Mudança no local do “Casamento Comunitário” desta quarta-feira. Será no Centro Cultural Dom Bosco em Petrolina 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que o Casamento Comunitário 2023 será realizado nesta quarta-feira (20), a partir das 18h, no Centro Cultural Dom Bosco, localizado na Praça Maria Auxiliadora. Anteriormente, o evento aconteceria na Concha Acústica, mas precisou ser remanejado por conta das chuvas.

O Casamento Comunitário será conduzido pelo Juiz Titular Marcos Bacelar, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Petrolina (CEJUSC), e por Marcos Timóteo Torres, titular do Cartório de Registro Civil.

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta-feira, 20

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (20). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar a caixa com 18 kg de abobrinha a R$ 60,00. A caixa com 20 kg de acerola está custando R$ 60,00. O saco com 50 kg de tapioca está a R$ 320,00.

A cotação completa segue anexo em PDF

Prefeitura de Juazeiro alerta para riscos do descarte irregular de lixo

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semurb), tem realizado diversas ações para alertar a população sobre a necessidade de não jogar lixo em via pública. Uma dessas ações é a blitz ecológica, que orienta os motoristas sobre o descarte irregular de lixo na cidade, que pode causar entupimento de bueiros, alagamentos e poluição ambiental.Os bueiros são responsáveis por escoar a água da chuva para as galerias pluviais. Quando estão entupidos, a água não consegue escoar e pode causar alagamentos, que danificam casas, comércios e vias públicas. Além disso, os alagamentos também podem provocar a proliferação de doenças, como dengue, zika e chikungunya. A Semaurb, constantemente, realiza ações educativas com a finalidade de conscientizar a população. Além de deixar a cidade feia, a prática é considerada crime ambiental. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano, além de multa.De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, o lixo pode ser carregado pela água da chuva e acabar no rio. “Isso pode prejudicar a vida aquática e contaminar a água que é utilizada para consumo humano. Pedimos a colaboração da população para evitar esse descarte irregular. Os moradores devem depositar o lixo nos locais apropriados, como as lixeiras públicas ou esperar pela coleta. Os motoristas também devem evitar jogar lixo fora do carro”, disse Islédio.Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ

Crianças amparadas por ONGs no Bairro dos Coelhos ganham Natal Iluminado Neoenergia

A celebração do Natal chegou de forma antecipada para mais de 430 crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade – LBV, a Organização de Auxílio Fraterno (OAF) e o Movimento Pró-Criança. Nesta última terça-feira (19), eles receberam o Natal Iluminado da Neoenergia, na sede da LBV no Bairro dos Coelhos. Um momento único, com a apresentação de músicas natalinas pelo Coral Pró-Criança e distribuição de presentes para todos os participantes. O evento contou com a presença do presidente da distribuidora, Saulo Cabral, de voluntários da empresa e eletricistas que fizeram a entrega dos presentes para as crianças.

Nem mesmo a forte chuva foi capaz de diminuir a expectativa das crianças pelo Natal Iluminado. Desde muito cedo, elas chegavam sem parar ao local do evento. Às 7h, o auditório já estava completamente lotado. Os eletricistas da Neoenergia, responsáveis pela entrega dos presentes aguardavam com expectativa o encontro com os pequeninos. O presidente da empresa fez a abertura oficial.

“Proporcionar este momento para todas essas crianças é uma alegria muito grande para todos que fazem a Neoenergia. Promover o bem-estar social, a qualidade de vida e o sorriso de cada uma delas é o que nos impulsiona. Através da Conta do Bem, mais de 650 mil pessoas realizam doações mensais por meio da conta de energia para 12 instituições filantrópicas no Estado. Desde 2010, já repassamos mais de R$ 125 milhões para as entidades realizarem seus trabalhos sociais. É algo que fazemos com muito orgulho”, comentou Saulo Cabral.

Após a apresentação do Coral, iniciou a entrega dos mais de 430 presentes que ficou por conta dos profissionais da distribuidora, que também posaram para centenas de fotos durante a entrega.

“Ana Luiza sempre chega feliz da LBV e hoje, com o presente de Natal, está feliz demais. Ela me mostrou a varinha mágica que ganhou e está brincando de fada madrinha desde que recebeu o presente da Neoenergia”, disse Aurenize Ferreira da Costa, mãe da pequena Ana Luiza, de 7 anos, assistida pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da LBV, intitulado Criança – Futuro no Presente!

No final, muitas das crianças presentes fizeram questão de tirar fotos em frente ao caminhão da Neoenergia, que estava totalmente decorado com o tema natalino.

13ª edição do Programa Rodovida tem início em Pernambuco

Em conjunto com diversas instituições que atuam na segurança viária, a Policia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE) lançou a 13ª edição do Programa Rodovida, que começou nesta terça-feira (19) e segue até o dia 18 de fevereiro de 2024. O período é caracterizado pelo aumento do fluxo de veículos e passageiros nas rodovias federais, devido às férias escolares, natal, carnaval e outras festividades. A iniciativa é constituída por um conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas, cujos focos são a redução da violência no trânsito e a preservação de vidas.

Foto integraçãoA operação tem como objetivo aprimorar o atendimento e reduzir sinistros de trânsito, promover ações de educação para o tráfego e maior mobilidade das vias. O lançamento aconteceu na BR 407, em Petrolina, na BR 101, em Igarassu, na BR 104, em Caruaru, e na BR 232, em Salgueiro. Diversos parceiros marcaram presença, como o DNIT, Detran, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, Operação Lei Seca, BPRv, DER,  IPEM, Depatran e Sest Senat. Os órgãos participaram de comandos para chamar a atenção de motoristas e passageiros, priorizando a segurança para todos no trânsito.
CaruaruCausas de sinistros

As causas mais recorrentes de sinistros estão relacionadas a ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, ausência do cinto de segurança, falta de equipamentos obrigatórios, excesso de velocidade, utilização do telefone celular, entre outros. Graças ao programa, será possível realizar um mapeamento dos sinistros e diagnósticos de fatores de risco à segurança viária.

EquipeRodovida

A Operação Rodovida foi criada e desenvolvida há mais de uma década e, devido aos seus resultados, em 2021 ganhou status de programa, ampliando as ações desenvolvidas por meio da integração entre os órgãos e entidades do SNT. A iniciativa passou, então, a ser desenvolvida por meio de ações conjuntas, envolvendo diversos entes governamentais e da sociedade civil, relacionados com a segurança no trânsito.

Aplicativo do governo federal vai agilizar bloqueio de celular roubado; Entenda como vai funcionar a plataforma

Um “botão de emergência” para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais em caso de roubo ou furto de celulares já está disponível para a população. O aplicativo e o site Celular Seguro, lançados nesta terça-feira (19), permitem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.“Estamos construindo um botão de emergência, para que a pessoa rapidamente aperte e as operações fiquem bloqueadas, para que ela possa reorganizar sua vida com mais calma, sem ter a agonia de uma hora para outra parar sua vida para fazer 300 ligações para bloquear uma série de canais que expõem ela a crimes financeiros e golpes”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo Capelli, o Celular Seguro tem o objetivo de reduzir a atratividade do delito e desestimular a receptação de aparelhos roubados, que acaba incentivando o delito.

“O objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil. No momento em que o aparelho é bloqueado nas redes, a linha, o acesso bancário e os aplicativos de forma rápida reduz muito a atratividade do delito e reduzirá muito também os roubos e furtos”, disse.

Brasília(DF), 19/12/2023 - O Secretário-executivo do MJ Ricardo Cappelli, e o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, no lançamento do site e aplicativo Celular Seguro. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil
 O secretário executivo do MJ, Ricardo Cappelli, e o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, no lançamento do site e aplicativo Celular Seguro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em 2022, foram registrados 999.223 roubos e furtos de celulares no país, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Mas, segundo Capelli, tudo indica que a subnotificação ainda é muito grande em função dos caminhos que os usuários têm que percorrer atualmente para fazer o bloqueio da linha e do aparelho.

Nesta terça-feira foram assinados memorando com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

Também foram firmados protocolo de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona

O aplicativo para sistemas Android e IOS estará disponível a partir desta quarta-feira (20), mas o serviço já pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

arte celular seguro

 

Fonte: Agência Brasil

Em 2023, Prefeitura de Petrolina foi destaque nas ações de combate à dengue  

Ao fim de mais um ano, a Prefeitura de Petrolina manteve o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) baixo para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya. Isso só foi possível devido às ações que foram desenvolvidas pela Secretaria de Saúde ao longo do ano.

Foram realizadas 12 ações de coleta de pneus em terrenos baldios e borracharias em bairros da zona urbana, ao todo foram coletados 6.800 pneus. O projeto de conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, visitou escolas e Unidades Básicas de Saúde levando orientações para população, indicando como eliminar possíveis criadouros dos mosquitos. Os agentes de combate as endemias também ofertaram 11 mutirões para pesquisas em domicílio com foco na prevenção das arboviroses.   

Para manter esse índice baixo, a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas façam vistorias nos quintais e eliminem recipientes com água parada, para que não sirvam de criadouros dos mosquitos.

———————–

Texto: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde  

Ex-vereador Paulo Valgueiro declara apoio ao grupo político de Simão Durando

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, ganhou um reforço importante de um novo aliado. O ex-vereador Paulo Valgueiro, que chegou a liderar a oposição, é mais um político que vem para somar ao grupo do gestor petrolinense. A decisão foi oficializada, nesta terça-feira (19), em uma reunião com o chefe do executivo, selando uma aliança política e fortalecendo a base governista.

Valgueiro, que sempre atuou na oposição ao grupo de Simão e do ex-prefeito Miguel Coelho, é uma importante liderança da categoria dos motoristas do transporte alternativo na cidade. De acordo com o prefeito Simão Durando, essa aliança vem para auxiliar na articulação política, alinhar projetos e ações, principalmente, voltadas à mobilidade urbana da cidade.

“Estou muito animado com a chegada de vários apoios, parcerias importantes para fortalecer, ainda mais, o trabalho que estamos fazendo em Petrolina. Sempre digo que ninguém faz nada sozinho e por isso, estamos de braços abertos para receber pessoas que tenham compromisso com o nosso povo. Então, a chegada de Paulo Valgueiro fortalece nosso grupo e o trabalho. Vamos continuar olhando para o futuro e para a Petrolina que queremos. A cidade dos nossos sonhos tem em sua base muito trabalho”, avaliou o prefeito de Petrolina.

No encontro com Simão, o ex-vereador apresentou sugestões e projetos para as políticas públicas da cidade. De acordo com Valgueiro, o objetivo é somar ao trabalho de excelência que vem sendo executado. “O prefeito Simão vem tendo uma atenção especial com a política de mobilidade em nossa cidade. Como todos sabem, sou fiscal de carreira do município, na Ammpla, e o prefeito tem dado atenção especial para as demandas do setor. Cheguei ao grupo para somar e poder elevar ainda mais os esforços para melhorar a mobilidade urbana em Petrolina. Uma cidade, como a nossa, que cresce a passos largos, tem grandes desafios nessa área e eu acredito que Simão está preparado e sensível para fazer o melhor”, destacou.

Fotos: Erlan Alexandre

Em três anos, gestão Suzana Ramos investe em programas pioneiros para o desenvolvimento de Juazeiro

A gestão Suzana Ramos desenvolveu nestes três anos em que está à frente de Juazeiro uma política de desenvolvimento para o município e para os juazeirenses. Neste tempo, a gestão criou programas e projetos importantes em diversas áreas como saúde, educação, assistência social, entre outros que levam a marca da atual gestão.

Na Saúde, a gestão Suzana Ramos criou, em 2022, o Ambulatório de Curativos Especiais que é voltado para pacientes com ferimentos de difícil cicatrização. Um atendimento especializado para aquelas pessoas que passam, muitas vezes, anos tratando um ferimento que não cicatriza, mas que, com um tratamento adequado, vê o que parecia impossível, acontecer. “O Ambulatório de Curativos Especiais sempre foi um sonho. Eu via muita gente com diabetes, por exemplo, que tinha ferimentos que não curavam. Hoje a gente vê outra realidade para estas pessoas com este atendimento especializado do Ambulatório de Curativos Especiais, um serviço inovador”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

Ainda na Saúde, a atual gestão realizou a reforma da Policlínica Municipal e entregou para a população um lugar totalmente reestruturado, mais humanizado, com a ampliação dos serviços, implantação de novas especialidades e exames na rede pública municipal. “A Policlínica Municipal, hoje em dia, é um local de referência quando a gente fala em atendimento de saúde. Fizemos tudo com muito carinho para que as pessoas tenham um atendimento de excelência”, disse a gestora.

A gestão Suzana Ramos criou programas itinerantes para facilitar o acesso da população aos serviços públicos, como o Saúde em Movimento, Laboratório Itinerante, APS Itinerante, Social Até Você, AMA Cuida, SAAE Presente, entre outros, que levam o atendimento para mais perto das pessoas. A atual gestão também instituiu o programa federal Consultório na Rua, que atende a população em situação de rua.

Nestes três anos, a gestão Suzana Ramos inovou na área do Social com a criação da Casa da Mulher Rural, que acolhe as mulheres do interior de Juazeiro, que precisam vir à sede do município para resolver alguma questão pessoal e não têm onde ficar. Também criou o Centro de Acolhimento Transformar, que abriga pessoas em situação de rua.

Na Educação, a atual gestão implementou o Espaço Humanizar, que dá assistência de forma multiprofissional aos estudantes e profissionais da educação municipal. A equipe do Espaço Humanizar possui profissionais das áreas de serviço social, psicologia, psicopedagogia, neuropsicopedagia, pedagogia, enfermagem, educação física, terapias holísticas e massoterapia. A atual gestão é pioneira com a criação da TV Escola Web Juazeiro, uma plataforma de fortalecimento da aprendizagem dos alunos pela transmissão dos conteúdos educativos, e com a implementação da Escola de Idiomas, que fornece ensino de línguas estrangeiras e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na área de eventos também houve inovação e resgate cultural com a criação do Santo Antônio das Tradições e do Natal Iluminado. A atual gestão também investiu na retomada do Chá das 5. “Avançamos muito neste pequeno em que estamos à frente de Juazeiro e, a nossa previsão é continuar seguindo com o progresso da nossa cidade”, destacou Suzana Ramos.

Texto: Amanda Franco- Ascom PMJ

Transforma Petrolina promove passeio para idosos acolhidos em Instituições Sociais conhecerem o Natal Luz

Uma noite de encantos, resgate da memória e muita solidariedade. O Transforma Petrolina reuniu, nessa segunda-feira (18),  idosos de três Instituições de Longa Permanência para um passeio no “Expresso Natalino” pelo ‘Natal Luz’ da cidade. A atividade faz parte das ações do Natal Solidário do programa e teve como objetivo proporcionar um momento de lazer, diversão e interação entre os idosos e voluntários.

A programação especial  contou com a participação de  34 idosos atendidos pela Casa de Vó, Casa Geriátrica e Cantinho do Aconchego. O percurso  dos dois ônibus, exclusivos para a ação, seguiu pela Avenida Souza Filho, Orla de Petrolina e teve como última parada a Praça Dom Malan. Ao lado do presépio iluminado, os idosos cantaram, fizeram uma oração e finalizaram o passeio.

A atividade contou com o apoio da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), que disponibilizou  duas linhas do  ‘Expresso Natalino’ e também realizou a logística do trânsito durante o passeio com os idosos. A ação também teve a parceria dos voluntários que acolheram os idosos e ajudaram na logística para transportá-los.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, essa é mais uma ação especial  de valorização da pessoa idosa e do resgate da memória. “Sabemos a importância desse passeio e da força que tem o  espírito natalino. Estamos felizes em ser essa ponte do bem para proporcionar esse momento tão simbólico e único aos nossos idosos”, comemora.