radar fotográfico 287 motoristas dirigindo acima da velocidade estabelecida para a via.

Ações educativas e de direitos humanos sensibilizaram cerca de mil motoristas e passageiros, alertando sobre o papel de cada um na segurança do trânsito. No total, cerca de 3,3 mil veículos e 3,9 mil pessoas foram fiscalizadas. Mais de 1,5 mil testes do “bafômetro” foram aplicados. A PRF registrou ainda 67 auxílios a usuários que precisaram dos agentes por problemas na viagem, a exemplo das panes mecânicas. Por diversos tipos de irregularidades, 152 veículos tiveram que ser recolhidos.

op natal 04.jfif
op natal 03.jfif

No combate a criminalidade, o destaque vai para os veículos recuperados. Foram sete durante os quatro dias de operação. A PRF registrou ainda ocorrências de tráfico de drogas, receptação de veículos, porte ilegal de arma, crime ambiental e cumprimento de mandado de prisão. No total, 16 pessoas foram detidas por práticas criminosas.

AGE Petrolina libera cerca de R$ 2 milhões em créditos para empreendedores em 2023   

A liberação de crédito foi fundamental para manter e estimular o crescimento das atividades de milhares de empreendedores em Petrolina. Por meio de balanço divulgado nesta semana, a Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina) anunciou que, somente em 2023, liberou aproximadamente R$ 2 milhões em crédito em mais de 200 contratos que beneficiaram diretamente microempreendedores individuais de diferentes setores na cidade.

Além dos empréstimos, a Agência também oferece suporte através da Sala do Empreendedor como formalização, emissão e parcelamento de DAS, Declaração Anual do MEI, alteração de informações e cadastro, dar baixa no MEI, entre outros. Para garantir a manutenção destes empreendimentos, a AGE também ampliou os financiamentos lançando cinco novas linhas de crédito: AGE-CRED+ExpoRajada, AGE-CRED + São João, AGE-CRED+STARTUPS, AGE-CRED+Transportes Alternativos, AGE-CRED+Negócios.

Ao longo deste ano, a disponibilização de crédito se mostrou um estímulo crucial para assegurar a continuidade de diversos empreendimentos. A equipe da Agência tem se dedicado constantemente a participar de vários programas de capacitação, em parceria com o Sebrae Petrolina, e está pronta para oferecer todo o suporte necessário aos mais de 30 mil microempreendedores, tanto formais quanto informais, que integram a comunidade empresarial de Petrolina.

A AGE funciona na Rua Castro Alves, 55, Centro. A direção alerta que o atendimento voltado ao setor de Crédito está suspenso com previsão de retorno para o início do próximo ano, provavelmente a partir do dia 15 de janeiro.

 

Réveillon: Prefeitura de Juazeiro prepara cidade para festejos de Ano Novo

Com a chegada das festividades de Ano Novo, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), intensificou os esforços para garantir que a população e os visitantes desfrutem de uma orla ainda mais limpa e bonita. Nesta semana que antecede o réveillon, as equipes da Sesp se concentram em ações de pintura dos bancos, ciclo faixas, pistas de caminhada e recuperação de piso na Orla 2.O Secretário de Serviços Públicos, Charles Leal, ressaltou a importância dessas iniciativas para proporcionar um ambiente ainda mais agradável para os cidadãos que escolherem a orla como ponto de encontro para as comemorações de virada de ano. “Estamos trabalhando para garantir que nossa orla esteja pronta para receber os moradores e visitantes durante as festividades. Além da pintura dos bancos, ciclofaixas, pistas de caminhada e recuperação de piso, as equipes de limpeza seguem atuando na área central com capina, varrição, recolhimento de poda, sem falar da iluminação da Ponte Presidente Dutra que já está pronta para o ano novo”, afirmou o secretário.As equipes de manutenção estão empenhadas em realizar os trabalhos de forma eficiente e ágil, garantindo que a população usufrua da orla durante as celebrações de Ano Novo. “A Prefeitura reforça mais uma vez o compromisso em proporcionar à comunidade e aos visitantes um ambiente propício para o lazer, a prática de atividades físicas e a convivência social e isso vai para além do réveillon”, completou o secretário.Com a colaboração de todos, a expectativa é de que a Orla 2 de Juazeiro esteja pronta para receber o público que deseja celebrar a chegada do novo ano em um ambiente agradável e bem cuidado. A administração municipal reitera seu compromisso com a qualidade de vida da população, investindo em ações que promovam o bem-estar e a harmonia na cidade.Texto: Fabiana Diniz – Ascom Sesp/PMJFotos: Edinázio Dias – Ascom/PMJ

IPTU 2023 Petrolina: Prazo para pagar sem multas e juros termina nesta quarta-feira, 27

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria da Fazenda e Planejamento, informa aos contribuintes com o IPTU 2023 em atraso, que é possível pagar o tributo sem multas e juros até esta quarta-feira (27). Essa iniciativa permite que os contribuintes possam pagar o IPTU 2023 no seu valor original.

Para realizar o pagamento, é necessário emitir a 2ª via do boleto no site oficial da Prefeitura, acessando o link: https://petrolina.pe.gov.br/iptu/, ou através do Whatsapp: (87) 99190-7667 ou pelo atendimento presencial no Setor de Tributos, que funciona no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Clementino Coelho, Nº 174, Atrás da Banca.

Texto: Irislane Pacheco –
Assessora de Imprensa da Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ)

Transforma Petrolina encerra ações do Natal Solidário com a distribuição de cerca de 1 mil brinquedos

O Transforma Petrolina encerrou as ações do Natal Solidário 2023, no último fim de semana, com a distribuição de cerca de 1 mil brinquedos para crianças do Sítio São João, Caatinguinha, Roçado e Vila 12. A programação contou com o apoio de voluntários, Empresas do Bem e da população, que fez a doação dos brinquedos.

A primeira ação ocorreu no Sítio São João e também atendeu crianças de comunidades vizinhas. Em seguida, o Papai Noel e os voluntários seguiram para a Escola Municipal José Fernandes Coelho, no Roçado, onde foram realizadas várias brincadeiras pelo voluntário Tio Diego; também foi apresentada uma cantata de Natal, pela turma da escola; e foi feita a distribuição dos brinquedos pelo Bom Velhinho. A última parada da ação aconteceu no N-11, na Vila 12, com a distribuição de mais brinquedos para os pequenos.

O Natal Solidário do Transforma Petrolina 2023 contou com o apoio das Empresas do Bem TV Grande Rio, Rádio Grande Rio, Casa Nobre, Metro² e Buona Vita. A ação também teve a parceria do voluntário Lucas Mendes e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que viabilizou o Papai Noel para alegrar a criançada.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o espírito natalino se manifesta de maneira genuína quando as pessoas se unem em solidariedade. “As ações realizadas no interior foram guiadas pelo poder da doação, do voluntariado e das valiosas parcerias com o desejo sincero de tocar os corações das crianças. Agradecemos a cada pessoa que acredita nesse projeto e fez sua parte para criar memórias que permanecerão eternamente nos corações dessas crianças”, comemora.

Texto: Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina

Petrobras faz concurso para nível técnico com salário de R$ 5,8 mil

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (26) um concurso público para cargos de nível técnico com 916 vagas e salário inicial mínimo de R$ 5.878,82.  Haverá ainda 5.496 vagas para cadastro de reserva. As inscrições começam na próxima quinta-feira (28) e seguem até 31 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 62,79. A prova será realizada em 24 de março 2024.

O concurso irá selecionar profissionais de nível técnico nas áreas de enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes (controle); manutenção (caldeiraria, elétrica, instrumentação, mecânica); operação; operação de lastro; projetos, construção e montagem (edificações, elétrica, instrumentação, mecânica); química de petróleo; segurança do trabalho; suprimento de bens e serviços (administração).

Não é exigida comprovação de experiência profissional. A quantidade de postos de trabalho, requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional podem ser consultadas no edital.

O processo seletivo será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) e terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.

Inclusão

Pela primeira vez, a empresa realiza um concurso público com 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD). A cota supera o limite mínimo de 5% que determina a lei. O certame reserva também 20% dos postos para negros, conforme determina a legislação.

De acordo com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, a reserva para pessoas com deficiência mostra comprometimento da empresa com a inclusão.

“Acreditamos que um corpo técnico diverso nos torna não só uma companhia mais justa, como também é um elemento fundamental para impulsionarmos a inovação, nos prepararmos para o futuro de baixo carbono e para a transição energética, incorporando novas visões de mundo”, disse Prates.

Os candidatos que forem contratados terão direito a benefícios específicos para pessoas com deficiência. Se estiverem em regime administrativo, por exemplo, podem optar por teletrabalho cinco dias por semana. Além disso, os que dependam de cuidados profissionais específicos recebem reembolso de auxílio cuidador.

A reserva de vagas para PCD acima do que determina a lei se soma a outras iniciativas de inclusão da Petrobras, como a meta de ter 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030.

Além da reserva de vagas, a Petrobras implementou outras ações nesse concurso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Uma delas é o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência para 36 meses – o prazo anterior era de 12 meses.

A pessoa com deficiência também poderá, de acordo com a sua necessidade, solicitar adaptações razoáveis e/ou fornecimento de tecnologias assistivas no dia das provas. O concurso tem com distribuição regional das lotações.

Fonte: Agência Brasil