Fim do Ceape Petrolina, permissionários tem até final de novembro para deixar o local

Trabalhadores devem deixar local até o final de novembro.
No lugar do Ceape deverá ser Centro Administrativo.

ceape

Os mais de 80 permissionários do Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape), no Sertão de Pernambuco, ficaram surpresos com a chegada dos fiscais da Secretaria de Ordem Pública, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e da Vigilância Sanitária nesta terça-feira (18). Segundo os trabalhadores do centro de abastecimento, a equipe da prefeitura chegou ao local com uma ordem de fechamento e alguns estabelecimentos foram lacrados.

Pedro Alexandre Ferreira Mariano trabalha no Ceape há nove anos com embalagens. Ele contou que desde 2011 a prefeitura quer tirá-los do local. “Nós não somos contra a nossa saída, mas sim da forma como está sendo feita. Chegaram aqui hoje com ordem de fechamento, sem aviso prévio e nos pegaram de surpresa. Já fecharam até alguns estabelecimentos”, disse.

ceape - retirada - 1SONY DSC

Desde 1994, Joseilton Ferreira Moraes trabalha com um frigorífico no centro de abastecimento e disse que existe uma promessa de doação de terreno, mas que até o momento não há nada firmado. “Querem que a gente saia do Ceape antes de doarem o terreno. A gente não quer sair antes disso. A gente quer ficar enquanto faz um mercado novo”, afirmou o permissionário.

Severino Gomes trabalha com lanches há 27 anos no Ceape e disse que só não apresentou o alvará, pois tentou renovar e foi informado que a prefeitura não estava mais emitindo o documento para o local. “Eles chegaram me abordando pedindo o alvará. Eu disse que não tinha porque fui lá renovar e eles disseram que não davam mais. Então me interditaram pela falta de licença ambiental e sanitária”, contou Severino. Segundo o permissionário, a Vigilância Sanitária nunca tinha ido ao local fazer uma fiscalização. “Não deram um prazo pra gente tirar as coisas daqui”, destacou.

O Ceape deverá reunir todas as secretarias municipais, segundo o secretário do Centro Administrativo Cidadão, Marcone Prazeres. “Os galpões serão reformados e o objetivo é trazer conforto à população que precisa ir às secretarias. O Centro faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município”, explicou.

De acordo com Marcones, não há obrigatoriedade por parte do município de indenizar os permissionários, pois segundo o contrato, em caso de interesse público, o município pode reaver o espaço. Porém, ele disse ainda que o Poder Executivo enviará um projeto de doação do terreno para a Câmara de Vereadores.

Após o alvoroço, ficou decidido que nesta terça-feira os estabelecimentos não seriam fechados, mas notificados caso estivessem contrários às normas ambientais e sanitárias. A previsão é que até o final de novembro, os permissionários deixem o Ceape.