Dia do sim: Maior casamento Comunitário de Petrolina celebra união de mais de 350 casais

Mais de 350 casais de Petrolina falaram o tão esperado ‘sim’ durante o maior Casamento Comunitário já realizado na história de Petrolina. A cerimônia faz parte de uma iniciativa da prefeitura, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Petrolina e o Cartório de Registro Civil. O casamento, marcado por muita alegria e emoção, contou com a presença do prefeito Simão Durando, do juiz Marcos Bacelar e do tabelião Marcos Timóteo Torres e Silva, além de vereadores do município.

A cerimônia viabiliza a união civil para os casais que ainda não formalizaram sua situação devido aos altos custos de um processo particular. Dessa forma, a gestão municipal assegura acesso a direitos básicos e contribui na melhoria da autoestima e fortalecimento de laços familiares.

Em seu discurso, o prefeito Simão Durando, que aproveitou o momento para a renovação de seus votos com a primeira-dama Alinne Durando, falou sobre a felicidade de promover um evento tão importante. ”Aqui, estamos promovendo mais um evento especial e simbólico para essas famílias, compartilhando com mais de 350 casais esse momento tão importante para a vida deles, não tenho dúvidas, que é um dos dias mais felizes para cada casal que decidiu estar aqui compartilhando suas histórias de amor. Não tem forma melhor para finalizar o ano”, concluiu o prefeito.

Juntos há mais de 50 anos, o casal Jezio Cincinato Coelho e Maria Minervina, de 76 e 74 anos respectivamente, esbanjaram simpatia e muita empolgação na hora da oficialização da união. “Estou muito feliz. Casei no civil! São muitos anos de história aí, depois de tanto tempo, meu neto me chamou e disse: vovó porque a senhora não casa? E olha eu aqui. Agora é casada no papel”, comemorou.
——–

Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre/ Devid Menezes

Câmera de vigilância flagra momento em que um jovem é assassinado com tiro pelas costas no bairro São Gonçalo em Petrolina (PE)

Na tarde de quarta-feira (20), ocorreu um homicídio no bairro São Gonçalo em Petrolina, Sertão pernambucano. A vítima um jovem vítima de disparo de arma de fogo.

De acordo com o vídeo registrado, antes de cometer crime, o indivíduo levou um soco no rosto na calçada onde estava cerca de seis pessoas. Na sequência saca a arma e aponta para os jovens que correram do local ficando apenas um que correu para dentro de um estabelecimento. O atirador retirou a vítima do estabelecimento, pediu para correr, foi quando foi baleado pelas costas.

A vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local antes de receber os primeiros socorros.

A polícia civil está de posse das imagens para identificar e prender o autor deste crime.

Vídeo do momento do crime em nosso Instagram: @divulga.petrolina

Edição:Nelson Fontes/Divulga Petrolina

Concha Acústica de Petrolina recebe espetáculo no final de semana 

No final de semana em que se celebra o Natal, as atividades alusivas à data se intensificam por toda Petrolina, espalhando o espírito de compaixão, amor e esperança. É com essa essência que a Concha Acústica, da Praça Dom Malan, segue sendo palco de mais uma noite de apresentações natalinas. O acesso é gratuito para a população.

No sábado (23), a partir das 19h, a Comunidade Católica Shalom vai apresentar espetáculo musical ‘Príncipe da Paz’. O auto de Natal conta com adaptação e direção geral de Maurício Moisés. As músicas, em sua maioria, são do CD Príncipe da Paz (Com. Shalom 2012). O elenco é composto por mais de 35 artistas, entre atores, dançarinos e músicos.

A história é narrada por quatro contadores nordestinos. O espetáculo conta vários momentos até o nascimento de Jesus Cristo. O enredo apresenta desde o anúncio do anjo Gabriel à Virgem Maria até o desfecho, que é a apresentação do Menino Jesus no templo. O ápice da apresentação se dá com um grande júbilo pelo nascimento de Jesus, onde todo o elenco canta e dança a clássica canção “Vinde Adoremos”, em uma versão atual.

A decoração natalina estará disponível à população até o dia 6 de janeiro de 2024. A estrutura foi montada pela Prefeitura de Petrolina, em parceria da CDL e do Sindilojas.

.

Texto: Luzete Nobre         

Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo  

—-

Fotos: Levi Varjão/ Projeto Arte Shalom  

Oposição segue desarticulada em Juazeiro, sem definição de candidatura e enganando os eleitores

A oposição política em Juazeiro segue desarticulada e sem definição de quem será o candidato da federação comandada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Nem mesmo o prazo estabelecido pelo governador, Jerônimo Rodrigues (15 de dezembro), estratégia para induzir a definição, foi capaz de dar um rumo nessa novela.

Enquanto isso, o vaqueiro Isaac Carvalho, inelegível perante a justiça, segue em campanha e dizendo que é pré-candidato. Essa novela os Juazeirenses já viram, pois já são duas campanhas eleitorais consecutivas que o cidadão está inelegível e faz campanha nos quatro cantos dizendo que é candidato. Na primeira enganou o eleitorado e foi até as urnas, mas a justiça barrou e nem sequer contabilizou os votos, já na segunda resolveu indicar a mulher, uma vez que ainda continuava inelegível.

Infelizmente o que vemos é mais uma vez os velhos caciques da política juazeirense, aqueles que só pensam em si e são movidos pela sede de poder, trabalhar para confundir o eleitor para retomar o comando da cidade.

E o bem estar do povo juazeirense, o desenvolvimento da cidade onde fica nessa história?

Política Juazeiro 2023

Papai Noel participa de cantata natalina e distribui presentes aos pacientes do Hospital Dom Malan em Petrolina

A música natalina invadiu os corredores e enfermarias do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta quarta-feira (20). O coral de doze crianças e adolescentes da Primeira Igreja Batista de Petrolina (PIB), se uniu ao voluntariado para fazer um natal antecipado para os pacientes internados no HDM Ismep.

Papai Noel, Mamãe Noel e voluntários do HDM Ismep, de forma lúdica e alegre, visitaram os leitos e distribuíram presentes aos pacientes internados na unidade. Jucélia dos Santos, mãe do pequeno Luiz Micael, de 1 ano e seis meses, percebeu a alegria do filho ao ver Papai Noel, pelo sorriso aberto ao receber o presente do bom velhinho. “ Nós estamos no hospital há 20 dias porque ele passou por duas cirurgias nos rins. É muito bom ver ele sorrir um pouco, ” relatou Jucélia.

As crianças do Coral PIB se emocionaram com a apresentação para pacientes em tratamento contra o câncer, agradecendo a oportunidade de levar música para alegrar outras crianças. Um deles, Luan David, de 13 anos, que amou o coral. A mãe dele, a dona de casa Elane Ferreira de Souza, de 32 anos, relatou que o filho já estava falando no presente de natal.  “Nós estamos aqui para a radioterapia e queremos voltar para casa amanhã, na comunidade rural da Tapera, e ele já volta com presente de natal antecipado. Ficamos muito felizes, ” relatou.

A proposta do trabalho humanizado que fazemos aqui no hospital é trazer também um pouco de alegria às nossas crianças, que às vezes passam muito tempo internadas. A música por si já transforma o ambiente. E para os pequenos, é lúdico ver Papai Noel e receber um presente. A nossa retribuição é ver o sorriso no rostinho deles “, relatou a coordenadora de humanização do HDM Ismep, Ingride Lima.

Natal no Hospital Dom Malan

Como parte da programação de Natal, nesta quinta-feira (21), acontecerá o ‘Dia do Desejo’, um dia especial para conceder desejos aos pacientes infantis da enfermaria de oncologia do hospital. Cartinhas com pedidos de presentes de Natal de cerca de 30 crianças que fazem tratamento contra o câncer no HDM Ismep.

Ainda nesta quarta-feira, às 16h, será celebrada uma missa para celebrar o nascimento de Jesus Cristo na Praça internada do Hospital.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – Ismep

Juazeiro está entre as primeiras cidades da Bahia a lançar e realizar repasses da Lei Paulo, reforçando compromisso da gestão Suzana Ramos com a classe cultural

Com mais de 50% de projetos selecionados da Lei Paulo Gustavo já pagos, o município de Juazeiro dá exemplo e está entre as primeiras cidades baianas a lançar e pagar os editais da referida lei. Os editais foram disponibilizados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).A Seculte selecionou 89 projetos, nas categorias de audiovisual, cultural (teatro, circo, dança, artes visuais, artesanato, literatura e música) e grupos tradicionais do município. O valor do repasse vai de R$ 9.300 a quase 50.000 a depender da categoria.  “A nossa gestão tem investido de forma contínua e responsável no fomento do setor cultural. Temos um compromisso com a classe artística e estamos cumprindo nosso papel, não é à toa que somos uma das primeiras cidades do estado a cumprir com os pagamentos da Lei Paulo Gustavo. Reconhecemos a importância da cultura e seguimos desenvolvendo ações que promovam ainda mais desenvolvimento neste importante setor”, destaca a prefeita Suzana Ramos.Desde que assumiu a Prefeitura de Juazeiro a gestão Suzana Ramos já realizou uma vasta programação cultural, atendendo ao gosto de todos os públicos: um carnaval democrático, Tô na Paz, Via Sacra, de forma inédita vem realizando o Santo Antônio das Tradições e o Natal Iluminado, São João dos distritos, concurso de quadrilhas, resgatou o Chá das 5, entre outras iniciativas.  Além das realizações mencionadas, o setor cultural ainda conta com o Festival Edésio Santos da Canção, que acontece anualmente e também com os editais da Lei Aldir Blanc.  “É impossível um local sobreviver sem cultura, ainda mais aquela que representa suas raízes. Então a gestão Suzana Ramos tem trabalhado de forma a fazer valer o fomento dessas manifestações em Juazeiro e movimentando a economia e a cultura de nossa cidade”, explica o coordenador de Projetos Culturais do município, Edvaldo Franciolli.

Governo de Pernambuco entrega 152 títulos de domínio para agricultores de quatro municípios do Sertão do Pajeú

Dando continuidade às agendas no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, entregaram, nesta quarta-feira (20), em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, 152 títulos de domínio a trabalhadores rurais da unidade regional que compõe os municípios de Afogados da Ingazeira (66), Carnaíba (40), Itapetim (34) e Tuparetama (12). Os documentos regularizam os imóveis rurais que não têm a sua escritura registrada em cartório. O Governo de Pernambuco prevê, ainda, a entrega de mais de 1,6 mil títulos nos próximos meses.

“Aqueles que vive nas zonas rurais dos municípios muitas vezes não eram enxergados pelo poder público, mas nós estamos aqui para inverter essa lógica. Hoje são 152 famílias do Sertão do Pajeú que, depois de esperar por uma vida inteira, agora têm o título das suas terras garantidos. Nossos compromissos de trabalho já estão se tornando realidade na vida do povo que vive nesta região com muita dignidade e acesso a direitos fundamentais”, ressaltou a governadora, que destacou ainda que realizará uma vistoria nas obras de pavimentação da estrada de Ibitiranga, a VPE-380, que vai da cidade de Afogados da Ingazeira até o povoado de Novo Pernambuco, em Carnaíba.

A regularização fundiária foi realizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Ellen Viégas, promover a regularização fundiária das terras contribui para o acesso dos agricultores às políticas públicas e para o desenvolvimento socioeconômico regional. “É um dia muito importante para essas pessoas, que nunca tiveram a oportunidade de ter a documentação da sua terra. Muitos deles estão esperando há cerca de 50 anos”, registrou.

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, agradeceu todo o empenho do Governo do Estado na destinação dos investimentos para o desenvolvimento da região. “Fui recebido com muita atenção pela governadora recentemente para discutir as prioridades da nossa cidade e de toda região do Pajeú. O Governo do Estado já deu o pontapé inicial para melhorar o nosso desenvolvimento em diversas áreas, a exemplo dos títulos que estão sendo entregues hoje, tão importantes para essas famílias”, afirmou.

Na terça-feira (19), o governo entregou 199 títulos de domínio no município de Bom Conselho, no Agreste. Além do direito ao acesso a essas terras, os trabalhadores beneficiados terão oportunidade de crédito imediato, segurança jurídica e social e direito à documentação básica.

Agricultor de Afogados da Ingazeira, Antônio Almeida, de 60 anos, recebeu o documento das mãos da governadora e comemorou a conquista. “Já estava esperando esse documento há bastante tempo e achava que não ia ter mais. É um momento muito importante para mim, um dia que jamais vou esquecer. Agora a terra é minha”, comemorou.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o executivo da Casa Civil Rubens Júnior; o assessor da governadora, José Pereira;  o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; o diretor-geral do ProRural, Mychel Ferraz; os deputados estaduais Romero Sales Filho e José Patriota; os prefeitos Nicinha Melo (Tabira), Zeinha Torres (Iguaracy), Anchieta Patriota (Carnaíba), Luciano Torres (Ingazeira) e Zé Pretinho (Quixaba); o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Afogados da Ingazeira, Cícero Guedes; e os vereadores Gal Mariano, César Tenório, Cícero Ramos, Douglas eletricista, Edson Henrique e Erickson Torres.

Fotos: Miva Filho/Secom

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a segunda parcela paga até esta quarta-feira (20). Pela legislação, a primeira parcela foi paga até 30 de novembro ao empregado com carteira assinada.De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), apenas a segunda parcela do salário extra injetará R$ 106 bilhões na economia até o fim do ano.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cada trabalhador recebeu, em média, R$ 3.057 de décimo terceiro neste ano.

As datas de pagamento valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro salário os aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Cálculo

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há, pelo menos, 1 ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Fonte: Agência Brasil

Estudo realizado no HU-Univasf aponta relação entre gene de imunidade e complicações da covid-19

Estudo realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), identificou uma associação entre fatores genéticos em um gene de imunidade e o risco de complicações em pacientes internados com covid-19. A pesquisa investigou as mutações no gene MBL2 em 550 indivíduos afetados pela doença, sendo alguns internados na UTI Covid-19 do HU-Univasf e no Hospital de Campanha da prefeitura de Petrolina, entre agosto de 2020 e julho de 2021.
.
Também foram incluídos indivíduos que tiveram covid-19, mas que apresentaram sintomas leves e não precisaram de hospitalização. Segundo o pesquisador Rodrigo Feliciano do Carmo, professor e membro do colegiado de Medicina da Univasf, “a importância dessa molécula na gravidade da covid-19 já havia sido reportada em estudos investigando populações europeias. Entretanto, este é o primeiro estudo a demonstrar a associação dessas variações genéticas com complicações da covid-19 em pacientes graves, como saturação de oxigênio, risco de intubação e choque”.
.
De acordo com os achados do estudo, as variantes associadas à alta produção de MBL, uma proteína da imunidade capaz de se ligar a açúcares presentes na superfície do SARS-CoV-2, estão relacionadas à proteção contra hospitalização por covid-19 e piora clínica em pacientes gravemente enfermos. “Pacientes que tinham informações em seu gene para instruir a produção de altos níveis dessa proteína estavam mais protegidos de complicações como: baixa saturação de oxigênio, risco de intubação e choque. Por outro lado, aqueles que produzem pouca quantidade da MBL tem maior risco dessas complicações”, explicou o pesquisador.
.
Além disso, a pesquisa trouxe importantes contribuições para novos estudos que avaliam o papel dos polimorfismos do gene MBL2 na piora clínica de pacientes com covid-19 grave, bem como pode auxiliar na identificação de subgrupos de pacientes com maior risco de complicações, possibilitando uma abordagem mais personalizada no manejo da doença. “Esses achados abrem caminhos para uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na gravidade da covid-19, fornecendo subsídios para o desenho de novos medicamentos ou até mesmo a triagem de pacientes de alto risco para um melhor acompanhamento pelo corpo clínico”, completou Rodrigo.
.
A investigação sobre o papel das mutações genéticas na resposta do organismo ao SARS-CoV-2 é importante para ampliar o conhecimento sobre os fatores que influenciam a gravidade da infecção e para orientar ações voltadas para a mitigação dos impactos da pandemia. A doença, que surgiu na China, em 2019, apresenta sintomas leves a graves, podendo levar à morte. No Brasil, o primeiro caso foi em fevereiro de 2020, com desafios para conter a propagação do vírus e garantir a vacinação via Sistema Único de Saúde (SUS).
.
Sobre a pesquisa
O estudo foi desenvolvido nos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa do HU-Univasf (Lamupe), pelas discentes Lorena Andrade, mestranda do programa de pós-graduação em Biociências da Univasf, e a discente Mirela Sá, do curso de Farmácia, sob orientação do professor Rodrigo Feliciano do Carmo. A pesquisa também teve a colaboração de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Recife e Salvador, fornecendo subsídios para melhor compreensão dos fatores genéticos e imunológicos relacionados ao curso clínico da covid-19.
.
O artigo High production MBL2 polymorphisms protect against COVID-19 complications in critically ill patients: A retrospective cohort study foi publicado na revista científica internacional Heliyon, da editora Cell Press, em 13 de dezembro – acesse o artigo na íntegra. Ele faz parte do projeto intitulado “Identificação de marcadores genéticos de gravidade para auxílio no prognóstico clínico na covid-19”, coordenado pelo professor Rodrigo, e recebe financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio do edital emergencial de combate à covid-19.
.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Mudança no local do “Casamento Comunitário” desta quarta-feira. Será no Centro Cultural Dom Bosco em Petrolina 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que o Casamento Comunitário 2023 será realizado nesta quarta-feira (20), a partir das 18h, no Centro Cultural Dom Bosco, localizado na Praça Maria Auxiliadora. Anteriormente, o evento aconteceria na Concha Acústica, mas precisou ser remanejado por conta das chuvas.

O Casamento Comunitário será conduzido pelo Juiz Titular Marcos Bacelar, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Petrolina (CEJUSC), e por Marcos Timóteo Torres, titular do Cartório de Registro Civil.