Polícia alerta para cuidados com assaltos no fim de ano em Petrolina

Cuidado com bolsas, carteiras e transações bancárias deve ser redobrado.
Em Petrolina, 58 policiais estão trabalhando na segurança no Centro.

Major: Ivanildo Moura

Com a proximidade das festas de final de ano, a movimentação no comércio de Petrolina, no Sertão pernambucano, aumenta diariamente. Para prevenir possíveis assaltos e demais imprevistos, a Polícia Militar (PM), além de intensificar os trabalhos, também orienta que a atenção na hora de fazer as compras deve ser redobrada.

Uma das primeiras orientações é de que as pessoas se planejem antes de sair de casa, fazendo o trajeto dos locais onde irão passar. Já para as mulheres, é preciso ter cuidado com as bolsas, que devem sempre ser posicionadas na parte da frente do corpo, evitando a ação de assaltantes. Da mesma forma, os homens devem guardar as carteiras também no bolso da frente.

Segundo o major da PM, Ivanildo Moura, a concentração de pessoas em um mesmo local é um dos indícios de perigo. “É neste momento que os assaltantes se aproveitam da aglomeração para realizarem furtos e pequenos roubos. Por isso a PM tem intensificado o policiamento, juntamente com a guarda municipal, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte (EPTTC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para evitar este tipo de ação”.

Outra sugestão da Polícia Militar é em relação ao dinheiro. “Recomendamos que as pessoas evitem andar com uma quantidade excessiva de dinheiro, mas que quando tiver, que faça o compartilhamento destas cédulas em diversos bolsos ou em locais diferentes nas bolsas, evitando o aglomeramento. De preferência usem os cartões de débito e crédito”, explica o Major Ivanildo Moura.

Em casos de assalto ocorrido no Centro da cidade, o primeiro passo é tentar identificar a pessoa que praticou o crime e de imediato informar ao Posto da Polícia Militar, localizado na Avenida Souza Filho, base da ‘Operação Papai Noel’, passando as características do assaltante, para que as buscas possam ser iniciadas.

Ao todo estão trabalhando na segurança do Centro da cidade 58 policiais militares, nos turnos manhã, tarde e noite, além do efetivo da guarda municipal, EPTTC e PRF nas principais vias de acesso.