Falta de manutenção no curral da Univasf revolta estudantes de Petrolina, PE

g1
(Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Estudantes informaram que problema já dura cerca de um mês.
Univasf disse que não recebeu nenhuma reclamação formal sobre o caso.

A falta de manutenção no curral do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina está prejudicando os animais. A afirmação é dos estudantes do curso de medicina veterinária e zootecnia. Segundo eles, o problema dura pelo menos um mês.

Na última semana, um touro morreu no local e os estudantes acreditam que o caso está associado as condições irregulares do curral, como o acúmulo de lixo. Sem limpeza e sem manutenção, os dejetos dos bichos ficam acumulados. Nesta quarta-feira (22), os alunos desistiram de esperar pela Universidade e decidiram limpar o curral.

O estudante Breno Ramon de Souza disse que já procuraram os professores responsáveis e também a ouvidoria, mas não houve resposta. “Os animais ficam o dia todo nas fezes, ficam atolados e a gente procura saber porque está acontecendo isso e ninguém nunca deu resposta, nem professor, nem ouvidoria. Já mandei e-mails para eles e ninguém deu retorno”.

Curral do Campus de Ciências Agrárias da Univasf (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Curral do Campus de Ciências Agrárias da Univasf (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Quando chove, a situação ficar pior. Devido à umidade, muitos animais estão doentes. “Alguns animais aqui são acometidos com doenças nos membros e nos cascos. As vezes as vacas também são acometidas pela mastite, que é uma doença muito grave que se dar no úbere dos animais. Eles podem perder o úbere e ficar inviáveis para a produção leiteira”,explica o estudante Rodrigo Santos.

Segundo o aluno, as péssimas condições do curral, levou a morte de um touro, na última semana. “Ele tinha um problema grave de artrite e com isso ele foi definhado até que morreu. Nós tratamos ele, só que fica difícil tratar com essas condições do curral. Os animais acabam não sobrevivendo por conta da sujeira. O processo de cicatrização não acontece em algumas doenças e eles acabam definhado até que morre”, relata Rodrigo Santos.

A sujeira e a falta de infraestrutura adequada, também estressa os animais que chegam a morder as barras de ferro que isolam o espaço. “Não existe uma conservação desse patrimônio e vem causando os problemas que aqui estão presentes. A gente não pode  perder aula para limpar o curral, enquanto deveriam existir pessoas para realizar este tipo de serviço”, disse o estudante Emerson Matos.

Segundo alunos, animais estão adoecendo no curral (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Segundo alunos, animais estão adoecendo no curral (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Em nota, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) informou que não recebeu nenhuma reclamação formal ou pedido de esclarecimentos sobre as condições do curral de bovinos localizado na Fazenda Experimental no Campus Ciências Agrárias (CCA). A universidade comunicou que a área interna é limpa diariamente e a externa, quinzenalmente. Mas, na última semana, o local não passou pelo procedimento de limpeza devido ao acúmulo de água causado pelas chuvas.

A Univasf informou ainda que o curral conta com uma equipe técnica formada por uma médica veterinária, zootecnista, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que acompanham diariamente as condições dos animais do local. Sobre o touro, a instituição disse que o animal precisou ser sacrificado porque tinha um quadro crítico e ao longo dos últimos anos vinha sofrendo com algumas enfermidades.

 

(Fonte): G1