Alunos de Economia da Facape conquistam bolsa de iniciação científica e desenvolvem pesquisa na Embrapa

Estudantes 1_JPG

O interesse pela iniciação científica cresce cada vez mais entre professores e discentes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Desta vez, estudantes do 6º período de Economia, Izabella Maria e Lucas David, conquistaram bolsas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) para trabalhar com pesquisas dentro da Embrapa Semiárido (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Petrolina.

Os estudantes passaram por um processo seletivo rigoroso, que contou com a participação de discentes de todo o Estado. Eles apresentaram projetos sob a orientação do professor Dr. João Ricardo Lima. Para Izabella, esse é o primeiro contato com a pesquisa e a porta de entrada para o mundo acadêmico. “Com a iniciação científica, as oportunidades de entrar para um mestrado são maiores”, acrescentou.

A conquista dos dois alunos é um incentivo e desperta o interesse pela iniciação científica em outros estudantes. “Quando entrei na faculdade só pensava em ter a graduação. Depois que iniciei na pesquisa, comecei a pensar em mestrado e doutorado”,contou Lucas, que acabou de ter a bolsa da Facepe renovada por mais um ano.

Pesquisa

Na Embrapa, os dois estudantes irão trabalhar com análises econômicas de novas culturas que estão iniciando no Vale do São Francisco, a exemplo da pêra e da maçã. Além de mostrar produtividade na pesquisa – produzir artigos, participar de congressos – os alunos são incentivados a manter um bom desempenho na faculdade, que é pré-requisito para renovação da bolsa.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //

(Texto): Sara Raquel Reis-Estagiária

Ascom Facape