Com onda de assaltos, moradores do Quati cobram segurança em Petrolina, PE

QUATINos últimos dois meses são frequentes assaltos em casas e lojas.
Polícia Militar acredita que crimes têm relação com o tráfico de drogas.

Os moradores e comerciantes cobram a segurança do bairro Quati, na Zona Norte de Petrolina. Nos últimos dois meses, são frequentes os assaltos em residências, estabelecimentos comerciais e igrejas. A Polícia Militar (PM) acredita que os crimes têm relação direta com o tráfico de drogas.

São muitas as lojas e casas invadidas por ladrões no bairro. Segundo os moradores quase todos os dias, surgem novos casos. “Eu me sinto insegura, a gente que tem comércio queria ter segurança”, destaca Rosineide Lima Silva.

Os bandidos entram nas casas até mesmo quando os moradores estão dentro delas. Durante o dia, o bairro parece seguro, mas à noite é que os crimes acontecem. “Quando o povo dorme, os ladrões entram no comércio e levam tudo o que pode”, destaca a artesã Angelita Ferreira.

Uma comerciante que não quis ser identificada ficou no prejuízo, pois teve a lanchonete invadida várias vezes. Para tentar barrar os ladrões, ela até mandou reforçar o telhado com vigas de madeira. “A gente se sente assim, um pouco triste. Fica desgostoso, quando a gente chega tá tudo desorganizado, quebrado”, relata.

Moradores investem em segurança devido onda de assaltos no bairro Quati (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Na semana passada, os assaltantes arrombaram uma igreja católica do bairro e levaram os instrumentos musicais, além de muitos outros objetos. No dia 15 de julho, os bandidos também arrancaram os cabos de energia elétrica de uma praça, agora no bairro Quati 2.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) em Petrolina, o coronel Isaac Guerra, revelou que houve um aumento dos crimes contra o patrimônio. Ele disse que em 2014 foram 782 ocorrências. Já este ano, já somam 970 casos. “O assalto a estabelecimentos, roubos e arrombamentos tem relação com elementos que são egressos da penitenciária. E consumidores de drogas, que fumam crack, que é uma droga que vicia rápido”, esclarece.

O coronel disse ainda que a PM intensificou as rondas pelo bairro Quati. Para combater o tráfico de drogas na cidade, disponibilizou uma equipe especial para este serviço. Quem precisar falar com a polícia pode ligar para o 190 ou (87) 3866-9740.

 

(Fonte):G1